Ir para conteúdo

Ajuda com roteiro de viagem - Julho/Agosto de 2013


Posts Recomendados

  • Membros

Primeiramente gostaria de dizer que sou nova aqui e, apesar de ter lido os tópicos introdutórios, ainda posso cometer alguma cagada.

Então, esse roteiro que vou postar é como um rascunho do rascunho. Não tenho datas exatas, somente sei que o mochilão todo ocorrerá durante o mês de Julho e o começo de Agosto de 2013 (totalizando 35 dias). Queria uma opinião na quantidade de dias em cada lugar (e sim, eu já reservei um mínimo de 3 dias pra cada lugar, com exceção da Floresta Negra)e no meio de transporte (penso em fazer tudo de trem, comprando um Global Pass, mas estou aberta a sugestões) principalmente, mas também aceito sugestões de lugares pra visitar, albergues para ficar e qualquer recomendação do gênero "prefira esta cidade a essa".

Sim, eu sei que este roteiro está um tanto vago, mas é a primeira viagem que eu planejo (quase) inteiramente sozinha. Apesar do meu pai ser meu acompanhante de viagem (eu tenho 14 anos, não julguem ;D) ele não está sendo de grande ajuda no quesito planejamento.

Mais uma coisa: a última parte da viagem (PORTUGAL) é fixa. É que eu vou encontrar minha família na aldeia em que meu avô nasceu, por isso preciso dos 5 dias.

Sem mais delongas, aqui vai (em ordem):

 

HOLANDA - AMSTERDÃ (4 dias)

ALEMANHA - FLORESTA NEGRA/FRIBURGO (2 dias) e BERLIM (3/4 dias)

REP. TCHECA - PRAGA (3/4 dias)

ITÁLIA - VENEZA (3 dias) e ROMA (3 dias)

ESPANHA - BARCELONA (3/4 dias) e MADRI (3 dias)

PORTUGAL - LISBOA (5 dias)

 

Caso desejem ter uma visualização melhor, montei o mapa no Google Maps:

 

https://maps.google.com.br/maps?saddr=Amsterdam,+The+Netherlands&daddr=Floresta+Negra,+Alemanha+to:Berlin,+Germany+to:Prague,+Czech+Republic+to:Veneza,+It%C3%A1lia+to:Rome,+Province+of+Rome,+Italy+to:Barcelona,+Spain+to:Madrid,+Spain+to:Lisboa,+Portugal&hl=en&ie=UTF8&sll=45.552525,3.735352&sspn=18.737566,28.256836&geocode=FSgbHwMdwLFKAClVd5qUtT_GRzGNr8C3TP0AZg%3BFfxk4QId-vx8AClt0Bj23s2QRzGua52HmgIiLQ%3BFQNhIQMdi4_MACkBWQM_N06oRzFwO15bRiAhBA%3BFZIX_AIdqU3cACmLeXAJnJMLRzGQQBZmD68ABA%3BFU9ftQIde-u7ACmJPdbx2rF-RzEvEJK98Majew%3BFcpdfwId5iK-ACm7jpL5lmEvEzE4bmWTBncPuQ%3BFY2HdwIdPxwhACn1KO0mcZikEjEwA6Qh4PoABA%3BFbO1aAIdh4nH_ynJZjc4fShCDTF9mVDtwJxGrQ%3BFbPmTgIdrGF0_yk78-RhGjMZDTHQNpDkvesABA&t=m&z=5

 

Minha maior preocupação é o tempo de viagem entre os lugares... Vocês acham que escolhi lugares muito longe uns dos outros?

 

Então, é isso aí. Desculpem-me mais uma vez pela falta de detalhes.

Agredeço a todos que decidirem contribuir com o tópico.

Link para o comentário
  • Respostas 30
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

Oi!

 

Sim, acho que voce escolheu cidades muito distantes. Mas parabens por ter feito o mapa!

 

Uma sugestao poderia ser cortar Italia e Wspanha e aproveitar mais o trecho entre Amsterdam e Praga, conhecendo mais o onterior da Alemanha. Depois, pegaria um voo de Praga a Lisboa para ir a aldeia do sei avo.

 

Que tal?

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Bem-vinda ao fórum. 14 anos, acho que você será eleita a caçula do fórum, hehe.

 

Você é mais uma vítima do marketing das cidades grandes. De tanto ler sempre os mesmos roteiros, vou fazer em breve um post sugerindo cidades diferentes, para mostrar que há vida fora das capitais. Quem sabe isso não muda um pouco.

 

Eu faria como sugeriu o Colormundi. Tem muita coisa interessante entre as grandes cidades, não é preciso viajar milhares de quilômetros pela Europa quando há coisas que podem ser igualmente interessantes logo ali, há poucos quilômetros.

