Ir para conteúdo

15 dias pela Costa Rica - [fotos]


Posts Recomendados

  • Membros

Pura Vida Amigos!!

 

Sim, essa é a frase que representa a Costa Rica! É Pura Vida pra lá, Pura Vida pra cá...no começo da viagem eu não consegui entender bem o significado..pura vida...qual o sentido??... mas depois de 15 dias pelo pequeno país na América Centra, fazia mais do que sentido! A frase representa uma atmosfera única daquele lugar! É tanta vida, tanta natureza... estando lá você vai entender!!

Resolvi ir para Costa Rica quando vi uma reportagem na televisão em um parque de Tirolesas...até então o que eu sabia sobre o país era...NADA!!... Mas vi as imagens no programa e de alguma forma fiquei hipnotizada!... uma amiga comentou comigo que queria viajar e o primeiro lugar que me veio na cabeça foi : Costa Rica! Parecia misterioso o suficiente para nos animar! Deu a louca, compramos as passagens e lá fomos nós! Eram 15 dias para descobrir o que tinha esse país!

Antes de ir eu li alguns relatos e um guia pra ter uma base do que encontrar...mas a verdade é consegui poucas informações...bem, foi o suficiente pra saber 3 lugares que eu teria que passar: San Jose, Arenal e Manuel Antonio, esse último que considero como o lugar mais lindo que visitei lá! Enfim, não fomos com um roteiro definido...estavamos com alguns lugares na cabeça mas deixamos para descobrir e pegar dicas lá!

Voamos pela Taca com escala no Peru! Foram 8 horas e meia de voo até chegar

 

San José

 

Chegamos já a noite em San Jose, onde planejavamos passar os proximos 2 dias. Pegamos um táxi do aeroporto até o Hostel, que se chama Casa Yoses. Ele fica muito bem localizado na cidade e tem um bar muito animado! Recomendo! O próprio taxista já nos recomendou alguns lugares que não poderiamos deixar de ir próximos a San Jose: Parque das Cataratas de La Paz e Volcán Poas. Perguntamos como chegar lá e ele nos disse que a melhor forma era fechar um pacote com alguma agência pois os locais eram um pouco longe da cidade e não era fácil conseguir ônibus para lá.. principalmente ônibus que saísse de um dos pontos e chegasse ao outro... e um complicador é que o outro dia era domingo. Já era tarde e a maior parte das agências estava fechada. Conseguimos encontrar uma com a seguinte opção de Tour..a van nos pegaria as 5 a.m no Hostel e nos levaria primeiro a uma fazenda de café (umas das principais atividades da Costa Rica é o plantio café), depois ao Vulcão Poás e depois as Cataratas de La Paz.

Enfim...fechamos o pacote e seguimos para o Hostel, chegamos já tarde. Estava tendo uma festa no bar, estava cheia!

Um detalhe na Costa Rica (tirando o centro de San Jose) é que não há endereços..as ruas não tem nome a as casas não tem número...então pra chegar nos lugares você precisa dar pontos de referência..ahh ..é a 200m da Igreja...ou na esquina da rua do museu..

Acordamos e logo começamos nosso Tour:

 

 

1-Fazenda de café (entrada $10)

Não gostei muito...pra mim era uma fazenda normal... mas o café da manhã estava bom! Fomos apresentadas ao famoso galo pinto! Uma mistura de arroz, feijão e alguns temperos. O prato é a base do café da manhã do país! além disso comemos tortillas e frutas.

 

2-Volcán Poás (Entrada $10).

Fica a cerca de 2 horas da cidade. Saimos da Van e subimos uma trilha a pé bem fácil que chegava até o vulcão. Você chega direto na cratera, que pode ser observada de cima. É um lugar muito bonito! Logo ao lado há uma lagoa também muito linda. Na volta há a opção de pegar uma trilha um pouco mais longa. Vale a pena conhecer!

