Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Bolívia, Chile e Peru - 30 dias inesquecíveis

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

Hola chicos de Brasil!!!

Vou relatar minha experiência nesse tradicional mochilão entre Bolívia Chile e Peru que aconteceu entre os dias 01 e 30 de junho. Lembrando que o fato de ser comum, de forma alguma faz com que seja uma viagem "mais ou menos", aliás eu diria que se o que te falta é um incentivo, nem leia este relato, pegue sua mochila e vá. Eu garanto que será a melhor experiência da sua vida :!::!::!: No entanto devo lembrar que o fim da viagem é muito difícil, bate uma deprê enorme na hora de voltar, mas vale a pena! :D

Fiquei cerca de 6 meses planejando essa viagem que por sinal conheci por meio do mochileiros.com, praticamente todas as informações que colhi foram daqui então o mínimo que poderia fazer é um relato como forma de agradecimento e quem sabe como incentivo a outras pessoas também fazerem esse mochilão.

Foi minha primeira viagem internacional e foram 30 dias sensacionais. Desertos de areia, de sal, montanhas nevadas, mata, grandes cidades, pequenas cidades, cidades perdidas etc. O ganho é enorme, cultural, visual, social e álcoolicamente falando. heheheh. Em 30 dias conheci pessoas maravilhosas, fiz diversos amigos, sim, amigos e não colegas, no mundo inteiro.

É uma viagem onde é possível conhecer lugares incríveis, festejar muito e refletir sobre a vida (a minha com certeza ganhou um rumo diferente). Passei por alguns apuros durante a viagem mas não tem como fugir dos imprevistos.

Vou tentar detalhar bastante mas não adianta, muitas informações se perdem no meio do caminho mas não tem problema, quando está lá as coisas acontecem bem naturalmente.

Vamos ao que interessa :!::!::!:

Antes de tudo vou deixar um vídeo que dá uma boa ideia do que foi esta viagem

bcp.png.ad76138c011229f9ad0816beca808562.png

O roteiro

O roteiro final foi o seguinte:

Santa Cruz de la Sierra

Sucre

Potosi

Uyuni

San Pedro de Atacama

Arica

Tacna

Arequipa

Nazca

Paracas

Huacachina

Cusco (com Salkantay)

La paz

Santa Cruz de la Sierra

As únicas diferenças do roteiro original foram a inclusão de Nazca e a exclusão de Copacabana devido a acontecimentos no meio da viagem

Para a galera ter uma noção melhor da localização das cidades, vou colocar o roteiro que eu fiz no Tripline antes de viajar. No final as anotações nesse roteiro não bateram totalmente com o que aconteceu então é só pra ter uma ideia mesmo(eu editei para excluir Copacabana e incluir Nazca).

20121005003113.jpg

Gastos

Passagens Guarulhos x Santa Cruz: R$ 447,00 ida e volta pela Gol. Comprei com 2 meses de antecedência mas pelo que vi esse é o preço normal.

Passagem Santa Cruz x Sucre: US$ 57,00 pela BOA http://www.boa.bo/brasil/inicio (comprei pela internet no cartão de crédito, rápido e sem problemas)

Levei comigo em dinheiro R$ 2000,00 e US$ 600,00 (cerca de R$ 3200,00) e sobrou mesmo depois de comprar alguns presentes. Exageramos principalmente com comida no Peru (que é ótima) a ponto de desperdiçar e posso dizer que se você for mais controlado, dá pra fazer com pouco menos de 3000,00 tranquilamente.

Pra quem não quis calcular, o gasto total foi de R$ 3700,00 aproximadamente

OBS: não tenho nenhuma planilha de gastos, não fiz e acho que não fez falta em nenhum momento, muitos gastos estão detalhados no meio do relato, acho que o importante é saber mais ou menos quanto dinheiro precisa no total e o valor de alguns passeios mais caros ou de transporte em alguns trechos mas não tem por que saber quanto custa um pirulito na banquinha de doces em frente ao terminal de ônibus de Sucre por exemplo. ::tchann::

DICAS

- Primeira e mais importante, se você vai viajar nos próximos meses NÃO compre passagens pela Aerosur, a empresa está em situação crítica, ainda não se sabe se vai falir mas para se ter uma ideia, no aeroporto de Viru Viru não há ninguém nem mesmo atendendo nos balcões da companhia mesmo assim o site e diversas agências de viagens continuam vendendo suas passagens. Fique esperto, não compre. Dois amigos que estavam comigo compraram e se deram mal, também encontramos outras pessoas na mesma situação.

- Não quis apostar em VTM e coisas do tipo pois já vi varias pessoas tendo problemas como maquinas engolindo ou dificuldade em achar lugares pra gastar, então resolvi ficar só com o moneybelt (R$19,90 na Decathlon ::cool:::'> ), ficava 99% do tempo comigo, pode ser arriscado mas não tive problemas.

- O trecho Santa Cruz x Sucre decidi fazer de avião pois dizem que não é muito bom fazer de ônibus devido às condições da rodovia, além de levar cerca de 17 horas, portanto como o preço indo de avião é bem acessível, eu recomendo afinal você também não perde um dia de viagem.

