Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Ushuaia - Arquivo - Perguntas e Respostas antigas e repetidas

Postado
  • Membros

[info]se voce encontrar alguma informação inédita que deva retornar ao tópico correspondente, favor solicitar a Adm.[/info]

Vou deixar aqui algumas informações para os que estão planejando rodar o Chile e a Argentina de ônibus.

Uma dica importante é tomar muito cuidado na rodoviária de Santiago. Há mulheres que ficam no meio dos ônibus como se estivessem esperando alguém e batem as carteiras dos turistas. Aliás, em outras cidades da região central do Chile, tbém é bom ter um cuidado especial. Em Valparaíso por exemplo, vi uma moça que havia acabado de ser roubada. Mas sobre a viagem, recomendo que comecem por B.Aires. Quem não conhece, deve ficar uns 3 dias. Dica: na feira de Santelmo, nas manhãs de domingo, costuma ter um casal dançando tango. É legal e é de graça. Quem quiser ir a um show de tango, o mais barato é o do Bar Sur, em Santelmo. Custa US$15 por pessoa e dá direito a pizza servida cortada. O duro é pagar $8(Pesos) por um copo de refrigerante. Há outros de US$35 ou mais, como o Tango Mio ou Senhor Tango, que é o mesmo. Esse e outros são bem mais produzidos, com iluminação e som com efeitos, e incluem jantar. Quem optar por esses acho que não vai se arrepender. Recomendo os restaurantes "Estância", o "Palácio de las papas fritas" e o "Años Locos". Quem for católico, é legal fazer um passeio a Lujan. N. Sra. De Lujan é a padroeira da Argentina. De B.Aires pode-se ir para P.Madryn. Duas noites são suficientes pra conhecer a cidade e ter um dia inteiro pra ir à Pen. Valdez, que é muito legal. Fiquei no Residencial J'0S, um pequeno hotel com bons aposentos e banheiro privativo. Paguei $55 por 2 noites. A excursão sai por $50, mais $7 da entrada na Peníns. Valdez, mais $30 para a navegação para ver pássaros e lobos marinhos mais de perto. Dica: quem comprar a navegação junto com a excursão vai pagar mais caro. Quanto ao mergulho que oferecem, quem fez não viu nada. Quem quiser mergulhar é melhor ir para Abrolhos ou F. Noronha.

