Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Cidadania Italiana - Perguntas e Respostas

Postado
  • Membros

[info]Antes de formular sua pergunta leia o tópico sobre procedimentos para solicitar a sua cidadania Processo e consulte também o nosso arquivo talvez encontre sua resposta por lá Arquivo[/info]

• Respostas 161
  • Visualizações 62.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Casamento é obrigatória, óbito depende do Consulado. No de SP não precisa do óbito, mas alguns lugares pedem, então é melhor se informar diretamente com eles.

Me passa o nome e os dados que você já possui da certidão de casamento que precisa.

Sobre o tempo, varia. Mas costuma levar de 8 a 10 anos.

Uma solução para conseguir isso mais rápido e não ter que ir à Itália, é fazer através da Via Materna, já ouviu falar?

Teoricamente, não é permitido reconhecimento de cidadania quando tem alguma mulher na linha de ascendência, e o filho (a) desta mulher nasceu antes de 1948.

Caso você tenha a documentação através de uma linha que tem mulher, e que o filho dela nasceu antes de 48, você pode entrar com pedido de reconhecimento judicial.

Aí precisa contratar um advogado italiano. O processo dura aproximadamente 6 meses. Esses dias eu falei com um advogado italiano e ele cobrava 1900 euros pelo processo + 600 euros de gastos, e aí pode entrar 10 pessoas no processo (desde que sejam os mesmos documentos).

Ficou complicado de entender, né? Mas dá uma pesquisada em "cidadania italiana via materna" no google, acho que é melhor =)

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Fátima,

Desculpe a demora, tive uma reunião com uma assessoria para tirar algumas dúvidas.

Comentaram que sem a certidão de casamento, eu teria que fazer o processo via judicial, onde um advogado iria me representar na Itália.

No meu caso, não seria via Materna, então nem estou me baseando na lei.

Por ter os documentos incompletos, foi aconselhado desta forma, mas o valor é :shock::shock::shock: !!!

O tempo em média, de 2 a 5 anos, ao menos isto deu uma animada.. ::otemo:: , porém, as chances de conseguir vai depender da "boa vontade" de quem avaliar o caso.

Você conhece alguém que tenha um passado por um caso semelhante, e que tenha conseguido a cidadania ?

O valor é altissimo, e as chances de sucesso variam demais, pode-se dizer 50% / 50%, sendo otimista ::hãã2:: .

Obrigado.

Postado
  • Membros

Gerson, passe aqui os dados que você já possui que eu tento te ajudar a achar esse casamento.

Mas olha, não sie o preço que estão te cobrando. Mas, já que está caro, se eu fosse você, pegava a linha que tem alguma mulher no meio e fazia a cidadania via materna. Custa aproximadamente 2 mil euros, mas com até 10 pessoas no mesmo processo e sai em aproximadamente 5 meses.

Postado
  • Membros

Olá! Finalizei a busca pelos meus documentos e já estão todos legalizados e traduzidos pelo consulado de Porto Alegre. O próximo passo é ir para a Itália finalizar o processo. Minha grande dúvida neste momento é: ir sozinho ou contratar assessoria? A ideia desde o início seria ir por conta porém não consegui nenhuma referência para que eu pudesse me sentir um pouco mais seguro para ir independente, pois meu italiano é básico. Contudo, os preços oferecidos pelas empresas fogem completamente do meu orçamento. Gostaria de saber relatos de pessoas que optaram em fazer sozinhas e quais dificuldades encontraram, qual comune que deram entrada no processo e qual o tempo que levou. Agradeço antecipadamente. Quem já passou por esta experiência sabe que qualquer ajuda e/ou informação neste momento é valida!

Postado
  • Membros

Entra num grupo no Facebook chamado "Cidadania Italiana - Área Livre!!!", lá tem todas as informações que você precisa e centenas de pessoas que fizeram o processo na Itália.

Postado
  • Membros

Epa!

Estamos montando um grupo para fazer o processo sozinhos na Itália, porque por assessoria é muito caro. O orçamento por conta ficaria 50% mais barato que o de um assessor.

Mês que vem estaremos indo se as passagens ficarem mais baratas, haha. Quando eu obtiver minha cidadania feita por conta própria, tentarei ajudar todos.

Abraços!

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Oi pessoal,

Alguém tem alguma dica de assessoria para ajuda na cidadania, até gostaria de fazer sozinho, mas não tenho tempo hábil para ficar durante todo o processo, precisarei da assessoria para terminar o processo por procuração. Alguém com essa experiencia para me ajudar?

Já estou com toda a documentação em mãos, só falta leva-las no consulado de SP e efetuar a tradução.

Obrigado,

Leonardo Murati

Postado
  • Membros

Leo, primeiro traduz, depois agenda para levar ao consulado.

Sobre assessoria, entra no grupo que passei acima que lá tem um arquivo com recomendações de assessores.

Postado
  • Membros

Bom Leo...

Primeiro traduzir, se no seu caso não precisar retificar nenhuma certidão. Depois agenda na www.vfsglobal.com/italia/brasil , e espera marcar a data para legalização no consulado. Depois que o consulado devolver as certidões, ai que você está livre para ir.

Tem inúmeros assessores bons e eficazes. Não vou citar nomes aqui, porque no face tem um grupo que já tem vários assessores ótimos.

O grupo: https://www.facebook.com/groups/arealivrecidadania/

Tem tudo que você precisa. Os assessores mais procurados estão citados no grupo, mas, vale muito a pena pesquisar, até mesmo dentro do grupo, pois você consegue muitas vezes um diferencial de 1000 euros.

Buona Giornata!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.