- Provavelmente só mudaria uma coisa na viagem toda e deixo aqui a dica: leve dólar, se puder, tudo em dólar. Resolvi levar real e realmente não há problemas em fazer troca, ele é aceito em casas de câmbio em quase todas as cidades mas eu perdi dinheiro sempre. Vou exemplificar. Comprei meus dólares na semana da viagem (brasileiro deixa tudo pra última hora né heheh) e paguei R$ 2.10 no câmbio e por exemplo na Bolívia no aeroporto Viru Viru o câmbio era o seguinte:

Real: 3,00 bolivianos

Dólar: 6,84 bolivianos

Então vamos lá, calculadora em mãos, rssss. Com R$ 2,10 eu compraria 6,30 bolivianos, mas com os mesmos R$2,10 eu compraria US$ 1,00 e trocaria ele por 6,84 bolivianos e estamos falando de dinheiro para um mês todo, no final esses centavos fazem muita diferença. Com a moedas dos 3 países isso acontecia, a única diferença era quanto dinheiro eu perdia ::putz:: as vezes mais, as vezes menos por isso hoje eu digo leve dólar

Preparativos

Posso dizer que pra algumas coisas sou meio despreocupado mesmo, a única coisa que fiz basicamente foi definir o roteiro e ir. Mesmo indo em alta temporada(para o Peru pelo menos devido ao Inti Raymi) não reservei nada, hostel, passeios, nada e digo que podem fazer da mesma forma sem medo pois por mais incrível que pareça, reservando algumas coisas com antecedência você pode pagar mais caro.

Como não tinha nenhum amigo que podia ir junto no mesmo período me programei psicologicamente para ir e ficar sozinho. Santa ingenuidade :!::!::!: Se você quiser ficar sozinho nessa viagem tem que fazer um esforço enorme pra isso (e mesmo assim acho difícil conseguir :D ) mas eu não sabia disso então comecei a procurar pessoas aqui mesmo no mochileiros que fossem fazer a viagem nessa época. Troquei mensagens com várias pessoas e montei um grupo no Facebook porém a maioria das pessoas não ia na mesma data então acabamos usando mais pra trocar informações porém um deles, o Thiago iria na mesma data que eu juntamente com o Rogi e até o Salar de Uyuni nosso roteiro era o mesmo. Depois viemos a descobrir que nosso voo era o mesmo saindo de Guarulhos. Pronto, já não estava mais sozinho e nem tinha saído do Brasil.

Conheci também Fernando e Beatriz que estavam em outro grupo com 90% do roteiro igual ao meu porém eles iriam sair de SP um dia depois de mim. Como haveria essa diferença de um dia, pelos meus cálculos, não conseguiríamos nos encontrar no começo da viagem então decidi não me comprometer a fazer parte do grupo mas mantive contato planejando me encontrar com eles em Uyuni ou Atacama. Minha ideia o tempo todo foi me preparar para estar sozinho e se algo diferente acontecesse seria lucro, mas se eu planejasse estar acompanhado o tempo todo e não conseguisse isso, seria bem pior.

Tive problemas com o certificado internacional de vacinação contra a febre amarela mas vou contar no relato.

No começo estava em dúvidas se começava o roteiro por La Paz para comprar roupas por lá pois não tinha nada para aguentar o frio do Salar mas desisti da ideia e comecei por santa cruz mesmo então fui na Decathlon ver se achava algo que desse pra usar por lá a um preço aceitável. Encontrei na seção de Snowboard uma jaqueta em promoção, me pareceu boa. Comprei ela, uma calça underwear por 39,90, o moneybelt e só, rssss (lembra q sou meio relaxado? heheh).

O resto foram roupas comuns, jeans, camisetas dry fit, umas de algodão,blusas leves, nada demais!

Mochila foi uma de 55L se não me engano. Aconselho uma de 65 pelo menos principalmente se for mulher pois tem algumas tranqueiras a mais hehehe mas somente por praticidade pois a minha serviu bem. Mas se você for daqueles que gosta de comprar bastante coisa no caminho como lembranças e etc, lembre-se que terá que guardar em algum lugar. ::otemo::

DICAS

- Nessas horas tem gente que acha que até a escova de dente tem que ser adaptada para mochileiros e eu sou prova viva de que não é bem assim. Claro que isso é uma opinião bem pessoal mas só digo que não é essencial ok? ::cool:::'>

Nem mesmo bota eu usei. Fui com um tênis Olympikus velho com um ano de uso (e olha que eu fiz a Salkantay hehe) e não me arrependo.

