Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Trekking na Serra Fina - Pedra da Mina

Featured Replies

Postado
  • Membros

Augusto, fiquei com o pé atrás sobre esse lance da trilha do paiolinho.

Não conheço ninguem para ser nosso guia, e estava muito afim de encarar a trilha... estou caçando mais informações, de repente um mapa ou mais indicações, mas tá dificil.

Essa trilha do paiolinho, é muito utilizada? Ela é "óbvia", bem visível, tem algum "totem" ou indicação no caminho?

[]'s

• Respostas 139
  • Visualizações 64.4k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Postado
  • Membros

Fala Samuel.

Nas 2x em q cheguei no topo da Pedra da Mina, estava fazendo a travessia de ponta a ponta, por isso nunca fiz essa trilha, entrando pelo Paiolinho.

Conheço algumas pessoas q já fizeram. Essas dicas foram repassadas a mim já a algum tempo.

Uma pessoa q pode lhe ajudar é o

Erasmo Arrivabene - erasmohb@gmail.com

Ele já fez essa trilha e passou os dados p/ uma carta topográfica.

Espero q ajude.

Abcs.

Augusto

Postado
  • Membros

Colegas

Fui e voltei vivo da Pedra da Mina nesse fim de semana.Ceu azul,lua cheia, e -5 graus de madrugada com gelo na barraca,nascer do sol, maravilhoso.

Fui pelo Paiolinho ,8 horas de subidão de matar,25 kgs nas costas,a trilha é bem marcada,Que qiser dicas entre em contato.

Abraços

Nilton

Postado
  • Membros

Oba!!!! Primeiro, parabéns pela viagem, Nilton E parabéns por voltar vivo, senão sua msg ia ser psicografada - ou psicodigitada! (hehehe)! Segundo: Vou te entupir de perguntas!!!! :-)

- Então a trilha é bem marcada? (essa é uma das minhas principais preocupações, vou com a namorada e não quero entrar em roubada).

- Tem pontos de água pelo caminho, ou é preciso levar todo o suprimento desde o início?

- E para acampar, vcs ficaram no cume mesmo? (eu estava pensando em arrumar um ponto antes do topo, para ficar protegido do vento).

- Esse tempo de subida, 8 horas, foi indo sem pressa, tranquilo, ou o caminho é puxado? A maioria da trilha é ingreme?

- Em tempo: 25kl é muita coisa, não é não? O q vc levou?!

Putz, q tanto de pergunta, desculpe-me, é que fiquei empolgado!

Se possível, passe umas dicas sobre o seu roteiro, sobre a trilha, etc...

[]´s

Postado
  • Membros

Samuel

Aguarde um pouco ,vou pegar as anotações com meu amigo e te passo dicas com mais precisão.

Abraço

Postado
  • Membros

E aí Nilton.

Se puder coloque um pequeno relato dessa subida com todas as infos e dicas.

Muita gente vai se interessar, com certeza.

Abcs.

Augusto

Postado
  • Membros

Ok vou juntar as informações com o meu colega

aguardem

Postado
  • Membros

Samuel e demais colegas interessados .

Como disse antes ,eu peguei as info com o meu colega de trilha para a Pedra da Mina via Pailoinho.

Antes respondendo ao Samuel :

-A trilha é bem marcada veja as anotações abaixo pois tem um ou outro ponto que pode gerar duvida.

-Apesar de ser conhecida pela escassez de água ,tem pontos na subida e na base da Pedra no vale do RHUA onde é possivel acampar se no topo estiver ventando ou cheio de gente.Veja nas anotações.

Alias no topo só cabem umas 4 barracas de duas pessoas e é bem exposto,Nós tivemos sorte pois estavamos só nós ,sem vento e lua cheia.

-A outra opção é acampar na base um pouco acima do Rhua onde cabem umas 8 barracas numa area plana e protegida.Dali ate o topo leva uns 40 minutos

-Se a trilha é ingrime ?....Putz ,eu tenho um condicionamento bom e achei que não conseguiria principalmente quando meu amigo disse :"Faltam umas 7 horas e isso foi só para esquentar...!!"

