Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Arquivo - Cidadania Italiana - Procedimentos

Postado
  • Membros

Cidadania Italiana familia Polli

Printed from: Mochileiros.com

Topic URL: topic.asp?TOPIC_ID=9747

Printed on: 19/01/2005

Topic:

Topic author: alepolli

Subject: Cidadania Italiana familia Polli

Posted on: 22/11/2004 14:31:35

Boa Tarde (Para Lamark e outros que puderem me ajudar), estou para dar entrada na minha cidadania Italiana mas estou com dois problemas 1º Estou a procura da certidão de nascimento do meu bisavô que nasceu em Porto Mantovano em Mantova o nome do meu bisavô é Ugo Polli filho de Antônio Polli, alguem poderia me dar uma força na procura deste documento??? E segundo problema é quer a minha Bisavó por ter casado como meu bisavô antes de 1983 e ter pego cidadania italiana automaticamente preciso de ter a certidão de nascimento dela e esta impossivel de achar aqui no Brasil. Pelo que eu li nos emails, se eu der entrada nos documentos pela Italia eu fico livre desta bendita certidão de nascimento da minha Bisavó. Segue abaixo lista de documentos necessárias para tirar cidadania pelo Brasil. Se alguem puder dar uma lida e me falar o que não precisa desta lista de documentos aí na Italia eu agradeço. O meu nome é Alexandre Polli.

Para mais informações me mande email para alepolli@uol.com.br

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA (Só será aceita se estiver completa)

1. Em original sem qualquer legalização ou tradução (estes atos não serão sujeitos à transcrição junto as Prefeituras italianas).

1.1 Registro de Nascimento ("estratto dell'atto di nascita") do ascendente italiano que irá originar a cidadania, emitido pela autoridade civil da cidade onde ocorreu o nascimento (Comune Italiano).

Caso o ascendente tenha nascido quando ainda não existiam os registros civis, apresentar a Certidão de Batismo (ou de Nascimento da igreja) emitido pela autoridade religiosa, com respectivo reconhecimento feito pela Curia, e a carta resposta do Comune atestando que naquela data ainda não existiam registros civis.

1.2 Certidão Negativa de Naturalização, emitida pela Divisão de Naturalização do Ministério da Justiça brasileiro, obtida mediante requerimento (Veja nos anexos modelo de requerimento ao Ministério da Justiça). Nesta certidão deverá constar o nome do ascendente italiano com todas as eventuais variações constantes nos demais registros brasileiros (ex: Giuseppe/José, Giovanni/João e também alterações no sobrenome).

Se o ascendente ainda estiver vivo, é suficiente trazer a Carteira de Identidade para Estrangeiros (R.N.E.), modelo atual ou protocolo de recadastramento. Caso constar que o ascendente tenha se naturalizado, isto não prejudicará o direito à cidadania desde que a naturalização tenha ocorrido após o nascimento dos filhos.

1.3 Se o ascendente casou na Itália, Registro de Casamento emitido pelo Comune italiano ("estratto dell'atto di matrimonio").

2. Documentos de registro civil em original com firma reconhecida e tradução (estes documentos estarão sujeitos à transcrição junto as Prefeituras italianas)

2.1 Certidões de Registro Civil, desde o ascendente italiano até o descendente brasileiro candidato à cidadania. Exemplo: o cidadão italiano emigrou para o Brasil e casou-se aqui, então a documentação brasileira a ser apresentada inicia-se com a Certidão de Casamento. Na seqüência vem a Certidão de Óbito (se for falecido), depois a Certidão de Nascimento do filho nascido no Brasil, então a Certidão de Casamento deste último e assim em seqüência de descendentes até o último interessado. São necessárias ainda as Certidões de Nascimento das esposas que contraíram casamento antes de 27 de abril de 1983, por terem adquirido automaticamente a cidadania italiana pôr casamento com cidadão italiano e portanto devem também ser registradas na Itália.

2.1.1 Todas as certidões deverão ter a firma reconhecida por um Tabelião desta jurisdição consular ou junto ao Ministério das Relações Exteriores - Divisão de Assistência Consular - Esplanada dos Ministérios - Anexo I do Palácio do Itamaraty - Térreo - 70170-900 - Brasília - DF.