 

Mas, se prosseguir com o roteiro, ao menos o tempo está razoavelmente bem distribuído, o que já é um ponto positivo em relação a muito marmanjo aqui no fórum ... parabéns pela pesquisa.

Link para o comentário
  • Membros

Obrigada por terem respondido!

 

Com certeza vou considerar as recomendações, pesquisar (muito) mais e ler mais sobre os arredores.

Marcos, com certeza sou vítima do marketing de uma forma ou de outra, mas também sofro de uma paixão crônica por cidades grandes. Adoro os prédios altos e sou fanática pelo metrô (sério mesmo, aqui em SP eu pego o metrô e fico andando de um lugar para outro, sem destino). Por isso mesmo, não sei se as cidades menores seriam interessantes para mim, principalmente considerando que esse é o meu primeiro mochilão.

 

ColorMundi e Marcos (e qualquer outra pessoa que esteja lendo isso e queira ajudar), vocês tem algumas sugestões sobre outras cidades que seriam interessantes? Acham que se eu cortar um dos países (Itália ou Espanha) já daria pra aproveitar mais? E qual dos dois países vocês acham que seria melhor cortar (opinião pessoal, só pra eu ter uma ideia)?

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Bem, se você tem paixão por cidades assim, acho que a coisa muda de figura. Você vai gostar bastante de Paris e Londres. O metrô de Paris é pra voltar pro Brasil deprimido, pois dá de 10 no nosso. Em Paris, não deixe de ir a La Defense, que parece se encaixar no que você disse.

 

As cidades menores se destacam pela arquitetura antiga e bonita, além da harmonia com a natureza. Mas não possuem a energia e o toque moderno das grandes cidades. Eu gosto um pouco de cada, então procuro fazer sempre um equilíbrio entre as duas. Mas no seu caso talvez as cidades do roteiro original já sejam suficientes, com as vilas da Floresta Negra dando algum contraste.

 

Eu não costumo opinar para cortar nada, pois gosto é uma coisa pessoal. Apenas me limito a dizer que certas opções são tão distantes e podem dar certa dor de cabeça na logística. Então as 4 primeiras capitais estão razoavelmente próximas. O resto está lá na outra ponta da Europa. Não é impossível de fazer, muita gente faz, mas você terá que pegar vários vôos e isso costuma ter suas desvantagens. Eu costumo montar meus roteiros para fazer de trem o máximo que der. Viajar dessa forma na Europa é muito agradável, uma experiência que você não tem por aqui.

 

Nos links da minha assinatura você terá informação suficiente para ter uma base. No tópico "dias em cada lugar" eu falo das opções mais comuns próximas dessas grandes cidades e quantos dias em cada. Aí você pesquisa sobre cada uma delas e vê o que acha.

Link para o comentário
  • Membros

Olha, caso tu queira "suavizar" os deslocamentos entre as cidades para não ser forçada a fazer os trajetos de Avião, eu acho que tem algumas sugestões que poderiam te ajudar, lá vao:

 

 

se você reparar bem, no seu mapa, entre os pontos A, B, C, D a rota faz meio que um zigue zague entre as cidades. Descendo de Amsterdã para Floresta Negra, depois subindoo para Berlim e descendo para Praga...

 

O que poderia ser trocado seria remover Berlim e incluir Munich e arredores ou Salzburg e arredores entre a Floresta Negra e Praga ou incluir Viena entre Praga e Veneza.

Outra alternativa seria tirar Floresta Negra e adicionar Munique ou Viena entre Praga e Veneza.

 

Obviamente, existem n opções diferentes, mas acho que essas regiões se encaixam no que você descreveu gostar (Te entendo, adoro andar de Metrô em SP, e olha que fico 2h espremido sem poder nem mover meus braços direitos no trem e no metro todo dia só no caminho do serviço p/ casa hahahha). Se quiser, dá uma olhada nesses lugares que te falei e veja se eles lugares ou outros naquele trecho entre o Sul da Alemanha, Áustria e Suiça tem coisas que possam te interessar tanto ao ponto de que tu acabe por alterar teu roteiro.

 

De qualquer forma, o roteiro que você planejou não é impossível de ser feito e acho que você teria que sair do trem p/ o Aéreo só nos trechos entre Praga e Veneza e Roma e Barcelona.

