Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Combustível para Fogareiros

Postado
  • Membros

BENZINA:

A benzina nos fogareiros tem prós e contras. As desvantagens são: ela é mais cara (aqui em Salvador está R$ 7,00/litro) que o querosene e o álcool e é muito inflamável e volátil. Além disso, queima “invisível”, ou seja, vc não enxerga as labaredas. Em resumo, requer mais cuidados que os cartuchos de gás, a gasolina, o querosene e o álcool. Mas suas vantagens são muitas:

1) Tem o mais alto poder calórico (mais energia por grama) o que significa que vc carrega menos peso de combustível para determinada necessidade, e cozinha, ferve água e derrete gelo mais rápido.

2) Como é muito volátil precisa de menos prime (aquecimento inicial do fogareiro para vaporizar o combustível).

3) Não deixa cheiro na queima, como o querosene.

4) Se estiver puro é muito mais limpo que a gasolina e o querosene, obstruindo muito menos o bico do queimador (mais confiável). Só não supera a confiabilidade de um bom fogareiro a gás em baixa altitude.

5) Trabalha bem em altas altitudes (depende do modelo do fogareiro).

Tenho dois fogareiros: o MSR Whisperlite (só trabalha com benzina) e o Optimus Nova (multifuel). Em ambos só uso a benzina. Apenas tive problema uma vez, mas era falha do fogareiro. Acabei tendo de fazer uma fogueira para o jantar e como demorou para o fogo pegar resolvi jogar um pouco de benzina na fogueira. Que besteira! O bicho é tão inflamável que praticamente “pulou” em chamas quase atingindo o saco da barraca. Sorte que não houve danos. Ficou a lição: muito cuidado se for tentar acender uma fogueira com benzina. Li alguns casos de problemas com fogareiro no vestíbulo da barraca e sempre estavam usando a benzina. Se vc tiver uma barraca com vestíbulo pequeno, vá de fogareiro a gás! Alias, é totalmente desaconselhável usar um fogareiro dentro da barraca. Só uso em caso do "pau tá quebrando" lá fora. Em todo o caso, garanta ventilação suficiente para não ter problemas de intoxicação pelos gases da queima.

A benzina é encontrada nas casas de produtos químicos. Na Argentina eles chamam de solvente e vc encontra nas “ferreterias” e “pinturarias” e em algumas casas de material outdoor. Nos países de língua inglesa ela é conhecida como white gas.

Tanto aqui como na Argentina vc deve tomar cuidado com a qualidade da benzina. Existem algumas de péssima qualidade, com impurezas ou misturadas. O que eu aprendi para selecionar a benzina é o seguinte:

- Não compre benzina muito barata. É que nem gasolina muito barata. Vc pode ter certeza que é adulterada.

- Veja se a benzina é incolor e não tem material em suspensão. Deve ter o aspecto de água pura.

- Cheire: a benzina tem um cheiro característico. Se vc sentir um cheiro que lembra o querosene não compre - ela é impura. O cheiro da benzina é agradável, viciante!

- Tape a boca da garrafa aberta com a palma de sua mão e emborque. Desvire a garrafa e observe a palma da mão: a benzina vai evaporar muito rapidamente, sem resíduos e sem deixar óleo ou gordura em sua mão. Não faça esta experiência com cigarro na boca ou chamas nas proximidades.

Com alguns cuidados a benzina vai se tornar o seu combustível de eleição, especialmente em trekkings longos ou em climas frios. E sai bem mais barato que os cartuchos de gás. Acho que no final sai também bem mais barato que o querosene devido aos problemas de manutenção nos fogareiros quando usamos este combustível. Gasolina só em última escolha, pois os aditivos acabam com o fogareiro.

Peter

• Respostas 160
  • Visualizações 81.7k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Nossa, como este tópico rende!

