Ir para conteúdo

Arquivo - Cidadania Italiana - Procedimentos


Posts Recomendados

  • Membros

Ola pessoal.

Primeiro quero parabenizar ao criador deste forum. Li todos os posts (levei alguns dias, rs). Otimo Trabalho. Já estou com todos os docs prontos. Só tenho uma duvida: A Certidão Negativa de Naturalização foi requerida por uma prima. Será que nao posso mesmo usar utilizar este documento? Li q teria q enviar uma copia dela junto com o formulario e as copias necessarias. Isso agilizaria o processo de re-emissão. Vou ter q passar pela mesma peregrinação... tradutor, embaixada? E gastar mais? Pois eles ja estao traduzidos e legalizados.

A outra questão é a Mancata Renuncia. Tenho documentos emitidos no Paraná, São Paulo e Minas Gerais. Foram legalizados no Vice-Consulado em Ribeirao Preto e na Embaixada da Italia em Brasilia, onde moro atualmente. Em qual representaçõe diplomatica o comune vai fazer o pedido da mancata?

E outra coisa. Li que muita gente pede permesso di soggiorno turistico em Milano, por sair no mesmo dia. So que teria q entrar com o pedido em uma cidade pequena proxima, por ser mais rapido e depois voltar para Milão pra trocar de permesso. Meu bisavô eh de Trevenzuolo, provincia de Verona. Não seria melhor pedir lá? Ou demoraria muito?

Estou planejando ir para a IT em Julho deste ano, mas ainda nao decidi em qual comune vou dar entrada. Ja me falaram q Ravenna eh bom, será? Bem, aguardo resposta. Valeu pela atenção.

Abbracci.

Marcio

Link para o comentário
  • Respostas 1.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

A minha certidao negativa de naturalizaçao, vem com o nome do meu avõ e o nome do advogado que fez o pedido para mim no MJ, no e-mail que eu passei ao comune di Mantova tirando outras duvidas além dessa, me informaram que nao teria problemas pois o que importa é comprovar que seu ascendente nao se naturalizou... se isso servir de inf. para alguém...

Link para o comentário
  • Membros de Honra
quote:Originally posted by Revolucionario

 

Ola pessoal.

Primeiro quero parabenizar ao criador deste forum. Li todos os posts (levei alguns dias, rs). Otimo Trabalho. Já estou com todos os docs prontos. Só tenho uma duvida: A Certidão Negativa de Naturalização foi requerida por uma prima. Será que nao posso mesmo usar utilizar este documento? Li q teria q enviar uma copia dela junto com o formulario e as copias necessarias. Isso agilizaria o processo de re-emissão. Vou ter q passar pela mesma peregrinação... tradutor, embaixada? E gastar mais? Pois eles ja estao traduzidos e legalizados.

A outra questão é a Mancata Renuncia. Tenho documentos emitidos no Paraná, São Paulo e Minas Gerais. Foram legalizados no Vice-Consulado em Ribeirao Preto e na Embaixada da Italia em Brasilia, onde moro atualmente. Em qual representaçõe diplomatica o comune vai fazer o pedido da mancata?

E outra coisa. Li que muita gente pede permesso di soggiorno turistico em Milano, por sair no mesmo dia. So que teria q entrar com o pedido em uma cidade pequena proxima, por ser mais rapido e depois voltar para Milão pra trocar de permesso. Meu bisavô eh de Trevenzuolo, provincia de Verona. Não seria melhor pedir lá? Ou demoraria muito?

Estou planejando ir para a IT em Julho deste ano, mas ainda nao decidi em qual comune vou dar entrada. Ja me falaram q Ravenna eh bom, será? Bem, aguardo resposta. Valeu pela atenção.

Abbracci.

Marcio


id="quote">
id="quote">

 

Ola Marcio...

 

bom, vamos la .. heheheh

 

Quanto a vc usar uma Certidao Negativa em que o requerente consta sua prima vai depender do Comune ... alguns aceitam outros nao .... vc poderia enviar um e.mail para o comune que deseja perguntando sobre isto ... Mas, se fosse eu (e como vc ainda tem um tempo habil para isto) eu pediria uma nova, afinal vc gastaria a mais somente uma traduçao e uma legalizaçao, e isto pode te facilitar muito aqui.

 

O fato de vc ter docs emitidos por varias regioes do Brasil nao influencia sobre onde irao pedir a Mancata ... esta sera pedida no consulado italiano responsavel pela cidade em que vc nasceu e seus ascendentes (Ex: Se vc nasceu em Sao Paulo e seu ascendente em Belo Horizonte irao pedir a mancata nos consulados de Sao Paulo e de Minas Gerais)

 

Acho que vc confundiu um pouco as coisas sobre requerer o permesso em Milano ... alguns preferem requerer o de Turismo la (eu tb fiz) pq sai no dia, mas vc pode ir para qualquer outra comune e fazer todo o resto da pratica la ... e quando vc for trocar o permesso para attesa nao precisara mais voltar para milano, e sim na questura da cidade que vc escolheu!!