1° dia - Guarulhos x Santa Cruz de La Sierra

Acho que nem preciso dizer o tamanho da ansiedade nesse dia né? rsss. Acordei cedo e fui no Instituto Emílio Ribas que fica relativamente perto de casa, pois lá conforme consta no site da Anvisa, emite o Certificado Internacional de Vacinação para a febre amarela que (teoricamente) é exigido nesses países. Bom, chegando lá descobri que eles realmente emitem o certificado mas APENAS se você tomar a vacina lá ( o mesmo acontece com todos os outros postos credenciados que estão na lista do site da ANVISA) e eu já havia tomado a vacina 2 anos antes portanto o que eu deveria fazer seria me dirigir a um posto da própria ANVISA e não um posto credenciado. OBS: Essa informação consta em letras minúsculas na lista da ANVISA e eu é claro, não vi.Lá no instituto a mulher me disse que não havia problemas pois o posto da anvisa funcionava 24H no aeroporto de guarulhos pois era internacional e bla bla bla, só o de Congonhas que fechava as 17H. Pedi pra usar o telefone dela pra ligar na ANVISA e confirmar somente por precaução, ela até deixou mas quem disse que funcionou? provavelmente o número estava errado. Ela falou mais algumas vezes, eu acabei me convencendo e pensei "saio mais cedo de casa, passo na ANVISA no aeroporto e tá tudo tranquilo". Hehehehe você acha que deu certo??? Continue lendo.

Meu voo era as 22:00, saí mais cedo de casa mas tranquilo pois a ANVISA funcionava 24H então teria tempo de sobra :? . Busão, metrô, adrenalina a mil. Cheguei no aeroporto as 18:45 e me dirigi ao balcão de informações perguntando onde era a ANVISA, nisso a mocinha vira e manda na lata: "você quer pegar o certificado agora? A ANVISA fechou às 18:00 mas vai la e vê se tem alguém". Hahah nessa hora só pensei: "Fod*u" mas mesmo assim foi la e adivinhem......estava aberta??? Claro que não. Voltei ao balcão e perguntei pra moça se era realmente obrigatório o certificado, ela não tinha certeza mas ligou pra alguém que disse enfaticamente "sim é obrigatório". Hehhe eu estava rindo pra não chorar, já pensei que teria remarcar minha viagem e estava pensando nos transtornos.

Passados uns 5 minutos de reflexão pensei: "já estou aqui mesmo, vou arriscar, tenho minha carteira de vacinação brasileira, com isso mais uma boa conversa ou quem sabe no máximo um "cafezinho" eu consigo passar", no máximo eu seria deportado acusado de tentar subornar um oficial hahah, mas eu estava de férias, viajando....... que se dane.

Enrolei um bom tempo no aeroporto, fui fazer o check-in com medo de me pedirem o certificado, vi que tudo estava transcorrendo bem e então no final perguntei pra moça da GOL e ela me disse que dificilmente pedem mas lá na Bolívia então ja me senti mais aliviado, pelo menos do Brasil eu iria conseguir sair hehehe. Enrolei mais um pouco e quando deu a hora fui pra sala de embarque. Resolvi então enviar uma mensagem para o Thiago e ele me disse que estava tomando uma no bar do aeroporto mas como eu ja estava na sala de embarque não pude me juntar a eles, fiquei então namorando as coisas no Duty Free (a primeira vez lá você nunca esquece hehehe). Pouco antes de embarcar só ouvi um "eaee", eram Thiago e Rogi.

Conversamos um pouco e de cara vi que eles eram super gente boa então iríamos nos dar bem.

Como eu havia dito, nosso roteiro era o mesmo até Uyuni. No primeiro dia chegaríamos em santa cruz às 1:20 da manha e teríamos o voo pra Sucre por volta das 9:00, a única diferença é que eu iria de BOA e eles compraram passagens da AEROSUR (pois é eles se deram mal).

Nosso voo saiu no horário em Guarulhos, fizemos a escala em Campo Grande e então consegui sentar mais próximo deles no avião para conversarmos. Nisso eles já estava conversando com um senhor boliviano gente boa que nos deu algumas dicas do que fazer em Santa Cruz.

Chegamos em Santa Cruz e a felicidade era facilmente perceptível mesmo antes dos tramites aduaneiros. Era o começo da tão sonhada viagem, o primeiro dos 30 dias o primeiro carimbo no passaporte (no meu caso), sensação muito boa.

Preenchemos e entregamos os formulários, eu ainda com medo de ser questionado a respeito da carteira de vacinação mas no final deu tudo certo. Passamos pela "inspeção" de bagagem e estávamos liberados. Oficialmente em território boliviano, e livres.

20120716222451.JPG

Rafael, Rogi e Thiago. Estava apenas começando.

20120716222744.JPG

Agora não tem volta.

Ok, eram 1:30 da manhã e nosso voo para Sucre só iria partir as 09:00. O que fazer então? dormir no segundo andar como a galera faz? Tá de sacanagem né? heheheh. Conforme preciosas informações colhidas durante o voo com nosso colega boliviano, resolvemos explorar a noite boliviana hehehe. Antes de tudo fomos guardar nossas mochilas no aeroporto mesmo, por um período maior que duas horas paga-se 50 bolivianos e foi o que pagamos mas as mochilas dos 3 couberam em apenas um armário então estava tranquilo. Os armários não tinham cadeado e eu tinha que deixar meu moneybelt lá pois estava com o dinheiro da viagem toda e não iria andar por ai com tudo mas ficava um tiozinho tomando conta da sala com os armários e controlando quem colocava e retirava as coisas então resolvi arriscar afinal não havia muito o que fazer. Se precisar, a casa de câmbio do aeroporto está aberta nesse horário e no dia estava coma cotação que mostrei no começo do tópico.

