Ir para conteúdo

[TSG] Complexo das Cachoeiras - Carrancas/MG


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Hola Hola Mochileiros ...

 

Trip de carnaval, aproveitando os 4 dias de feriado que tal sair da muvuca ?

 

Pesquisando um pouco descobri a cidade de Carrancas, cidade que fica na rota do caminho do ouro, que os escravos utilizavam para levar as riquezas de mina para Paraty e Rio de Janeiro, e então serem roubados para algum pais Europeu ... A city não tem muita estrutura turística  mas mantem aquele clima de cidadezinha de interior de minas, e acho que isso é o q mais me encantou naquela cidade, e muitos complexos de cachoeiras ...

 

Nosso Roteiro:

 

Complexo da Ponte >>> Complexo da Zilda >>> Cachoeira da Fumaça >>> Complexo da Esmeralda >>> Complexo da Toca

 

Sobre o Lugar: 

 

Localização: Carrancas - MG

 

Como chegar de carro: A cidade não e muito difícil de se encontrar, partindo de São Paulo, siga pela rodovia Fernão Dias até a entrada que vai para Lavras (saída 688), após 48 kms chegará a Itutinga, e somente então até Carrancas (aprox. mais 27 km)

 

Como chegar de ônibus:  (informações retirada do site http://www.carrancas.com.br" onclick="window.open(this.href);return false;)

 

Transportes

Viação São Cristóvão (Lavras)

Tel: (035) 3821-0100

 

Carrancas x Lavras - diário

Lavras /Carrancas – R$ 16,85

2ª a Sabado – 10h45 e 16h15

Domingo – 07h00 e 15h00

 

Carrancas / Lavras – R$ 15,25

2ª a Sabado – 06h15 e 13h00

Domingo – 10h00 e 19h00

 

Sobre as Trilhas: 

 

Em Carrancas, a cidade se divide basicamente em 5 complexos de cachoeiras (existem outros, mas o que vou citar são os principais), sendo todos eles com fácil acesso, com qualquer carro convencional (talvez em dias de chuva necessite de 4x4), com trilhas bem curtas e sinalizadas.

 

Quase todos complexos estão em propriedade particular, então cobram em média de R$ 3,00 a R$ 5,00 reais para conhecer as cachoeiras ...

 

- Complexo da Zilda

 

- Complexo da Toca

 

- Complexo da Ponte

 

- Complexo da Fumaça

 

- Complexo da Esmeralda

 

Distância das principais capitais de acesso:

 

- São Paulo: 430 Km (Fernão Dias)

 

- Rio de Janeiro: 421 Km (Dutra)

 

- Belo Horizonte: 286 Km (Fernão Dias)

 

Quanto Gastamos:

 

- Camping: R$ 45,00 (3 dias)

 

- Alimentação (cozinhamos): R$ 20,00 (3 dias)

 

- Alimentação (café da manhã): R$ 10,00 (3 dias)

 

- Entrada Complexo da Zilda: R$ 3,00 + R$ 5,00

 

- Entrada Complexo da Toca: R$ 5,00

 

- Entrada Complexo da Esmeralda: R$ 5,00

 

- Gasolina + Pedagios: R$ 75,00 (partindo de São Paulo em 3 pessoas)

 

Dicas Importante:

 

- Em Carrancas não existe o banco Santander, e sinceramente não lembro de ter visto outro banco.

 

- O celular da TIM funcinou muito bem, o da VIVO funcionava somente em alguns pontos.

 

- Encha o tanque em Lavras, eu fiz a besteira de ir para Carrancas com 2 palitinho só de gasolina, e tive que pagar R$ 3,30 na gasolina.

 

A trip:

 

1° Dia

 

Carnaval e como sempre eu procurando a paz ... e dessa vez definitivamente eu consegui encontrar, em Carrancas o padre faz a galera da cidade entrar em um retiro espiritual nas datas de carnaval (o padre manda na cidade \o/) ...

