Ir para conteúdo

Arquivo - Cidadania Italiana - Procedimentos


Posts Recomendados

  • Membros

Alguém sabe me dizer que depois de conseguimos a cidadania podemos trabalhar em qualquer orgao publico na Italia como podemos no Brasil? Mais uma coisa quanto tempo tá demorando mais ou menos o processo de retificaçao de certidoes, pois o meu já está no forum há 04 meses e nao saiu nada..

Grazie!!!

Link para o comentário
  • Respostas 1.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra
quote:Originally posted by nevianii

 

Alguém sabe me dizer que depois de conseguimos a cidadania podemos trabalhar em qualquer orgao publico na Italia como podemos no Brasil? Mais uma coisa quanto tempo tá demorando mais ou menos o processo de retificaçao de certidoes, pois o meu já está no forum há 04 meses e nao saiu nada..

Grazie!!!


id="quote">
id="quote">

 

Sim, após a cidadania ser reconhecida a pessoa é italiana para TODO e qualquer direito. Não há diferença legal entre um italiano nascido na IT e um nascido no estrangeiro.

 

O que haverá é uma diferença cultural, que agora, na sua vida na IT será mudada, articulada com a sociedada italiana, portanto há que saber falar perfeitamente a língua etc.

 

O processo de retificaçãod depende de cada região. Os processos maiores que envolvem advogados e Tribunal geralmente demoram mesmo.

4 meses está no tempo ainda.

 

Wagner Maiolino, RJ

Link para o comentário
  • Membros

Olá Pessoal

 

Há algum tempo descobri este forum sobre cidadania italiana e esta é a primeira vez que escrevo. Gostaria de saber quanto tempo demora p/sair o permesso di soggiorno turismo em Milano, pois estive numa cidade que demora uns 3 meses o que me impossibilitou de continuar na Italia e fazer a residencia.

Aguardo resposta

Grazie mille!

Link para o comentário
  • Membros

Sobre a fila das legalizações em SP ta mais ou menos 6 meses, e em BH um conhecido meu legalizou em 2 semanas e parece que o pessoal do consulado de lá é muito mais atencioso do que em SP !!!

 

Meu processo de retificação durou +ou- 5 meses e ainda estão enviando os oficios para os cartórios, os primeiros oficios o pessoal do forum mandou tudo errado ,, vai se burro !!! isso só me fez perder tempo e fiquei ligando que nem loco nos cartórios !!!

Link para o comentário
  • Membros
quote:Originally posted by Myla

 

Olá Pessoal

 

Há algum tempo descobri este forum sobre cidadania italiana e esta é a primeira vez que escrevo. Gostaria de saber quanto tempo demora p/sair o permesso di soggiorno turismo em Milano, pois estive numa cidade que demora uns 3 meses o que me impossibilitou de continuar na Italia e fazer a residencia.

Aguardo resposta

Grazie mille!

 

 


id="quote">
id="quote">

 

permesso di soggiorno em Milano sai, no máximo, em 2 dias.

geralmente sai na hora, mas há relatos de pessoas que foram e receberam uma senha para voltar no dia seguinte e retirar seu permesso.

 

isso é oq eu sei.

Link para o comentário
  • Membros

Boa tarde,

Hoje pela manha liguei no consulado em Curitiba para saber sobre legalizações e fui informado que elas seriam feitas somente ate quarta feira, apos isto estariam suspensas. Questionei a pessoa que me atendeu e ela me disse que mesmo com residencia na Italia, elas nao seriam feitas mais, e que eu deveria me informar com o comune se eles fazem o processo sem legalizar. Pessoal! sera que eu entendi errado? Se alguem souber de algo me ajude nesta duvida.

Obrigado

Link para o comentário
  • Membros

Ola Pessoal!

Agradeço a resposta sobre o permesso di soggiorno a Milano.

