Ir para conteúdo

Arquivo - Cidadania Italiana - Procedimentos


Posts Recomendados

  • Membros

Garotadailha,

 

Infelizmente você terá que dar um jeito de saber onde foi que seu avô nasceu (cidade) no Uruguay. Aí, terá que pedir uma certidão de nascimento na repartição pública competente pra isso (cartório, se for o caso, ou prefeitura, pois não sei como é o sistema deles). Depois terá que legalizar essa certidão no consulado italiano no Uruguay. Atente para o fato de que aqui no Brasil os consulados exigem a autenticação da firma do próprio cartorário onde são expedidas as certidões - p. ex., em São Paulo todas as certidões têm que ter o sinal público feito em um Cartório de Notas da capital. Vc terá que saber qual o procedimento exigido pelo consulado da Itália no Uruguay (ou embaixada né, dependendo da estrutura organizacional deles). Ao mesmo tempo, é importante que você agilize a certidão de nascimento do teu antepassado italiano (bisavô) na Itália. Sem um comprovante de que ele nasceu na Itália, esqueça.

Boa sorte.

Link para o comentário
  • Respostas 1.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

RENATO SOARES

 

NÃO ACONSELHO TREVISO!

o negocio lá viro muito negócio - tão cobrando furtunas pela residencia - e fora que tá demorado - pois pe prefeito anda fazendo beiçinho pra assinar - nas comunidade de cidadania italiana tem mais detalhes do porque e tal - mas se tu naõ tem desespero por trabalho sugiro ciadades menores - e mesmo que precise trabalhar - não se consegue assim tão rápido - aind mais sem permesso -tem que ir com uams economias mesmo

Link para o comentário
  • Membros

Obrigada pela dica![d]

 

[Dance]

 

quote:Originally posted by mborto

 

Garotadailha,

 

Infelizmente você terá que dar um jeito de saber onde foi que seu avô nasceu (cidade) no Uruguay. Aí, terá que pedir uma certidão de nascimento na repartição pública competente pra isso (cartório, se for o caso, ou prefeitura, pois não sei como é o sistema deles). Depois terá que legalizar essa certidão no consulado italiano no Uruguay. Atente para o fato de que aqui no Brasil os consulados exigem a autenticação da firma do próprio cartorário onde são expedidas as certidões - p. ex., em São Paulo todas as certidões têm que ter o sinal público feito em um Cartório de Notas da capital. Vc terá que saber qual o procedimento exigido pelo consulado da Itália no Uruguay (ou embaixada né, dependendo da estrutura organizacional deles). Ao mesmo tempo, é importante que você agilize a certidão de nascimento do teu antepassado italiano (bisavô) na Itália. Sem um comprovante de que ele nasceu na Itália, esqueça.

Boa sorte.


id="quote">
id="quote">
Link para o comentário
  • Membros de Honra

Ola Galera!!

 

Peço desculpas a todos, pois as mudanças por mim sugeridas ainda nao foram feitas ...

Estou com alguns problemas aqui na italia, e por isto estou ausente aqui ....

 

Assim que melhorar aqui retorno ... mas, estou tranquilo pq estao em boas companhias!!!

 

Abraços a Todos!!

 

Ps.: Pessoal, tentem nao usar a opçao responder com Citaçao .. isso deixa o forum "poluido" e pesado. Basta escrever no inicio para quem vc esta respondendo.

Link para o comentário
  • Membros

Galera, minha descendência é a seguinte: tataravô-bisavô-avô-mãe-eu. Meu AVÔ já tem a dupla cidadania reconhecida. Tenho meu processo encaminhado em POA fazem 4 anos, mas não aguento mais esperar, vou à Italia reconhecer por lá. Preciso de todos os documentos ou levo apenas a carteira de identidade italiana do meu avô?

 

Grazie!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Para DCOMERLATTO.

 

O que quer dizer com processo encaminhado?

Na verdade, voce deve estar querendo dizer que está na fila do agendamento.

 

Sendo assim, poderá fazer a prática na IT.

 

Se voce já apresentou o processo completo (TODAS as certidões), o que nao deve ser o caso, porque nao demora 4 anos, voce NAO pode dar entrada na IT, terá que esperar.

 

-----

 

OBS: sua mãe é viva? Ela também quer o reconhecimento da cidadania?

 

Se sim, seria interessante que ela tirasse a dela primeiro, pois no consulado de POA há a informação de que filhos de italianos podem fazer a cidadania sem entrar na fila.

Veja: http://www.italconsulpoa.org.br/cittdiretti_pt.htm

 

Em seguida, após o reconhecimendo dela, voce seria filho de italiana e poderia fazer a sua direto também.

 

---

 

Se for dar entrada na IT, naturalmente que vai precisar apresentar a lista COMPLETA de documentos devidamente traduzidos e legalizados

Agora, se realmente voce já encaminhou seu processo COMPLETO (entrega de todas as certidões) no consulado, voce nao pode desfazê-lo, terá que esperar a conclusão aqui no BR.

 

Wagner Maiolino, RJ.

Link para o comentário
  • Membros

Li num site de um advogado italiano, que para obter a cidadania a pessoa precisa passar um tempo (mais ou menos 30 dias) até que seja deferido o processo, com vocês também foi assim.

A pessoa é obrigada a ter residência fixa na Italia????

[?][?][?][?][?][?][?][?][?][?][?][?][?][?][?][?][?][?][?][?][?][?][?]

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...