 

Nós (Eu + Dribs + Samuca) partimos de Jundiaí por volta de umas 6:00, e a viagem ocorreu sem nenhum problema (sem motoqueiro doidão dessa vez), sem trânsito nem dificuldades ... e iríamos encontrar outros amigos que partiram de São Paulo e iriam passar antes em Itatiaia (Keity + Marco + Lais + Rodrigo) ...

 

O trecho da estrada que vai de Itutinga até Carrancas é muito linda, com aquelas paisagens dos morros de minas (me lembra a estradinha até socorro) ... e o clima nos ajudou bastante ... diferente do que o climatempo tinha nos dito fez um sol infernal todos dias ...

 

DSC_2909.jpg

Estradinha para Carrancas

 

Chegamos lá por volta de 10:00 a 11:00 horas com 2 pauzinhos de gasolina ... então fomos abastecer e veio a primeira surpresa ... R$ 3,30 a gasolina (Viva o capitalismo), perguntamos aonde era o Camping da Ponte e descobrimos que teriamos q voltar um pouco na estrada (aprox. 2 km) até a ponte , e pegar a bifurcação a direita (para quem vai sentido Carrancas >> Itutinga), o camping é bem organizado, somente não tem muitas tomadas, e poucos banheiros (mas isso já é normal nos campings por aí), fica logo ao lado das Cachoeiras do Moinho e do Salomão ... o valor da diária do camping foi de R$ 15,00 p/dia ...

 

DSC_2926.jpg

Camping da Ponte

 

Naquele barzinho no centro, vende porções, refrigerante,  e um PF (prato feito) por R$ 8,00, comemos um de frango mas não gostamos muito (ainda bem que tínhamos nossa amiga Keity Perry cozinheira que chegaria mais tarde com a rangaria) ... Enrolamos um pouco e umas 3:00 fomos fazer a pequena trilha para as cachoeiras do Complexo da Ponte ... a trilha se inicia logo ao lado do camping, as cachoeiras ficam a uns 15 minutos apenas de trilha ... foi a primeira cachoeira que conhecemos, e uma das mais bonitas ... a paisagem me lembrou bastante a Chapadas dos Veadeiros (não sei nem qual é a mata nativa da região), com muitas pedras e uma vegetação rasteira ...

 

DSC_2932.jpg

Paisagem da trilha

 

DSC_2942.jpg

Paisagem da trilha

 

A primeira cachoeira que vc passa é a do Cachboeira do Salomão,  nós apenas tiramos algumas fotos e fomos para a ultima que seria a do Cachoeira do Moinho, pois a do salomão estava um pouco cheia ... mas quando chegamos á do moninho vimos que a do salomão estava "vazia" rs...

 

DSC_2948.jpg

Cachoeira do Moinho

 

Logo ao chegar, você está na parte superior do poço, vc atravessa por dentro do rio e desce e então encontra onde esta a quedinha com um poço não muito fundo, mas que da para se divertir ...

 

DSC_2958.jpg

Cachoeira do Moinho

 

Curtimos um pouco a cachoeira, e entamos decidimos subir mais um pouco do lado do rio, seguindo por essa trilha lateral existem varios outros poços que dá para descançar e curtir um pouco ... e laaaaaaaaa no final tem umas pedras muito bonitas que deve ser lindo ver o nascer/por do sol (não fomos =/) ...

 

DSC_2965.jpg

Pedras ao final da trilha

 

DSC_2977.jpg

Samucanina

 

Já era por volta de umas 16:00 então voltamos para a cachoeira do salomão para apenas tirar umas fotos e voltar ao camping para encontrar nossos amigos que provavelmente estariam chegando ...

 

Quando chegamos na Cachoeira do Salomão, não deu para apensa tirar foto, pois era muito linda ... tínhamos que entrar um pouquinho ;D ...

