Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

33 DIAS - BOLÍVIA E PERU + CHILE + ARGENTINA - DO YOU EAT CHICKEN HEART?

Postado
  • Membros

Olá mochileiros :)

Cá estou de volta de uma viagem de 33 pelo Peru e pela Bolívia... com uma passadinha no Chile e Argentina. Como de costume, vim tentar retribuir um pouquinho da IMENSA ajuda que recebi, pois sem o mochileiros eu tenho certeza que minha experiência teria sido bem diferente. Eu posso dizer hoje, olhando pra trás, que fiz algumas besteiras, cometi alguns errinhos e algumas coisas que fiz teria feito diferente... mas sem as inúmeras dicas e inúmeros relatos que li aqui, o número teria sido bem maior... rsrs

Bom, vou fazendo o relato aos poucos, um dia de cada vez, dependendo da disponibilidade de tempo, e vou tentar lembrar do máximo de coisas possíveis que possa ajudar a quem ainda estiver indo...

CAMBIO

Pra facilitar, vou falar logo do cambio que consegui pelo caminho.:

LIMA (CAMBISTAS NA RUA COM COLETE AZUL): 2,50 Soles - Variando sempre, entre 2,50 - 2,54 Soles

CUSCO (QUALQUER CASA DE CAMBIO NA AV. DO SOL): 2,52 Soles - Invariável, pareceu um tipo de cartel.

COPACABANA (TROQUEI NA RUA PRINCIPAL, QUALQUER BARRAQUINHA NO CAMINHO DO CAZ): Bs 6,8 – Não tenho certeza se é o cambio correto, ou se arredondei.

LA PAZ (EDIFÍCIO NA ESQUINA DA PRAÇA DA IGREJA SAN FRACISCO): Bs 6,93 – Melhor cambio que eu achei, a variação é pouca, mas pra mim tava valendo.

SAN PEDRO DE ATACAMA (CASA DE CAMBIO NA RUA DO HOSTEL CAMPO BASE): $ 473 – Deveria ter trocado mais, só fui achar esse cambio de novo depois de muito procurar em Santiago.

SANTIAGO (ACREDITO QUE SEJA CALLE MONJITAS, É UMA RUA CHEIA DE CASAS DE CAMBIO): $ 473 – O cambio fica estampado na frente das lojas, é fácil ver qual é melhor... Varia sempre entre $ 469 e $ 473.

CONSIDERAÇÕES GERAIS

Levei 3 meses desde que decidi viajar até o dia da viagem, então tive bastante tempo pra ler os relatos e morrer de ansiedade, claro. Mas foi bem válido, afinal, foi a primeira grande viagem.

Sobre o dinheiro, eu levei U$1900 no total em dinheiro na minha doleira. Cuidando o tempo todo da coitada, sempre comigo, sempre atenta!! Valeu super a pena, porque vi muita gente no caminho que ficou sem grana, por causa de problema no cartão... muita gente mesmo! Então eu levei passaporte, dinheiro e pen drive com backups na doleira. Fora isso, já tinha gastado um bom dinheiro daqui do Brasil, incluindo:

- Mochila cargueira da Deuter de R$ 670 na Orientista, 55l.

- Seguro de viagem R$ 300,00 na World Nomads, incluindo um segurinho extra do meu celular (paguei mais pela cobertura deles, mas tem inúmeros bons seguros mais baratos).

- Passagem de avião de Lima – Cusco por R$ 300,00, incluindo taxas, pela Star Peru.

- Passagem de avião Calama – Santiago por R$ 435,00, incluindo taxas, pela Sky Airlines.

- Passagem de ônibus da Andesmar Santiago – Mendoza ida e volta por R$ 300,00 cama, da qual eu me arrependo de ter comprado pelo Brasil, pois queria ter ficado mais tempo em Mendoza..

- Passagem Salvador – Lima e Santiago – Salvador, pela Tam por R$ 1400,00, mais barato que achei, explico mais pra frente.

- Mochila de ataque, itens de uso pessoal, roupas, remédios, acessórios, muita coisa que eu não tinha...

Resumindo, eu gastei uns R$ 3500 antes de ir, e levei uns R$ 4500, que pela cotação horrorosa virou míseros $1900. Eu gastei muito antes, mas muito devido a péssima cotação da época e também pelas passagens partindo e voltando de Salvador serem absurdamente caras... E como tinha pouco tempo, não valia a pena fazer o percurso de ônibus pela Bolivia e trem da morte, o que pode ser opção para quem está mais folgado. Pra mim, foi um gasto a mais, mas foi um gasto que me permitiu o roteiro que eu queria e aproveitar o tempo que eu tinha. Vai de cada um.

Levei todo o dinheiro em dólares, que dividi pelos 33 dias, ou seja, U$57 por dia. Que não foi gasto exatamente dessa forma, mas tentei manter esse ritmo.