 

20121210171933.jpg

 

3- Parque Cataratas de La Paz (Entrada $ 35)

Neste momento começou a chover! Estivemos em Julho na Costa Rica, época das chuvas! Choveu praticamente todos os dias que estive lá, mas a chuva atrapalha pouco os passeios! O Parque das Cataratas é lindo! É um parque misturado com zoológico! Passamos por uma área cheia de passáros, onde você pode interagir com os tucanos. Passamos por um borboletário muito lindo, as borboletas ficam soltas e você anda por entre elas..são muitas! Logo depois há uma área com colibris, que também ficam soltos...área com sapos...essa tem que tomar cuidado pois alguns são venenosos...enfim..tem tigre, cobras, araras...vários animais! Logo após você desce uma trilha e termina em duas cachoeiras! Uma menor e outra maior, que é a Catarata de La Paz! Você não pode se banhar na cachoeira mas a paisagem é genial!

Voltamos para San Jose (já era noite) acabadas de andar o dia todo! A programação do próximo dia era conhecer a cidade em si. E assim foi..visitamos o centro, onde há a Igreja Central e alguns museus, entre eles o museu do ouro colombino, o qual visitamos. Como já era de se esperar começou a chover um pouco antes do almoço...voltamos para o Hostel para esperar a chuva passar e voltar ao passeio pela cidade...mas choveu forte o dia inteiro e assim foi...ficamos por la mesmo.

 

20121210172117.jpg

 

20121210172217.jpg

 

20121210172252.jpg

 

 

No outro dia fomos até a Rodoviária pegar um ônibus para o próximo destino: Arenal!

 

Arenal

 

A região de Arenal tem uma atração principal: o Vulcão Arenal! Ele está ativo e entrou em erupção pela última vez em 1968. Hoje ele continua emitindo vapor e gases e algumas vezes ainda é possível observar um pouco de lava. Foi a primeira vez que vi um vulcão assim, desses em formato de vulcão mesmo. Até então tinha visto o poás, mas ele foi visto de cima, então era diferente.

Em Arenal fiquei em um Hostel muito bom, tinha até pisina e se chama Backpackers Arenal..recomendo!

Fiquei no total 2 dias e meio em Arenal. Os passeios que fiz foram os seguintes:

 

1 - Trilha no Vulcão Arenal: Há uma trilha ao redor do Vulcão, onde se caminha por um trecho por onde passaram as lavas em 1968 -a partir de certo ponto não é mais permitido passar, pois fica perigoso uma vez que o vulcão ainda está ativo. Quando se chega no ponto mais alto é possível observar além do Vulcão um lago artificial muito bonito, com uma paisagem deslumbrante!

 

2 - Parque de águas termais: São piscinas artificiais com águas termais naturais. Muito bonito. É um parque bem turístico com muitas piscinas. Recomendo!

 

3- Parque de tirolesas: Sky Tram (bondinho que leva até o topo das plataformas de tirolesas) e Sky Trek ( a tirolesa em si). Parque de Tirolesas, que conta com 8 opções de diferentes tamanhos, o que garante diferentes sensações uma vez que a velocidade também varia! Muito emocionante por você sobrevoa florestas fechadas....se vai a Costa Rica é praticamente obrigatório a visita a um parque de Tirolesas! Conselho: os melhores parques estão em Monteverde (não cheguei a conhecer mas é o que todos falaram no Hostel)

Pra você chegar nesses lugares o jeito mais fácil é contratar uma van, nos hostels eles já vendem os pacotes. tudo na Costa Rica é muito turístico e portanto muito caro – paguei cerca de $ 70 no primeiro dia e incluia transporte + Trilha no Vulcão com guia + Parque de Águas Termais + jantar no Parque. Já para o parque de Tirolesas você paga cerca de $50 com transporte....

Sim..tudo é caro! A CR é um país movido pelo turismo e recebe principalmente americanos e europeus.. Praticamente você ouve mais ingles que espanhol e vai ver pelas ruas muito mais turistas do que ticos (moradores locais)..

