Ir para conteúdo

Europa - 16 dias

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Olá, estou planejando uma viagem para o início de fevereiro de 2013 e queria visitar principalmente o leste europeu. Conversando com amigos, pensei no seguinte roteiro:

Roma

Veneza

Ljutljana

Zagreb

Budapeste

Bratislava

Viena

Praga

A ideia é fazer todo o percurso de trem e em 16 dias... Já pesquisei os horários de trem e a duração do percurso entre cada cidade, calculei mais ou menos 2 dias dentro do trem... Sobrariam então 14 dias, mas to bem em duvida em como distribui-los... Alguém que já viajou pra esses lugares pode me ajudar?

• Membros
Postado

[...]

A ideia é fazer todo o percurso de trem e em 16 dias... Já pesquisei os horários de trem e a duração do percurso entre cada cidade, calculei mais ou menos 2 dias dentro do trem... Sobrariam então 14 dias, mas to bem em duvida em como distribui-los... Alguém que já viajou pra esses lugares pode me ajudar?

Tatiane,

Concodo com o Color Mundi.

E tem outra coisa, você diz que calculou todos os tempos dos trajetos e que esse tempo seria equivalente a 2 dias, e assim te sobraria 14 dias. Mas não é bem assim. O tempo perdido no deslocamento não conta apenas o tempo do trajeto (de trem, avião, ônibus). O tempo que você perde é bem maior: arrumar a mala/mochila, fazer check-out no hotel/hostel, se deslocar até a estação/aereoporto, check-in e embarque no avião, deslocamento da estação/aeroporto até o hotel da próxima cidade, check-in no novo hotel ... Brincando assim você já perde pelo menos mais duas horas nesse deslocamento (isso se for de trem, porque se for de avião o tempo necessário é bem maior).

Além disso, não dá para contar esse tempo de deslocamento em "dias corridos" (somando cada hora do deslocamento e depois totalizar em "dias"). Na verdade, a cada deslocamento entre cidades, você praticamente perde meio dia ou até mesmo mais. Lembre-se que no inverno na Europa, os dias são mais curtos e então, de repente, você vai ter realmente um dia perdido a cada deslocamento.

Para contar o tempo exato que eu terei em cada cidade dos roteiros que eu planejo, eu já desconto de saída do período total da viagem um dia para cada deslocamento. O que sobra, eu distribuio entre as cidades pretendidas. Se fica muito apertado, eu corto algumas cidades. Por exemplo, para minha próxima viagem, por conta de diversos deslocamentos que eu iria fazer, eu acabei cortando Bruxelas, Amsterdã e Haia. Talvez essas cidades se encaixariam até melhor no meu roteiro, pela proximidade de Londres e Paris, mas basicamente, eu não tenho um interesse tão grande nessas três cidades como eu tenho em relação a Viena, Praga e Berlim e então, eu cortei sem piedade....

Abs,

Cris

• Colaboradores
Postado

[...]

E tem outra coisa, você diz que calculou todos os tempos dos trajetos e que esse tempo seria equivalente a 2 dias, e assim te sobraria 14 dias. Mas não é bem assim. O tempo perdido no deslocamento não conta apenas o tempo do trajeto (de trem, avião, ônibus). O tempo que você perde é bem maior: arrumar a mala/mochila, fazer check-out no hotel/hostel, se deslocar até a estação/aereoporto, check-in e embarque no avião, deslocamento da estação/aeroporto até o hotel da próxima cidade, check-in no novo hotel ... Brincando assim você já perde pelo menos mais duas horas nesse deslocamento (isso se for de trem, porque se for de avião o tempo necessário é bem maior).

Além disso, não dá para contar esse tempo de deslocamento em "dias corridos" (somando cada hora do deslocamento e depois totalizar em "dias"). Na verdade, a cada deslocamento entre cidades, você praticamente perde meio dia ou até mesmo mais. Lembre-se que no inverno na Europa, os dias são mais curtos e então, de repente, você vai ter realmente um dia perdido a cada deslocamento.

E dormir? Você planeja dormir durante a sua viagem?

• Membros
Postado

Pois é Criskeune, lendo o seu comentário e conversando com mais pessoas, percebi que realmente é impossível fazer o roteiro que planejei em 16 dias... Acho que por ser o meu primeiro mochilão, me equivoquei um pouco nessa questão de tempo mesmo... Agora to decidindo o que fazer, não sei se consigo aumentar o período da viagem pra 21 dias pra não ter que cortar tantas cidades, ou se vou ter que cortar pelo menos umas 3, 4... De qualquer forma, obrigada pela ajuda. Vou continuar pensando no que fazer aqui e atualizo o roteiro quando tiver decidido :D

• Membros de Honra
Postado

2 dias dentro do trem em 16 dias significa gastar 15 % da viagem só se deslocando, sem aproveitar os lugares (sem contar os imprevistos). Definitivamente não é razoável.

21 dias ainda é pouco, pois basicamente você só tá fazendo capitais. O certo mesmo é pensar em número de noites e não dias. Exclua a da chegada. Divida este número pelo número de cidades grandes no seu roteiro. Se a conta der menos de 4 para cada (ou seja, 3 dias completos e o que sobrar é deslocamento), via de regra há algo de errado com seu roteiro. Para as mega cidades em termos de turismo, como Paris e Londres, mais uma noite em cada.

Falo com mais detalhes sobre isso em um dos links da minha assinatura.

• Membros
Postado

Marcos, fiz a conta como você ensinou, contando pelas noites, e vi que o ideal pra mim é fazer 4 ou 5 cidades, dependendo se eu conseguir aumentar o tempo da minha viagem ou não... Agora preciso decidir quais cidades cortar... vou pensar melhor e publico o novo roteiro aqui! Brigada pela ajuda :D

• Membros de Honra
Postado

Lembrando que essa conta é para as cidades grandes, como Roma, Viena, Budapeste e, talvez, Praga. Veja por exemplo esse relato para algumas dessas cidades. Eu o considero muito bem distribuído:

leste-europeu-praga-salzburgo-viena-e-budapeste-t39866-15.html

Cidades pequenas como Veneza e Bratislava demandam menos tempo. Não conheço Zagreb e a capital de nome impronunciável da Eslovênia, mas essa sei que além de ter fama de muito bonita, tem próximo o lago Bled, que é bem bonito. Então veja que é melhor errar para mais do que para menos, sempre há o que fazer, é só pesquisar. Por isso, a sugestão da conta. Aqui no fórum o que a gente vê com frequÊncia é a pessoa montar um roteiro preliminar já apertadíssimo, descobrir um monte de coisas legais nos arredores e sair encaixando coisas loucamente, ou retirar completamente outras e causando novos problemas de logística.

Enfim, avalie isso tudo, de preferência colocando as cidades no mapa e vendo se não ficam espalhadas demais. Quanto mais próximo, melhor.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...