Ir para conteúdo

Arquivo - Cidadania Italiana - Procedimentos


Posts Recomendados

  • Membros

Primeiramente gostaria de agradecer pela resposta! Agora tenho outra dúvida, sou obrigada a ficar na Itália durante o processo de cidadania ou posso por exemplo, ficar em outro país aqui na Europa mesmo. Se essa pergunta já tiver sido respondida, só me falar a página q está. Obrigado e aproveito para desejar um FELIZ NATAL!!

Link para o comentário
  • Respostas 1.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

Mack .... ja foi respondido sim, mas nao me lembro a pagina .. hehe

 

Bom, vc pode sim esperar em outro pais, ir para o Brasil, ficar aqui ... ir para onde quiser!!!

 

Mas, antes de sair daqui da Italia faça a troca de permesso para o de "Attesa", assim nao tera problemas quando voltar para ca. E na saida no aeroporto diga que vc voltara em breve!!!

 

Feliz Natal a Todos!!!

Link para o comentário
  • Membros de Honra
quote:Originally posted by Rod.Mar

 

Mack .... ja foi respondido sim, mas nao me lembro a pagina .. hehe

 

Bom, vc pode sim esperar em outro pais, ir para o Brasil, ficar aqui ... ir para onde quiser!!!

 

Mas, antes de sair daqui da Italia faça a troca de permesso para o de "Attesa", assim nao tera problemas quando voltar para ca. E na saida no aeroporto diga que vc voltara em breve!!!

 

Feliz Natal a Todos!!!


id="quote">
id="quote">

 

Pois é, a idéia é essa. Devem ser efetivamente saídas de pouca duração.

 

Eu recomendo que só saia da IT se for MUIIITO necessário.

 

Há muitas pesssoas que BURLAM a residência, apenas fazem formalmente. MAS não residem na IT. Vão para outra cidade da Europa, sobretudo Londres.

 

Não sei se é seu caso.

 

FELIZ NATAL a todos.

 

ROD, um abração.

 

Estou feliz de ter feito tantos 'amigos' aqui no fórum.

 

Wagner, RJ

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Galera ....

 

Essa de Burlar a residencia realmente è comum ... mas os italianos nao sao bestas, e agora o que esta acontecendo è que no meio do processo o vigile passa novamente (nao em todos os casos e cidades claro), e se vc nao esta la eles te dao um prazo pequeno para comparecer no comune ... se nao ... Adeus a Pratica!!!!

Muito cuidado com isto ... ja que vc esta vindo para ser reconhecido como cidadao Italiano procure ficar na Italia, aprenda a lingua, os costumes, a cultura ... afinal ... VC è ITALIANO!!!

 

Eu conheci uma pessoa que ficou aqui durante toda a Pratica de reconhecimento (Ps.: Digam PRATICA aqui na Italia, pois Processo aqui quer dizer somente processo judicial, ou seja, quando vc esta sendo acusado de algo ou acusando), e esta pessoa nem se deu ao "luxo" de aprender Italiano ... Acontece que quando ela foi sair do pais o policial falou em italiano com ela, e ela respondeu que nao sabia falar italiano, apenas ingles .... o policial, em italiano, disse que era ridiculo isto, como um ITALIANO nao fala Italiano.

 

Nas cidades grandes, onde as praticas de reconhecimento sao mais corriqueiras, nòs italo-brasilianos ja estamos sendo mal vistos, justamente por atitudes como esta, ou seja, eles ja perceberam que muitissimos vem para ca, fazem a pratica (que gera custo para a Italia com certidoes, codice fiscale, vigile para ir ver a residencia, funcionario no comune e tals) e poucos ficam aqui para contribuir com as taxas e impostos!!! Ate aqui no paese que moro na provincia de Vicenza me disseram isto no comune ... Que muitos vem para ca so para pegar o passaporte e ir para Londres ... e ja nem fazem questao de ajudar, se tiver um errinho mandam fazer outro documento.

 

Cabe a Nòs Mesmos mudar esta imagem negativa que estamos gerando ... Se cada um fizer sua parte, acredito que conseguiremos!!!

