Ir para conteúdo

Bolívia, Chile e Peru - 30 dias inesquecíveis


Posts Recomendados

  • Membros

Não sei se já te disseram isso, mas o seu relato é o melhor do mochileiros.com :D

 

Incrivel como lendo o seu relato, eu me sinto dentro da trip... O revés é que quanto mais eu leio, mais ansioso e inquieto fico para chegar minha vez (espero que ano que vem).

 

Você já disse que levou uma GoPro hero 2, mas e a outra câmera? qual você usou?

Suas fotos (principalmente as de Uyuni) ficaram muito boas!

 

Estou pensando em uma Xtrax sd20f e uma outra camera que ainda não sei ao certo qual pegar...

 

Me surgiu uma outra duvida lendo o seu relato hahahha... entre Santa Cruz de La Sierra e San Pedro do Atacama já se foram 8 dias... Você conseguiu algum tempo para lavar suas roupas e seca-las? (além daqueles primeiros dias que você lavou sua camiseta no chuveiro mesmo)

 

Espero a continuação! Você deveria escrever livros ou novelas hahahaha... você sabe prender a atenção do publico!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

9° dia - San Pedro de Atacama X Arica

 

Well well well.............. caminhando pelas ruas de SPA às 7:00 da manhã, vazio, tudo fechado aquilo parece ainda mais uma cidade de filme de velho oeste. Sensação interesante. Depois de alguns minutos estava entrando no albergue novamente ::tchann:: . Apesar de ser cedo vi pela janela do outro quarto que o pessoal estava acordado (estávamos em quartos separados), eles também me viram pela janela chegando e já começaram a rir. Entrei no quarto e contei para Saulo, Adriano e Fernando toda a agonia, dor e angústia da minha noite fora do hostel ::otemo:: .

Era cedo e eu não havia dormido, mas como aprendi com minha amiga Vanessa, "se for pra dormir eu durmo em Real no Brasil, não em Dólar aqui" heheheh então fui tomar um bom e merecido banho e descansar um pouco.

Depois que todos haviam acordado e se arrumado, saímos juntos. Primeiro passamos na empresa de ônibus para comprar a passagem para Arica, não lembro o endereço mas como disse, SPA é um ovo, é só perguntar pra alguem por lá. Chegando lá, compramos a passagem por 16.000 pesos para a mesma noite (pagamento pode ser feito em cartão de crédito). Continuamos nosso rolê matinal e decidimos tomar café em algum lugar. Todos pararam se não me engano na agência K2 pois lá também serve comida. Enquanto isso, eu e a Anália resolvemos comprar algumas coisas em algum mercado e tomar nossa café na praça pois seria mais barato.

Ficamos comendo e conversando na praça, apenas observando as pessoas ao redor e é claro que um cachorro veio se juntar a nós hehehhe, eu acho que tem mais cachorros nativos de SPA do que seres humanos. Tem muito cachorro lá. :D

 

20120820214739.JPG

É muito mais barato fazer isso, vale a pena

 

Depois de comer o pessoal foi numa agência onde tinham reservado um passeio para aquele dia mas decidiram cancelar. E enquanto isso aproveintei e comprei uma camiseta de lembrança de SPA, se não me engano 8.000 pesos. SPA é uma cidade muito turística, o que não faltam são lojas para comprar bugigangas. :D

 

Depois de tudo resolvido, voltamos pro hostel já umas 11 horas, arrumamos nossas coisas e fomos fazer o check-out pois era até meio dia. Combinamos de ir fazer sandboard novamente (eu amei aquilo haha), dessa vez iríamos, Fernando, Adriano, Anália e eu. Deixamos nossas mochilas na entrada fo hostel, fizemos o check-out e fomos aproveitar a última tarde em SPA. Rodamos um pouco, olhamos outras agências para ver se achávamos preços mais baratos mas não conseguimos, umas não tinham pranchas disponiveis, outras não tinham bike e outras eram mais caras, voltamos então à K2 mas eles também estavam sem bikes então alugamos as bikes na agência na frente da K2 e a prancha na K2. Saiu 3.500 pesos para cada. Mais barato que no dia anterior pois alugamos 4 bikes e 2 pranchas. Fizemos isso pois eu ja tinha aprendido que nas dunas é muito cansativo ficar descendo e subindo toda então mudamos a tática, enquanto um subisse, o outro iria esperar la embaixo descansando e assim íamos revezando. Muito melhor assim e mais barato.

Pagamos checamos os equipamentos e mais uma vez saímos com prancha nas costas rumo ao vale da morte.

Aqui muita coisa é como no dia anterior, mesmo caminho mas a diferença que senti é que o caminho pareceu muito mais curto, talvez por já saber a distancia e o que vinha pela frente, agora posso dizer com certeza, chegar lá de bike é fácil, vá sem medo.

