Ir para conteúdo

33 DIAS - BOLÍVIA E PERU + CHILE + ARGENTINA - DO YOU EAT CHICKEN HEART?


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Barbara, seu relato tá muito massa! To adorando mesmo.. não sei como tinha deixado ele sem ler até agora (eu sempre leio um monte!)... A gente que conhece, viaja junto de novo!!! e dá aquela vontadinha de voltar...

 

E concordo com vc... mais que os lugares ficam as pessoas, conheci muita gente muito gente boa em todos os mochilões! Em todos os lugares, brasileiros ou nao... sempre me diverti um monte e o que a gente guarda é isso! :)

 

Beijos!!! e parabéns pelo relato!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 168
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros
Barbara, seu relato tá muito massa! To adorando mesmo.. não sei como tinha deixado ele sem ler até agora (eu sempre leio um monte!)... A gente que conhece, viaja junto de novo!!! e dá aquela vontadinha de voltar...

 

E concordo com vc... mais que os lugares ficam as pessoas, conheci muita gente muito gente boa em todos os mochilões! Em todos os lugares, brasileiros ou nao... sempre me diverti um monte e o que a gente guarda é isso! :)

 

Beijos!!! e parabéns pelo relato!!!

 

Ah obrigada... fico feliz de saber! E é... eu mesma li o seu antes de viajar! É engraçado como as viagens vão se entrelaçando.. esses dias era eu lendo agora já estou escrevendo.. ai ai ai quero voltar!!!! Hahahahah

 

E cooom certeeeza... o que fica é isso! Morro de saudades de todos os amigos que fiz pelo caminho... a experiência é demais!!... muita historia boa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

DIA 26

 

Acordei no ônibus... estranhei por estar muito claro e eu ainda estar no ônibus, e o ônibus estava parado. Acho que voltei a dormir... acordei de novo e o ônibus estava parado ainda.. Estranho...Fui olhar a hora... 9 horas!!!! Fomos acordando aos poucos, algumas pessoas saiam do ônibus e as notícias foram passando. Houve um acidente na estrada e como a estrada dos caracoles estava em reforma só podia passar um trecho de cada vez, só estava passando carro vindo. Passou um tempo e todos voltaram pra o ônibus porque parecia que era nossa vez de passar. Chegamos até a fronteira uma 10 da manhã... não me lembro bem se 10 ou 11. Acontece que com aquela reforma estava tendo escala... de noite a gente passava pra a argentina e de dia eles passavam pra o chile. Então eles não queriam deixar a gente passar até de noite. Foi uma baixaria! :)

 

iufh.jpg

 

lknk.jpg

 

a4su.jpg

 

Todos os ônibus esvaziaram e as pessoas se juntavam em volta dos responsáveis discutindo sobre a decisão de deixar a gente lá... eu estava sem moeda argentina. Só dólares. E a casa de cambio da fronteira estava fechada. Mesmo assim eu fiquei super tranquila, a única coisa que eu precisava era estar em Santiago no dia da volta, e ainda faltava uma semana. Até lá não tinha problema improvisar! :P

 

Fiquei conversando e esperando alguma decisão... as pessoas discutiam, pensavam num jeito... até que resolveram liberar a gente. Antes de ir duas senhoras que estavam do meu lado vieram me dar dinheiro pra tomar café. Eu fiquei muito surpresa, agradeci e falei que não aceitaria, imagina.... mas elas insistiram MUITO e falaram que eu estava só e viajando e elas tinham filhas e tal.. e que gostaria de saber que iriam ajudar as filhas delas também, que eu aceitasse e comprasse um café da manhã. Eu não sei de onde veio isso, eu não sei como elas souberam que eu não tinha dinheiro lá. Mas depois de um tempo insistindo resolvi aceitar, e agradeci muito... afinal, anjinhos nº 3 se apresentando. Eu não sei se tava com cara de quem precisava de algo, mas.... elas ajudaram!!

 

Depois disso uma moça também do andar debaixo do ônibus voltou da lanchonete com dois sanduíches e me deu um. Ai eu falei pra ela que eu já tinha, agradeci... mas ela virou pra mim bem séria e disse: guarde. Ai eu guardei né. Vou discutir? hahaha Anjinho nº 4.

