Ir para conteúdo

Arquivo - Cidadania Italiana - Procedimentos


Posts Recomendados

  • Respostas 1.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Primeiro de tudo, muito bom o tópico. Só acho que algumas mensagens poderiam ser excluídas pra que ficasse mais fácil navegar... tem muita mensagem com dúvida primária, que pode ser esclarecida se as pessoas lerem as primeiras mensagens ou se derem uma busca rápida no google.

 

Bom, tirando isso, tenho algumas dúvidas em relação à retificação de dados nas certidões; a parada é essa:

 

tenho o Estratto dell'atto di nascita e o Estrato dell'atto di battesimo do meu bisavô, Vittorino Costantini. As certidôes de casamento e óbito dele estão com variações aportuguesadas de seu nome - isso é o mais simples de se resolver. Acontece que os dois documentos citados no começo (enviados da Itália) apresentam nomes diferentes! No Atto di Nascita o nome é OTTORINO e o cognome COSTANTIN. Já no Atto di Battesimo está registrado corretamente: VITTORINO COSTANTINI. Como proceder nesse caso, em que o próprio documento italiano de nascimento está errado?

 

PS: tenho certeza de que os documentos são da mesma pessoa porque a Comune é muito pequena (2500 habitantes) e as datas de nascimento coincidem.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

ola meu nome é eduardo estou fazendo meu processo de cidadania a tres anos ,ja sei muita coisa sobre isso pois fui eu mesmo quem fez e montou meu processo se alguem quer fazer contatos comigo e so mandar um e mail para webcel@oi.com.br,estou uqerendo alugar um quarto na italia pois tenho que vijar para italia se alguem que more na italia ou tem alguem que posso me ajudar agradeceria muito.

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Caros,

 

Não é possível comprar os bilhetes de trem no site da Trenitalia para quem mora no Brasil. Dá para consultar os horários, mas a compra é reservada só para aqueles que moram na Italia (e talvez na UE).

 

Uma das opções é simplesmente comprar o bilhete diretamente na Italia em qualquer estação de trem.

Quem preferir garantir o bilhete com antecedência, dá uma olhada no artigo sobre o assunto no link:

 

http://www.brasilnaitalia.net/2008/11/passes-de-trem.html

 

Aproveito para recomendar os trens EuroStar que são definitivamente mais rápidos e confortáveis. Por exemplo é possível fazer Roma-Firenze em 1:30 contra 3 horas de carro ou com um trem normal.

Quem optar por trem noturno, não deixe de reservar o seu "posto" (lugar) ou vocês correm o risco de pegar um trem lotado e ter que viajar horas em pé ou sentado no corredor.

 

Boa viagem a todos!

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Membros

oi gente!

obrigada pelas idcas tds são de muito proveito!

vou da Alemanha (frankfurt) p Itália (Tourino) ainda não sei q transporte usar!

alguem pode me dizer qual + barato?

na Itália eu vou de Tourino p:

Milano - 1 Dia

Venezia 1 Dia

Firenze - 1 Dia

Roma - 1 dia

 

este percurso estou n dúvida! se iremos de carro, trem ou onibus... detále: 5 pessoas.

alguem sabe dizer o preço atualda gazolina? aluga-se carro a disel na Itália?

 

conto c a colaboração de quem puder ajudar,

bjs janete

Link para o comentário
  • 4 meses depois...
  • Membros

OI, pessoal !!!!

 

Estou decidindo com minha amiga qual vai ser o meio de transporte no mochilão da europa.....e acredito que vamos fazer de trem. Estávamos pensando em comprar o eurail pass, mas pesquisando os preços das viagens individuais pela Europa estamos vendo que sai em torno de 30 euros a passagem de uma cidade até outra, o que ficaria mto mais em conta do q um eurail saver de 10 dias, no final das contas. Pesquisei Milão-Veneza e saiu por 27,60 euros.

 

Perguntas:

 

1) Vou em setembro: é tranquilo comprar na hora ?

2) Tem q fazer reserva ?

3) vale mesmo mais a pena comprar individual do que com o passe ?

4) Quais são os nomes das estações de trem central nas 2 cidades (milão e veneza)?

 

Obrigada !!! Manu

Link para o comentário
  • Membros

Saudações Emmanuelle!

Antes de tentar responder sua pergunta gostaria de dizer que sou totalmente a favor da sua decisão de não comprar o Europass. Pouquíssima gente consegue economizar com esse pass, sem contar os transtornos. Espero que eu consiga responder adequadamente o que você pergunta.

 

1) Se é tranqüilo comprar na hora: Sim, é muito tranqüilo comprar o bilhete na hora. As estações maiores possuem as máquinas que fazem o bilhete e você pode comprá-los inclusive através do cartão de crédito. Geralmente elas ficam ou na entrada das estações ou então próximas às tradicionais bilheterias, que normalmente estão cheias de gente. Para reconhecer as máquinas, elas se parecem com máquinas de refrigerante com um letreiro escrito "Biglietto veloce". Abaixo uma foto do aparelho:

598d9e56d8e1b_bigliettoveloceIt.JPG.a0fa635b722e949aa9ee6a82f64513d7.JPG

 

2) Se tem que fazer reserva: Em setembro, que não é um mês tão movimentado, pode-se comprar os bilhetes quase que instantaneamente para o próximo trem. Na realidade, à excessão dos que possuem lugar marcado (chamados, na Itália, de Eurostar), o bilhete tem validade de 2 meses para O MESMO TIPO DE TREM. Ou seja, caso você perca o trem, pode pegar o próximo. Além disso, os trens do tipo Frecciarossa (assinalados com um símbolo vermelho no monitor da máquina), que são os melhores por também serem mais rápidos, geralmente têm sua lotação completa antes de 24 horas da partida, sendo assim, caso for comprar esse tipo de passagem, faça com antecedência. Os demais trens normalmente têm lugares mas é sempre bom comprar antes.

 

3) Se vale mais a pena comprar o individual: já respondi sua pergunta, porém, sem contar que o preço não compensa mesmo, tambem porque pode ser que algum trem regional não aceite o europass (o que vai do aeroporto de Malpensa a Milão, por exemplo) e sem contar as filas que se tem que enfrentar para pegar o bilhete nas bilheterias.

 

4) Em Milão, a principal estação se chama MILANO CENTRALE, escrita, normalmente MILANO C. LE. Existem outras duas importantes que são MILANO PORTA GARIBALDI e MILANO CADORNA, a última é aquela na qual chega o trem que vem do aeroporto de Malpensa, sendo necessário tomar o metro para ir à Centrale.

A estação de Veneza que é aquela de Veneza mesmo se chama VENEZIA SANTA LUCIA, escrita, normalmente como VENEZIA SL. Existe também a estação de VENEZIA MESTRE, que é um grande ponto de entroncamento, convergência e baldeação de trens.

 

Bom, e para dar mais uma dica importantíssima, após comprar o bilhete, antes de embarcar, é necessário validar o bilhete. Normalmente, nas plataformas de embarque estão as máquinas para fazê-lo. Basta colocar o bilhete na máquina que ela irá imprimir o horário e o local em que você validou o bilhete. O bilhete, após a validação (em italiano "convalida"), tem validade de 6 horas, para viagens de até 200 km e de 24 horas para viagens com distância superior a 200 km. Validar o bilhete é obrigatório também para os trens com lugares marcados.

convalida_biglietti_sm.jpg.ad656f6e9a0c5638962b25a51098fd0e.jpg

 

Espero ter ajudado. Tenha uma boa viagem!

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...