De Arenal queriamos ir para o litoral. Como não teriamos tempo de conhecer o lado do Pacífico e do Caribe, tivemos que optar por um. Cada qual tem suas vantagens, mas o lado do Pacífico tem um lugar em específico que eu não poderia deixar de passar: Manuel Antonio...como essa praia fica mais ao sul, começamos do norte para ir descendo.... enquanto pesquisavamos as melhores praias nos guias lemos sobre Tamarindo, conhecida localmente como “Tamagringo” devido a tamanha quantidade de gringos na região. Se há tanta procura a praia deve ser boa...pensei eu. Mesmo sendo aconselhada por Ticos em San José que esse poderia não ser o melhor destino lá fui eu..

É muito difícil andar de onibus pela Costa Rica, isso porque praticamente não há onibus conectando os lugares. Há onibus que saem de San Jose para o país todo... San Jose - Arenal, San Jose - Tamarindo, San Jose – Manuel Antonio, etc....mas se você estiver em um lugar que não é San José e pretende ir pra outro luar que não é San José, entao prepare-se...você terá problemas... ou você necessariamente volta pra San José ou você paga mais caro por um transporte privado..

E foi isso que eu tive que fazer pra chegar em Tamarindo de Arenal..paguei uma van...não me lembro mais o preço mas foi caro...cerca de $50...

A essa altura da viagem eu já estava preocupada com o meu dinheiro!! Mas la fui eu..essa etapa da viagem também foi um pouco tensa..porque um dia antes, ainda em arenal, eu fui pular na piscina a noite e ela era bem mais rasa do que eu imaginava....nessa brincadeira eu bati meu dedo do pé no fundo e machuquei...ele estava doendo muito. Quando eu cheguei no Brasil eu descobri que tinha quebrado. Mas durante a viagem fiquei achando que foi só uma batida mais forte.

 

Fotos de Arenal

 

20121210172442.jpg

 

20121210172539.jpg

 

“Tamagringo”

 

Quando cheguei em Tamagringo eu não estava acreditando que chegou...estavamos na estrada...floresta de um lado...floresta do outro e de repente o carro parou e o motorista disse...pode descer é aqui!! Fiquei até com medo...mas era lá mesmo porque avistei no meio do mato uma casa com o nome do único hostel na região (o outro estava em reforma)..chamava beach house...anotem para não ficarem lá! Andando um pouco pra frente, na beira da estrada estavam outros hotéis e algum comércio...mas só..nada além daquilo...

Entrei no hostel e tenho que admitir que foi o pior que já fiquei (foi também o mais engraçado)..sujo..fedido...meu quarto era cinza, pequeno, não tinha janela, a mesa era uma máquina de costura velha e tinha uns quadros renascentistas assustadores na parede.... no quintal havia umas galinhas, a louça era mal lavada...quebrou o cano do banheiro, entrou água no meu quarto...tive que tomar banho no outro banheiro e o ralo estava entupido.. a porta do quarto não fechava. ahaha cheguei, deixei minhas coisas e fui pra praia pra não ficar mais ali....o hostel ficava na frente da praia..mas era um lugar nada agradável...entre o hostel e a praia tinha um rio (que dizem os locais haver jacarés), vários troncos e cascalhos...então fui andar para a outra ponta da praia...pra falar a verdade não melhorou muito..não achei muito bonita..as pessoas gostam de lá porque é um bom point para Surf...mas como eu não surfo... também gostam as pessoas que podem pagar bons hotéis...que ficam em frente ao mar!

Enfim...não gostei de la...voltei mais a noite para o hostel e fui ao mercado comprar algo pra comer...o problema é que o mercado assim como o resto das coisas ficam na beira da estrada, onde na maior parte do caminho não há calçada.. havia chovido (chove todo dia no país em julho) e a estrada estava cheia de lama...final da novela..tivemos que andar no cantinho correndo um grande risco de sermos atropeladas e quando estávamos já no meio do nada minha amiga caiu porque havia lodo e não conseguia mais levantar...tenho que admitir que foi engraçado e eu fiquei uns 5 minutos rindo...enfim...voltamos e declinamos o plano do mercado... compramos um cup noodles na vendinha la perto pra não ter que cozinhar no hostel..