Antes de tudo fomos ao balcão da Aerosur para ver se Thiago e Rogi teriam algum problema e descobrimos que não havia nenhum funcionário da Aerosur no aeroporto, ou seja eles estavam ferrados. Encontramos um jovem casal brasileiro com o mesmo problema. A saída? Comprar outra passagem.

Livres de mochilas tomamos um táxi até o centro de santa cruz. Custava 60 bolivianos mas chorando ficou por 50. Dica: se não sabe pechinchar já vá praticando, rssss, será muito útil.

Fomos até uma praça que não sei o nome mas tinha uma baladinha nela que se chama Buffalo (ou algum outro bicho grande ::lol4:: não lembro bem). Até que tinha um bom movimento na praça (não fomos na balada) e logo que chegamos fomos tomar nossa primeira Paceña. Eu não sou de beber cerveja, não gosto mas isso mudou bastante nessa viagem hehehe. Comprávamos as primeiras latinhas logo ao chegar na praça e já fomos abordados, isso mesmo abordados por duas simpáticas bolivianas. Descobri que brasileiro tem cara de brasileiro e é facilmente reconhecido por lá, segundo elas, rsss. Conversamos, bebemos, papo vai papo vem e demos um perdido nas duas, ou elas deram na gente, tb não lembro hehehe.

20120716224539.JPG

As primeiras Paceñas e as primeiras experiências sociais na Bolívia!! :D

20120716224752.JPG

Viva a Paceña!!!

Fomos então dar uma volta pela rua e então reparei um grupinho passando e uma menina estava olhando e rindo então pensei: "será q to cagado?" hehehe mas continuamos andando, voltamos pra onde estávamos na praça e vi que essa menina estava lá com suas outras amigas, mais uma vez fomos intimados (acho que isso acontece bastante por lá hehehhe) e então conhecemos Karmiña, Paola e Yoseli com quem conversamos e bebemos a noite toda. Acabamos descobrindo que os brasileiros tem muita fama por lá segundo elas. Algumas acham uma fama boa, outras, ruim. :twisted:

durante a noite conhecemos outras pessoas também, como a maioria ali estava borracho, se enturmar era muito fácil. Tinha um boliviano que parecia falar chinês, ninguém entendia o que ele falava, rssss.

Ficamos em frente essa balada e do lado de fora pudemos perceber que na praça estava melhor que lá dentro. Aliás não pudemos deixar de nos emocionar quando mesmo da rua ouvimos tocando Kaoma lá dentro heheheh. Mas para ter certeza se valia a pena entrar ou não conversamos com o cara da porta da balada e usei a velha tática do "deixa um de nós entrar pra ver como está lá dentro e ele volta pra falar". Foi então que o Thiago entrou e realmente percebemos que estava melhor lá fora.

Ficamos até umas 6 da manha e garanto que foi ótimo, muito melhor que dormir em aeroporto no nosso caso, deu pra beber bastante, conhecer pessoas legais e já sentir o clima da Bolívia e da viagem..........

Se você for chegar nesse voo da madrugada e vai em clima de curtição eu aconselho bastante ir pra praça no centro, agora se for num clima mais light, melhor o segundo andar do aeroporto mesmo ou alguma outra coisa.

20120716230412.JPG

Paola, Rafael, Yoseli, Karmiña, Thiago e Rogi

20120716230750.JPG

O boliviano que falava chinês! Borracho! hehehe

20120716232920.JPG

O clima era esse :D.

Quando foi umas 6 da manhã nos despedimos de nossas novas amigas, trocamos contatos e voltamos para o aeroporto pois o Thiago e o Rogi ainda tinham que resolver a questão da passagem para Sucre afinal haviam comprado na Aerosur. Pagamos mais 50 bolivianos no táxi para a volta.

20120716231042.JPG

A despedida

Chegamos no aeroporto e fomos verificar nas companhias BOA e TAM preços e disponibilidades para Sucre. Se não me engano na BOA não tinha então os dois compraram outra passagem na TAM.

OBS: não é a mesma TAM que temos aqui, essa é Transporte Aéreo Militar mas pelo que vi, parece ser confiável.

Eles compraram as passagens por algo em torno de 60 ou 70 dólares para a mesma manhã porém havia um detalhe, o voo não sairia de Viru Viru e sim do outro aeroporto, o El Trompillo, então fiquem espertos ao comprar na TAM pois tem que ir ao outro aeroporto. Em frente ao Viru Viru sai um busão que custa meio caro (não tenho certeza mas acho que uns 100 bolivianos para o outro aeroporto). Comemos um lanche no Subway, conversamos um pouco, pegamos as malas e fizemos nossa programação para nos encontrarmos em Sucre.