- Eu sempre tenho a mochila mais pesada do grupo,sou famoso por isso....e dessa vez não foi diferente ,ela estava com uns 25 kgs ou mais mesmo tendo tirado tido que é superfluo.

Levei uma barraca North Face(2 pessoas) bem leve ,o sleep para -5 Cº,Isolante Therma-rest(um pouco pesado),Fogareiro Coleman Peak 1 de benzina com reservatorio cheio para nao levar a garrafa extra,um kit de panelas(retirei uma delas),um bastao,e o resto ,so o basico,uma troca de roupa para dormir e andar no dia seguinte.

O pessoal mais friorento dormiu com tres camadas de roupas.

-Mesmo tendo agua cheguei ao topo com 5 lts pois eu bebo muito.

O relato a seguir NAO conta as paradas pois no total levamos oito horas de subida.

Qualquer duvida estamos ai.

- Diario de bordo data estelar.....

-zera o cronômetro e começa a caminhada na placa da Fazenda Serra Fina - altitude 1550m;

- 7 minutos: bifurcação. Ambas as trilhas se juntam menos de 10m à frente;

- 15 minutos: bifurcação. Tomar à esquerda (descida);

- 29 minutos: primeiro riacho. Antes de chegar neste ponto, tem duas tronqueiras (porteiras de arame farpado);

- 32 minutos: bifurcação. Subir à direita;

- 48 minutos: segundo riacho;

- 52 minutos: pequena clareira. Tomar à direita (tem uma panela, fitas e marcação numa árvore). Subida longa e íngreme, entre a mata;

- 1h08min: final da primeira subida e início de outro subidão, com menos vegetação porém areia e pedrinhas = escorregões;

- 1h25min: final do segundo subidão;

- 1h36min: clareira do acampamento base e ULTIMO PONTO d'água - altitude 2000m. ATENÇÃO: logo a seguir a trilha segue pelo meio do capim elefante, em direção ao espigão mais elevado e íngreme. Neste início da trilha há um trecho mais aberto e pisado que começa a descer; ESTE CAMINHO NÃO É O CORRETO! O CAMINHO CORRETO É PARA CIMA, NA DIREÇÃO DO ESPIGÃO;

- 3h20min: alto do primeiro espigão. A seguir, a trilha faz um sobe-e-desce por três cocurutos de altura semelhante à do espigão.

- 3h56min: no terceiro cocuruto, tomar a trilha à esquerda, para descer ao pequeno vale entre o cocuruto e o segundo espigão, que também é íngreme e aparentemente sem caminho para subir;

- 4h54min: alto do segundo espigão; a trilha desce para o outro lado do pico, e segue por cocurutos menores e mais baixos, à esquerda, para subir a Pedra da Mina por seu lado menos íngreme;

- 6h13min: alto da Pedra da Mina - altitude 2796 m.

Abraco

Nilton

Postado
  • Membros

Mais uma dica

Para o jantar tente o prato pronto da PANCO que tem feijoada,arroz carreteiro,risoto,dobradinha chama-se PRONTO PARA SERVIR ,voce esquenta por 7 minutos na embalagem mesmo e depois e so comer .E mais pratico ,alimenta mais que o tradicional miojo e a embalagem e pequena(www.panco.com.br).

inte mais

Postado
  • Membros

Excelente relato Nilton, pretendo subir esse ano ainda em Setembro, isso se o tempo ajudar.. senão fica pro próximo ano.

Só uma dúvida o acampamento q fica a 40 min do topo é na própria trilha ou em alguma bifurcação? E quanto tempo vc levou pra descer?

Pra chegar na Fazenda Serra Fina é muito ruim a estrada? Se puder passe umas coordenadas de como chegar lá..

Ah, mais uma coisa... vc comentou sobre o Therma Rest, quanto pesa mais ou menos? Vi na feira esse final de semana e interessou muito, achei confortável e mais quente que isolante comum.. só o preço quu achei meio salgado na Half Dome.. em torno de R$300.. vale a pena o investimento?

Abraços!!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.