Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Serra Catarinense - Urubici, São Joaquim e Bom Jardim da Serra - Julho/2012

Postado
  • Membros

[align=justify]Olá mochileiros!, quero acrescentar uma ótima experiência e poder colaborar com outros tantos aventureiros que me ajudaram por aqui. ::cool:::'>

Roteiro: Florianópolis - Urubici - São Joaquim - Bom Jardim da Serra - Florianópolis

Atrações Vistas:

Urubici: Serra do Corvo Branco, Cascata do Véu da Noiva, Morro da Igreja e Morro do Campestre.

São Joaquim: Belvedere de São Joaquim, Praça da Matriz, Museu e Mirante das Auracárias.

Bom Jardim da Serra: Exposição de Serra Sulista, Mirante da Serra do Rio do Rastro e Usina Eólica.

Sou manauara e atualmente resido em Florianópolis, aproveitei meu recesso na universidade para fazer uma pequena trip de 3 dias, 20 a 22 de Julho, visitando as principais e mais frias cidades da Serra Catarinense: Urubici, São Joaquim e Bom Jardim da Serra; e acredito que em três dias consegui aproveitar e ver as principais atrações dessas cidades (claro que tem bem mais). A alta temporada nessa região é dada no inverno, quando existe a possibilidade de nevar entre os meses de Julho a Setembro e contém a presença constante de frio alcançando a marca negativa no termômetro nos dias mais frios da temporada.

[col]20121007095137.jpg|[/col]

Dia 1 – Indo para Urubici

A viagem começou partindo de Florianópolis, fui acompanhado da minha namorada e fomos de carro. O primeiro destino é Urubici que dista 160km da capital, usamos a BR-282 saindo de Floripa e depois entramos na SC-430.

Chegamos em Urubici por volta das 13horas e nos direcionamos logo para o Centro de Atendimento ao Turista obter as informações dos principais pontos e pegarmos também mapas e folhetos sobre a região, em seguida almoçamos num restaurante próximo e saímos já umas 14h30, como o dia tava ficando curto, partimos para a primeira e única atração do dia: Serra do Corvo Branco. Todas as atrações da cidade ficam na margem de rodovias ou em torno dela e se distanciam no máximo uns 30km do centro da cidade, a qual conta com uma dezena de atrações, mas selecionei as 4 mais tradicionais e grandiosas para visitar.

Na SC-439, tem 4 atrações que podem ser visitadas (visitei 3), iniciei na Serra do Corvo Branco que possui o maior corte em rocha arenítica do Brasil, 90 metros, e também possui dois pontos de observações com panoramas deslumbrantes.

[col]20121007095827.jpg|[/col]

quando voltamos já eram umas 17h00, e o sol enfraquecia, então deixamos as outras atrações para o dia seguinte para termos melhores vistas. Procuramos um lugar barato para nos hospedar, encontramos uma pousada de colonos que cobrava 50 reais a diária por pessoa com café da manhã incluso, esse preço está em conta pra região, pois os hotéis lá são meio salgados e é escasso de área de camping e albergues (apesar que rola sim de acampar a deriva e mais fácil ainda em períodos menos frios, sei que há 1 albergue em Urubici).

Nos abrigamos na pousada da família Beckhauser, fomos informados que existe um projeto de acolhimento dos colonos havendo várias pousadas desse tipo em Urubici, a estadia foi ótima, a pousada bem preparada nas suas minúcias, os donos são pessoas muito agradáveis e receptivas, no próprio terreno da casa tem um museu para exposição de ferramentas e objetos antigos remanescentes da época de chegada e ocupação da família no fim do século XIX.

[col]20121007100949.jpg|[/col]

Dia 2 – Urubici / São Joaquim

Os termômetros registraram -2oC durante a madrugada ::Cold:: , e amanheceu com um pouquinho de geada, visível ainda no vidro do carro.

[col]20121007101019.jpg|[/col]

A primeira atração do dia foi uma cascata de 62 metros de altura localizada num caminho que ramifica a partir da SC-439, a cascata recorda a forma de um véu branco, característica esta que batiza o nome Cascata Véu da Noiva, a entrada custa 2 reais, a queda fica no caminho da nossa próxima e mais cobiçada atração, Morro da Igreja. Por logística você pode visitar a cascata tanto na ida como na volta, mas aconselho-os a verem antes até para ainda não estarem estupefatos com o encanto do morro e não apreciar direito a ida na cascata.