 

O comune de Verona (nao a Provincia de Verona) estava parado para cidadania pq alguns brasileiros estavam "trabalhando" com cidadania e passando docs falsos ... envie um e.mail ou ligue para o comune que vc quer e pergunte como esta a agilidade da pratica por la!!!

 

Abraços e Boa Sorte!!!

Link para o comentário
  • Membros
quote:Originally posted by rferri

 

Oi pessoal, gostaria de saber se alguém possui um modelinho de carta para que eu possa pedir a CERTIDÃO DE CASAMENTO dos meus avós na Italia. O consulato disponibiliza apenas o modelinho para pedido de certidão de nascimento e não casamento.

 

Desde já agradeço!

abs.


id="quote">
id="quote">

 

Se ninguém ainda te passou o modelo, pode me enviar um e-mail que eu te ajudo:

mborto@zipmail.com.br

Link para o comentário
  • Membros

Rawpunk !!! Bom primeiro houve um erro de interpretação ...

A resoluçao do consulado quando se refere q os passaportes emitidos apartir de 26/10/05 são obrigatóriso o porte do visto .

Isso quer dizer para italianos residentes no brasil , no qual o passaporte ainda naum é do modelo novo , leitura ótica e foto digital.

Para italianos residentes em território italiano , com o passaporte ja no novo padrão emitidos pelas Delegacias de Polícia ("Questura") de Roma, Milano, Napoli, Palermo e Cagliari.

Ainda sim gozão do direito de entrar em território americano sem o visto .

 

http://www.italconsul.org.br/bilingue/pag/popaviso/aviso_passaporte_pt.htm

 

 

ABRAÇO A TODOS

Link para o comentário
  • Membros
quote:Originally posted by Darlan_AFC

 

Rawpunk !!! Bom primeiro houve um erro de interpretação ...

A resoluçao do consulado quando se refere q os passaportes emitidos apartir de 26/10/05 são obrigatóriso o porte do visto .

Isso quer dizer para italianos residentes no brasil , no qual o passaporte ainda naum é do modelo novo , leitura ótica e foto digital.

Para italianos residentes em território italiano , com o passaporte ja no novo padrão emitidos pelas Delegacias de Polícia ("Questura") de Roma, Milano, Napoli, Palermo e Cagliari.

Ainda sim gozão do direito de entrar em território americano sem o visto .

 

http://www.italconsul.org.br/bilingue/pag/popaviso/aviso_passaporte_pt.htm

 

 

ABRAÇO A TODOS


id="quote">
id="quote">

 

não houve erro de interpretação.

é exatamente isso que vc falou.

mas como eu já disse, não adianta se apegar a detalhes e aumentar a esperança de pessoas que queriam o passaporte de cidadão italianos para entrar nos EUA sem precisar de visto.

 

tanto é que todas cidades citadas (tirando Palermo, que eu não tenho informações) estão abarrotadas de processos de cidadania, isto é, para se fazer o processo de cidadania e pegar o respectivo passaporte digitalizado nestas cidades calcula-se um tempo de + ou - 9 meses.

 

coincidência, não?

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Galera ....

 

Pelo que sei as questuras estao fazendo o passaporte novo (nestas citadas e incula Venezia e padova tb) somente para pessoas que provem que realmente vao para os EUA, se nao esta saindo o antigo ainda ....

E para provar tem que ser a passagem comprada, so a reserva nao esta valendo!!

 

Abraços!

Link para o comentário
  • Membros

Ola Rodrigo

 

Primeiro, muito obrigado por ter me respondido tao rapido. Já decidi, vou solicitar uma nova negativa de naturalização. Ja providenciei e envio o formulario e as copias hj mesmo. A mulher q me atendeu depois de horas de ligaçoes caidas me disse q demora algo em torno de 60 dias. A tradução e a legalização, por sorte de ser em Brasilia, saem em no maximo em duas semanas. Eh melhor assim.

Quanto a questao do permesso, que bom q vc clareou a minha mente. Caracas! Desculpa a confusão. Ja pensou no quanto eu gastaria nessas indas e vindas? Pelo que ando lendo quanto mais economia melhor. Vou fazer meu permesso turistico em Milano e depois vou para o comune do meu bisa. Vou enviar um e-mail para la com algumas perguntas relativas a pratica.

Quanto a questão da Mancata, hum... acho q vai demorar. Pois, eu e meu pai somos paranaenses(Paranavaí e Apucarana), meus avos são paulistas(Ribeirão dos Índios) e minha mãe q nao tem descendencia é de Itamarandiba-MG. O comune te informa em qual lugar vai pedir a mancata?

Enfim, valeu mesmo pelas dicas. Te desejo sucesso ai. In bocca al luppo, creppe il luppo! (Minha professoressa me ensinou, rs)

Abbracci

Marcio

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...