 

Fiz amizade com esse pessoal do ônibus ... o que foi uma experiência bem interessante! Conseguimos passar pela fronteira, pensava muito no meu amigo que eu não ia poder responder ele... mas fiquei tranquila porque achei que no máximo ele não iria pra lá já que eu não tinha confirmado. Chegamos em Mendoza já de tarde, cerca de 15hs. Lá uma outra moça que também estava no ônibus me perguntou como eu iria embora. Ai eu disse que pegaria um taxi e ela falou que me mostraria onde era. Só que ficamos esperando os pais dela e do namorado dela que iam encontrar eles lá. O pai e ela ficaram falando bastante sobre opções, tentando ver onde era meu hostel e tal... ai eles descobriram o endereço e disseram que era perto e eles me levariam já que estavam com dois carros. Ai eles dois foram comigo e o resto do pessoal foi no outro carro. Antes de chegar no hostel eles deram uma volta comigo pra me mostrar um pouco da cidade, me mostraram onde trocar dinheiro... e as dicas locais. Ai sim, isso era sábado e estava TUDO fechado por lá. Eles fecham na hora do almoço e só voltam umas 16 hs. Ai ele comentou do mercado negro de cambio, e falou que eram os caras parados na esquina. Ele me apresentou um que era conhecido e eu fiz o melhor cambio ever. E assim... eu troquei só 50 dólares porque eu trocaria o resto depois, mas depois eu não vi mais casa de cambio aberta em momento nenhum e nenhum cambista na rua. Então foi com esses mesmos 50 dólares que paguei por tudo nos dois dias que estive lá. Eu acho que eu troquei pelo dobro do que tava o peso, não me lembro agora... mas foi a salvação pra meu dinheiro contado.

 

Na volta me despedi deles, eles falaram MUITAS dicas, me passaram os contatos deles pra se eu precisasse de algo e eu fiquei no hostel. Anjinhos nº 5 e 6 foram super!! Assim que eu entrei e comecei a fazer meu checkin, adivinha quem entra no hostel? O meu amigo! Ele disse que resolveu fazer a tentativa já que ele sabia o nome do hostel que eu ia ficar... então foi e se eu não tivesse lá ele sairia com o amigo dele. Então eu falei que ia só me trocar e a gente saia. Fomos eu, ele e o outro amigo passear. Ele me perguntou o que eu queria fazer, e eu disse com toda certeza: eu quero algo real. Hahahaha Então fomos tomar uma cerveja num lugar lindo nas redondezas de mendoza, o nome era... esqueci. Mas vou lembrar e volto pra editar! Mas era tudo que eu precisava... era lindo, era natural, e era local... não tirei quase todo nenhuma lá, foi mais um programa como se eu fosse de lá mesmo, normalidade era meu apelido em Mendoza.

 

9f6g.jpg

 

Experimentando cerveja argentina!

 

t6tl.jpg

 

yi2i.jpg

 

cq3n.jpg

 

Enfim voltei... conheci um pessoal no hostel e usei a noite lavando roupas :P Pra minha infelicidade mendoza fecha tudo na hora do almoço e volta tarde... e o outro dia que estaria lá era domingo! Eu não iria poder fazer nada... nada nada... nem trocar dinheiro! Então, eu tinha que me programar pra ficar com aquela grana, tentar sair... conhecer a cidade e só. Mas não era muito mais do que isso que eu queria, tava farta de tour... só achei ruim que não poderia comprar vinho pra levar pra meu pai, mas eu podia comprar em Santiago.. é né!

 

Então, o meu anjinho nº 7 e final foi o Juan... que veio de 200 km de distancia pra me mostrar a cidade e passear de alguma forma... é incrível como a gente encontra gente legal pelo caminho, gente que quer ajudar se você mostrar que precisa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Estou em dívida! Hahaha Vou tentar recuperar esse tempo ai... escrever um pouquinho hoje pelo menos! :)

 

DIA 27

 

Dia 27 era um domingo, tudo fechado em Mendoza! Sem passeios, sem possibilidades! Só tinha uma coisa a fazer: comprar vinho e beber! Hahaha

 

Sai com meus amigos do hostel, um da Irlanda e um Escocês... eles estariam pegando um ônibus pra Salta nesse mesmo dia a noite, então também não tinham planos sem ser uma tarde por ai tomando vinho. Fomos almoçar por lá, compramos um vinho e voltamos pra a parte verde do hostel. Na argentina a gente tem as melhores opções de carne pra experimentar. Eu não tive a chance de comer de tudo, mas vai as dicas que eu recebi: Parrila e Bife de Chorizo! Depois voltem pra me dizer o que acharam! hahaha O vinho lá é muito fácil e barato, compramos num mercadinho qualquer um malbec e ganhamos uma garrafa menor. Não lembro o preço, mas era bem tranquilo.