Continuando....

Logo depois do primeiro tour que eu fiz, eu percebi uma coisa que mudou o curso de tudo que eu tinha planejado pra minha viagem: EU ODEIO TOUR. ::bruuu:: Ok, dito isso, vocês vão perceber que qualquer planejamento foi totalmente ignorado, e remodelado, para se adaptar a minha mais nova descoberta rsrs.

Outra coisa importante, eu passei a valorizar bem mais os momentos que eu tinha com as pessoas, as conversas de corredor, os cafés, os almoços com as pessoas, do que os passeios, então vocês também vão notar que eu não fiz a maioria das coisas que supostamente eu “deveria” fazer. Não vi a maior parte das igrejas ou museus em Cusco e La Paz, não fiz os passeios convencionais em Mendoza, e outras inúmeras coisas que troquei por bons e inesquecíveis momentos com as pessoas que eu conheci durante a viagem. Sem arrependimentos.

Mais uma ultima consideração, INGLES SALVA. Gente, eu não teria conhecido metade das pessoas que eu conheci se não fosse o ingles, me ajudou demais.

Ah... e pra explicar o título do meu relato, durante a viagem eu descobri que os canadenses não comiam coração de galinha, e desde de criança isso foi uma coisa super normal pra mim, achei que era normal para todos. Tipo, crianças adoooooooooram coração de calinha, qual é!! Então... a partir daí, eu passei a perguntar a todo mundo, literalmente (Noruega, Canadá, Estados Unidos, Irlanda, China, Austrália, Singapura, África, Escócia, Suiça, França, Coréia, Republica Dominicana, Reino Unidos e por ai vai), e ninguém come coração de galinha. É besteira, mas acredite, isso rendeu muitas conversas e muita risada!

ROTEIRO

Vou colocar aqui o roteiro como planejei, e como deveria ser. Acho que o ponto mais marcante é a troca de San Pedro de Atacama por La Paz... mas eu vou explicando durante o relato.

roteiroa.jpg

Bom, daqui pra a frente, vai ser dia após dias, espero que possa ajudar da mesma forma que fui ajudada, qualquer dúvida é só perguntar.

• Respostas 168
  • Visualizações 29.3k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros
Seu relato está hipe-mega-power interessante ::cool:::'>

Os perrengues que você passou em A.C foram o que fizeram a sua viaje mais interessante e divertida =) Algo que eu ainda não entendi muito bem... O city tur em Cuzco é feio em um dia certo? Ai dorme em Cuzco e a manha seguida da para fazer o vale sagrado e ficar em OlLa e pegar o trêm para A.C é isso mesmo? A city tour sai de Cuzco sai na parte da tarde certo? as 14? e o vale sagrado? qual é mais ou menos a hora aproximada que chega em Ollha?

Também quero ir direto para Copacabama... Então ainda tenho duvida de que hora mais ou menos devo voltar de A.C. Que horas o Onibus sai de Cuzco para Copacabana? As 20:00?

Em Copacabana a melhor pedida é dormir na parte norte certo?

Desde já te agradeço ::cool:::'> e estou acompanhando seu o seu relato! ::otemo::

Um hiper-mega-power obrigada!!! :D

hahahahaha

Então... os perrengues fazem as melhores histórias!!! Com certeza! Mas sim, sobre sua pergunta.. eu não fiz o city tour com guia turistico nem o vale sagrado.. eu pegava os onibus e ia por minha conta, como eu contei no relato. Não sei horario de saida e chegada por causa disso, porque eu fiz meus horarios.. na hora que eu acordava eu ia. Mas é fácil ver os horários porque todos os outros mochileiros fazem esses tours...

São duas horas uma van pra Ollanta partindo de Cusco. E o trem sai de lá ou de Poroy, você escolhe. Normalmente quem faz o vale sagrado escolhe ir de lá direto.

E sim, da pra fazer cada passeio em um dia. Eu que fiz diferente...

Se você for de Machu Picchu voltar pra Poroy, pegar um taxi e ainda ir pra a rodoviaria pegar onibus pra Copacabana vai ser ruim....

Ou você vai ter que descer correndo das ruinas porque vai pegar um trem cedo (são 3 horas de trem pra Poroy - e mais 1 de taxi pra cusco/ são 2 horas de trem pra Ollanta - e mais duas pra cusco nesse caso) ou vai chegar atrasado. Não é bom ficar contando tempo lá dentro, eu preferiria dormir em AC e ser a ultima a sair da ruina. Eu sugiro que você durma em AC e no dia seguinte cedo pegue o trem e vá pra Copacabana a noite. Pois o ônibus pra Copa só sai de noite , umas 10 horas. Ou seja, você ir no mesmo dia é péssimo (se tiver atrasado pode perder o onibus) e você leva umas 4 ou 5 horas de AC pra Cusco. O que eu fiz foi ir no mesmo dia (perdi tempo que podia estar nas ruinas) e fiquei sem fazer nada em Cusco no dia seguinte. Eu preferiria fazer do jeito que te falei, ficar lá até fechar e dormir em AC.

