Ir para conteúdo

Mochilão sem grana e sem data pra voltar - Alguém tem dicas?


Posts Recomendados

  • Membros

e ai Thuti Farias,

Eu tbm queria conhecer Ushuaia, mas tava conversando com um amigo meu e aparentemente é bem dificil chegar lá da maneira que queremos, pois se vc ver no google maps, o sul da Argentina é bem remoto na questão de cidades, uma fica muito longe da outra, e ao meu ver, isso dificulta demais conseguir carona. Primeiro que o movimento pra aqueles lados deve ser mínimo. Segundo, e se conseguir uma carona que nao vai pro mesmo lugar que vc, mas vai para aquela direção, sendo assim, te da uma carona até um pedaço mas onde vc descer não tem nada? quero dizer, nem vegetação tem pra lá, acampar deve ser muito dificil pois o frio deve ser imenso, considerando que não tem nada para barrar o vento.

E conseguir trabalho em Ushuaia, mesmo que em troca de comida, tbm parece complicado, pq pelo que eu andei lendo, a cidade recebe turistas no verão, justamente pq o frio é menor e torna possível práticas como trilhas, então penso que no inverno o povo de lá não estará precisando tanto de alguem que trabalhe por alguns dias/semanas.

Mas esse é só o meu lado pessimista falando mais alto, pois quero estar preparado para o que vier, por mais que o que vier seja casca grossa. Esse é o motivo do meu tópico: não quero que as pessoas venham me falar só o lado bom da viagem, mas que falem tudo, para eu poder me preparar com o que for preciso e psicologicamente.

Torres del Paine eu tbm tenho muita vontade de conhecer, mas é o mesmo "problema" que citei sobre chegar em Ushuaia.

É uma pena vc ir só em janeiro, senão poderíamos ir juntos, facilitaria muito.

 

 

Drewvalente, apesar de eu já ter Barraca e saco de dormir, eu tbm nao tenho dinheiro algum, e nem o resto dos equipamentos. Estou a procura de um emprego, mas até agora nada, e pelo visto vai ser assim que vou. Quanto aos equipamentos, estou vendo o que consigo emprestado para nao precisar comprar.

Mas pelo menos vc pode conseguir uma grana com seus trabalhos. Pode te dar pouco, mas vai conseguir alguma coisa. E o fato de vc morar em Pernambuco nao dificulta tanto, o movimento no Brasil é grande, caminhoneiros que saem do nordeste para o sul deve haver aos montes. Pode ser que vc demore pra conseguir carona, mas pelo menos consegue.

E vc tem planos de ir quando?

eu quero ir na metade do ano por causa do frio, que gosto, além de que as paisagens ficam muito mais bonitas no frio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pretendo ir antes do fim desse ano! Me formei agora pouco e queria muito fazer isso antes de assumir algum trabalho! Meu projeto é sim mochilar e ir fazendo arte pelo caminho acho q ao longo do percurso e com as paisagens q vamos encontrar isso me trará grandes inspirações. Pelo q eu to vendo seria muito bom se todos pudéssemos ir juntos! Sempre tive esse instinto de partir dentro d mim. Quando criança fingia pra os meus pais q ia fugir de casa, e desde a adolescência q vivo pelo mundo do camping. Já fiz duas mochiladas mas foi apenas para estados vizinhos. Tenho grande vontade de conhecer a América do Sul especialmente machu picchu no Peru. Tenho certeza q um dia farei isso sim!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Acho legal a ideia, tbm não gosto dessa 'vida comum' que a maioria luta pra ter... mas já fiz planos de fazer um intercâmbio ano que vem, se não fosse por isso, ia sair pelo mundo viajando sem rumo!

 

Se eu não me engano, tem um tópico no fórum "américa do sul - relatos de viagem - 2 ou mais países" que 2 amigos estão postando sobre uma viagem nesse estilo que eles estão fazendo, com barraca e caronas, já viu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá, td bem?

 

Eu não sou mochileira não, eu gosto de viajar e pegar muitas dicas legais aqui com o pessoal do site, com mochileiros de verdade mesmo, pra economizar em hospedagem, passeios e tal, porém gostaria de deixar uma opinião quanto suas dúvidas. Olha, mesmo sendo um mochilão sem hora pra voltar eu acho que vc precisa de um planejamento e uma graninha pra começar sim. Do jeito que vc descreve parece mais q vc vai virar esses hippies que vendem bijou e não tem lugar definido pra nada :D ... se sua ideia é essa, aí tá legal. Mas eu particularmente não partiria numa dessas sem segurança, planejamento; não significa que vc tem que ter tudo certinho, tudo ajeitadinho, mas tem que ter sim um plano A, um B, um C e daí até o Z.

