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Relato +fotos: 14 dias Peru ( Cusco , Vale Sagrado, Machu Picchu e Choquequirao )

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Relato +fotos: 14 dias Peru ( Cusco , Vale Sagrado, Machu Picchu e Choquequirao )

 

 

Relato de minha viagem para o Peru, onde aproveitei uma promoção imperdível de passagens para Cusco, em cima da festa mais tradicional da cultura inca: o inti raymi. A idéia era fazer a viagem mais econômica possível, mas explorando toda a região de Cusco (não daria pra ir pra Puno ou Arequipa por exemplo).

 

Resumo do roteiro realizado:

18/06: inicio viagem

19/06: viagem a Cusco

20/06: passeios em Cusco

21/06: vale sagrado

22/06: vale sagrado + ida Aguas Calientes

23/06: Machu Picchu

24/06: volta pra Cusco + Inti Raymi

25/06: passeios em Cusco

26/06: Ollantaytambo exclusivo

27/06: Choquequirao

28/06: Choquequirao

29/06: Choquequirao

30/06: Choquequirao

01/07: volta por Lima

02/07: retorno ao Brasil

 

Mapa com a maioria das citações de locais deste relato:

https://mapsengine.google.com/map/embed?mid=zP_8-xeBtQFQ.kMWyQV7KgYto

 

 

Observações pré-viagem:

Fui para a viagem, sem os ingressos de Machu Picchu garantidos, pois não consegui passar nenhum cartão no site oficial . Definí que iria comprá-los nos postos autorizados em Cusco. Com isso, eu já sabia que não iria dar pra fazer o pacote que muitos turistas tem escolhido: Machu Picchu + Huayna Picchu. É difícil dizer sem eu ter conhecido, mas eu digo que não me arrependí, pois gostei muito do tour gratuito que fiz dentro do 'parque'.

O trem eu consegui comprar antecipado (PeruRail). Ida dia 22/06 de Ollanta (Ollantaytambo) para Aguas Calientes/MP em um trem VISTADOME. Volta dia 24/06 de madrugada por ser o dia do inti raymi: 05:30 de Aguas Calientes/MP para Ollanta, em um trem EXPEDITION (infelizmente veja explicação depois).

 

Observações pós-viagem:

Apesar de sofrer com algumas escadas em Cusco, em momento algum senti o enjoo ou dores de cabeça que muitos reclamam.

Vivo em uma cidade a 800m do nivel do mar.

 

Não confunda:

Calle = rua

MP = Machu Picchu, que é o sítio arqueológico propriamente dito.

Aguas Calientes = última cidade onde o trem chega para quem vai a MP (só aqui há hostels).

Ollanta = Ollantaytambo: cidade a aprox. 65km de Cusco, que tambem tem ruinas bem proximas da cidade.

Plaza de Armas = a principal praça de cada cidade. Cada cidade no Peru tem uma.

Ruínas de Pisac: as ruínas de Pisac, diferentemente de Ollantaytambo, são um pouco mais afastadas da cidadezinha.

 

Links:

http://sundaycooks.com/2013/04/03/recap-nossas-dicas-e-roteiro-do-peru/

http://turomaquia.com/o-que-fazer-em-machu-picchu/

http://wikitravel.org/pt/Cusco

http://www.tripadvisor.com.br/Attractions-g294314-Activities-Cusco_Cusco_Region.html

http://www.tripadvisor.com.br/Attractions-g2656686-Activities-Cusco_Region.html

cusco-e-valle-sagrado-perguntas-e-respostas-t29879.html

http://acaminharpor.blogspot.com.ar/2012/09/as-713-peru-vii-9-dias-caminhar-mais-de.html

trilha-para-choquequirao-peru-t52821.html

trilha-para-choquequirao-em-4-dias-peru-sem-agencia-t60934.html

 

 

Contatos:

Skype: "live:rumboachoqekiraw" >> skype da pousada Villa Los Loros, em Huanipaca, que me ajudou muito com as informações mais atualizadas sobre a situação das trilhas de Choquequirao para Huanipaca.

 

 

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Dia 1 - 18/06/2013 : inicio viagem

Local: Udi -> SP -> Rio -> SP

Atividades: viagem

Acomodação: aeroporto

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Essa promoção era somente saindo do rio de janeiro. Utilizei alguns pontos fidelidade da ultima empresa que trabalhei para ir até o RJ (de Uberlandia MG) no mesmo dia. E ao final do dia iniciou-se a viagem propriamente dita.

 

Saída: 21:47 RIO JANEIRO GIG

Chegada: 22:50 SAO PAULO GRU

 

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Dia 2 - 19/06/2013 : viagem a Cusco

Local: SP -> Lima -> Cusco

Atividades: chegada em Cusco

Acomodação: Hostel Pisko & Soul

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O primeiro vôo do dia era para Lima.

 

Saída: 08:30 SAO PAULO GRU

Chegada: 11:40 (fuso horario Peru) LIMA, terminal

 

A diferença de fuso horário para o Peru (2h a menos), deixou bastante tempo para a conexão tranquila, mesmo o vôo demorando por volta de 6 horas.

Aqui já aproveitei para testar se meu cartão de débito estava habilitado para saques no exterior. E funcionou, saquei 100 soles. Viajei com 200 dólares que quase não usei até o fim da viagem (pagamento de Choquequirao, dia 27).