E sobre Copa.. não existe lado norte em Copa. Existe lado norte na Ilha. Copacabana é a cidade que você chega, de lá você vai pra a ilha. A ilha dizem que é bem melhor dormir no lado norte, mas eu não conheci... E eu ficaria uma noite em Copa antes de ir pra a Ilha e deixaria minha cargueira lá. Ir pra a Ilha é melhor só com a mochila pequena..

Qualquer duvida é só perguntar! :)

Postado
  • Autor
  • Membros
Nossa, to adorando seu relato! Suas fotos estão lindas!

É legal ver uma mulher viajando assim, me dá um pouco mais de coragem.

E não demore pra continuar o relato.. :)

Muito obrigada, viu..

Conheci muitas mulheres viajando sozinhas, graças a Deus não ouvi falar de problema! :D

:)

Postado
  • Membros
Oi, Barbara! Seu relato está ótimo, tá me ajudando muito. Não some, não ::otemo:: Hehehe

Estarei em Cusco no começo do mês que vem e gostaria de saber mais informações sobre o ônibus que você pegou para Tambomachay, porque pretendo fazer da mesma forma. É o tal ônibus que vai pra Pisac no terminal da Av. Tullumayo?

Obrigada!

Rapaz... Vi aqui o mapa, é esse mesmo na Av. Tullumayo. Eu desci pela Av. Del Sol, dobrei Garcilazo de la Vega e ai desce a Av. Tullumayo só um pouquinho e está lá. É bem feinho viu, não é uma estação, é uma espécie de galpão, com uma bilheteria! Hhahahah Mas é super tranquilo! :)

O preço é tipo entre 2 e 3 soles. Muito barato. E tem muita pessoas locais, nada de turistas. Não é ruim, nem é bom. É ÚTIL! hahahaha :D

Muiiito obrigada pela resposta, Barbara! Já anotei essas informações aqui e você fazer desse jeito. :) Estou indo nessa quarta-feira, acho que não verei o final do seu relato mas está muiito bom, me ajudou muito!

Postado
  • Membros

Barbara, parabéns pelo relato.

Ri demais quando a Giselli me falou do seu perrengue em AC/MP. Na hora deve ter sido tenso, mas hoje você deve rir também. Esses percalços rendem boas histórias pra contar, hehe.

Em junho irei ao Peru, e seu relato está sendo de grande utilidade.

Abraço,

Gustavo

Postado
  • Autor
  • Membros

DIA 14

EDITADO - PREÇOS EM VERMELHO PENDENTES

Hotel: Bs 60,00

Almoço (Truta): Bs 20,00

Passagem para La Paz: Bs 30,00

Barco para Ilha: Bs 20,00

Continuando de onde parei, estava voltando pra Copacabana no barquinho clandestino (vocês viram a foto, não é nada diferente do outro). O preço, se não me engano, foi 20bols. Mas to sem minha agendinha aqui de valores, preciso confirmar.

Quando cheguei lá, fui subindo o caminho que vai até a praia passando de hostel em hostel pra achar algum lugar pra ficar. Acabei bem na esquina final a direita, em cima do local onde eu peguei o ônibus pra La Paz. Eu queria um quarto compartido, até porque queria companhia, mas ele me ofereceu o com tv e eu não resisti. Paguei uns 65 bols (a confirmar) e fiquei nele mesmo.

Daí, subi pra o quarto, deixei as coisas e fui passear um pouco mais e almoçar.

Pra almoço, ouvi falar das barraquinhas a esquerda do porto (de quem vem do centro) e a direita e quem desce do barco. Logo na costa. Fui ver os tais quiosques e escolher um pra almoçar, pelo que eu entendi o valor era mais ou menos o mesmo em todos pra a tão falada truta.

Escolhi a barraquinha com os viajantes tocando musica na frente. Comi ao som de música boloviana. Muito bom! Eu filmei e essa foto é de um trecho do filme:

67398546.jpg

E essa foi minha truta:

20130114133328.jpg

Estava uma delicia e, apesar de simples, foi um lugar agradável. Paguei uns 25 bols (também preciso confirmar).

Eu estava bem cansada e por isso não subi ao calvário, mas aconselho a irem. A vista deve ser imperdível, pena que gastei minhas energias indo e voltando daquele hotel na ilha. Em copa, eu estava muito feliz. Eu estava num lugar gostoso e movimentado! Me sentia super bem! Apesar de na foto parecer deserto, era bem legal... Tinha muito turista e tinha um clima agradável. E como todo lugar alto na Bolívia e no Chile, tinha sol mas era frio. Ou seja, na sombra o bicho pega (pra baiano, claro).