Uns 30 minutos de pedalada e chegamos, deixamos as bikes no mesmo lugar no caminho e seguimos andando. Aí era só alegria, tombos, areia nos olhos, cansaço físico.....todas essas coisas que a gente deseja diariamente. ::lol4::

 

20120820220600.JPG

 

20120820220650.JPG

Fernando

 

20120820224647.JPG

 

20120820220816.JPG

Adriano e Fernando

 

20120820220916.JPG

 

20120820221013.JPG

Soy yo

 

20120820221154.JPG

Anália e eu

 

20120820223325.JPG

 

Nesse dia aconteceu algo muito engraçado (pelo menos para mim). Logo que chegamos às dunas, chegou também a van de uma agência com uma galera, até ai beleza só que quando eu estava lá subindo percebi um rosto conhecido, ai comecei a olhar bem e percebi dois.......três..........quatro........... hahahha muitos daqueles que estavam no Café Export na noite anterior, estavam lá também. A guia que estava bebassa e pegou 3/4 do café export hahaha, o gay que não parava de olhar pra mim e sorrir uhahuauhhua e algumas outras figuras conhecidas 8) . O engraçado é que todos estavam se olhando com aquela cara de "eu sei o que você fez na noite passada". Mas é claro que ninguem comentou nada, apenas nos cumprimentávamos ao passar um pelo outro. No máximos trocamos umas poucas palavras e cada um seguia sua vida rumo à proxima bebedeira e sabe-se lá mais o que. hhahaha

 

Ficamos lá a tarde toda e embora tenha sido um passeio repetido valeu muito apena, faria de novo e de novo.

Todos começaram a pensar em ir embora então decidi subir uma última vez com o Adriano ai pensei: "última vez, vamos dar uma forçada". A questão é que ao fazer o sandboard, no começo vocêaprende a se equilibrar na prancha e não cair, porém conforme você vai progredindo e ficando mais tempo descendo sem cair mais velocidade você pega hahahah então vai imaginando a desgraça. Aessa altura eu já estava melhor com relação a equilibrio mas não sabia parar hahaha e quando comecei a descer peguei muita velocidade e não deu outra, tomei um tombo, mas um senhor tombo de cara na areia, sem brincadeira, doeu pra kct, saí sangrando e na hora a unica coisa que pensei foi que tinha quebrado os dentes. Foi feio, capotei pra frente e na hora só ouvi os gringos que estavam lá perto gritando em coro: "OUCH!!!!". Juro que eu queria que alguem tivesse filmado esse tombo. Eu até filmei mas com a Gopro então na hora ela voou longe e não deu pra ter uma noção de quão feio foi, mas enfim a foto abaixo dá uma idéia.

 

20120820223007.JPG

Sandboard. Essa porra pode matar

 

Fiquei mastigando areia até chegar no hostel hahahha e com dor no pescoço por uns 4 dias. Cuidado, sério.

 

Enfim, pedalamos de volta pro hostel e ao chegar na cidade o pessoal estava na K2 pois naquele dia estava passando o jogo do Brazil x Argentina. Saulo, Beatriz, Pedro e Louise. Paramos todos lá para eles assistirem o final do jogo mas eu precisava lavar a boca devido a esse último tombo pois dava pra fazer um castelo de areia lá dentro hahahaha., e eu também não gosto de assistir futebol. Fui lá e voltei e aproveitamos pra comer algo na própria K2, tem uns lanches lá muito bons.

Já eram umas 17 horas então voltamos pro hostel para tomar um banho e nos prepararmos para seguir para Arica pois a passagem era para as 20:25. Como já haviamos feito o check-out teoricamente não poderíamos mais utilizar as dependências do hostel mas nossas mochilas estavam lá então entramos normalmente, pegamos nossas coisas e fomos tomar banho. Ninguem falou nada, exceto para a Beatriz. A mulher do hostel foi falar com ela no banheiro e disse que ela teria que pagar não sei mais quanto pelo banho, coitada só ela deu esse azar.

Quando todos estavam prontos , nos despedimos de Pedro, Louise e outros que estavam por lá e seguimos para o busão os 6.

A agência não é longe, uns 10 minutos andando. A viagem até Arica é longa, umas 9 horas então viajar à noite e ir dormindo é uma opção. Pra mim era ótimo pois não havia dormido na noite anterior mesmo ::otemo:: .

Chegamos quase na hora do busão sair. ônibus bom, serviço de bordo (nada de mais, mas tem), tinha até travesseiro. Só sei que pouco depois de começar a viagem, dormi feito uma pedra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Algumas coisas que acontecem em SPA, em SPA ficam. Rs

 

Sábias palavras meu caro. Vá se acostumando com isso hahahah

 

 

Não sei se já te disseram isso, mas o seu relato é o melhor do mochileiros.com :D

 

Incrivel como lendo o seu relato, eu me sinto dentro da trip... O revés é que quanto mais eu leio, mais ansioso e inquieto fico para chegar minha vez (espero que ano que vem).