Daniel: interessante o seu testemunho do uso de gasolina. Sempre fui muito desconfiado em relação a gasolina. Nunca usei. Se um dia faltar a benzina vou experimentar a gasolina comum.

Não fica um cheirinho de gasolina no ar durante a queima?

Abs, peter

Postado
  • Membros

Peter, tenho um MSR XGK EX e tbm uso gasolina (nunca usei benzina), pois não encontro benzina em minha cidade.

Não fica nenhum cheiro durante a queima. Tbm testei com gasolina comum e aditivada. Como o danpeig falou, produz mta fuligem, mas é realmente fácil de remover.

Fica um pouquinho de cheiro no equipamento após o uso, mas nada demais.

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Também sempre usei gasolina aditivada no meu primus omni e nunca tive problemas, mas hoje em dia, sou mesmo fã do querosene, que é bem mais seguro e mais forte...

abrãço

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Pessoal:

O fogareiro Primus Gravity II MF Stove w/Windscreen funciona com gasolina, benzina e gás? No caso dos combustíveis líquidos, devo comprar também uma garrafa específica? Achei o fogareiro no e-bay, uma garrafa com capacidade para 1,5 l lá também (combustíveis líquidos). Sendo equipo estrangeiro, não terei problemas para conseguir comprar, aqui e em outros países, os cartuchos de gás da Primus? Ou posso comprar outros cartuchos de gás nacionais para usar nesse fogareiro? Nesse caso, quais são os cartuchos compatíveis que consigo comprar no Brasil e nos países da América Latina? Puxa... quantas dúvidas... desculpem a minha ignorância no assunto. Ao menos, sei que não poderei transportar cartuchos de gás em viagens de avião. Por isso, estou com tantas dúvidas.

Grato a todos que puderem ajudar.

Postado
  • Membros

Pessoal:

Mais uma dúvida para somar com as lançadas acima: esse fogareiro da Primus (Gravity II) é bom, ou vocês indicam outro melhor dessa marca ou mesmo algum de outro fabricante?

Grato.

Postado
  • Membros

Pessoal:

Lutando contra a minha ignorância, descobri o Primus Omnifuel Camp Stove Omni fuel. Pareceu-me ser superior ao Gravity II da Primus. Isso procede? Bem, permanecem as demais dúvidas dos dois posts anteriores. Além disso, esse omnifuel funciona com isobutano e com benzina? E com que outros combustíveis, além de gasolina e querosene? Cartuchos de gás só importados ou consigo usar cartuchos nacionais nele?

A minha ignorância, no assunto, é gigantesca... ::tchann::::essa::::putz::::putz::

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Amigo,

tenho um omni desses há uns 2 anos e nunca tive problemas, portanto recomendo muito, ele usa qualquer combustivel convencional que vc conheça, gasolina, diesel, querosene, benzina, gás.

Ele vem com 3 bicos queimadores diferentes que são facilmente trocados com a ferramenta que acompanha o fogareiro. No caso do gás o cartucho é o de rosca, portanto vc pode usar e desconectar quando quizer.

As minhas preferencias continuam sendo usar gás quando estou em caminhada solo e por poucos dias, e quando estou com mais pessoas, ou sozinho por mais de 4 dias a minha preferncia é pelo querosene, que julgo como sendo barato, fácil, com uma chama super quente e seguro de transportar.

abraço

Postado
  • Membros

Olá Tiago

Eu tenho o fogareiro Primus Gravity II MF e gosto muito dele.

Ele pode usar vários tipos de combustíveis, tais como: gás (cartucho de rosca nacional da Tekgas), benzina retificada, gasolina, solventes, diesel, querosene, enfim quase tudo que for liquido e que pegue fogo ele pode queimar na emergência. Por isso optei por um desses, sua versatilidade de combustíveis.