 

Desculpa se falei demais e nao falei nada xD

Link para o comentário
  • Membros

Marcos, obrigada pelas dicas. O negócio é que, na verdade, eu já fui pra Paris e fiquei 10 dias por lá, hospedada na casa da minha família que fica em... La Defense! E com certeza eu voltei um tanto desiludida com o nosso metrô. Quero dizer, eles tem CONTAGEM REGRESSIVA pro metrô chegar!! Por algum motivo eu acho que isso não funcionaria muito bem por aqui... Por isso eu decidi não incluir no roteiro, já que eu só quero passar por lugares que ainda não conheço.

 

Ir pra Londres é minha viagem dos sonhos, por isso estou sempre lendo sobre a cidade e, de tanto pesquisar e me apaixonar platonicamente, acho que só conseguiria visitar os lugares que eu quero em, no mínimo, 10 dias :S.

 

Obrigada pela dica do link, esse eu ainda não tinha visto (falha minha)! Só uma pergunta: Cesky Krumlov e Kutna Hora valem realmente a pena?

Link para o comentário
  • Membros

Obrigada você também fejohnson !

 

Bem, digamos que só troco Berlim em último caso, mas a sua sugestão de trocar a Floresta Negra por Viena com certeza com certeza é válida.

 

Hhahaha bom encontrar alguém que me entende! A maioria das pessoas quando ouve isso fica me olhando com uma cara de "de que hospício você fugiu?". E vou dar mais uma olhada sim, principalmente na Áustria, já que meu pai disse que tem muita vontade de conhecer.

 

Minha ideia inicial era fazer o trecho PRAGA-VENEZA de trem mesmo, já que aviões pra esse trecho são mais difíceis, e fazer ROMA-BARCELONA de avião. Mas eu ainda tô meio preocupada, por que ainda não entendi direito como funciona o sistema dos trens e meu medo é que os trajetos de X lugar para Y não sejam tão comuns quanto eu pensava.

 

Nada, suas dicas foram bem úteis.

Link para o comentário
  • Membros

Cesky Krumlov é fantástica, é um sonho meu beem antigo de conhecer. Tanto que está incluida no meu roteiro desde o primeiro segundo que decidi passar por Praga, e Kutna Hora é o sonho de consumo da minha namorada... não sei se acho isso legal ou assustador xD

 

Realmente, dependendo do dia da semana fica bem difícil fazer esse trecho de avião. Tem 2 empres que operam vôos diretos entre Praga e Veneza, que são:

 

Wizz Air (Praga/Treviso), com vôos nas terças e sábados.

Air One ou Alitalia, com vôos nas segundas, sextas e domingos.

 

No meu caso, tive sorte pois faria esse deslocamento justamente em um domingo e consegui comprar passagens no site brasileiro da Alitalia à 90 e poucos reais. :D

 

Caso você faça esse trecho mesmo, e coincida com um desses dias, você não precisará fazer o trajeto de trem (pelo que andei pesquisando, seria mais em conta ir de trem de Praga até Viena e pegar outro trem de Viena até Veneza). Os trens saem de Praga p/ Viena praticamente a cada hora e a viagem dura entre 4 e 6 horas, dependendo se o trem for direto ou tu tiver que trocar de trem em alguma outra cidade como Bratislava.

 

De Viena P/ Veneza, compensa pegar um trem noturno, já que a viagem é acima de 8h se pegar um trem ao longo e de 11h se for noturno. Aparentemente saem uns 4 por noite de Viena em média.

 

De Berlim p/ Praga, tem trem noturno também que sai todos os dias.

 

Se quiser pesquisar mais sobre as possibilidades de deslocamento de trens, vê esses links ó:

http://www.bahn.de/i/view/USA/en/index.shtml (companhia de trens da Alemanha)

http://www.cd.cz/en/default.htm (cia de trens da Rep Checa)

http://www.oebb.at/ (cia de trens da Áustria)

http://www.trenitalia.com/ (cia de trens Italiana)

 

Boa diversão tentando entender as explicações sobre os trens em tcheco hahahahaha

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Ah, você já foi a Paris. Bem, então não há o que discutir. Quanto ao metrô, eu também gosto de usar, embora prefira trem. Mas no Rio os metrôs são cheios demais.

 

Não fui ainda à República Tcheca, mas está em um roteiro que tenho pronto, com alguma possibilidade de fazer no ano que vem se mudarmos de ideia quanto Turquia e Grécia. Mesmo não tendo ido, não tenho dúvidas de que o lugar é imperdível para mim. Vi vídeos, fotos, relatos. E ainda tem o Google Street View disponível. Já Kutná-Hora, eu tenho curiosidade, mas minha esposa não gosta dessas coisas. Então to deixando de fora.

 

Tem mais coisas por lá que eu não citei, como castelos e campos de concentração. Se for a praia de vocês, vale a pena pesquisar.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...