 

Você já disse que levou uma GoPro hero 2, mas e a outra câmera? qual você usou?

Suas fotos (principalmente as de Uyuni) ficaram muito boas!

 

Estou pensando em uma Xtrax sd20f e uma outra camera que ainda não sei ao certo qual pegar...

 

Me surgiu uma outra duvida lendo o seu relato hahahha... entre Santa Cruz de La Sierra e San Pedro do Atacama já se foram 8 dias... Você conseguiu algum tempo para lavar suas roupas e seca-las? (além daqueles primeiros dias que você lavou sua camiseta no chuveiro mesmo)

 

Espero a continuação! Você deveria escrever livros ou novelas hahahaha... você sabe prender a atenção do publico!

 

oh pior é que prende atenção do publico mesmo... em 1/2 meio em meio dia venho vê se já saiu alguma coisa... kkkkkk

 

feel like a Aguinaldo Silva 8)8) .

 

 

Poxa, fique até emocionado ao ler o comentário de vocês, sério. Não tenho pretensão alguma de ser escritor nem tenho noção do que é escrever bem heheheh só tento mostrar ccomo me senti estando nesses lugares. Pra quem vai fazer essa viagem, pode ter certeza, o relato não dá uma noção completa do que é tudo isso. É ainda muito melhor estando lá.

Prometo que vou tentar atualizar com mais frequência.

 

Vamos às dúvidas:

 

- Levei uma Gopro Hero 2 e uma Sony HX9V. é uma câmera boa no geral principalmente por ser mais compacta e com muitas opções semelhantes às de uma DSLR e um zoom de 18x mas eu acho que ela peca em alguns aspectos, principalmente qualidade de imagem em algumas situações. Eu gosto de fotografia e acho que uma DSLR é indispensável nessa viagem. No meu próximo mochilão certamente irei investir numa câmera melhor apesar do tamanho.

Não conheço essa Xtrax então não posso opinar. A Gopro apesar de ser meio cara aqui no Brasil, eu acho que é uma câmera ideial pra levar nessa viagem, apesar de ter perdido um pouco da qualidade no vídeo final, ainda ficou mto bom. Eu até fiz uma 2ª versão do vídeo que está no começo do post mas só de pensar em fazer o upload desisti, heheh são poucas mudanças.

 

- Com relação às roupas, algumas roupas leves eu lavei no chuveiro em SPA mesmo hahaha, agora as camisetas de algodão eu fui guardando pois ainda não precisava lavar. Em SPA há lavanderias mas como tudo lá é caro nem fui ver o preço e também não havia necessidade ainda.

 

 

 

Quem diabos é Agnaldo Silva? hahahahha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Só acrescentando, segue um vídeo que o pessoal faz das pessoas que contratam o sandboard! O legal é que, no dia em que estávamos lá e chegou toodo o pessoal, eles também filmaram a gente, então foi praticamente como se a gnt tivesse feito o passeio por agência, sem direito a van, mas com direito a bike, pela metade do preço, bom né?!

 

Sorrentino 1:09, Eu 4:47

 

::otemo::

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Só acrescentando, segue um vídeo que o pessoal faz das pessoas que contratam o sandboard! O legal é que, no dia em que estávamos lá e chegou toodo o pessoal, eles também filmaram a gente, então foi praticamente como se a gnt tivesse feito o passeio por agência, sem direito a van, mas com direito a bike, pela metade do preço, bom né?!

 

::otemo::

 

 

Nossa mto loucoo, olha só qtas minas fazendo tb!! ::otemo:: O primeiro maluco foi com mochila...era guia, só pode kkk.

 

As vantagens de fechar com a Van é o fato deles filmarem direto, e de voltar no conforto em caso de se quebrar que nem o Sorrent. Mas eu ainda fico com a opção de ir de Bike.

 

Dúvidas pro Sorrent e Ruthka:

 

1) Pra quem anda de sk8 deve ser mais fácil ou é só impressão? Numa queda nessa velô tem chance de zoar o pé com torção ou algo do tipo, ou aquela bota segura um pouco? ::tchann::

 

2) Li no fórum sobre outros passeios em SPA: Salar de Atacama, Salar de Tara, Salar de Talar, Quebrada de Jerez e Observatório noturno.

Vcs não optaram por esses passeios pq eram mais caros que os outros, foi por motivo de distância ou mais pelo tempo?

É que pelas fotos parecem ser mto loucos, mas quase ninguém vai neles.

Imagino tb que deve ser difícil de escollher entre tantas atrações de SPA.