[col]20121007124807.jpg|[/col]

[col]20121007124834.jpg|[/col]

O Morro da Igreja, 1822m de altitude, é o ponto habitável mais alto do sul e também o mais frio, no topo do morro tem uma base militar. A beleza de lá é irradiante e resplandece entre as cadeias de montanhas e o horizonte estendido. De lá também é possível notar a Pedra Furada, ouvi dizer que é possível alcançá-la, mas é obrigatório o acompanhamento de um guia.

[col]20121007124956.jpg|[/col]

[col]20121007124901.jpg|[/col]

[col]20121007125140.jpg|[/col]

Saindo do morro e retornando pela SC-439, chegamos ao centro da cidade e depois percorremos 8km de estrada de chão até o Morro do Campestre, uma formação rochosa de 1340m acima do nível do mar, digna de belas paisagens, o acesso é feito pela entrada de uma propriedade particular e sendo cobrado o valor de 5 reais, após isso você subirá o morro por uma estrada meio esburacada de chão junto à montanha, no entanto fiz o caminho com um fiat 1.0 e consegui chegar até o topo do morro, caso não consigas, podes deixar o carro no sítio e ir caminhando uns 30 minutos, Do topo é possível admirar bem a região.

Saindo da cidade retornamos para o centro e acessamos a via SC-430, logo no início há um belvedere de Urubici, onde é possível avistar toda a cidade central cercada pelas montanhas. Depois seguimos para São Joaquim a 60km de distância.

[col]20121007125254.jpg|[/col]

[col]20121007125259.jpg|[/col]

[col]20121007125309.jpg|[/col]

[col]20121007125316.jpg|[/col]

A entrada em São Joaquim já chama atenção com alguns monumentos, que ressaltam as características e raízes da formação da cidade mais fria do Brasil, capital nacional da maçã, e de fundadores tropeiros.

Procuramos a central de atendimento ao turista e ficamos sabendo das atrações, nenhuma nos chamou tanta atenção como as de Urubici, mas visitamos alguns pontos turísticos e centrais da cidade: como a praça do centro na frente da igreja matriz, e o Belvedere da cidade; esse último, achei o lugar meio descuidado até por ser um grande chamariz, mas mesmo assim o ponto foi legal. Por fim, anoitecia e precisávamos de um lugar para dormir, fomos então para pousada "São Joaquim" na rua lateral à margem da igreja matriz a uns 200 metros, pousada de uma senhora de 80 anos descendentes de colonos e muito hospitaleira, nos custou 50 reais por pessoa com direito a um delicioso café da manhã.

[col]20121007125537.jpg|[/col]

[col]20121007125508.jpg|[/col]

[col]20121007125516.jpg|[/col]

[col]20121007125530.jpg|[/col]

Dia 3 – São Joaquim/Bom Jardim da Serra

Pela manhã aproveitamos para ver o restante das atrações que nos interessavam. O museu da cidade, que é pequeno, porém tem alguns objetos e fotos bem antigas e curiosas, uns são relacionados diretamente com a cultura local, outros só por serem antiguidades, o museu é de visitação curta. Numa das entradas da cidade, há o mirante das Araucárias. Após isso, partimos para Bom Jardim da Serra, acesso pela SC-430 e SC-438, trecho de 70km.

[col]20121007125813.jpg|[/col]

A chegada foi a tarde em Bom Jardim da Serra e mesmo assim foi possível dar uma rápida passada pelas nossas atrações de interesse: Rio da Cascata Barrinha, Mirante da Serra do Rio do Rastro e Usina Eólica.

Em Bom Jardim não conseguimos atendimento ao turista, mas para compensar, participamos de uma exposição sobre a biodiversidade serrana sulista, achei bem montado, nos foi concebido uma apresentação geral por uns 30 minutos. Ao lado dessa convenção é visto a passagem da queda do rio da cidade.

A maior beleza que a cidade guarda é o mirante da Serra do Rio do Rastro que também é de tirar o fôlego como o morro da Igreja, dizem que em épocas de céu limpo é possível avistar o mar litorâneo de SC, que fica a mais de 100km. Há também a imagem da rodovia que chama bastante atenção por um formato descomunal contornando uma mirabolante cadeia montanhosa em mais de 200 curvas. O lugar é fantástico e também dá para caminhar ao lado de um cânion enquanto observa a serra.