Chegando la ficamos na sala já que nosso quarto era muito triste..estavamos no sofá quando entrou um caranguejo gigante vermelho na sala! O atendente do hostel foi e jogou o visitante para fora da sala...repito...pra fora da sala e não do Hostel...ou seja...ele ainda estava la dentro, no corredor... corri com minha amiga para o quarto e encostamos a porta (que não fechava) com medo do caranguejo entrar...resolvemos dormir e ir embora de tamagringo assim que o sol raiasse...dormimos de luz acesa..vai que entra o caranguejo...

No outro dia cedo, as 6h, pegamos nossa mochila e fomos para o ponto de ônibus...destino: qualquer lugar longe dali!! Só passava um ônibus la...então foi esse mesmo...fomos até alguma cidadezinha por ali e voltamos para San Jose, pois é o único lugar de onde saem ônibus para outras praias....escolhemos uma que os locais nos aconselharam e se chama Samara.

 

Foto de Tamagringo

 

20121210172649.jpg

 

Samara

 

Chegamos lá, também é muito pequena mas bem mais acolhedora! Alguns hotéis, alguns restaurantes, algumas lojas...não achamos nenhum hostel então ficamos em um hotel que era o máximo! Chama Ticos Adventure Lodge...o hotel é todo de madeira e tem várias árvores dentro, como se você estivesse em uma floresta!! Recomendo!

O dia que chegamos choveu sem parar torrencialmente! Ainda bem que nosso hotel era o máximo, pois tivemos que ficar la o dia todo...até a noite só saimos pra jantar...choveu, choveu e choveu..

No outro dia estava sol!! Fomos até a praia e nos disseram que a caminhada até a ponta valia muito a pena...parecia perto...mas não era rsrsrs andei 2 horas com o dedo recém quebrado..mas valeu a pena! A praia é realmente muito bonita! Após a caminhada você passa por umas pedras e chega em uma praia menor com várias árvores de raizes grande onde vivem caranguejos!

Fora a praia, Samara não tem muitas atividades...tem uns passeios a cavalo e se quiser pode fazer alguns passeios de barco para ver golfinhos, mergulhar etc....mas como eu já estava praticamente sem dinheiro fiquei por la tomando sol e chuva!

Esse dia saimos as 22h do Hotel para jantar e tivemos uma surpresa.. estava tudo fechado!! Não havia um restaurante aberto!! Muito menos um mercado..andamos, andamos e descobrimos um restaurante meio bar que aceitou fazer um macarrão pra gente..enquanto esperávamos entrou um morcego que ficou sobrevoando nossa mesa...

Finalmente chegou o macarrão! A comida na Costa Rica é muito parecida com a nossa...arroz, feijao, massas, frango, salada...eles comem arroz e feijão até no café da manhã- o famoso galo pinto! Tudo com muito, mas muito COENTRO eheh

Bom...depois de 2 dias em Samara, tempo mais do que suficiente, parti para o último destino..na minha opinião o melhor de todos..Manuel Antonio

 

Fotos de Samara:

 

20121210172811.jpg

 

20121210172846.jpg

 

Manuel Antonio

 

Ahhh Manuel Antonio...

 

Manuel Antonio é o máximo!! É simplemente lindo...há as praias abertas a todos e as que ficam dentro do parque nacional de Manuel Antonio (fechado)! Você paga uma taxa de entrada..cerca de $15 e passa por uma trilha até chegar em uma das 3 praias da reserva. Por esse caminho você vê vários animais e vários tipos de planta...principalmente preguiças e macacos...encontramos ainda guaxinins..eles roubam as coisas das pessoas na areia, cuidado!! Eheh

As praias são bem isoladas e cercadas por florestas. De uma praia a outra você pode fazer uma trilha mais fechada e mais íngrime, muito bonita!