 

Abraços

 

UM FELIZ NATAL A TODOS!id="red">

OBRIGADO A TODOS QUE AJUDARAM ESTE FORUM A SE TORNAR TAO COMPLETO QUANTO ESTA, COM DICAS VALIOSAS E SERIAS.

 

Peço desculpas a quem deixei de responder algum e.mail ou scrap, infelizmente nao posso atender ou responder a todos, mas faço sempre o possivel ...

 

Wagner, um Abraçao, quando vier para a Italia "dimmi" ...

 

Abraços!!

Link para o comentário
  • Membros de Honra
quote:Originally posted by patrix

 

Valeu pela resposta Wagner! Vamos esperar pra ver no que dá... mas será que nao existe nada que possamos fazer? tipo um abaixo assinado...

 

Feliz natal a todos! Beijos


id="quote">
id="quote">

 

RODRIGO, pode deixar que te digo sim, será um prazer.

 

Patrix, não há nada mesmo o que se fazer.

 

Esse prazo foi estabelecido e DIVULGADO há alguns anos (vou confirmar, mas foi em '2000_e_pouco') mesmo sabendo que, infelizmente, há famílias que não conseguiram apresentar seus processos no tempo.

 

Wagner, RJ.

Link para o comentário
  • Membros

Vamos ver se entendi se o meu Permesso di Attesa di Cittadinanza vier com o carimbo carimbo Vietato Lavoro, ai com certeza não poderei trabalhar, mas se não vier este carimbo pode ser que eu consiga ou pode ser que não, isso depende da comune, esta correto minha afirmação.

 

A questão de demorar em Milão tudo bem eu compreendo pq´por ser uma cidade maior deve haver muitos processos, mas pelo que me falaram com esse Permesso di Attesa di Cittadinanza muitos conseguem emprego em Milão, diferente de outras cidades como Bergamo que vc não pode trabalhar.

 

No seu caso Rod MAr vc conseguiu, mas qual comune vc esta, e o processo ai é demorado, alugar casa e mais facil?

 

Obrigado a todos que esclarecem minhas duvidas

Link para o comentário
  • Membros de Honra
quote:Originally posted by ledomingos

 

Vamos ver se entendi se o meu Permesso di Attesa di Cittadinanza vier com o carimbo carimbo Vietato Lavoro, ai com certeza não poderei trabalhar, mas se não vier este carimbo pode ser que eu consiga ou pode ser que não, isso depende da comune, esta correto minha afirmação.

 


id="quote">
id="quote">

 

Isso mesmo Leo.

 

Com o carimbo, não há nenhuma possibilidade.

Sem o carimbo, pode ser que você consiga trabalgar regularizado DEPENDENDO de onde esteja.

 

Esse Permesso não é claro e definitivo em relação ao trabalho.

A praxe é que o trabalho com ou sem o carimbo é proibido.

 

Uma solução é confirmar com pessoas CONFIÁVEIS que estão vivendo isso na prático no comune onde você vai residir.

 

Sem querer ser chato, há muitas pessoas que não gostam e não querem ouvir isso que digo sobre a regulamentação desse Permesso.

Preferem se basear em: "sei de um caso assim assado".

 

Casos isolados não representam nada, acredite no que disse sobre a peculiaridade desse permesso e procure mais informações sobre como é na prática no comune de destino seu.

-----

 

Prefira dizer O comune. Não há equivalente dessa palavra em português, então ná há o que adaptar.

Se em IT, é IL comune, devemos dizer O comune em PORT.

 

Wagner, RJ

Link para o comentário
  • Membros

essa historia de sair da italia durante a prática está me rendendo dor de cabeça - não tinha como eu esperar o visto de attesa pois este está marcado para 31 de maio!!!! e eu entrei com o pedido em 20 de outubro - agora estou no brasil - por diversas razões, incluindo problemas de saude - e o vigile passou na minha residencia em treviso e diz ter suspendido minha pratica até que eu compareça.. sei que terei de ir o quanto antes, mas sem esperaça de que a cidadania saia em seguida, por razoes já connhecidas no caso de treviso.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...