 

abraço ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
HAHAHA.. ahh, mas diz aí, vc pegou a Noni não pegou? HAHAHAHA

 

Brincadeiras a parte, mandou bem!! ::hãã2::

 

 

O legal de deixar essa pergunta sem resposta é que cada um pode imaginar o que quiser ! hehehehe :mrgreen:

 

 

Ahh só pode!!!

Pq depois q ela vazou de SPA foi a noite do "Hangover" ::lol4::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
1) Pra quem anda de sk8 deve ser mais fácil ou é só impressão? Numa queda nessa velô tem chance de zoar o pé com torção ou algo do tipo, ou aquela bota segura um pouco? ::tchann::

 

2) Li no fórum sobre outros passeios em SPA: Salar de Atacama, Salar de Tara, Salar de Talar, Quebrada de Jerez e Observatório noturno.

Vcs não optaram por esses passeios pq eram mais caros que os outros, foi por motivo de distância ou mais pelo tempo?

É que pelas fotos parecem ser mto loucos, mas quase ninguém vai neles.

Imagino tb que deve ser difícil de escollher entre tantas atrações de SPA.

 

abraço ::cool:::'>

 

Então, vamos lá!

 

1) Não sei andar de skate, maas, a chance de zoar o pé é relativamente pequena, pq vc sabe quando vai cair e se deixa cair (é muito bom tbm hehehe), fora isso o ideal é deixar o pé um pouco solto, pra evitar torcer o pé!

 

2) Então, eu fiz o passeio do Observatório, vou fazer um mini-relato:

 

Procurei por algumas agências e o passeio é um pouco chato de se encontrar, pq segundo eles, só existem 2 agências que fazem os passeios, a SPACE (famosa, do francês) e uma outra (optei pela outra pq não achei a SPACE, a diferença de preço é pouca coisa segundo eles, e diz que essa outra agência tem os mesmos equipamentos que a SPACE, eles dizem que a SPACE ficou famosa pq era a única que tinha os equipamentos até a chegada dessa outra, que resolveu entrar no mercado recentemente). PS: Não sei o nome da "outra". :(

 

Mas enfim, depois de achar o passeio, fechei e fui sozinho (fui o único pq fiz no primeiro dia, os outros estavam cansados e quiseram ficar no hostel). Combinamos na frente da agência, fui até o local e de lá fomos até outro pegar um ônibus. É tudo tranquilo, é difícil socializar pq é tudo escuro e a noite. Depois de uns 15 minutos andando pelo deserto chegamos num sítio, parecia que eu estava aqui em Itu no sítio do meu avô hehehee.. tudo escuro, não dava pra ver nem a cara do guia hehehe, 2 telescópios, um menor e outro maior. Nosso guia se apresentou como Astrônomo, ofereceu bolachas, torradas, pisco sour, café e mate de coca (mate de coca tem em praticamente TODOS os lugares e TODOS os passeios, o tempo TODO! hehehe).

 

Depois disso começou a explicar sobre a história da astronomia, falou de várias concepções que o homem tinha sobre a terra (terra ser plana, etc), sob descobertas acerca do universo, e muitas outras coisas - ele explicou em inglês e depois em espanhol, mas usava muitos termos técnicos, então pelo menos p. mim ficou um pouco difícil de entender 100%.

Fizemos uma pausa pra tomar o lanche, e durante essa pausa ele nos apresentou a primeira constelação (e aqui ele mostrou sua arma secreta, um LASER daqueles do tamanho de um dedo, mas que parecia que ia furar o céu hehehehe). Voltamos do break ele continuou a explicar, mostrou algumas constelações no céu e seus respetivos nomes, mostrou a constelação dos Incas (acreditem TEM UMA LHAMA PERFEITA DESENHADA NO CÉU hehehe).

 

Também foi aberto espaço para perguntas, se alguém queria ver alguma constelação ou saber sobre ela. Depois fizemos mais algumas pausas. No total olhei 4 vezes em cada telescópio, vi planetas, estrelas e constelações. Depois disso voltamos para SPA. O passeios durou cerca de 2 horas e não lembro quanto custou, mas era relativamente barato perto dos demais passeios de SPA.

E agora o gran finale, nesse passeio eu vi o céu mais bonito de TODA minha vida! O céu de SPA é MUITO diferente daqui, por se tratar do atacama - deserto mais seco e árido do MUNDO, a visibilidade é quase total. Existem manchas pretas e brancas, umas 10-20 vezes mais estrelas do que aqui no brasil (isso quando se está naqueles dias estrelados). Enfim, muito bonito!! E o detalhe é que de SPA não dava pra ver tão bem quanto nesse sítio doido aí! hehehehe

 

Quanto aos passeios, eu fiz Valle de La Luna, Valle de la Muerte e Lagunas Altiplânicas. Não fiz Geysers del Tatio pq já tinha visto Geysers no passeio do Salar, Salar de Tara até fiquei com vontade mas era muito caro e não tinha tempo.

 

::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...