2.1.2 Todas as certidões acima referidas deverão ser fornecidas em original com respectiva tradução em língua italiana feita por tradutor (Veja nos anexos Lista de Tradutores fornecida pela Representação) cada uma acompanhada de fotocópia.

2.2 Certidões sobre a situação militar dos pretendentes à cidadania: todos os pretendentes do sexo masculino, com idade entre 18 e 45 anos, deverão fornecer:

(2) duas fotocópias autenticadas frente e verso do seu respectivo certificado Militar de Dispensa, Isenção, Reservista ou da Ativa, acompanhadas de duas vias de tradução feita por um tradutor indicado pela Representação.N.B.

Obs: Antes de iniciar o recolhimento dos documentos necessários, é indispensável conhecer exatamente a localidade de nascimento na Itália do antepassado que poderia transmitir a cidadania italiana. Caso não saiba a localidade exata do nascimento, ou mesmo, se souber apenas a Província ou Região (Estado), não è possível obter a Certidão de Nascimento exigida no ponto 1.1 e portanto não será possível iniciar o processo.

Informa-se ainda que se for necessário para uma análise mais detalhada da documentação poderão ser solicitados outros documentos além daqueles acima mencionados, como por exemplo certificados de inteiro teor ou fotocópia da pagina original do Registro de Nascimento, Casamento e Óbito, certificado de desembarque, etc.

Replies:

Reply author: APOLO.Brasil

Replied on: 28/11/2004 10:03:45

1) se vc sabe o comune do nascimento dos eu ancestral basta enviar uma carta pedindo o documento, com o dados de nascimento(datas, nomes, etc) existem diversos modelos~na WEB, basta enviá-la e esperar chegar sem custos ...se não sabe terá que enviar cartas para várias comunes e províncias para tentar descobrir ou contratar alguém para procurar, não vai conseguir de graça ...vá a lutã! veja sites de Italianos e dicas de pesquisas, mas tudo vc terá que gastar tempo e dinheiro ....

2)sem a documentação nada de cidadania, tem de descobrir, procure em cemitérios, igrejas(geralmente existe um arquivo da curia) e e cartórios, faça buscas, muitos aceitam pesquisas por

telefones ..desde que tenham nomes e datas, senão negativo....

3) Sim, na itália vc não precisa de documentos de conjuges que não estão na sua linha direta de asscendencia ate o seu ancestral italiano ...se for a linha paterna ..não precisa dos doscumentos de nascimento e óbitos ou divórcios .....nem de nenhum óbito ..mas precisará de todos os nascimentos e casamentos , negativa de não naturalização, etc ...nunca vá a Itália sem os documentos completos! lembre-se nunca ..pq lá as coisas podem demorar e vc não pode travbalhar enquanto não conseguir o atessa de cittadinanza (visto de espera de cidadania) ...antes disso tem de arrumar residencia, etc que vai sair em caro...leve pelo menos 2500 a 5000 para esta primeira fase, escolha uma comune boa para faer isso, pois dependendo pode ser mais rápido aqui ...o que demora um mês em uma..pode demorar ano em outras, dependendo de fila, documentação em ordem , etc ...antes de ir tem de legalizar todos os documentos no consulado e dependendo pode levar de 6 a 8 meses(SP e curitiba) ..tem de levar tudo traduzido e sem erros (se houver diferencas de datss e nomes tem de retificar na justiça , leva pelo menos 6 meses ..) ....

[]'s APOLO

• Respostas 1.5k
  • Visualizações 166.7k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros
quote:Originally posted by leticiapd

Originally posted by rawpunk

afinal de contas é necessário ou não levar certidões de óbito?

pq o único documento que eu tenho q retificar, no caso, é 1 óbito.

portanto se for CERTEZA de não precisa, facilita minha vida em 100%.

--------------------------------------------------------------------------------

Ola!!

Nao sao todas as comunes que pedem (Milano e Padova é certeza) ...

Vc ja sabe para qual vc vai?? Se sim, ligue, ou mande um e-mail para a mesma pedindo esta informaçao!! é a melhor maneira de vc ter certeza nesta sua duvida!!!