Bem, os preços que eu estou passando, com exceção dos que aparecem com US$, são em moeda local. É só converter. Os preços são os que eu paguei em março de 2003, mas não acredito que tenham mudado muito. O que mudou bastante foi o câmbio. No Chile, com US$1 se conseguia $740 e agora baixou p/ $580. Portanto, sai mais caro agora. Na Argentina está mais ou menos como aqui. A passagem de ônibus de B. Aires p/ P. Madryn =$55. Depois pode-se descer p/ Ushuaia. Não é muito fácil conseguir passagem para o dia seguinte. Então, é bom ver logo que chegar em P. Madryn. Pode-se tbém ir até Rio Gallegos e seguir p/ El Calafate e deixar Ushuaia para depois. De P. Madryn a R. Gall.=$61. R. Gall. É só passagem mesmo, não tem nada pra ver. R.Gall p/ Calafate=$25. El Calafatte é legal e é de lá que partem os passeios p/ o Glaciar Perito Moreno. O lugar mais impressionante que já vi. Dica: ficar no Albergue e Hostal del Glaciar. Paguei $18 por noite e o legal é que eles mesmos programam uma excursão ao Perito Moreno, com caminhada e navegação em frente ao paredão de gelo. Tudo sai por $85, incluindo a entrada no Parque dos Glaciares. Há outro glacial que deve ser muito legal, mas fica mais caro visitar. Dica: em El Calafate, vale experimentar o sorvete de calafate. De lá, o caminho é seguir para Puerto Natales: $45 a passagem. Em P. Natales paguei $5.000 a diária em um hotel residencial que fica na esquina da M. Bulnes c/ Magallanes ou talvez 1 quadra depois. Seguindo pela M. Bulnes é fácil de achar. Tem um bom restaurante em baixo e se pode comer um filé de salmão por $2.000. Nota: no Chile os valores são diferentes pq o câmbio é outro. Existem muitas trilhas no Torres del Paine, mas eu só fiz a excursão de 1 dia e achei legal. Sai por $12.000, mais $3.000 para visitar a Cova do Milodon, e $8.000 para a entrada do Pq. Torres del Paine. De P.Natales se pode seguir a P. Arenas:$3.000 a passagem. Lá, fiquei no Hotel Don Dinke, por $8.000 a diária com tv no quarto. A excursão p/ a pingüineira sai por $7.500, incluindo a entrada. Tirando o Museu Salesiano, não tem muito o que ver em P. Arenas. De lá então, segue-se p/ Ushuaia, que eles pronunciam "Usuaia". Preparem-se para esperar um bom tempo dentro do ônibus pq, se o vento estiver forte demais, a balsa não tem autorização pra sair. Esperei 5 horas na ida e o mesmo na volta. Parece-me que o custo dessa viagem é em torno de $19.000, incluindo a travessia. Em Ushuaia fiquei no El Pinguino, que fica meio longe do centro. Paguei $25 a diária. Acho que podem conseguir lugar melhor. Não deixem de fazer uma navegação que inclua a pingüineira. Sai por $115 e dura 5 horas. Sai às 15h. Aproveitem para fazer logo se o tempo estiver bom pq lá o clima é louco e os barcos não saem com tempo ruim. Conhecer o Parque Terra do Fogo é legal, mas o Trem do Fim do Mundo é muito caro e não vale qto custa. O Martial Glaciar é bom pra fazer uma caminhada e chegar até o gelo. Há botas com grampos p/ alugar pra quem quiser andar sobre o gelo. Tem tbém o Museu do Fim do Mundo e a antiga prisão, que é interessante conhecer. Em 3 dias pode-se ver tudo. Ir a Puerto Williams é meio difícil. Os barcos no clube náutico cobram US$70 só a ida. De P. Arenas saem barcos para lá a US$120,00, mas durante a viagem pode-se ver glaciares e animais da região. É interessante ir até lá de avião e voltar nesse barco. Mas voltando a falar de Ushuaia, de lá pode-se ir direto a Trelew, próximo de P. Madryn. Não conheço, mas dizem que é legal. A viagem é longa, sai bem cedo de Ushuaia, passa o dia e a noite viajando e chega na parte da tarde. De Trelew se pode ir a Bariloche. Lá, recomendo a Hosteria Sur. Paguei $30 a diária. É ótima e fica ao lado da catedral, bem no centro. Recomendo a excursão ao Cerro Tronador com o Ventisqueiro Negro. Sai por $25 mais $12 da entrada. Outro lugar legal é o Cerro Catedral, próximo à cidade. Pode-se ir de ônibus e depois pegar o teleférico, fazer uma caminhada e descer pelo bondinho. Sai por $8. Subir e descer pelo bondinho sai mais caro. Há outras opções de passeios para escolher lá em Bariloche. De lá se pode ir a Puerto Varas: de P. Varas a Bariloche sai $8.000, não sei no sentido inverso. Estou com alguma dificuldade pq estou recomendando que façam o sentido inverso ao que eu fiz. Comecei por Santiago, desci até P. Varas, fui a Bariloche e segui para o sul. A parte sul fiz como está aqui pq não consegui passagem p/ Ushuaia qdo cheguei em R. Gallegos. Então segui primeiro p/ Calafate. Quanto ao preço da passagem de Bariloche a P. Varas, deve ser mais ou menos proporcional, mas acho que na Argentina deve ser um pouco mais barata. Em P. Varas recomendo a hospedagem da D. Hildegard. Paguei $8.000 a diária. Foi o melhor lugar, sem dúvida nenhuma. Além disso, ela é uma senhora muito simpática e trata muito bem os hóspedes. Quem quiser, pode escalar o Vulcão Osorno. Não deixem de ver os Saltos do Petrohué. De P. Varas é legal ir até Puerto Montt, mas pra passar algumas horas e comer um bom salmão com queijo e tomate no mercado de Angelmó. O bom para se hospedar é mesmo em P. Varas. A cidade é mais bonita e mais tranqüila e tem um cassino bem no centro. Mesmo pra quem não joga, como eu, é legal pra conhecer e é um lugar tranqüilo pra usar o telefone e ligar pra casa. Bem, de lá se pode conhecer as termas da região ou seguir para Valdivia pra ver os leões marinhos comendo os restos dos peixes no mercado fluvial. Eles ficam bem próximos das pessoas. Depois pode-se ir a Chillan e passar um dia nas termas de lá. Não sou muito chegado nisso, mas tem quem gosta. Passagens: P. Varas a Valdivia=$3.000, Valdivia a Chillan=$6.000, Chillan a Santiago=$3.000. Os lugares de interesse em Santiago já foram bem falados em outros fóruns. Dica: comer no mercado. A sopa de mariscos é muito boa. Um passeio legal é ir até Valparaiso e subir em alguns ascensores. Viña del Mar é grudada e vale uma passada.