Antes de encarar a estrada da Serra do Rio do Rastro, teve uma última parada, um complexo de 62 aerogeradores da usina eólica local, tive que pagar 10 reais por pessoa para ingressar no local, e sinceramente queria muito conhecer melhor, mas só pude acessar uma pequena área e avistar uns 10 aerogeradores e não tinha nenhum acompanhamento nem material informativo e divulgador sobre o lugar... fiz a visita por uns 30 minutos e voltei para encarar a estrada serrana e voltar para Florianópolis pela BR-101.

[col]20121007131045.jpg|[/col]

[col]20121007131102.jpg|[/col]

[col]20121007131052.jpg|[/col]

[col]20121007131057.jpg|[/col]

[col]20121007131037.jpg|[/col]

Observações Gerais: Vale ressaltar que em todas as cidades fomos bem recebidos, e os cidadãos que encontramos e conversamos eram bem dispostos e hospitaleiros, as cidades também possuem uma desenvoltura rural com grande tradição de colonos e são pequenas com populações que não superam os 20.000 habitantes. As refeições pelo caminho foram apetitosas e em conta, pelo roteiro existem vários restaurantes que atendem à buffet livre com valores entre 10 a 15 reais.

Valeu Pessoal! Espero que tenham apreciado a leitura e que seja útil a vocês!. ::otemo::[/align]

Abraços,

Rafael Toledo

Editado por Rafael Toledo

• Respostas 31
  • Visualizações 20.3k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

... continuação ...

SEGUNDA PARTE: SERRA GAÚCHA - NÃO CONVENCIONAL / BELEZAS NATURAIS

Opção 2

Se achar que radicalizei na opção 1 (turismo rural, caminhada, cavalgada... + estrada de chão batido de 36 Km... :mrgreen: ) deixo esta segunda opção, mais light.

Dando por encerrado o roteiro sugerido para a Serra Catarinense (acima), partindo de Bom Jardim da Serra (opção mais racional dentro da ideia que sugeri) descer pela Serra do Rio do Rastro de carro, como dito por si só um passeio emocionante. Passando pelo município de Lauro Müller, seguir por Siderópolis, Criciúma, Sombrio e São Francisco de Paula, pelas SC-438, SC-447, BR-101, RS-486 (Rota do Sol) e RS-020 (veja o mapa do trecho sugerido aqui). Nessa opção serão cerca de 280 Km de deslocamento, sempre por asfalto, em cerca de 4:30 horas de percurso. O trecho final de 32 Km pela RS-020 entre São Francisco de Paula (Tainhas) e Cambará do Sul, apesar de pavimentado, quando passei por ele em 2010 não estava em boas condições, apresentando muitos trechos com irregularidades.

:arrow:Em Cambará do Sul, sua base para esta segunda opção do roteiro formatado, você estará numa cidade pequena, também sem atrativos urbanos dignos de nota. Chegará aqui no final do 7º dia do roteiro completo, o que lhe deixa ainda 2 dias inteiros para conhecer a área. A cidade neste caso já oferece estrutura turística mais aprimorada em relação à São José dos Ausentes, o que se nota pela gastronomia (restaurantes), mas são as interações com as belezas naturais que prevalecem, como na opção 1. Os atrativos principais também são todos afastados do "centro" da cidade, obrigando a algum deslocamento por estradas de terra, aqui mais conservadas. Os atrativos imperdíveis da região são: 1) Cânions dos Parques Nacionais da Serra Geral (a) e dos Aparados da Serra (b) - Itaimbezinho, Fortaleza e Malacara, só para citar os principais. A visitação dos parques obedece a horários e condições rigorosas, informar-se antes na região e planejar as visitas, que ocupam ambas um bom dia de atividades, com caminhada e passeios - sugiro conhecer ambos, fazendo todas as trilhas possíveis, a pé; 2) Lajeado das Margaridas, um recanto bucólico às margens do Rio Camisas, com formações de pequenas quedas d'água, a cerca de 12 Km do centro da cidade; 3) Cachoeira dos Venâncios, próxima a Jaquirana, cerca de 23 Km do centro de Cambará; 4) Cachoeira do Passo do "S" e Passo do "S", onde o Rio Tainhas forma um grande lajeado de cerca de 80 m e é possível atravessá-lo de carro ou à cavalo, a cerca de 38 Km do centro de Cambará do Sul, na cidade de Jaquirana. As pousadas e fazendas da região costumam organizar cavalgadas e outros passeios pela região, sem grande expressão. Uma opção interessante é conhecer a produção de artesanato local em algumas lojinhas no centro, bem como produtos derivados do mel. Com uma sobra de tempo e disposição, ou se estiverem enjoados de tanto amdar na borda de cânions pelo alto :mrgreen: , especialmente se contar com apoio de alguma agência na região e o tempo estiver favorável (calor), recomendo ainda a Trilha do Rio do Boi, na qual se acessa o interior do Cânion Itaimbezinho (por baixo), partindo da cidade de Praia Grande. Verifique.