Abraços

--------------------------------------------------------------------------------

"Não esqueça dos elogios que receber, esqueça as ofenças. E se conseguir isto, me ensine."

Rodrigo Momente

rmomente@gmail.com

www.rmomente.splinder.com

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

id="size1">

Afinal em Padova precisa de óbito??

Pelo que diz no site da cidade nao precisa... e agora?

http://www.comune.padova.it/dettaglio.jsp?tasstipo=E&tassidpadre=292&tassid=320&id=2605

Abraços a todos!id="size3">id="blue">

id="quote">
id="quote">

PADOVA PRECISA DO OBITO SIM

Postado
  • Membros
quote:Originally posted by LuizHCrivelli

Eaí Galera , estou com uma dúvida ... toda minha papelada está datada entre 2000 e 2002 , e eu irei pra Italia em fevereiro de 2006 , vc´s acham melhor eu pegar toda papelada dinovo antes de fazer o reconhecimento de firma dos tabeliões traduzir e legalizar , ou não precisa , pode usar estes mesmo ?

outra coisa .. eu irei pra mantova (cidade do meu tataravô) ainda não sei onde irei morar , mas se alguem quiser dividir um lugar pra morar .. me mandem um email que nós podemos combinar de ir juntos .

id="quote">
id="quote">

Ola Luiz

Ps.: Ela esta mudando de comune!

Escreva para o Comune pedindo infos antes de vc ir!!

Tem uma amiga minha la, e pelo que ela disse la esta muito enrolado para fazer a cidadania, foi trocado o Sindaco e ele nao sabe muito bem fazer o processo .. e isso pode te atrapalhar!!!

Abraços!

Postado
  • Membros

pessoal é assim, minha esposa tem uma FILHA de outro casamento, ela tem todos os documentos p/ fazer o pedido, só falta alguns detalhes; mas ela não qr ir sem a sua filha como devemos proceder? alguem. Eu terei os mesmos beneficios q ela na chegada?

Postado
  • Membros

Marca Da Bolo aumentou ... nao è mais 11.00 ....

Agora custa 14.62id="red">

1 Selo pequeno de 11.00

1 Selo menor ainda de 3.10

1 Selo minusculo de 0.52

Vcs tem que levar esses Tres Selos para a Questura fazer o Permesso di Soggiorno!!

Postado
  • Membros

Pessoal!!

Fui para Milano esta semana ... e tenho dois casos distintos para contar!! .. Afinal, acontecimentos aqui tb è uma forma de "dica" neh!! hehe

Primeiro) Uma amiga minha chegou em Milano no Domingo, foi para o Albergue e tals .... Na segunda ela foi comprar marca da bollo, fazer fotos, seguro e tudo mais como manda o figorino!! Na Terça (ontem) ela amanheceu na fila da questura (chegou umas 06.15 .... Que nao precisa disto .... a Questura para Soggiorno Turistico abre as 14:00 ... vc chegando umas 08:30 da para vc entrar, pegar o formulario e voltar para a fila do soggiorno que começa a se formar por volta deste horario...)

Bom, a questura abriu ... ela entrou ... disse que queria fazer o soggiorno turistico e o cara deu para ela o formulario do soggiorno e uma copia da carta de hopitalidade para preencher .. e o cara ainda disse que sem aquilo ela nao conseguiria!!

(Observaçao: A Carta de Hospitalidade è quando vc nao fica em Hotel/Abergue, pois ai vc nao tera uma recivuta para provar q esta Hospedado ... ai sim precisa da Carta)

Bom, ela voltou correndo para o Albergue (pois acabou se esquecendo disto, que com a recivuta do albergue bastava) e la o rapaz da recepcao confirmou para ela!!

Depois disto, ela voltou para a Questura e se deparou com um comunicado dizendo que a questura nao iria funcionar a tarde por problemas tecnicos ... que para permesso di soggiorno turistico somente na quinta!!

Resumindo ... Ela tera que ficar ate quinta!!

Segundo) Eu estava no Albergue da Juventude de Terça para Quarta e conversando com alguns brasileiros (pois sempre tem varios la ... impressionante .. hehe) e um senhor de meia idade veio falar com a gente ... dizendo que estava perdido, pois na sabe falar nada de italiano ...