 

DSC_30151.jpg

Cachoeira do Salomão

 

DSC_3034.jpg

Cachoeira do Salomão

 

Voltamos ao camping, e logo que chegamos encontramos nossos amigos tirando as coisas do carro, a Keity iria passar em Itatiaia para pegar seu namorado, então ela foi pela dutra e depois veio por dentro das cidades ... porisso chegaram um pouco mais tarde ... Como já era por votla de 18:00 nós montamos o acampamento conversamos um pouco comemos um macarraozinho maneiro ... e fomos descançar pois no próximo dia seria o mais emocinante ... no Complexo da Zilda ... 

 

tracklog da trip: Complexo da Ponte

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

2º Dia ...

 

Continuando nossa trip de carnaval em carrancas, onde no primeiro dia aproveitamos o finalzinho do dia apos a viagem para conhecer o Complexo da Ponte ... Descançamos um pouco pois no dia seguinte era dia de conhecer a famosa Racha da Zilda/Cachoeria dos Anjos ...

 

Agora nos estávamos completos ... nossos amiguinhos haviam chegado (Keity, Marco, Lais e Rodrigo) ... curtimos um pouco a noite anterior comemos um Macarron a lá keity ...

 

DSC_3124.jpg

Samuca, Rodrigo, Lais, Eu, Dribs, Keity, Marco

 

Acordamos bem cedo, por volta de umas 7:30, e esperamos para tomar café no camping ... Mas o povo la não gosta mto de acordar cedo não ... então saímos a procura de uma padaria para tomar café ... e encontramos uma próximo ao centro ... tentamos nao perder muito tempo e já partimos para o complexo da zilda ... sabia que a estrada nao era das melhores ...  ela tem trechos da Estrada Real, que era uma dos trechos que faziam para "roubar" o ouro do Brasil, que desciam até os portos de Paraty, e Rio de Janeiro para então serem extraviados para a Europa ... então em todo o trajedo ate a bifurcação que você pega à esquerda tem alguns totens ...

 

DSC_3063.jpg

Toten Estrada Real

 

Eu não vou ficar explicando muito como chega ao Complexo da Zilda, pois não tem muito erro, existem varias placas, e todos na cidade sabem explicar onde se incia a estrada, é tudo muito próximo ao centro ...

 

Basicamente os complexos se dividem da seguinte forma:

 

Para cima saindo sentido Lavras:

 

- Complexo da Toca

 

- Complexo da Ponte

 

Para a esquerda da cidade:

 

- Complexo da Fumaça

 

- Complexo da Esmeralda

 

Para baixo da cidade:

 

- Complexo da Zilda

 

Chegamos bem cedo no complexo, não tinha carro nenhum no estacionamento, como tínhamos a ideia principal de conhecer a Racha da Zilda, fomos direto subindo sentido à lanchonete, pegamos algumas informações  sobre a trilha e onde se iniciava, e prosseguimos, a trilha é bem sinalizada, você somente vai estranhar um pouco pois quando se chega onde era pra ser a Cachoeira dos Anjos não se avista nada, tem que atravessar o rio em algum ponto ( no nosso caso estava bem dificil pois havia chovido na ultima semana inteira, então o nível do rio subiu muito), e então continua margeando o rio pelo outro lado, ate se avistar aquela queda linda ... na verdade se tem apenas uma vista lateral da queda ... e para se ter a vista de frente tem q atravessar a nado o poço (que estava bem cheio e com correnteza) ...

 

DSC_3119.jpg

Vista ao chegar na Cachoeira dos Anjos

 

GOPR0023.jpg

Cachoeira dos Anjos

 

Qual o motivo do marco estar com capacete ? ...

 

Ele levou os equipamentos dele para tentarmos entrar na racha da zilda ... mas infelizmente foi frustrado totalmente ... ate conseguimos chegar ao o poço do sonrrizal ... mas estava com um refluxo enorme ... o Marco ainda tentou fazer algumas ancoragem com a  corda para tentarmos pelo menos ver a o cânion ... mas infelizmente não deu =/ ... teríamos que entrar no refluxo e sair no braço puxando a corda ... entao decidimos não tentar entrar ...