Hospedagem: Na região também predominam os hotéis fazenda e as acomodações em chalés. Sugiro estas: Cambará Eco Hotel; Estalagem da Colina; Pousada Corucacas; Pousada Paraíso, Brisa dos Cânions e a Pousada Pôr do Sol. Há várias outras opções mas estas eu conheci e recomendo sem medo, com preços bem razoáveis.

Gastronomia: Existem alguns restaurantes com bons pratos, desde o comercial buffet no almoço até pratos mais elaborados, com trutas e massas. Destaque para: Disabore Pizzaria e Restaurante; Pizza Retrô; Galpão Costaneira, que serve comidas típicas; a Cantina Menegolla; Zuppa Sopas e o Casarão Galeteria, com seus deliciosos filés de truta grelhados - todos no centro da cidade, próximos uns dos outros. Nâo são as únicas opções de alimentação mas foram as que lembrei por alguma particularidade boa.

Agências: Aqui uma agência poderá lhe prestar bons serviços, tanto na organização dos passeios aos cânions como nos deslocamentos entre os diferentes atrativos, tendo em vista as distâncias a serem percorridas por estradas de terra. Na cidade as mais conceituadas são a Adventure Aparados, a Cânion Turismo e a Cânions Tur.

Desta forma encerraria o roteiro no 9º ou 10º dia, dependendo do horário de embarque, podendo voar de volta de Porto Alegre (cerca de 180 Km), o que seria o mais lógico. Voltando a Floripa seriam 330 Km de estrada...

É isso! Espero ter ajudado, ou ao menos ter lhe dado algumas ideias para formatar um roteiro diferente e sair do lugar comum...

Abraço!

Postado
  • Membros

Getúlio,

Muito obrigado pela sua resposta, completíssima. Vou estudá-la com muita calma e montar o roteiro. Vou colocando aqui pra gente ir discutindo.

Nem agente de turismo faz uma descrição tão completa!

Sds,

Postado
  • Membros

Olá Arcoverde,

Qualquer dúvida posta aqui mesmo. Assim fica disponível para outras pessoas em consultas posteriores, caso alguém mais se interesse por estes roteiros. Assim vamos "afinando-os"...

Abraço!

• 4 semanas depois...
Postado
  • Membros
Olá Arcoverde,

Qualquer dúvida posta aqui mesmo. Assim fica disponível para outras pessoas em consultas posteriores, caso alguém mais se interesse por estes roteiros. Assim vamos "afinando-os"...

Abraço!

Grande Getúlio,

Não esqueci de retornar pra gente afinar aqui um roteiro legal pra agosto. O negócio que apareceu uma viagem agora no início de março, vou ter que ir a Recife/PE, e aproveitarei uns dias de folga pra conhecer uma parte do Rio Grande do Norte que não conheço, que é o trecho de Touros até Macau. Tou utilizando aqui o fórum pra pesquisar mais sobre esta região específica, como já conheço boa parte do RN fica mais fácil. Mas na hora que eu terminar a programação desta viagem, quero definir logo meu roteiro aí no sul, tô precisando do frio. O calor do NE é bom, mas o ano todo tá difícil!