Ele chegou naquela tarde, pagou por uma acessoria que prometeu uma residencia para ele ... so que quando foram receber ele no aeroporto disseram que a vaga dele tinha sido dada para outra pessoa, que agora ele tera que esperar no albergue ate arrumarem outra .... e ja pediram a grana dele!!

Bom, o cara nao tem estrutura, esta com pouca grana, nao sabe falar italiano ... nem preciso dizer o quanto ele estava desesperado!!

-----

Gente ... Cuidado com acessores ... E nao venham para ca sem saber falar italiano ou ingles!!

Abraços!

Postado
  • Membros
quote:Originally posted by LuizHCrivelli

Eaí Galera , estou com uma dúvida ... toda minha papelada está datada entre 2000 e 2002 , e eu irei pra Italia em fevereiro de 2006 , vc´s acham melhor eu pegar toda papelada dinovo antes de fazer o reconhecimento de firma dos tabeliões traduzir e legalizar , ou não precisa , pode usar estes mesmo ?

outra coisa .. eu irei pra mantova (cidade do meu tataravô) ainda não sei onde irei morar , mas se alguem quiser dividir um lugar pra morar .. me mandem um email que nós podemos combinar de ir juntos .

id="quote">
id="quote">

Pois é, Luiz, e ae? Tá querendo alguém pra dividir despesa?! Então manda o e-mail pro endereço que lhe forneci acima. Tô pretendendo ir pra Mantova também. Se vc já achou um camarada, ao menos me comunique.

Valeu.

Postado
  • Membros

Olá a Todos!!!

Estamos sabendo que alguns usuários estão usando o Site Mochileiros.com para fazer proganda indevida através de PM e e-mail!!!

Caso você ja tenha recebido, ou esta recebendo algum tipo de PM ou e-mail com propagandas/anuncios (conhecidos também como spans), Por Favor comunique, se preferir, me mande uma PM ou e-mail com o nome do Usuário e o conteudo da propaganda!!!!

Agradecemos a Atenção de Todos.

Abraços!

Postado
  • Membros
quote:Originally posted by rawpunk

quote:Originally posted by leticiapd

Originally posted by rawpunk

afinal de contas é necessário ou não levar certidões de óbito?

pq o único documento que eu tenho q retificar, no caso, é 1 óbito.

portanto se for CERTEZA de não precisa, facilita minha vida em 100%.

Ola!!

Nao sao todas as comunes que pedem (Milano e Padova é certeza) ...

Vc ja sabe para qual vc vai?? Se sim, ligue, ou mande um e-mail para a mesma pedindo esta informaçao!! é a melhor maneira de vc ter certeza nesta sua duvida!!!

Abraços

"Não esqueça dos elogios que receber, esqueça as ofenças. E se conseguir isto, me ensine."

Rodrigo Momente

rmomente@gmail.com

www.rmomente.splinder.com

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

id="size1">

Afinal em Padova precisa de óbito??

Pelo que diz no site da cidade nao precisa... e agora?

http://www.comune.padova.it/dettaglio.jsp?tasstipo=E&tassidpadre=292&tassid=320&id=2605

Abraços a todos!

id="size3">id="blue">

id="quote">
id="quote">

Na dúvida leve tudo. Como dizem as pessoas por aqui.

É isso que você vai ler... [:D]

id="quote">id="quote">

Ola Thiago ....

Bom, sobre o cometario de "na duvida leve tudo" ... eu ainda apoio!

Mas, existem varias formas de saber quais docs na realidade o comune pede, uma è ligando para o comune e pedindo a informaçao ou enviar um e.mail!!!!

Abraços!

Postado
  • Membros

alguem pode me responder quanto tenho que levar em euro para fazer minha cidadania + ou - por conta propria.

Postado
  • Membros

Bosco!!

é uma pergunta complicada ... depende de onde vc vai, como vai morar, o quanto esta disposto a economizar e passar vontade as vezes de alguma coisa, se fala italiano, se onde vc vai ja tem alguem q possa te dar algumas dicas (nao sobre cidadania, sobre a cidade mesmo...) .... mas algo em torno de 2500 / 3000euros è uma quantia razoavel para vc vir sozinho

Abraços!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.