Massssssssssssssssss havia um gordinho com agente que foi de gaiato ... e quando chegou la quis tentar fazer a façanha ... e quase conseguiu (se matar) ... a correnteza começou a levar ele, e ele não aguentava mais segurar a corda ... foi um desespero pra salvar aquele kra ... Mas enfim final feliz (sem ver a racha da zilda mas com o gordinho vivo) =]

 

Voltamos entao para o estacionamento para pegar a outra trilha que ia para a Cachoeira do Índio e Cachoeira da Zilda ... ao lado esquerdo do estacionamento tem uma entradinha, que eles cobram R$ 3,00 para  conhecer as cachoeiras ... a trilha ate a cachoeira do índio e bem curta, não da nem 5 minutos ...

 

DSC_3133.jpg

Cachoeira do indio

 

Então se atravessa ele, e continua por uma trilha ate encontrar o rio de novo, e vai margeando ele até a cachoeira da zilda, você primeiramente chega na parte superior da cachoeira, e para se chegar na praia que fica na parte inferior, tem que atravessar o rio novamente e seguir por uma trilha bem ingrime ate a prainha ... essa foi uma das cachoeira mais legais de toda a trip ... ela e bem raza proximo à queda principal, então vc consegue ficar embaixo da queda facilmente ... ela tem também um pocinho na frente que parece uma jacuzzi ... muito divertido ...

 

DSC_31416.jpg Cachoeira da Zilda

 

G0020035.jpg

Cachoeira da Zilda

 

G0030047.jpg

Cachoeira da Zilda

 

Paramos para descanssar um pouco, e comer uns lanchinhos que fizemos la na trilha mesmo de atum, e tentar ainda conhecer o escorregador da zilda ... o complexo tem mais cachoeiras, serial ideal 2 dias para conhecer todas as cachoeiras ...

 

Voltamos para o estacionamento novamente, pois desta vez iriamos para a direita sentido ao Escorregador da Zilda ... existem um camping também (muito mal estruturado), mas o q nos interessava era o escorregador ...

 

Na entrada se paga um taxa de R$ 3,00 novamente, a trilha é bem curta, não da nem 10 minutos, o primeiro escorregador que vi me assustou tinha umas pedras embaixo, era descer la e quebrar o coquis, mas logo acima tem aquela maravilha de 10 metros, lisinha com um poço esperando você ... ;D

 

DSC_3174.jpg

Escorregador da zilda

 

DSC_3179.jpg

Escorregador da Zilda (Marco)

 

Não preciso que fechamos com chave de ouro ali naquele escorregador ...

 

Felicidade completa do dia, era hora de voltar para o camping preparar nossa rangaria ... tomar um açai na sorveteria em frente à igreja da cidade, e se preparar para o proximo dia ...

 

Fiquem com Deus ...

 

tracklog da trip: Complexo da Zilda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

3° Dia ...

 

No penúltimo dia da viagem, fomos conhecer o Complexo da Esmeralda e o Complexo da Fumaça o famoso cartão postal de carrancas ... e o nosso vizinho de camping Complexo da Toca ...

 

Este dia foi um dos mais light ... como iríamos viajar no dia seguinte, aqueles 500 km de volta pra nossa terra, fizemos um roteirinho bem sussegado, neste dia acordamos um pouco mais tarde, e fomos tomar café na Padaria da Gema, e partimos para o Complexo da Fumaça (que fica no mesmo sentido do complexo da esmeralda) ... a estrada é um pouco melhor que a do Complexo da zilda ... no meio da estrada vc verá uma placa saindo para esquerda, este é o caminho para o Complexo da Fumaça, la na estrada vc ja irá avistar aquela cachoeira gigante ... e linda ...

 

DSC_3201.jpg

Cachoeira Veu da noiva

 

No dia em que fomos, haviam umas viaturas do bombeiro e da policia civil, pois 2 jovens morreram no dia anterior =[ ... A cachoeira apesar de linda, não e própria para banho, dizem que a aguá é contaminada ... mas nao foi essa a causa da morte dos jovens ... eles morreram pois foram levados pela correnteza (havia chovido muito nos dias anteriores, e o nivel da agua de todas cachoeiras estavam muito alto) ...