 

gsw9.jpg

 

Tem muitos passeios legais pra fazer em Mendoza. Desde o Vinas de Bike até as regiões próximas a Mendoza, o passeio do Aconcágua. Enfim... muitas opções! Não deixaria menos de 3 dias pra lá, achei a cidade muito legal, organizada e cheia de opções pra conhecer. Eu que dei bobeira e fui num fim de semana. Mas do jeito que eu estava, eu não ia mesmo querer fazer muitos passeios. Eu estava suspirando por um pouco de normalidade. E conhecer essas pessoas, beber , conversar até anoitecer... era exatamente o que eu precisava!

 

Esse foi o dia e a noite! Só somente só! No dia seguinte era voltar pra Santiago... e de lá me despedir da mochila e ir pra casa!

 

mqqm.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

DIA 28

 

Era dia de voltar pra Santiago... ultimo percurso sem contar o de voltar pra casa. Arrumei minhas coisas, fiz o chekout e pedi pra a recepção do hostel me pedir um taxi. Rapidinho estava na rodoviária esperando meu ônibus. Eu peguei um lugar no segundo piso do ônibus bem de frente, foi uma má escolha porque era apertado pra minhas pernas.. no meio da viagem mudei e sentei numa cadeira que tava vazia. Na volta não tive nenhuma surpresa, voltei tranquilamente... passamos pela fronteira sem problema nenhum dessa vez. Chegando em Santiago eu fiquei meio perdida, não sabia como ir pra o hostel. Não sabia se era perto ou longe pra pegar taxi, se era melhor o que... até a pé! Então fui numa lan house tentar ver mais ou menos como fazer. Também andei um pouco, vi o metro, tentei descobrir como andar... mas não sabia nem pra que lado ir. Então voltei, perguntei quanto seria mais ou menos o táxi e aceitei. Foi nem tão caro... mas quero logo pedir desculpas por Santiago. Em Santiago eu não anotei NADA. Nem uma informaçãozinha eu tenho. Eu posso dar dicas sobre os locais, onde ir e o que fazer... mas nada de preços! :P

 

Então né.. o hostel estava meio vazio. Fiquei meio preocupada, porque sem companhia por longos 6 dias por ai... não ia ser muito fácil e a saudade de casa já estava me consumindo. Nesse primeiro dia eu aprendi a andar de metrô com as dicas da recepcionista... dei umas voltas pela cidade, andei por alguns lugares. Foi um dia de descoberta. E também tinha que fazer planos pra os próximos dias né, afinal... pouco dinheiro e muito tempo!

 

Então depois de dar voltas pela cidade eu fiquei no próprio hostel, tinha um terraço muito bacana, dava pra ver um pouco do por do sol e relaxar.

 

Esse dia foi bom pra aprender a andar por lá, como me locomover e ter alguma noção da cidade. O metro é bem facil depois que se aprende e no hostel tinha vários mapas pra ajudar... Eu fiquei em Bela Vista, no hostel Bela Vista. A localização é boa, apesar de que tem vários lugares bons pra se ficar em Santiago. Tinha visto também uma empresa lá perto do hostel que alugava bike e esse era o plano pra o dia seguinte. Ir conhecer o centro, dar umas voltas e subir o Cerro Santa Lucia :)

 

mlli.jpg

 

Vista pra El cerro San Cristóbal! :)

 

hzv6.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Santiago... como eu disse... foi a última cidade que eu passei. E na última cidade eu parei de fazer anotações de valores, lugares e coisas assim. Então, pra completar o relato eu vou fazer um apanhado geral de Santiago num esquema um pouco diferente. Foram dias a deriva, dias passeando, dias andando, pedalando e enfim, conhecendo a cidade. Por isso eu vou passar de escrever dia-a-dia e escrever sobre a cidade dos últimos dias. Alguns dias eu vou detalhar mais.

 

Em Santiago eu fiquei no bairro Bella Vista, no Hostel Bella Vista. Eu gostei muito do hostel pelo conforto, é sensacional a cama, a cozinha... a varandinha. E só fiquei sozinha no primeiro dia lá, no segundo chegaram várias garotas e ficamos fazendo passeios juntas. Meu primeiro dia foi sozinha.

 

DIA 29

 

No dia 28 eu tinha meio que elaborado um plano, então dia 29 fui atrás da bike pra conhecer a cidade. Bem pertinho do hostel tem um lugar que aluga. Tem alguns planos por horas, eu acho que peguei um de 4 ou 5 horas. Fui conhecer o centro, a parte histórica e no final conheci o Cerro Santa Lucia.