Espero ter ajudado.

Abraços.

Marcio

• Respostas 3.8k
  • Visualizações 332.3k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Estive por estes lados em setembro, peguei pouco frio, alguma neve e lama, muito pouco vento. No verão o vento pode ficar insuportável e, com chuva, pode acabar com um passeio, por isso vá o mais prevenido que puder em todas estas ocasiões.

Postado
  • Membros

Senhores

Alguém tem alguma recomendação (do tipo: não vá!!) para ida à TDP no meio de Abril?

Achei pouca informação para este mês ao longo das 100 páginas... pelo que vi, verão chove e venta mais, então poderia estar mais aliviado em abril...

alguém?

Postado
  • Membros

Putz, eu só peguei tempo nublado em chaltén e fico com inveja quando vejo essas fotos do Fitz Roy com esse tempo limpo...heheheh

Postado
  • Membros

Olá João,

como o fórum é para isso vou dar o meu pitaco. Discordo desse roteiro em alguns aspectos, e se fosse eu mudaria nos seguintes lugares:

DIA 1 SALTO GRANDE - PEHOE - REFUGIO GREY

DIA 2 GREY - REFUGIO PEHOE

DIA 3 PEHOE - ITALIANO - FRANCES - ITALIANO - LOS CUERNOS

(se você for dormir no Los Cuernos para subir o francês no outro dia, terá que caminhar o trecho Italianos - Los Cuernos 3x, caminhando 11 km a mais)

DIA 4 LOS CUERNOS - REFUGIO CHILENO

(entre o Los Cuernos e o Refúgio Chileno tem um "atalho", se for para o Torre para depois subir para o chileno irá dar uma voltinha)

DIA 5 REFUGIO CHILENO - MIRADOR TORRES - HOSTERIA LAS TORRES

DIA 6 HOSTERIA LAS TORRES - LAGUNA AMARGA - PUERTO NATALES

Desta forma, o seu último dia fica sem caminhadas, e se houver qualquer imprevisto ainda consegue voltar para Puerto Natales a tempo.

O trecho mais pesado nesta hipótese é o dia 3, mas como não estará com mochila cargueira, pois vai ficar nos refúgios, não será tão difícil assim. No dia 2 você irá caminhar pouco e na descida, então não estará muito cansado.

No dia 4, se o tempo estiver aberto e a previsão para o dia seguinte for de tempo fechado, dá para ir até o Mirador Torres com um bocadinho de esforço.

Sobre o outro roteiro, no qual no dia 6 você faz - HOSTERIA LAS TORRES - CHILENO - MIRADOR LAS TORRES - CHILENO - LAS TORRES: é puxado, mas é normal fazer isto, só não pode estar com um ônibus marcado para muito cedo (tipo 15 horas).

Qualquer dúvida, estou na área

Editado por Visitante

Postado
  • Membros
Senhores

Alguém tem alguma recomendação (do tipo: não vá!!) para ida à TDP no meio de Abril?

Achei pouca informação para este mês ao longo das 100 páginas... pelo que vi, verão chove e venta mais, então poderia estar mais aliviado em abril...

alguém?

Tiago,

não fui em abril, mas fui na primeira quinzena de novembro, quando dizem que é muito frio e chove menos. Achei uma excelente opção, pois estava relativamente vazio e tranquilo no parque.