Uma das praias tem a água azul, azul, sem ondas...a outra é maior com uma água bem verde...é tudo lindo! A terceira estava fechada quando eu fui.. Vejam as fotos...não dá pra explicar direito mas é magico. Ficamos em um hostel bem ao lado da entrada do parque, com uma bar bem legal..bem localizado -Backpackers Costa Linda- ! De la, tinhamos acesso á varios restaurantes e a orla da praia...passei 3 dias em Manuel Antonio, e como a dona do Hotel em Samara nos disse...é um lugar que você poderia ficar pra sempre! Há outras praias e cachoeiras para se visitar também!

Saimos uma das noites para o centro, em uma casa de salsa com musica ao vivo.

Enfim...Manuel Antonio é apaixonante!

 

20121210173020.jpg

 

20121210173034.jpg

 

20121210173105.jpg

 

20121210173124.jpg

 

20121210173146.jpg

 

20121210173213.jpg

 

20121210173230.jpg

 

20121210173437.jpg

 

De lá, voltamos para San José, de onde sairia nosso voo de volta! Ficamos hospedadas na casa de um amigo que fizemos lá, que nos levou para conhecer um Pub muito legal!

Há muitos mochileiros pela Costa Rica...da Europa e dos EUA..Brasileiros eu encontrei uns 4... pouquissimos! Isso porque a Costa Rica não é um destino muito conhecido por aqui! E também porque acaba sendo um pouco caro.. mas eu recomendo muitissimo, pois o país é lindo, há muitas atividades ligadas ao ecoturismo e você vai encontrar paisagens únicas! Além disso o país é muito acolhedor!

Pura Vida!!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • Membros

Muito legal o relato!!

Estou pensando em ir pra Costa Rica em março deste ano...

Fiquei muito interessada nos passeios do Arenal e Manoel Antonio! Com certeza fugirei de Tamagringo...rs.

Você tem ideia de quanto gastou nesses 15 dias? Levou dolares? Onde trocou?

 

Beijos!

 

Fernanda

Não deixe de visitar meu blog para ler relatos de minhas viagens!

http://www.mochiloesemochilinhas.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Fernanda, obrigada!!

 

Eu gastei em torno de R$ 1,500, sem as passagens aéreas! Levei dólares e eles são aceitos em praticamente todos os lugares! troquei em agencia na rua mesmo alguns dólares por moeda local pra pagar taxi e alguma lojinha, mas mesmo esses aceitam dólares na maioria das vezes!! boa sorte com a sua viagem e não deixe de visitar esses dois lugares que são incríveis!

bjsss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Oi Marina,

 

Muito bom o seu relato hein, sua trip deve ter sido muito legal mesmo.

To fazendo um roteiro pra passar por costa rica e cuba em julho deste ano, é... você disse que só chove nesse mês naquele lugar, mas não vai ter jeito...

Então, eu não to conseguindo ver as fotos, queria saber se vc chegou a postar em algum outro lugar pra eu dar uma olhada, se não tiver problema é claro... hehe

 

Bjoo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Oi Rafa!! olha eu fiz a viagem em época de chuva e consegui aproveitar bem os passeios, não se preocupa! o site estava com uns problemas com as fotos, mas agora parece estar resolvido! se não conseguir ver ainda me avisa que eu te passo por e-mail! essa trilha na verdade passa no meio de uma floresta mas não tem grandes segredos...é bem tranquila..só é um pouco mais longo e a mata um pouco mais fechada em relação a trilha comum! acho que vale a pena pra conhecer um caminho diferente! ;) se for ao parque Manuel Antonio, há trilhas alternativas também para chegar as praias! são lindas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Ola Samantha, que bom que gostou =) entao, eu comprei tudo lá, é bem tranquilo pra hostel, passeio e onibus!...o único hostel que é bem disputado é o backpackers arenal, sempre estava cheio! como ele é muito bom vale a pena reservar antes! para os ônibus é bom chegar um pouquinho antes, mas também consegui comprar na hora todos que peguei! espero ter ajudado, beijos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...