Olá viajante!
Bora viajar?
33 DIAS - BOLÍVIA E PERU + CHILE + ARGENTINA - DO YOU EAT CHICKEN HEART?
- Respostas 168
- Visualizações 29.2k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
barbaraleitao 87 posts
-
Renato Pinto 13 posts
-
rafaelalins 12 posts
-
Giselli Braga 5 posts
Olá mochileiros
Cá estou de volta de uma viagem de 33 pelo Peru e pela Bolívia... com uma passadinha no Chile e Argentina. Como de costume, vim tentar retribuir um pouquinho da IMENSA ajuda que recebi, pois sem o mochileiros eu tenho certeza que minha experiência teria sido bem diferente. Eu posso dizer hoje, olhando pra trás, que fiz algumas besteiras, cometi alguns errinhos e algumas coisas que fiz teria feito diferente... mas sem as inúmeras dicas e inúmeros relatos que li aqui, o número teria sido bem maior... rsrs
Bom, vou fazendo o relato aos poucos, um dia de cada vez, dependendo da disponibilidade de tempo, e vou tentar lembrar do máximo de coisas possíveis que possa ajudar a quem ainda estiver indo...
CAMBIO
Pra facilitar, vou falar logo do cambio que consegui pelo caminho.:
LIMA (CAMBISTAS NA RUA COM COLETE AZUL): 2,50 Soles - Variando sempre, entre 2,50 - 2,54 Soles
CUSCO (QUALQUER CASA DE CAMBIO NA AV. DO SOL): 2,52 Soles - Invariável, pareceu um tipo de cartel.
COPACABANA (TROQUEI NA RUA PRINCIPAL, QUALQUER BARRAQUINHA NO CAMINHO DO CAZ): Bs 6,8 – Não tenho certeza se é o cambio correto, ou se arredondei.
LA PAZ (EDIFÍCIO NA ESQUINA DA PRAÇA DA IGREJA SAN FRACISCO): Bs 6,93 – Melhor cambio que eu achei, a variação é pouca, mas pra mim tava valendo.
SAN PEDRO DE ATACAMA (CASA DE CAMBIO NA RUA DO HOSTEL CAMPO BASE): $ 473 – Deveria ter trocado mais, só fui achar esse cambio de novo depois de muito procurar em Santiago.
SANTIAGO (ACREDITO QUE SEJA CALLE MONJITAS, É UMA RUA CHEIA DE CASAS DE CAMBIO): $ 473 – O cambio fica estampado na frente das lojas, é fácil ver qual é melhor... Varia sempre entre $ 469 e $ 473.
CONSIDERAÇÕES GERAIS
Levei 3 meses desde que decidi viajar até o dia da viagem, então tive bastante tempo pra ler os relatos e morrer de ansiedade, claro. Mas foi bem válido, afinal, foi a primeira grande viagem.
Sobre o dinheiro, eu levei U$1900 no total em dinheiro na minha doleira. Cuidando o tempo todo da coitada, sempre comigo, sempre atenta!! Valeu super a pena, porque vi muita gente no caminho que ficou sem grana, por causa de problema no cartão... muita gente mesmo! Então eu levei passaporte, dinheiro e pen drive com backups na doleira. Fora isso, já tinha gastado um bom dinheiro daqui do Brasil, incluindo:
- Mochila cargueira da Deuter de R$ 670 na Orientista, 55l.
- Seguro de viagem R$ 300,00 na World Nomads, incluindo um segurinho extra do meu celular (paguei mais pela cobertura deles, mas tem inúmeros bons seguros mais baratos).
- Passagem de avião de Lima – Cusco por R$ 300,00, incluindo taxas, pela Star Peru.
- Passagem de avião Calama – Santiago por R$ 435,00, incluindo taxas, pela Sky Airlines.
- Passagem de ônibus da Andesmar Santiago – Mendoza ida e volta por R$ 300,00 cama, da qual eu me arrependo de ter comprado pelo Brasil, pois queria ter ficado mais tempo em Mendoza..
- Passagem Salvador – Lima e Santiago – Salvador, pela Tam por R$ 1400,00, mais barato que achei, explico mais pra frente.
- Mochila de ataque, itens de uso pessoal, roupas, remédios, acessórios, muita coisa que eu não tinha...
Resumindo, eu gastei uns R$ 3500 antes de ir, e levei uns R$ 4500, que pela cotação horrorosa virou míseros $1900. Eu gastei muito antes, mas muito devido a péssima cotação da época e também pelas passagens partindo e voltando de Salvador serem absurdamente caras... E como tinha pouco tempo, não valia a pena fazer o percurso de ônibus pela Bolivia e trem da morte, o que pode ser opção para quem está mais folgado. Pra mim, foi um gasto a mais, mas foi um gasto que me permitiu o roteiro que eu queria e aproveitar o tempo que eu tinha. Vai de cada um.
Levei todo o dinheiro em dólares, que dividi pelos 33 dias, ou seja, U$57 por dia. Que não foi gasto exatamente dessa forma, mas tentei manter esse ritmo.
Continuando....
Logo depois do primeiro tour que eu fiz, eu percebi uma coisa que mudou o curso de tudo que eu tinha planejado pra minha viagem: EU ODEIO TOUR.
Ok, dito isso, vocês vão perceber que qualquer planejamento foi totalmente ignorado, e remodelado, para se adaptar a minha mais nova descoberta rsrs.
Outra coisa importante, eu passei a valorizar bem mais os momentos que eu tinha com as pessoas, as conversas de corredor, os cafés, os almoços com as pessoas, do que os passeios, então vocês também vão notar que eu não fiz a maioria das coisas que supostamente eu “deveria” fazer. Não vi a maior parte das igrejas ou museus em Cusco e La Paz, não fiz os passeios convencionais em Mendoza, e outras inúmeras coisas que troquei por bons e inesquecíveis momentos com as pessoas que eu conheci durante a viagem. Sem arrependimentos.
Mais uma ultima consideração, INGLES SALVA. Gente, eu não teria conhecido metade das pessoas que eu conheci se não fosse o ingles, me ajudou demais.
Ah... e pra explicar o título do meu relato, durante a viagem eu descobri que os canadenses não comiam coração de galinha, e desde de criança isso foi uma coisa super normal pra mim, achei que era normal para todos. Tipo, crianças adoooooooooram coração de calinha, qual é!! Então... a partir daí, eu passei a perguntar a todo mundo, literalmente (Noruega, Canadá, Estados Unidos, Irlanda, China, Austrália, Singapura, África, Escócia, Suiça, França, Coréia, Republica Dominicana, Reino Unidos e por ai vai), e ninguém come coração de galinha. É besteira, mas acredite, isso rendeu muitas conversas e muita risada!
ROTEIRO
Vou colocar aqui o roteiro como planejei, e como deveria ser. Acho que o ponto mais marcante é a troca de San Pedro de Atacama por La Paz... mas eu vou explicando durante o relato.
Bom, daqui pra a frente, vai ser dia após dias, espero que possa ajudar da mesma forma que fui ajudada, qualquer dúvida é só perguntar.