20130114144444.jpg

Dei umas voltas pela cidade, comi, e relaxei. Depois de comprar a passagem pra o dia seguinte cedinho ir á La Paz (também tem 2 horários, um de manha e outro no fim da tarde), voltei pra meu quarto e aproveitei mais um dia de Warner! Hahaha Algo assim:

20130114182925.jpg

E de noite bateu soroche! Pela primeira vez na viagem inteira eu senti dor de cabeça de altitude. Eu não sabia exatamente o que era na hora, porque eu achava que Copacabana era baixo, mas era 3800 de altitude, o mais alto que eu ja havia estado (Cusco é uns 3400). Mas pela tentativa, fiquei mascando coca e assistindo tv a noite inteira. Não tive mais nem coragem de sair novamente.

Lembrete: na bolívia, nem em hotel tem papel higiênico no quarto. HOTEL, imagine hostel.

Fui dormir com o despertador preparado pra o dia seguinte.

Editado por Visitante

Postado
  • Autor
  • Membros
Barbara, parabéns pelo relato.

Ri demais quando a Giselli me falou do seu perrengue em AC/MP. Na hora deve ter sido tenso, mas hoje você deve rir também. Esses percalços rendem boas histórias pra contar, hehe.

Em junho irei ao Peru, e seu relato está sendo de grande utilidade.

Abraço,

Gustavo

Ah obrigada... disponha! Hahahaha

Sim, na hora foi horrível.. mas acredite, no dia seguinte já começou a ficar mais engraçado e hoje eu sei que é uma das melhores histórias da viajem!

Em junho... legal! :D

Vai pegar a época seca, isso é ótimo... dá pra planejar fazer a trilha inca sem preocupações com chuvas e desabamentos. Eu aconselho demais viu, muda muito a experiência!

Postado
  • Autor
  • Membros
Oi, Barbara! Seu relato está ótimo, tá me ajudando muito. Não some, não ::otemo:: Hehehe

Estarei em Cusco no começo do mês que vem e gostaria de saber mais informações sobre o ônibus que você pegou para Tambomachay, porque pretendo fazer da mesma forma. É o tal ônibus que vai pra Pisac no terminal da Av. Tullumayo?

Obrigada!

Rapaz... Vi aqui o mapa, é esse mesmo na Av. Tullumayo. Eu desci pela Av. Del Sol, dobrei Garcilazo de la Vega e ai desce a Av. Tullumayo só um pouquinho e está lá. É bem feinho viu, não é uma estação, é uma espécie de galpão, com uma bilheteria! Hhahahah Mas é super tranquilo! :)

O preço é tipo entre 2 e 3 soles. Muito barato. E tem muita pessoas locais, nada de turistas. Não é ruim, nem é bom. É ÚTIL! hahahaha :D

Muiiito obrigada pela resposta, Barbara! Já anotei essas informações aqui e você fazer desse jeito. :) Estou indo nessa quarta-feira, acho que não verei o final do seu relato mas está muiito bom, me ajudou muito!

Você vai só pra o Peru ou vai pra mais lugares? :)

Postado
  • Membros

Lembrete: na bolívia, nem em hotel tem papel higiênico no quarto. HOTEL, imagine hostel.

Como assim? Eu vou ter que andar a Bolivia inteira com Papel higienico na mochila hahahaha, mais uma coisa pra se preocupar.

Barbara esta maravilhoso ler o seu relato, nao canso de olhar fotos e revisar o relato toda hora. Adorei ler a parte de AC/MP, que perrengue hein.

Parabens e ancioso para ver o termino. Promete que ate Setembro Voce termina ? Kkkk:grin:

Postado
  • Autor
  • Membros

Como assim? Eu vou ter que andar a Bolivia inteira com Papel higienico na mochila hahahaha, mais uma coisa pra se preocupar.

Barbara esta maravilhoso ler o seu relato, nao canso de olhar fotos e revisar o relato toda hora. Adorei ler a parte de AC/MP, que perrengue hein.

Parabens e ancioso para ver o termino. Promete que ate Setembro Voce termina ? Kkkk:grin:

Pois é, mas é isso mesmo... até no Peru dizem isso, mas como eu não precisei lá eu nem considero, ja que na bolivia era bem mais chocante. O aconselhavel é levar um pouco no bolso pra situações inesperadas! Hahaha

Como eu só precisei na bolivia, um rolo só foi suficiente.. mas eu levei 2.

E sim obrigadaa viu... e sim COM CERTEZA sai até setembro, não é possivel né....hahahha

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.