Ir para conteúdo

GPS - Marcas, Modelos e Dicas


Posts Recomendados

  • 2 meses depois...
  • 3 meses depois...
  • Membros

Bom, estou com duvidas olhando as configuracoes entao ai vai umas perguntas para quem souber responder...

 

Duvidas de configuracoes de GPS

ola, estou pensando em comprar um GPS para minhas viagens nas ferias,

pois vou muito a outros países e faço muitas trips. tenho umas duvidas

quanto a configuracoes... se pudesse me ajudar ficaria grato...

 

Vi falar que WAAS nao é operacional no brasil, eh verdade? e na

argentina, chile, uruguai?

O que são waypoints? Qual a utilidade? O que sao "com 10 proximos e 10 de proximidade"?

O que sao Rotas? e Rotas com pontos?

O que sao trilhas? "com 10000pontos de registro automatio, 20 trilhas travadas com 500 pontos cada"?

O que sao Datums?

O que é tempo de aquisicao? por que no frio e no calor sao diferentes?

O que é e porque é tao lento o AutoLocate?

 

Para viagens pela america latina de carro, qual voce me recomendaria?

Para trips, com varias paradas e estradas a se pegar..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Oi gente, ainda não sei usar o GPS mas comprei um Garmin 72. Estou em dúvida se ele é mais apropriado para uso NAUTICO ou se é IGUALMENTE indicado para uso em TRILHAS OU CIDADES (já lí que serve) mas a minha dúvida é se ele é o ideal, ou tão bom quanto, para o uso que pretendo (treking) e se fiz uma boa aquisição (considerando-se a faixa de preço do equipamento e os reccursos que dispõe).

 

Agradeço sua atenção desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Estou precisando de uma ajudinha...

Tenho um amigo que está com problemas com o GPS. Parece que ele lança os pontos (ccordenadas) e o aparelho não registra...

O aparelho é um Garmin Venturi...

Alguém conhece e pode indicar alguma assistência técnica aqui em BH/MG ou em outro Estado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oi gente, ainda não sei usar o GPS mas comprei um Garmin 72. Estou em dúvida se ele é mais apropriado para uso NAUTICO ou se é IGUALMENTE indicado para uso em TRILHAS OU CIDADES (já lí que serve) mas a minha dúvida é se ele é o ideal, ou tão bom quanto, para o uso que pretendo (treking) e se fiz uma boa aquisição (considerando-se a faixa de preço do equipamento e os reccursos que dispõe).

 

Agradeço sua atenção desde já.

 

Bom, vamos lá....

 

Se não estou enganado o Garmin 72 não aceita mapas de fundo, certo? Isso vai passar a ser um problema no dia em que usar um GPS com mapas (nunca mais vai querer saber desse seu 72. rsrs)

 

Como o Brasil não conta com muitos dos serviços que tem la fora, essa de uso rodoviário ou maritimo quase que não existe. Aliás, alguns GPS´s da Garmin que são para uso exclusivo rodoviário por aqui acabam sendo piores do que os de uso maritimo.

 

Se ele é o ideal para seu uso? Não! Se é uma boa relação custo beneficio, dai é outra história e precisava saber de inicio quanto pagou no equipamento.

 

Hoje para uso outdoor o melhor aparelho que existe é da linha 60 da Garmin. Claro que tudo depende do que busca num GPS. Alguns podem achar que qualquer economia de peso a se poupar numa viagem/caminhada ié relevante, então optam pelos etrex. Eu que sou meio cegueta prefiro uma tela um pouco maior e mais veocidade e precisão, dai uma eventual a escolha pela linha 60.

 

A propósito: Falando em tela, a do seu aparelho é exatamente a mesma dos 60, porém com definicão de imagem inferior.

 

Se esqueci de alguma coisa, pergunta!

 

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Bom, estou com duvidas olhando as configuracoes entao ai vai umas perguntas para quem souber responder...

 

Duvidas de configuracoes de GPS

ola, estou pensando em comprar um GPS para minhas viagens nas ferias,

pois vou muito a outros países e faço muitas trips. tenho umas duvidas

quanto a configuracoes... se pudesse me ajudar ficaria grato...

 

Vamos tentar.

 

Vi falar que WAAS nao é operacional no brasil, eh verdade? e na

argentina, chile, uruguai?

 

Não funciona por aqui mesmo não! Nesses outros paises também duvido, mas não tenho certeza. Agora, acredita em mim: Não vai te fazer falta, a menos que trabalhe com agrimensura ou queira jogar uma bomba em algum lugar. rs

 

O que são waypoints? Qual a utilidade? O que sao "com 10 proximos e 10 de proximidade"?

 

Waypoint é o seguinte: Você passou num lugar muito legal bem no meio do nada (um Oasis por exemplo). Com seu GPS na mão, você marca esse ponto (latitude e longitude) e os dados do local, como nome, tipo de lugar, referências, etc..... Esses pontos para uso futuro são chamados de waypoint. A segunda parte dos "...10...." não entendi.

 

O que sao Rotas? e Rotas com pontos?

 

Rota é algo assim: Você quer ir em alguns pontos: Sai de São Paulo, vai pra Belo Horizonte, depois Vitória, Rio de Janeiro e por fim Salvador. Isso é uma rota. Se contar, verá que é uma rota de 05 pontos.