Sds,

Postado
  • Membros

Grande Getúlio,

Não esqueci de retornar pra gente afinar aqui um roteiro legal pra agosto. O negócio que apareceu uma viagem agora no início de março, vou ter que ir a Recife/PE, e aproveitarei uns dias de folga pra conhecer uma parte do Rio Grande do Norte que não conheço, que é o trecho de Touros até Macau. Tou utilizando aqui o fórum pra pesquisar mais sobre esta região específica, como já conheço boa parte do RN fica mais fácil. Mas na hora que eu terminar a programação desta viagem, quero definir logo meu roteiro aí no sul, tô precisando do frio. O calor do NE é bom, mas o ano todo tá difícil!

Sds,

Beleza Arcoverde!

Estaremos aqui!

Sds!

• 3 meses depois...
Postado
  • Membros

Olá Getúlio!

Gostaria de me aproveitar da tua boa vontade e excelente conhecimento da área para pegar algumas dicas!

Saímos de Porto Alegre num sábado de manhã cedinho, e chegar por meio dia em São Joaquim ou Urubici. Neste dia conhecer o Mirante da Serra do Corvo Branco e o Morro da Igreja.

Nesse dia queremos ver se tem algo mais para ver em São Joaquim ou São José dos Ausentes (podemos parar no caminho).

Dormiremos em qualquer uma dessas três cidades, o que ficar melhor.

No domingo de manhã. até metade da tarde queremos passear pelas cidades, incluindo Bom Jardim da Serra. Assim como a esposa do nosso amigo, eu também quero ficar no Rio do Rastro Eco Resort (que é uma boa, pois está na boca da descida). Nesta tarde queremos aproveitar a área do resort e ir no Mirante da Serra que fica bem pertinho.

Dormimos neste lugar.

Na segunda de manhã descemos a serra do rio do rastro e voltamos para Porto Alegre.

Se puderes me ajudar com este roteiro eu agradeço muito. Minhas dúvidas principais.

- Ao ir para lá, pretendia seguir o trecho Porto Alegre-Taquara-Bom Jesus - São Joaquim - Uribici, mas não sei se esse trecho é asfaltado e a estrada é boa. E o google maps me sugere ir pela 101 e subir a serra do Corvo Branco. Não sei se este caminho é melhor ou pior. O que achas?

- Neste primeiro dia o que nos sugere visitar? Somos acelerados, então podemos ver várias coisas num dia :P

- Onde acha melhor dormirmos nesse dia para facilitar a logística no dia seguinte?

- No domingo o que podemos incluir no roteiro pela manhã?

-Há atrações em São josé dos Ausentes?

- Qual o melhor horário para descermos a Serra do Rio do Rastro em função da visibilidade? Sabes quais as melhores chances?

Desde já, MUITO OBRIGADA!!

Postado
  • Membros

Acabei de ler o que tu tinhas escrito sobre a parte não asfaltada, na primeira leitura passou batido. Vamos de Fiesta ou Xsara Picasso, será que vai, caso esse seja o melhor caminho? Eu também li em algum lugar que subir a serra do corvo branco era meio ruim... E aí não sei se subo a serra que é ruim ou vou pela estrada ruim...

Ah, mais uma informação: nós podemos sair sexta de tarde e daí teremos sábado inteiro lá, eu não tinha previsto isso para poupar uma noite de hospedagem, mas podemos fazer para incluir mais coisas no passeio.

Pelas minhas leituras, não tem muuuuuitas coisas para ver. Apesar de gostarmos de trilhas e indiadas, esse não é o foco dessa viagem, queremos descansar conhecendo umas vistas bonitas.

Obrigada!!

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Oi Mila!

Perdoe, mas só vi hoje tua mensagem...

Como tu não falou em que período iria viajar, pergunto: já fez a viagem? Se ainda não e tiver interesse em alguma informação extra me avise. Não entendi bem o que você quis dizer com estrada ruim x serra ruim...

Abraço!

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Oi!

Acabei de voltar, mas mesmo assim obrigada pela disposição.

Fomos pela Serra do Corvo Branco e voltamos pelo Rio do Rastro.!

Abraço

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros
Oi!

Acabei de voltar, mas mesmo assim obrigada pela disposição.

Fomos pela Serra do Corvo Branco e voltamos pelo Rio do Rastro.!

Abraço

Desculpa me intrometer na conversa, mas como estavam as estradas? Deu pra ir no carro pequeno mesmo?

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.