O voo de Thiago e Rogi chegaria cerca de 1 hora e meia antes do meu pois eu teria uma conexão em Cochabamba então combinamos de eles darem um role pela cidade e nos encontraríamos no terminal de onibus de Sucre pois já partiríamos para Potosi. Será que deu certo???????

20120716232225.JPG

Aeroporto Viru Viru

Continua....

Editado por Visitante

• Respostas 605
  • Visualizações 160.1k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• 3° Dia: Sucre x Potosi x Uyuni   Acordei por volta de 8 da manhã e fui tomar café no próprio hotel. Barriga cheia, tinha então que passar o tempo pois minha mochila estava prevista para chegar entre

• 2° dia - Santa Cruz x Sucre Tecnicamente a primeira madrugada já fazia parte do segundo dia mas vamos deixar como está, ok? Eram 7 da manhã, Thiago e Rogi já haviam saído no ônibus para o outro ae

• Oi emília, obrigado!!! legal que está gostando!! então nessa praça tem duas baladas e uma delas eu vi aqui e é Buffalo mesmo, a outra deve ser essa cine center então. não lembro hehehe!

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros
Fala, Sorrent, blz? Estou gostando do seu relato. Pretendo fazer algo muito semelhante em junho-julho, e pela primeira vez.

Tenho algumas dúvidas que talvez você pudesse sanar, hehehe:

-Você se virou lá falando qual idioma? Eu só sei inglês e português, mas nada de espanhol. Será que terei problemas? Afinal, acredito que muitas informações terei que tirar com moradores que talvez só falem espanhol.

-Que roupa de frio levar?

-Em caso de problemas - sérios - , caso haja, a quem eu devo recorrer? Você havia citado a polícia turística, é isso mesmo? Ou quem mais? Onde exatamente posso procurar ajuda?

-Você usou muito o seu telefone na viagem? Precisou fazer muitas ligações?

Espero que não tenham sido perguntas estúpidas, hehehe.

Valeu!!!

Cara, eu me viro bem no ingles e esse idioma é o que predomina por lá porque tem muito gringo de tudo quanto é parte do mundo então é bom ter uma noção de inglês mas eu vi gente que nao falava nada muito além do "the book is on the table" e se virou numa boa. relaxa que todo bebado se entende hehehe.

Quanto às roupas de frio, nada de excepcional, apenas uma roupa de frio que seja boa, como eu disse só comprei uma jaqueta mais quente e uma calça underwear (famosa segunda pele) e nao tive problema algum.

Cara, podem ocorrer diversos tipos de problemas com diversas soluções diferentes, aí vai da sua criatividade hehehe.

Nao usei telefone na viagem, somente internet mas nao é dificil achar lugares pra fazer chamadas internacionais, só nao sei os valores.

::lol4:: 77 vezes em 30 dias, essa é ótima!! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,

mas eu t entendo, afinal eu tbm tenho o coração sensível assim, me apaixono com muuuuita facilidade... ::love:::twisted:

Hahaha coração amolece demais nessas viagens.

Finalmente consegui ler até o final, tive que baixar o chrome pq o Firefox sempre travava e não carregava as fotos. Sensacional o seu relato! Super detalhado, deu pra pegar umas boas informações. Obrigada por ter compartilhado!

Meu roteiro está bem parecido com o seu (o meu inclui Copacabana e não pretendo ir a Nazca), falta definir os passeios e tals e ver o que cabe nos 30 dias das férias. Na verdade achei que não daria pra fazer todas essas cidades em apenas 30 dias, muito bom saber que dá tempo. :D

Sabe se dá pra fazer Arequipa-Paracas sem parar em Nazca?

Obrigado. Que bom que curtiu e que foi útil. Dá pra fazer Arequipa-Paracas sim, só ver na rodoviária lá na hora, é tranquilo.

brother, vc pagou pelas Passagens Guarulhos x Santa Cruz: R$ 447,00 ida e volta pela Gol, ja com todas as taxas inclusas???

vou viajar no começo d janeiro, e tou com duvidas se ja compro os passagens agora... vc acha necessario??

abç

sim esse foi o preço já com tudo incluso mas lembre-se que o preço varia de acordo com a época do ano então aconselho dar uma pesquisada pra ver se compensa comprar agora, quanto mais róximo da viagem você comprar maior a chance de pagar mais caro.

Sorrent,

Gostaria de agradecer publicamente sua ajuda! Com seu relato e com as msg privadas...

Meu mochilão deu tudo certo e até já um post de meu mocchilão.

Tb fiquei no Corvatsch e adorei.

Valeu mesmo! Bjs

Agradeço publicamente o seu agradecimento heheheh. Mais uma que sobreviveu ao mochilão hehehe ::otemo::

Fala Sorrent... blz?!?!?!