 

O que sao trilhas? "com 10000pontos de registro automatio, 20 trilhas travadas com 500 pontos cada"?

 

Trilhas é como se fosse uma rota aonde tem um detalhamento do caminho que vai fazer. Digamos que naquela rota anterior, você ja sabe as estradas que vai fazer (digamos que um amigo ja fez o caminho e tenha te passado o tracklog ou trilha). Esse tracklog vai te mostrar exatamente aonde seu amigo passou ao sair de São Paulo para chegar ao Rio e depois qual caminho até Belo Horizonte e ai por diante....

 

E como o tracklog mostra isso? Com pontos! Como se seu amigo fizesse o caminho e deixasse um rastro de feijões (10000 feijões, por exemplo).

 

Quanto a essa diferença de feijões (ops, pontos) no registro automático e no "travado" ou numa tradução meis condizente: ARMAZENADO, o que ocorre é o seguinte: Seu amigo sai de SP com um saco contendo 10000 feijões(pontos, pontos!!!). O saco tá furado e vai "vazando" feijões pelo caminho, deixando seu rastro. Quando ele chega no Rio, ele salva esse trajeto no GPS, que diminui a quantidade de pontos que ele utilizou para "apenas" 500 pontos. Pronto: Ele utilizou uma das 20 áreas disponiveis para armazenamento de tracklog no GPS. Quando ele for pra Minas, pode recarregar o saco com mais 10000 feijões e chegando lá gravar o segundo track.

 

ufff...... Dificil abstrair (e àqueles que conhecem de geoprocessamento, desculpem pela metodologia pifia. rsrs)

 

O que sao Datums?

 

Putz.... sério? Cara, compra um GPS e vai brincar primeiro: Deixa ele com o Datum pré programado (WGS-84) e depois vê se quer se aprofundar no geoprocessamento.

 

Algum texto explicativo tá aqui: http://www.gpsglobal.com.br/Artigos/Datum.html.

 

Se quiser se especializar mais, www.portalgps.com.br/forum

 

O que é tempo de aquisicao?

 

É o tempo que demora do momento em que liga o GPS até a hora em que ele localiza você

 

por que no frio e no calor sao diferentes?

 

Boa pergunta! :D

 

O que é e porque é tao lento o AutoLocate?

 

Em linhas gerais ou tecnicamente falando? Digamos que você vire para mim e me diga: "_Me ache! ontem eu estava na praia do Gunga" Não será uma tarefa facil te achar, pois pode ter ido para qualquer ligar. Porém, é bem mais fácil do que dizer: "_Me ache, estou no planeta Terra".

 

Se precisar de algo mais técnico, consulte alguns daqueles sites que te passei. rs

 

Para viagens pela america latina de carro, qual voce me recomendaria?

Para trips, com varias paradas e estradas a se pegar..

 

Garmin 276C. Quer gastar menos? 60CSX, mas para carro a tela ideal é a do 276..... Nem sonhe com etrex!!!

 

[]´s Qualquer coisa pergunte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Alguém conhece os GPS da MAGELLAN?

 

Sim, muito bons. MAS NÃO COMPRE!!!!

 

Não trabalho na Garmin nem ganho nada com isso, mas comprar outra marca de GPS no Brasil é uma tremenda ROUBADA!!!!

 

Acontece que não existem mapas bons para colocarmos de fundo em nossos GPS e se fosse adquirir alguns ia ter de desembolsar algo como umas 100 vezes o valor de um bom GPS.

 

Como fazer então? Simples!!!! Existe um grupo que está mapeando TODO o Brasil e gerando mapas de ALTISSIMA qualidade e distribuindo-os GRATUITAMENTE pela internet. Esse grupo chama-se tracksource e é composto por amantes do geoprocessamento. Infelizmente (ou não, sei lá....) os mapas desse grupo só servem para GPS da marca Garmin.

 

Hoje em dia com o trabalho desses voluntários, posso saber qual o posto com GNV mais próximo de mim por exemplo, às vezes com dados do estabelecimento comercial, telefone, etc....

 

Para conhecer melhor o tracksource: http://www.tracksource.org.br/

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Boas Dicas.

 

Andei pensando bastante, decidi agora comprar o meu.

 

Dizem que em Mg tem um programa que um cara daqui criou que é o bicho pra quem faz trekking, sera que isso procede mesmo?

 

Abração.

 

Rogério Félix

 

Deve estar falando do TrackMaker. Sim é o bicho!!! Pega ele no site http://www.gpstm.com/index.php?lang=port é free e um dos melhores que conheço.

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Oi Fábio, valeu a dica. Se o gps usa o recurso MapSource significa que ele aceita mapas de fundo? Já baixei o TrackMarker. Agora só comprando o cabo que o liga ao micro para confirmar.

 

O manual diz isso:

"O GPS 72 vem com um banco de dados de ponto marítimos carregado de fábrica que inclui auxiliares de navegação marítimos e principais cidades. Este pode ser substituído por auxiliares de navegação maritimos, cidades, e pontos de interesse usando produtos MapSource GARMIN."

 

Paguei R$700 e pouco pelo GPS e o cabo custa quase outros R$100. O GPS tinha sumido da loja onde vi, ai quando apareceu novamente resolvi comprar mesmo no escuro. Se não pegar mapa, o jeito é eu ir brincando com ele por um tempo até aprender a usar até poder comprar outro.

 

grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...