Será que o Primus Omni Fuel realmente é o melhor? Veja os dados técnicos de ambos:

Gravity™ II MF Combo:

Peso: 363 g / 261 g

Potência: 3000 W

Ferver 1 litro de água: 3 min (+ preaquecimento 45-60 s)

Acendimento: Manual

Para: 1-4 Pessoas

Dimensões: 140 x 120 x 45 mm

PRIMUS OmniFuel™ Combo

Peso: 441g / 339g

Potência: 3000 W • 10500 BTU/h

Ferver 1 litro de água: 3 min (+ preaquecimento 45-60 s)

Acendimento: Manual

Para: 1-4 Pessoas

Dimensões: 140 X 85 X 70 mm

No caso de combustíveis líquidos você deverá usar a garrafa especifica da marca. No caso Combo mostrado acima significa que o fogareiro já vem com a garrafa de combustível e a ergo pump (bomba manual).

No caso do uso do gás você usará o cartucho de rosca da Tekgas da Nautika. No exterior usará os do mesmo tipo só que de outras marcas, o que achar. No exterior vai achar facilmente combustíveis líquidos para uso do fogareiro.

Quando comprei o fogareiro comprei também uma panela da Primus a Etapower que aumenta bastante a eficiência (menor tempo de fervura da água), assim gasta menos combustível. Ela tem um tipo de radiador embaixo da panela e que realmente funciona comparando-se a uma panela comum.

No caso da garrafa de combustível eu uso uma de 560 mL que dá conta do recado para o meu uso por até seis dias consecutivos, com uso do fogareiro em todas as refeições. Uma de 1,5 litros só seria recomendável se você queira cozinhar para quatro pessoas por vários dias. No mercado nacional tem uma de 1 litro, mas recomendo comprar o fogareiro combo que já vem com esta garrafa de 560 mL e levar mais combustível se necessário em outro vasilhame seguro (mais em conta).

Particularmente há vantagens do uso do gás para quando o trekker vai fazer uma travessia de poucos dias e também se só puder cozinhar dentro da barraca. Já que no caso do combustível liquido com pré aquecimento isso fica inviável. Lembrando que cozinhar dentro da barraca não é uma boa idéia mesmo para os mais experientes, mas em condições severas pode-se fazer o uso disso desde que se faça com extremo cuidado.

Qualquer outra dúvida que tiver sobre este fogareiro é só perguntar.

Pessoal:

Lutando contra a minha ignorância, descobri o Primus Omnifuel Camp Stove Omni fuel. Pareceu-me ser superior ao Gravity II da Primus. Isso procede? Bem, permanecem as demais dúvidas dos dois posts anteriores. Além disso, esse omnifuel funciona com isobutano e com benzina? E com que outros combustíveis, além de gasolina e querosene? Cartuchos de gás só importados ou consigo usar cartuchos nacionais nele?

Postado
  • Membros

Amigo,

acho que vc tem razão será que vale a pena pagar a diferença de preço de quase R$ 400,00 ( no brasil) por fogareiros tão semelhantes, acho que não , talvez o maior preço do omni seja devido ao desing, menores dimensões e nos materiais, mas também pode ser um puro jogo de propaganda da primus....

comprei o meu atravé de uma encomenda feita a um amigo que estava em NY, comrei na REI e mandei entregar na casa dele , na época paguei 150,00 $, então acho que foi uma ótima compra.... Mas se fosse comprar no Brasil, optaria pelo gravity sem dúvida....

Uma coisa é certa , que compra primus não erra, e eu particulamente acho esses fogareiros muito superiores aos tradicionais internationale, etc....

abraço

Postado
  • Membros

Caros amigos mochileiros:

Agradeço muito a colaboração de todos vocês. Li os comentários de cada um. Observando, aqui, as boas referências quanto aos produtos da Primus, fui acompanhando o mercado. Tive a chance de encomendar um Fogareiro EtaPower MF da Primus. Ele ainda não chegou, mas aprendi muito com todos vocês. Muito obrigado a todos.

Abraços.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.