Tenho uma outra duvida, quando alguem da nossa familia já tem cidadania italiana que foi feita no Consulado em SP há algum tempo e agora outro membro da familia quer fazer a sua cidadania diretamente na Italia, qual è o procedimento? Deve-se ir ao Consulado e pegar os documentos dos ancestrais? Ou solicitar algum tipo de documento dizendo que tal familia já possui a cidadania italiana e levar este pra Italia junto com os documentos do requerente?

Por favor, não sei como fazer neste caso.

Agradeço desde já a atenção dispensada

Myla

Link para o comentário
  • Membros
quote:Originally posted by Myla

 

Ola Pessoal!

Agradeço a resposta sobre o permesso di soggiorno a Milano.

Tenho uma outra duvida, quando alguem da nossa familia já tem cidadania italiana que foi feita no Consulado em SP há algum tempo e agora outro membro da familia quer fazer a sua cidadania diretamente na Italia, qual è o procedimento? Deve-se ir ao Consulado e pegar os documentos dos ancestrais? Ou solicitar algum tipo de documento dizendo que tal familia já possui a cidadania italiana e levar este pra Italia junto com os documentos do requerente?

Por favor, não sei como fazer neste caso.

Agradeço desde já a atenção dispensada

Myla


id="quote">
id="quote">

 

é o seguinte...

 

como já foi dito, nada da "pasta" de parentes é aproveitada.

oq vc pode aproveitar serão as transcrições (vide posts acima sobre transcrições), pois os documentos apresentados no consulado de SP foram transcritos no comune de origem da família. se for esse o seu caso, peça os estrattos relativos ao que vc irá usar em seu processo.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Topico Agrupadoid="red">

Topic author: maklitzke

Subject: Tambem quero a minha cidadania!!!!

Posted on: 12/01/2006 12:37:31

Message:

 

Ola, gente!!!

Primeiro de tudo, esse site e o maximo!!!

O tanto de informacoes reunidas aqui, demoraria com certeza muito tempo para conseguir em outros lugares!!!

Bom, eu sou mais uma em busca da minha cidadania italiana.

To em Londres... e to planejando ir pra Italia, em set/out.

Ja tenho toda a documentacao, so tenho algumas duvidas...

Primeiro, a familia da minha mae que e italiana, so que eu nao tenho o sobrenome dela. Me falaram que nao e preciso eu retificar o meu nome, que a cidadania vai ser provada pela arvore genealogica. So queria checar isso mesmo com vcs... pra nao dar nenhum problema mais tarde!!!! Outra coisa, qto a negativa de naturalizacao... nao entendo muito bem, como que eu faco pra pedi-la??? E sempre em Brasilia... ou tenho acesso em outros lugares??? So pra constar, estou fazendo por SP.

E mais uma ultima duvida... por Firenze ser uma cidade grande, entra no mesmo caso de Roma e Milao, um lugar nao tao indicado pra realizar o processo??? E que tenho amigos la! E qto a Bologna???

Bom, muito, muito obrigada pela ajuda de vcs desde ja!

E parabens pelo site.

Marcela

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Ola Marcela!!

 

bom vamos la.

 

 

Quanto a vc nao ter o nome da familia da sua mae, nao se preocupe, isso nao te dara nenhum problema quanto ao reconhecimento do seu direito a cidadania, eles realmente fazem pela arvore.

 

A Negativa de Naturalizaçao ate onde tenho conhecimento vc requere em Brasilia somente, entre no topico Links Uteis que eu deixei la um link do Ministerio da Justiça, onde tem o modelo da carta de requerimento. Nao entendi o que vc quiz dizer sobre "estar fazendo em Sao Paulo, seria as legalizaçoes??

 

Quanto a Firenze eu nao recomendaria para fazer seu processo la nao, ao menos nao na cidade, nas cidadezinhas ao redor talvez seja agil. Digo isto pq varias pessoas ja me disseram que la esta demorado!! Quanto a Bologna nao sei te dizer nada infelizmente!!!

 

bom, te desejo Sorte!!

 

Abraços!

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...