Cara... vi a passagem do Mauro pela Isla del Sol e ta me fazendo querer mudar meu roteiro... eu iria passar direto... mas acho q vou pra Isla... dá uma olhada no meu roteiro... o que vc acha que poderia tirar? Eu sei q tá meio corrido... e pode ser q ocorram imprevistos... mas gostaria de fazer todos os lugares... eu estava pensando em ir de bus de Sta Cruz x Sucre, mas acho que vou acabar indo de avião, e ganhar mais um dia...

meu roteiro está assim:

23/ago SP x Sta Cruz x Sucre

24/ago Sucre x Potosí x Uyuni

25/ago Uyuni

26/ago Uyuni

27/ago Uyuni x S.P.Atacama

28/ago S.P.Atacama

29/ago S.P. Atacama x Arica

30/ago Arica x Tacna x Arequipa

31/ago Arequipa

01/set Arequipa

02/set Arequipa x Nazca

03/set Nazca x Ica x Huacachina

04/set Ica x Cusco

05/set Cusco

06/set Cusco x Aguas Calientes

07/set Aguas Calientes x Machu Picchu x Aguas Calientes

08/set Aguas Calientes x Cusco

09/set Cusco

10/set Cusco x Copacabana

11/set Copacabana x La Paz

12/set La Paz

13/set La Paz

14/set La Paz

15/set La Paz x Cochabamba

16/set Cochabamba x Sta Cruz

17/set Sta Cruz x SP

Desde já agradeço!

Abraço!

Rogério

Cara eu tb queria ter passado na isla del sol mas nao deu pra mim, pelo que eu vi vale a pena sim, eu diria pra vc ir se puder. Tambem acho melhor fazer sta cruz sucre de aviao, compra antecipado q sai mais barato e vc realmente ganha 1 dia. Se vc quer encurtar eu tiraria Nazca e talvez 1 dia de La Paz. acho q é o que dá pra tirar sem doer o coração heheh.

Fala Sorrent,

seguinte galera, ia fazer a pergunta só pro Novo Autor de Caminhos Extremos do Discovery ai ::lol4:: (Serio cara, melhor relato já lido, me fez reavaliar muitas coisas no meu roteiro), bom mas enfim, como acho q a resposta possa ajudar mais uma galera ai que como eu tá cheio de duvidas, vai aqui as perguntas.

Cara, meu roteiro original era o seguinte:

Dia

Origem - Destino

Catanduvas (SC - mas duvido acharem no mapa :lol: )– Curitiba –

São Paulo - Santa Cruz

Santa Cruz – Sucre

Sucre-Potosi

Potosí - Uyuni

Uyuni

Uyuni

Uyuni – San Pedro

San Pedro - Arica

Arica – Tacna

Tacna - Arequipa

10º

Arequipa

11º

Arequipa – Nazca

12º

Nazca - Ica

13º

Ica - Paracas - Ica

14º

Ica - Cuzco

15º

Cuzco

16º

Cuzco

17º

Cuzco – Aguas Calientes

18º

Machu Picchu

19º

Aguas Calientes - Cuzco

Cuzco - Puno

20º

Puno – Copacabana

21º

Copacabana

22º

La Paz

23º

La Paz

24º

La Paz

25º

La Paz – Santa Cruz

26º

Santa Cruz – São Paulo –

Curitiba - Catanduvas

ai a duvida que surgiu e a idéia foi, de Curitiba, ir pra Campo Grande-MS, dai a Corumba e fazer o trem da morte ::hãã::

ai chegando em Santa Cruz ve oque tem por lá, ai parte pra La Paz, coisa rapida 1 dia, para comprar em especial uma muchila que lendo aqui no site, vi que dá pra achar uma boa sem ser por 800,00 que ta aqui no Brasil ::tchann::

e depois disso continuar rumo o resto do roteiro. E volta a La Paz no fim da viagem....

Oque eu queria de opinião é, se vale a pena a ida a La Paz para comprar a Cargueira?

Com essas mudanças, qual a(s) cidade(s) que nao faria falta deixar de lado? :roll:

E pensando na Salkantay, oque tiraria do roteiro para dar tempo de faze-la? Visto que meu roteiro foi montado pra chegar a MP via Aguas Calientes (trem)

Mais alguma sugentão? ::hãã2::

Outra coisa, o fato de meu maior contato com o Espanhol foi ter sido uma semana em SP borracho com uma turma de Venezuelanos numa competição, e do ingles estar restrito a ah diálogos de filmes que nao necessariamente precisariam de dialogos (se é que me entendem :o ) hahahahahhaha isso é um empessilho para a viagem?

Por horas eram essas as perguntas ::lol3::

Vlw ai galera....

Hhahaha quem sabe um dia chego lá né. Cara se vc começar por la paz depois voltar ao roteiro e passar em la paz de novo vc ja vai perder um dia de viagem com os deslocamentos. se vc ja tiver uma mochila eu aconselho fazer a trip com ela e no final comprar uma nova em la paz pq realmente compensa. Eu tiraria Nazca, aquele lugar só vale a pena se vc quiser muito fazer o voo sobre as linhas, caso contrário passe reto pra Paracas. tirando Nazca e um dia em la paz só precisa espremer mais um pouco pra conseguir fazer a salkantay heheh mas ai vc tem q ver o que pretende cortar. Pelo q vi vc chega num dia em san pedro e ja parte no outro certo? minha opiniao é que é pouco tempo lá, aquele lugar é mto legal hehehe.