Sobre ir em abril, eu não teria receio, se a preparação for boa (roupas adequadas) não terá nenhum problema.

Abraços

Postado
  • Membros
Olá João,

como o fórum é para isso vou dar o meu pitaco. Discordo desse roteiro em alguns aspectos, e se fosse eu mudaria nos seguintes lugares:

DIA 1 SALTO GRANDE - PEHOE - REFUGIO GREY

DIA 2 GREY - REFUGIO PEHOE

DIA 3 PEHOE - ITALIANO - FRANCES - ITALIANO - LOS CUERNOS

(se você for dormir no Los Cuernos para subir o francês no outro dia, terá que caminhar o trecho Italianos - Los Cuernos 3x, caminhando 11 km a mais)

DIA 4 LOS CUERNOS - REFUGIO CHILENO

(entre o Los Cuernos e o Refúgio Chileno tem um "atalho", se for para o Torre para depois subir para o chileno irá dar uma voltinha)

DIA 5 REFUGIO CHILENO - MIRADOR TORRES - HOSTERIA LAS TORRES

DIA 6 HOSTERIA LAS TORRES - LAGUNA AMARGA - PUERTO NATALES

Desta forma, o seu último dia fica sem caminhadas, e se houver qualquer imprevisto ainda consegue voltar para Puerto Natales a tempo.

O trecho mais pesado nesta hipótese é o dia 3, mas como não estará com mochila cargueira, pois vai ficar nos refúgios, não será tão difícil assim. No dia 2 você irá caminhar pouco e na descida, então não estará muito cansado.

No dia 4, se o tempo estiver aberto e a previsão para o dia seguinte for de tempo fechado, dá para ir até o Mirador Torres com um bocadinho de esforço.

Sobre o outro roteiro, no qual no dia 6 você faz - HOSTERIA LAS TORRES - CHILENO - MIRADOR LAS TORRES - CHILENO - LAS TORRES: é puxado, mas é normal fazer isto, só não pode estar com um ônibus marcado para muito cedo (tipo 15 horas).

Qualquer dúvida, estou na área

Olá Christian... valeu pelo pitaco, essa era exatamente a minha ideia inicial (pag anterior) com excecao desse atalho para o chileno que eu não sabia.

mas e esse dia 2... o José tava me sugerindo diferente para eu nao fazer o Francês de mochila. Mas nao tem como deixar a bag no italiano com alguem lá?

e esse ATALHO? é tranquilo? não é o da chapeuzinho vermelho? rsrsrs

o bom desse dia 6 em aberto é que daria uma segunda chance para ver as torres quem sabe com um clima melhor, mas ai é vantagem pernoitar mais uma vez no chileno certo? acho desperdicio pernoitar no las torres só pra ir embora no dia seguinte

galera, quem puder me ajudar com as reservas, agradeco desde já... quem admnistra o las torres e chileno? e outra... agora no final de março será que vale a pena eu reservar todos os refugios? ou seria melhor só reservar o grey e pehoe pra garantir e o resto eu faço lá em puerto natales mesmo? com isso eu conseguiria reservar com uns 5 dias de antecedencia. é suficiente?

valeu pela ajuda mochileiros... esse forum é demais! vida longa

Postado
  • Colaboradores

Então, eu fiquei em Refúgios mas de toda forma levei meu mochilão para TDP, portanto tinha que carregar bastante peso nos deslocamentos com toda a bagagem...

Eu só posso falar por mim que sou bastante sedentário (a única atividade que faço é natação e faz pouco tempo que comecei... hehhe) e assim digo que minha experiência levando a cargueira foi complicada... é bem pesado ficar fazendo trilhas com muito peso nas costas... eu nunca tinha feito isso antes e foi complicado... nessas trilhas com cargueira eu parava no máximo a cada hora e praticamente não tirava fotos de tão exaustivo que era...

Agora, se você já tem experiência nisso ou se vai levar só uma mochila de ataque para TDP, então sem dúvida o melhor é fazer Pehoe-Frances-Los Cuernos no mesmo dia... o único que posso te dizer é que seu eu tivesse feito isso chegaria morto no Cuernos! hehehe...