Eu penso tb que esse planejamento vai te dar uma autossegurança que vai te dar mais confiança de seguir em frente... imagina, vc chegar num lugar e não saber nada, onde ficar, como se manter... as aventuras doidas que vemos em documentários, revistas e tudo mais, de pessoas que saem "sem destino", se formos pesquisar, foram muito bem planejadas... outro dia li numa revista feminina sobre uma mulher de 35 anos que sempre quis fazer um mochilao do seu tipo, mas ela levou anos juntando $, pesquisando, se informando e aí, com tudo na mão, partiu e voltou 3 anos depois. Deu certo pq ela planejou... simplesmente sair pra uma dessa do nada, eu pelo menos, acho super arriscado e não é esse o espírito mochileiro... Mas boa sorte no que for fazer! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Drewvalente, tbm prefiro ir com mais alguem, mas nao com mais de uma pessoa, pois quanto mais gente, pior pra conseguir carona. E o principal, os objetivos tem que ser os mesmos para todos. Por exemplo, eu ia com um amigo meu, mas desisti pq ele nao quer trabalhar na viagem, quer ir com dinheiro para só aproveitar, entao se ele for comigo, haverão conflitos entre nós, então prefiro ir sozinho a ir com ele.

 

Be_diniz, eu nao vi o tópico, não. Vou dar uma olhada lá, valeu pela dica :)

 

 

Gisele Luiz, meu planejamento é esse que estou fazendo, me informando o máximo que conseguir, falando com pessoas que ja fizeram o mesmo, lendo relatos aqui ou em outros sites/foruns e decidindo mais ou menos os lugares que pretendo conhecer. Quanto a chegar numa cidade e nao saber o que fazer, bom, estou ciente de que isso vai acontecer, mas é uma forma de eu aprender, ganhar experiência. Posso quebrar a cara, passar fome e nao ter lugar pra dormir, mas vou aprender alguma coisa com isso.

Nao quero esperar mais para fazer isso, meu prazo é até final de agosto no máximo, pois estou esperando a muito tempo, além de que nao estou fazendo NADA aqui, nada mesmo, nao gosto do que estudo, até parei de ir nas aulas, nao quero trabalhar (sei que uns vao me chamar de vagabundo, mas eu vejo de outra forma) e nao quero mais ser sustentado pela minha mae (coisa que ela está fazendo só nos ultimos 2 meses), meus amigos nao moram na minha cidade, os que tenho aqui sao uns babacas, já moro longe da minha mae de qualquer jeito... então, o que tenho a perder? Nada. Vou me arriscar, fazer algo que nunca fiz, mas pelo menos assim estarei realizando um sonho, que é conhecer o sul da américa do sul e ficar perto da natureza, longe dessa vida padronizada de hoje em dia, a qual eu nao consigo me adequar.

Não me importo em viver no limite, estou acostumado a isso. E nao acho que eu vá precisar de muito dinheiro pra começar, vou levar só o básico mesmo, um mes de trabalho (uns 900 reais), para as emergencias, onde eu nao tiver outra saida.

Agradeço seu conselho, mesmo. Mas vc nao entende meu ponto de vista, o que eu to passando, pois vc tem uma vida e problemas diferentes dos meus.

 

A princípio meus planos nao mudaram. Vou seguir com a viagem dentro do prazo e ver no que vai dar. Se eu ver que nao tem jeito, uso o pouco do dinheiro que vou levar e compro uma passagem de volta, o que duvido muito que aconteça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Grande Alan,

 

Parabéns pela disposição e força de vontade. Assim como você, também tenho 23 anos, e sei que ESSA É A HORA de fazer alguma coisa. Ando me planejando também para cairmos na estrada (eu e minha esposa) no final do ano ou início de 2014.

 

Te desejo toda saúde, paz e boa sorte que há neste mundo em sua jornada. Não se preocupe muito com o destino ou aonde quer chegar, vá curtindo o caminho!

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi!

Depois que li sua resposta entendi melhor sua situação. Quando eu tinha 20 anos eu fiz isso que vc quer fazer mas em escala menor: sai da minha cidade e fui morar na capital de outro estado, assim, do nada... foi dureza, nossa, como vc mesmo fala, vivi no limite tb, caramba... mas recordo com muito amor desses tempos... foi complicado mas eu aprendi tanta coisa boa, fiz amigos que tenho até hj, aprendi a ter empatia pelas pessoas... talvez não tenha lido todas suas postagens com mais atenção para ver que vc esta sim se planejando ao seu modo. Mas hj, chegando aos 30 em alguns dias eu enxergo as coisas de um jeito diferente. Não te desencorajo e nem digo pra não fazer, apenas digo pra ter cautela, cuidado, calma... e vai pq será uma história e tanto pra viver e contar. Não pense negativamente sobre o que vou dizer agora, mas vc já pensou se vc está tentando uma "fuga"? Pq se for, seja qual for o problema, ele vai com vc se não for resolvido antes (digo isso pq foi comigo assim)... paisagem nenhuma vai mudar isso. Mas se vc tá tranquilo, com a mente boa, em paz, te dou a maior força. Se o seu planejamento te dá auto-confiança, se vc tá de boa mesmo cara, só vai mesmo... vou torcer por seu sucesso e pra tudo dar certo pra vc... ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Cara, parabéns pela disposição e pela força de vontade. A vida é curta é ainda há muita coisa a ser vista nesse mundo!