 

0r3p.jpg

 

97jh.jpg

 

Fiz um roteiro parecido com o que vi no "Free walk tour". Em Santiago rola esses tours de graça, tem alguns roteiros. Você vai ao ponto de encontro e acha o pessoal com a camisa vermelha e vão num tour caminhando pela cidade. Tem folhetos nos hoteis e acho que é fácil de encontrar, embora uma amiga que conheci lá tentou ir em um e disse que o guia não apareceu ai juntou o grupo e fizeram sozinhos o roteiro, também válido! :P

 

64e3.jpg

 

or0y.jpg

 

awxl.jpg

 

7l5s.jpg

 

i42j.jpg

 

9i1z.jpg

 

Com bike é bem legal conhecer alguns pontos... em outros é complicado. Mas no geral é bom pela mobilidade, é divertido e livre... e Santiago até que dá bom suporte pra isso! Na volta que eu conheci as meninas do quarto e saímos a noite pra jantar. Perto de lá tem uma rua cheia de bares perto do Pátio Bella Vista.

 

7gsk.jpg

 

Arromboooooo de conta! Hahah ;)

 

3kdz.jpg

 

Ali tem muita opção, é bem pertinho da entrada do Cerro San Cristobal. Dali na volta já era tarde, vimos um assalto e saímos correndo. Entramos num taxi apavoradas e voltamos os 3 blocos pra o hostel. Então... foi perto, era noite, estávamos só 4 mulheres. Não senti tanta segurança em Santiago, me lembrou o que sinto aqui em Salvador. Tem que ter cuidado só.

 

DIA 30

 

Nesse dia eu dormi um pouco a mais. Quando acordei encontrei uma das meninas e resolvemos encontrar a outra que tinha ido Free Walk tour para almoçar no Mercado Central. O segredo lá é comer nos restaurantes que ficam nos cantos, é bem mais barato. E ó... eu pedi um tal de "camarão a parmigiana" que parecia mais uma sopa de camarão, mas era DELICIOSA. Era camarão e queijo, tinha alho e vinho branco... mas era deliciosa demais! De lá nós andamos pela cidade, demos várias voltas no centro novamente e fomos num sorvete que eu tinha conhecido no dia anterior que eu achei uma delícia, próximo a entrada do metro de bella vista... indo pra o cerro santa lucia. Era pequeno, meio artesanal, uma delicia! Lá perto tem uma sorveteria enorme, mas não comi lá... mas nesse sorvete lá perto do cerro e do metro eu fui umas 3 a 4 vezes enquanto estava em Santiago. Se alguem se interessar eu faço um mapinha! Eis a foto no lugar:

 

0t5x.jpg

 

Nesse dia eu comprei dois vinhos pra meu pai logo depois que sai do mercado central e o cara me deu uma caixa pra eu usar caso não achasse uma embalagem de avião. Essa caixa... imaginem... que eu carreguei o dia todo! E ela está nas fotos e tudo, deu foi história viu! hahahaha Acompanhem a saga da caixa dos vinhos de papai! :P

 

No almoço no Mercado Central, eu e a caixa:

 

6i4z.jpg

 

Metro:

 

osvv.jpg

 

Lugarzinho perto do Mercado Central...

 

8lx1.jpg

 

A questão do vinho eu abordo mais pra a frente no ultimo dia, que tem mais o que falar...

 

Uma das meninas era professora de Ioga e a viagem dela tava sendo bem diferente, passando por vários lugares pra meditação e Ioga e enfim, nesse dia ficamos no terraço fazendo Ioga. Descemos a festinha pra a cozinha pra eu cozinhar um macarrãozinho enquanto conversávamos. Lá tinha um mercado parede com parede do hostel, então eu comprava as coisas lá e cozinhava na cozinha do hostel, aconteceu muito em Santiago. E o dinheiro da janta eu gastei em vinhos pra trazer pra meu pai! hahahah

 

cbfv.jpg

 

3vr0.jpg

 

DIA 31

 

No dia 31 saí com a professora de Ioga pra umas voltas e fomos conhecer o Cerro San Cristobal. A caminhada pra subir e punk, então fomos de ônibus. É de graça, sai de tanto em tanto tempo... resolvemos que desceríamos a pé. Lá é bem interessante, bem bonito, tem um ar mais espiritual. Rola um silencio e uma reverência lá em cima... e tem uma boa vista! Apesar de que chegamos lá em cima e o céu de Santiago tava muito sujo, mal dava pra ver a cordilheira. Lá é assim, muito poluido! Muuiito muito muito!! Ver a cordilheira é pra dias de céu limpo, como eu vi no cerro santa lucia. No san cristobal já não estava assim...