Hahahahah boa essa do idioma, um "oh yeah" todo mundo aprende rapido hahahah. Não esquenta com idioma lá, mesm cada um falando uma lingua todo mundo se entende. :D

Oiiiiii Rafaaaa!!!!

To relendo seu relato todo de novooooo.... Ficou sensacional!!! Muita emoção!!! hahahahaha... ::love::::love::

Coletando as informações necessárias pois o meu mochilão ta chegandooo!!!! ::hahaha::::hahaha::::hahaha::

Vou fazer o mesmo roteiro que você!! ::hãã2::

Viajo em Julho.. Tudo pronto já .... Só esperar o grande dia..

Enquanto isso vou lendo aqui e anotando mais informações!!!

Obrigada por tudo...

Te agradeço de coração pq se não fosse pelo excelente relato que você escreveu eu acho que não teria tomado coragem pra embarcar nessa viagem!!! ::tchann::

Beijão!!

::kiss::

Poxa Aline, fico até constrangido de te responder aqui pois faz tanto tempo q to devendo uma visita a BH rsss. Sabe que qualquer duvida é só mandar né. beijaoss

Postado
  • Membros

Sorrent, valeu pelas respostas. To quase concluindo meu roteiro. E, vem vá, como é o lance do plano de saúde internacional? Como você fez? Por quanto? O que cobre e como?

Valeeeu! ::cool:::'>

Postado
  • Membros

Ae Sorrent blz?

To com uma dúvida aqui no meu roteiro.

No meu roteiro eu vou de Nazca para Paracas igual vc e depois arrumo um jeito de ir pra Huacachina...

Vi algumas pessoas que foram direto para Huacachina e de lá fecharam os passeios para as Ilhas Ballestas e Reserva Nacional de Paracas.

E ai oque você acha melhor a diferença de preço é grande??

Postado
  • Autor
  • Membros
Sorrent, valeu pelas respostas. To quase concluindo meu roteiro. E, vem vá, como é o lance do plano de saúde internacional? Como você fez? Por quanto? O que cobre e como?

Valeeeu! ::cool:::'>

Era um plano de saúde como qualquer outro, eu já tinha ele só que tinha cobertura internacional. Não tenho certeza se para a América do Sul é obrigatório seguro (que não é a mesma coisa que plano de saúde), na Europa por exemplo, precisa ter. Digo que é útil pois podem haver imprevistos, como a virose que eu tive. Vi algumas pessoas comentando que fizeram o seguro por cerca de 200 reais, só não sei onde, mas qualquer agência de viagem te indica isso.

Ae Sorrent blz?

To com uma dúvida aqui no meu roteiro.

No meu roteiro eu vou de Nazca para Paracas igual vc e depois arrumo um jeito de ir pra Huacachina...

Vi algumas pessoas que foram direto para Huacachina e de lá fecharam os passeios para as Ilhas Ballestas e Reserva Nacional de Paracas.

E ai oque você acha melhor a diferença de preço é grande??

Sim é possível fechar os passeios direto de Huacachina, mas eu sinceramente recomendo passar em Paracas. Em Huacachina deve ser um pouco mais caro devido à distância.

Postado
  • Membros

Sorrent, uma pergunta:

Você indicaria eu levar somente uma GoPro 3 tanto para filmagem quanto para as fotos? Ou você acha melhor levar alguma outra específica para tirar fotos mesmo?

Postado
  • Membros
Galera sei q ta em cima da hora mas pretendo ir agora em julho pena q so comsegui 12 dias e no impulso comprei a passagem de ida e volta p Sta Cruz(sim fiz burrice)... Minha prioridade e ir p macchu picchu e salar de uyuni, sera q e possivel montar um roteiro com esses 2 lugares em 12 dias? e o pior saindo e voltando por Sta cruz? Preciso d ajuda galerinha, e se alguem puder m dar uma luz...rs
Postado
  • Autor
  • Membros

Henrique, não sei como ta a Hero 3 mas me baseando na minha Hero2 eu diria o seguinte: a Gopro é muito boa porém em situaçoes onde é difícil usar cameras comuns como na água, areia, neve, quedas e etc mas para o dia a dia na viagem eu recomendo uma camera comum sim pois vc vai ter zoom, vai poder ver se a foto ficou boa e etc etc. Acho q a combinação das duas seria perfeito.

Carolina eu faria o seguinte. Santa cruz > Sucre (avião)> Uyuni > La Paz > Cusco. Se sobrar alguns dias você vê o que dá pra fazer por perto, talvez copacabana na volta pra sta cruz, não sei. :D

No salar vc termina o tour e volta pra Uyuni e não segue para o Atacama aí de uyuni pega um bus pra la paz.

Postado
  • Membros

Grande Sorrent, estou lendo seu relato pela enésima vez, e este tem sido meu guia de mochileiro, mesmo assim sempre haverá algumas dúvidas, e uma delas é:

Sairei de São Paulo com destino a Sta Cruz de la Sierra no sábado e chegarei por volta das 13:10 h, no entanto o voo para Sucre terá quer ser no domingo pela manhã com a BOA, de Sucre pretendo ir de ônibus direto a Uyuni, devo chegar no domingo a noite mesmo correto? Agora a cruel dúvida, há tour pelo salar com saídas em todos os dias, no meu caso uma segunda-feira?