E quanto ao Atalho, apesar de eu não ter pegado ele, fica tranquilo pois em determinado momento na trilha aparecerá uma placa indicando o atalho... é sinalizado! Aliás, nem sei porque ainda não o colocaram na rota do mapa de TDP!

E o site do Fantastico Sur é www.fslodges.com

Postado
  • Membros
Carla, obrigado pela ajuda!

Tenho mais uma dúvida:

To indo pra P. Madryn depois El Calafate depois El Chaltén e por último Ushuaia:

P. Madryn - Puerto Pirâmides e Punta Tombo

Calafate - Perito Moreno (minitrekking) e passeio no Lago Argentino

Chaltén - L. Torre, de Los Tres e Lago del Desierto

Ushuaia - Parque Nacional, Canal de Beagle e Lagos Fagnano e Escondido

Desses passeio os que eu precisaria de equipamento impermeabilizado seria Chaltén e Parque Nacional Tierra del Fuego não?

Porque eu to pensando em alugar material impermeável somente em Chaltén e nos demais lugares usar um tênis e calça não impermeável, será que dá ou é muito arriscado?

Acredito que em P. Madryn eu não deva ter surpresa de chuva, mas o trek no Perito Moreno e o Parque Nacional podem me deixar molhado heheh

É mais ou menos isso a minha dúvida, será que passo perrengue se não tiver calça e bota impermeável em P. Madryn, Calafate e Ushuaia?

Gabriel, não conheço Puerto Madrin, mas posso te afirmar que os lugares mais chuvosos e de tempo imprevisível é El Chaiten e o Parque Nacional Torres del Paine. Em Ushuaia e El Calafate uma boa capa de chuva, anorak e tenis resiste. Pelo menos foi o que eu pude perceber... Mesmo em El Chalten ví meninos e meninas fazendo trilha de tenis normal... Cheguei a ver um casal de estrangeiros fazendo de papete com meias... Tem doido pra tudo...

Bjs e Boas Viagens!

Postado
  • Membros

hmmm

Obrigado denovo!

Nos treks de Chaltén eu vou levar uma mochila menor, e deixarei a cargueira no hostel, mas acredito que não tenha armário com cadeado (Rancho Grande Hostel), é seguro deixar a cargueira lá enquanto eu tiver fazendo os treks?

Nos albergues que fiquei na Europa não era necessário saco de dormir, o hostel fornecia cobertor, aqui na América do Sul é o mesmo procedimento ou vou ter que levar saco de dormir?

E essa é sobre o trek em si, é uma boa fazer Laguna de Los Tres partindo da Hosteria del Pila e voltar pelo trek da Laguna Sucia?

Dia 2/2 eu vou e dia 21/2 eu to de volta, até dia 7/3 to de férias, escreverei um relato! :D

Postado
  • Colaboradores
hmmm

Obrigado denovo!

Nos treks de Chaltén eu vou levar uma mochila menor, e deixarei a cargueira no hostel, mas acredito que não tenha armário com cadeado (Rancho Grande Hostel), é seguro deixar a cargueira lá enquanto eu tiver fazendo os treks?

Nos albergues que fiquei na Europa não era necessário saco de dormir, o hostel fornecia cobertor, aqui na América do Sul é o mesmo procedimento ou vou ter que levar saco de dormir?

E essa é sobre o trek em si, é uma boa fazer Laguna de Los Tres partindo da Hosteria del Pila e voltar pelo trek da Laguna Sucia?

Dia 2/2 eu vou e dia 21/2 eu to de volta, até dia 7/3 to de férias, escreverei um relato! :D

Não sei como é o Rancho Grande Hostel, mas fiquei no Pioneros del Valle e ele tinha o maior locker entre todos os hostels que fiquei... coube minha cargueira e sobrou muuuito espaço ainda (acho que caberia pelo menos umas 3 cargueiras iguais a minha naquele locker... hehehe)... ah, e o locker tinha tranca com chave (nem precisava de cadeado!)

Quanto a saco de dormir, só precisei nos Refúgios em TDP porque achei um absurdo pagar ainda mais caro para ter um cobertor! Mas não se preocupa que os hostels tem cobertor (apesar que a calefação costuma ser tão forte que em muitos deles só usava o lençol... hehe)

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.