 

Tomando a bebida tradicional de dias quentes deles lá... não lembro o nome mas tinha em todo canto!

 

07t0.jpg

 

E lá em cima do Cerro...

 

agrt.jpg

 

pu11.jpg

 

Esse rapazinho ai do canto esquerdo da foto fez o favor de tirar uma foto nossa. Ele era da suiça e era muuuuuito sério. Quando fomos pedir a ele eu juro que achei que estava incomodando. Eu fiquei muito sem graça porque ele foi super sério, não deu uma risadinha. Então iamos logo sair de lá depois da foto, mas ele não parou de conversar com a gente. Ele desceu com a gente e almoçou com a gente, ainda queria fazer coisas mais tarde e no dia seguinte, aquilo me impressionou muiiiito! Pense num cara sério!!! Era só o jeito dele, porque ele ficou com a gente desde então aquele dia... A descida é algo assim:

 

ukck.jpg

 

dn79.jpg

 

hpod.jpg

 

No meio do caminho descobrimos uma piscina enorme lá! O dia estava fervendo, ficamos morrendo de inveja... era uns 5000 pesos pra entrar, se soubéssemos teríamos ido preparadas. Eu pensei em ir no dia seguinte e o rapaz queria ir também ... mas eu acabei resolvendo economizar esse dinheiro pra vinho e ficar quieta no outro dia.

 

wjaz.jpg

 

Nessa noite, o cardápio foi................... macarrão :P

 

aops.jpg

 

DIA 01/fev

 

Então... esse dia não tinha o que fazer, todo mundo tinha ido embora e tinha ficado eu e uma brasileira no hostel. Fomos atrás de vinho e caixa pra avião. Essa era a missão do dia. Rodamos correio, lojas e afins... mas fora da viniculas e lojas especializadas que eram longe e caras, nós não tínhamos ideia de como conseguir. No fim das contas estávamos no supermercado e fomos abordadas por um brasileiro que sabia muito de vinho. Ele nos deu as melhores dicas e nos salvou a pele. Ele mostrou um lugar e fomos lá depois comprar o vinho. Era como uma mercearia só de vinho. De todos os tipos espalhados pela prateleira por ordem de preço, sensacional. Bem mais barato que em lojas chiques e finas e que no supermercado. E ó... lá é bem barato comprar vinho. Um que eu trouxe e paguei o equivalente a 10 reais eu encontrei aqui em Salvador por mais de 60 no mercado. E no final das contas os caras ainda faziam uma embalagem lá toda empacotada pra levar no avião. Perfeito!

 

Eu ainda fui dar mais voltas nesse dia e tomar mais sorvete pra despedida :P

 

Depois fiquei pelo hostel mesmo... arrumei minhas malas pela ultima vez e fui dormir.

 

DIA 02/fev - CAPITULO FINAL

 

Não sei nem o que dizer sobre esse dia.... :/

 

Estava um mix de sentimentos. Felicidade enorme por saber que ia rever minha familia, isso era bem claro. Uma nostalgia gigantesca por todos os lugares que tinha ido e principalmente todas as pessoas que conheci. Aquela viagem que planejei por 3 meses e contei os dias, minutos e segundos pra chegar... que demorou tanto, tinha acabado! Como assim???? Tinha chegado o grande dia, tinha passado as 5 semanas e tinha acabado.

 

... era hora de ir pra casa.

 

v8hc.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
BARBARAAAA...RSSS..lá vem eu depois de muito tempo agradecer pela ajuda, seu relato ajudou e muito!!!..não sabe o quanto foi lembrada (com referência e tudo) lá no Peru..kkkkk...Comecei a escrever o meu também..deixar a contribuição né..beijosss!!!

 

Que máximo!! Estou feliz de saber disso! :D

 

Depois quero ver seu relato, deixa o link aqui... tanta invejinha de você por ter viajado agora... ai ai ai. Mal vejo a hora de ir de novo! ::otemo::

 

Bom saber que ajudei, terminei o relato hoje! Nem acredito!!! Levei 6 meses! Hahahha que lentaaaaaa! hahaha Antes tarde do que nunca! :D

Beijo beijooo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...