 

Eu to me planejando para fazer algo parecido. Há alguns meses venho me planejando para um mochilão começando pela Ásia, porém sem destino e data final. O único grande empecilho agora é a passagem para lá que é caríssima. Tenho uma grande amiga francesa que trabalha em uma companhia aérea. Ela tá tentando trocar as férias para que consiga viajar até o RJ, me buscar, e então partirmos até a Tailândia ou Malásia, onde ela ficaria apenas alguns dias e eu partiria rumo a outros países. Como não sou dependente direto dela, precisamos viajar juntos para que eu pague um valor simbólico pelo bilhete aéreo. Se nada disso der certo eu pago a passagem no valor real dela (essa alta do dólar tá me matando ::ahhhh:: ), porém meu orçamento ficará limitadíssimo. Apesar se valer do couchsurfing, caronas e trabalho em alguns destinos, a Ásia é muito longe, por isso todo bom mochileiro sabe que imprevistos nessas condições podem ser bem sofridas... ::essa::

 

Sugiro fazer um bom planejamento antes, se informe ao máximo e junte a maior quantidade de grana que puder. Há muitas coisas para serem vistas e vividas, mas é sempre bom zelar pela sua segurança e saúde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Alegria Irmão !!

 

Muita luz e amor antes de qualquer coisa...

 

...Nada na vida é por acaso.Tenho 22 anos e morava ai em Floripa até finalzinho de Março.Sai de casa final do ano passado decidido a me conhecer profundamente, me descobrir e quem sabe assim com " sorte " descobrir aquilo que eu amasse fazer.Passei todo o veraneio ai em Floripa junto de um amigo que foi junto comigo e posso compartilhar que a parte de responder o " quem sou eu ? " foi muito além do que eu pudesse imaginar , só que o " o que vim fazer aqui nessa vida?" ainda não encontrei...

 

...Porém, nesse auto - conhecimento e questionamento profundo consegui ver aquelas coisas que eu NÃO VIM FAZER NESSA VIDA...

 

Te falo tudo isso pra dizer que me identifiquei bastante com a tua mensagem.Depois de Floripa , passei um tempo na Argentina e agora to de volta pra Uruguaiana - RS, cidade dos meus pais...Como nada externo parece me preencher e nem parece responder minhas perguntas, senti meu coração vibrar profundamente com a possibilidade de fazer um mochilão.Embora eu não faça a menor idéia pra onde ir,nem de como... sinto que uma experiencia como essa vai ser maravilhosa e muito positiva.

 

..Meus próximas passos são incertos..to vibrando com todas as possibilidades...vi que você fala em ir em Agosto e algum momento li também que você iria com um amigo que desistiu.To ai cara...

Curti sua sinceridade e desapego .

Desde já brother te desejo ai muita luz, sabedoria, tranquilidade, alegria,felicidade e amor..

 

Segue o coração que ele sempre sabe o que é melhor pra nós :D

LUZ BROTHER !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Muito boa a filosofia e a ideia de moldar a vida fora do sistema! O caminho é pesado, mas deve valer a pena!

 

Tô tentando viabilizar a mesma coisa aqui, mas tá difícil conciliar uma aventura dessas com uns projetos futuros meus...

 

Enfim, vai na fé, pesquisa bastante, leia tudo o que puder sobre os locais em que for visitar, pense bem antes de tomar qualquer decisão e principalmente antes de gastar a grana que for levar.

 

Não confie em qualquer um. Meu conselho é: fuja dos papa-turistas, aquele pessoal que tem em todo lugar e que cai matando em cima da gente oferecendo todo o tipo de coisa (transporte, comida, hospedagem, etc.) esse povo só quer ganhar às nossas custas e influencia nas nossas decisões. Depois que vc paga sempre fica sabendo de outro serviço mais em conta que poderia ter escolhido se tivesse pensado melhor. O melhor a fazer é recusar quando eles abordam, pesquisar o serviço nas redondezas e confirmar se realmente o dele é o melhor. Se for, é só voltar e fechar.

 

Pôxa cara, se eu pudesse programava uma dessa contigo, mas antes quero mochilar pelo Brasil todo, ainda falta muito lugar aqui pra eu conhecer.

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...