 

DSC_3226.jpg

Cachoeira da Fumaça

 

Não ficamos muito tempo ali, e logo fomos para o Complexo da Esmeralda, estava um calor infernal, e não víamos logo a hora de entrar em uma cachoeira de verdade ...

 

Voltando pela estrada afora (eu vou bem sozinha, levar estes doces para a vovozinha), chegamos no Complexo da Esmeralda, este poço fica em uma propriedade particular, e se paga uma taxa de R$ 5,00 para entrar, existem varios poços no meio do caminho, mas o unico que chama mais a atenção é o da esmeralda que é o ultimo ... 

 

DSC_3254.jpg

Complexo da Esmeralda

 

DSC_3248.jpg

Poço a Esmeralda

 

No meio do caminho de volta vimos uma pedra muito bonita laaa em cima, então decidimos ir varando mato ate ela ... e tivemos uma surpresa maravilhosa ... uma moldura na pedra ...

 

DSC_3245.jpg

Pedra com Moldura

 

DSC_3250.jpg

=]

 

GOPR0012.jpg

Moldura no centro da pedra

 

O sol estava escaldante, e agente estava morto de fome, voltamos para a cidade para almoçar antes de fechar nosso dia no Complexo da Toca, Eu muito animal não levei camisa, entao tive que almoçar com a camisa da nossa amiga keity ... e ficou linda em mim -.-  AUHHauuhA, nos comemos em um restaurante que se nao me engano chama "magia da terra", comida deliciosa por kg ... e baratinha =]

 

Saimos do restaurante e já  fomos correndo para o complexo da toca, conhecer o famoso poço do coração ... o complexo da toca fica bem em frente ao complexo da ponte, é so atravessar a avenida e seguir as placas, na entrada se paga uma taxa de R$ 5,00 também para entrar, neste complexo não tem muitas atrações, existe uma gruta que não fomos devido ao horário, mas o principal é o poço do coração ... lá sim nos divertimos ... é totalmente diferente de todas cachoeiras q fomos, ela tem um formato de coração, de um lado com uma cachoeira em uma "bacia", e da ate para se aventurar em uns mergulhos também ...

 

DSC_3276.jpg

Poço do Coração visto de cima

 

DSC_3279.jpg

Poço do Coração

 

Fizemos varios videos e curtimos bastante antes de ir embora ... depois vou tentar postar no canal da tripsemgrana do youtube ...

 

E este foi o ultimo dia da nossa trips de carnaval ... varias historias para contar algumas picadas e uma longaaaa estrada de volta ... mas tudo correu bem  =]

 

Espero que tenham gostado ...

 

Até a próxima ... pois a próxima trip é sempre a melhor

 

Fiquem com Deus ...

 

Tracklog da trip: Complexo da Fumaça/Esmeralda e Complexo da Toca

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Falla grande Otavio ...

 

Então kra, la e muito lindo mesmo, eu ainda quero conhecer mais a região ... São Thomé das Letras ... Ibitipoca ... fazer a travessia Lapinha .> Tabuleiro ...

Quem sabe nos nao conseguimos marcar algo esse ano ?

e vc ainda ta me devendo o PP

 

=]

Fique com Deus ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • 3 meses depois...
  • 1 ano depois...
  • Membros

Pessoal estou pensando em ir para carrancas ainda este mês. .. Como não terei companhia estou indo sozinha... para vocês que conhecem as trilhas são tranquilas para fazer sem companhia? A cidade é tranquila para ir conhecer sem companhia? Para o complexo da Zilda é mesmo necessário guia se for podem me indicar algum?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Tenho boas lembranças de Carrancas, fomos já faz quase 10 anos.

 

Acho que o único lugar que conheço que se equipara em matéria de cachoeiras é Sengés/PR.

 

Na época que fomos também era carnaval, mas não tinha festa porque o padre da cidade havia proibido ... kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...