Desde já valew pela atenção, obrigado.

Postado
  • Membros

Rafa,

Mais um parabéns por seu relato. Comecei como vc há 32 anos. Vou em julho com minha esposa, q vai pela primeira vez, e passei p/ pegar umas info práticas atualizadas. Isso foi há dois dias. Comecei a ler seu relato e não parei mais cara. Foi como um túnel do tempo. Revi e vi todas lugares e pessoas que encontrei naquela minha primeira viagem, foi emocionante. Melhor ainda, voltei no tempo pela pena de um cara do bem, discreto, aberto e de uma simplicidade natural. Vc já disse repetidamente q nunca teve pretensão de ser escritor. Não importa, vc deixou aqui um best-seller para muitas pessoas q ainda acreditam q viajar não é só ir pra Miami comprar carrinho de bebês ou para Paris comprar perfumes. Pé na estrada! Lá fiz meu MBA, mestrado e doutorado! Super, super, obrigado.

Henrique.

Postado
  • Autor
  • Membros
Grande Sorrent, estou lendo seu relato pela enésima vez, e este tem sido meu guia de mochileiro, mesmo assim sempre haverá algumas dúvidas, e uma delas é:

Sairei de São Paulo com destino a Sta Cruz de la Sierra no sábado e chegarei por volta das 13:10 h, no entanto o voo para Sucre terá quer ser no domingo pela manhã com a BOA, de Sucre pretendo ir de ônibus direto a Uyuni, devo chegar no domingo a noite mesmo correto? Agora a cruel dúvida, há tour pelo salar com saídas em todos os dias, no meu caso uma segunda-feira?

Desde já valew pela atenção, obrigado.

Fernando, antes de tudo sinto muito por vc ter q ficar vendo minha cara nas fotos tantas vezes, rsss ::tchann::

Vamos lá, pelo que vc disse, imagino q vc vai sair de Sta. Cruz pela manhã com a BOA, assim como eu, então deve chegar em Sucre lá pelas 13:00. Sucre é bacana e vale pelo menos uma volta ali pela parte central então assim que chegar em sucre vá direto pro terminal de onibus e ja compra o bilhete do bus pra Uyuni e volta pro centro de Sucre pra conhecer o lugar. Compra o bus pra uyuni o mais tarde que tiver pq nao adianta chegar cedo em Uyuni pois não há nada pra fazer por lá. Se não me engano são 8 ou 9 horas de sucre pra uyuni então se comprar lá pelas 16:00 vc chega em Uyuni às 24:00 o que está ótimo. Não se preocupe com hospedagem pois quando sair do busão alguem já vai te oferecer mas se precisar, fique, como eu, no Hostel Marith ao lado da vila militar. Os tours para o salar saem todos os dias sim por volta das 10 da manhã então se vc acordar lá pelas 7 dá e sobra tempo pra pesquisar os passeios, comprar comida e ainda dar uma voltinha em Uyuni. E não se esqueça, se for pra Atacama depois carimbe seu pssaporte em Uyuni mesmo na Av. Ferroviária pois é gratuito, não deixe par carimbar no Salar.

Rafa,

Mais um parabéns por seu relato. Comecei como vc há 32 anos. Vou em julho com minha esposa, q vai pela primeira vez, e passei p/ pegar umas info práticas atualizadas. Isso foi há dois dias. Comecei a ler seu relato e não parei mais cara. Foi como um túnel do tempo. Revi e vi todas lugares e pessoas que encontrei naquela minha primeira viagem, foi emocionante. Melhor ainda, voltei no tempo pela pena de um cara do bem, discreto, aberto e de uma simplicidade natural. Vc já disse repetidamente q nunca teve pretensão de ser escritor. Não importa, vc deixou aqui um best-seller para muitas pessoas q ainda acreditam q viajar não é só ir pra Miami comprar carrinho de bebês ou para Paris comprar perfumes. Pé na estrada! Lá fiz meu MBA, mestrado e doutorado! Super, super, obrigado.

Henrique.

Henrique, esse é o tipo de mensagem que anima o nosso dia, é o tipo de mensagem que me faz lembrar porque eu viajo. Não pra contar pros outros, não pra dizer que sou mochileiro(acho besteira isso), não pra escrever best-sellers rs e nem pra comprar presentes mas sim, como você disse, pelas pessoas, lugares, experiências, etc. Muitas vezes 7 dias de viagem podem ser mais intensos do que 365 do nosso dia-a-dia. Hoje com meus 27 anos posso dizer que viajar é o que me dá mais prazer e espero daqui a alguns anos poder olhar pra trás e ver que tenho história pra contar e muita coisa pra lembrar. Achei ótimo que este relato te fez relembrar algumas coisas, lembrar não, apenas puxar na memória pos esse tipo de viagem não se esquece, rss. Um abraço e ótima viagem pra você e a primeira dama. ::otemo::

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.