 

Saída: 13:55 LIMA, terminal

Chegada: 15:15 CUZCO, terminal

 

Chegamos em Cusco por volta das 16:00 do horário local.

Após pegar as malas, vários taxistas já davam seus preços, mas o pessoal do hostel já havia me passado que do aeroporto ao hostel eu nao pagaria mais que 20 soles. E saindo para fora do aeroporto consegui um taxista que fez este preço, e ainda um bom carro (Toyota).

O primeiro hostel foi o Pisko & Soul, em San Blas. Já foi dificil chegar no hostel pois a cidade já estava em festa e muitas pessoas na rua. Chegamos no hostel, deixamos as malas e saimos para um passeio de análise inicial.

 

Fomos até a plaza de armas e acompanhamos um pouco do desfile comemorativo que já estava tendo lá (5 dias antes do inti raymi).

Tambem tentei adiantar meu ingresso para Machu Picchu, indo à agencia da Peru Rail (na mesma praça) para pagar meu ticket (reserva realizada na internet). Desta vez não deu certo pois as reservas feitas na internet tem uma prazo de validade de algumas horas, então deixei para o outro dia.

 

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Dia 3 - 20/06/2013 : passeios em Cusco

Local: Cusco

Atividades: Catedral, Qorikancha, Compra boleto turistico, Sacsayhuaman, Qenqo, PukaPukara e Tambomachay

Acomodação: Hostel Pisko & Soul

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Começamos o dia visitando a catedral, onde cedo tem missa e não se paga para entrar. Foi uma visita rápida, sem guia.

 

Fomos novamente à Peru Rail para finalmente garantirmos nossos ingressos para Machu Picchu. Agora desta vez fiz a reserva e a impressão no hostel, para não cometer o mesmo erro. Foi possível pagar com cartão de débito e pagando o preço do site oficial : 128 soles.

 

Seguimos para o Qorikancha, que para minha surpresa não era na plaza de armas (não sei porque achei que era).

Neste pagamos 10 soles cada, para uma super visita guiada com muito tempo (mais o ingresso: 10 soles cada).

 

Uma curiosidade é que muita gente aprecia a pedra de 12 angulos em Cusco, mas passa desapercebido por um pedra com muito mais ângulos dentro deste museu (na entrada de um corredor onde ao final há um quadro).

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Nosso guia, que tambem é guarda turistico:

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Após o Qorikancha, nosso guia nos informou que as agencias trabalhavam com um pacote de 40 soles que incluia Qorikancha, Sacsayhuaman, Qenqo, PukaPukara e Tambomachay (transporte + guia). Ele conseguiu nos levar até a agencia de uma conhecida e pedir que ela nos fizesse um desconto por já termos visitado Qorikancha, e conseguimos fechar por 20 soles cada. Combinamos de pegar o ônibus após o pessoal visitar o que já haviamos feito, às 15:00. PS: estes tours estão disponíveis em várias agências de Cusco, mas eu sugiro que procurem pela Qorianka Tours (Mariela), Calle Suecia, perto da plaza de armas. Neste dia não fizemos com esta, e fizemos com uma agência que fica na plaza de armas, mas ao fundo de um corredor, e ainda subindo um grau de escadas (não me lembro o nome, mas é perto do Bembos sanduiches). A viagem inteira só utilizamos estas 2 agências.

Estava na hora do almoço, e para fazermos o tour a tarde, tambem precisavamos comprar o famoso BOLETO TURÍSTICO. Fomos direto à fonte (o mesmo é vendido em outros lugares), e compramos na COSITUC (Av. El Sol, 103), próximo ao Banco de la Nacion. Se você viaja para explorar os lugares, nem perca seu tempo escolhendo entre o boleto integral e o parcial, e pegue o integral logo, são 130 soles.

http://sundaycooks.com/2012/11/21/boleto-turistico-de-cusco-indispensavel/

http://andarilhosdomundo.com.br/2012/11/entenda-o-boleto-turistico-de-cusco/

 

Almoçamos nem me lembro onde e ficamos esperando o pessoal do tour até umas 15:45, anciosos e já com um pouco de raiva pela demora. Nesse intermeio pelo menos havia uma pessoa que ficou responsável por nos indicar qual era o onibus que deveriamos entrar, mas mesmo assim foi ruim.

 

Enfim quando o onibus chegou, seguimos para Sacsayhuaman. O tamanho das pedras neste local é dos mais surpreendentes de toda a viagem. Como já pegamos a excursão atrasada, o guia foi bem rápido e a passagem tambem, mas subimos até em cima para ter uma visão de Cusco muito bonita e dar uma explorada melhor.

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Próxima parada: Quenqo. Aqui faziam experimentos científicos (cerebrais) e mumificações. Tudo era dentro das pedras, em vãos que dá pra se andar tranquilamente (nada comparado à Zona-X, do dia 25). Interessante e arrepiante imaginar o que era feito lá.

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PukaPukara: aqui não há nada demais. Era somente um ponto de parada para viajantes e estoque de alimentos.

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E por fim Tambomachay: chegamos ao anoitecer, mas ainda com um pouco de claridade. Circuito de águas muito interessante, usado antigamente para cerimônias incas importantes e sacrifícios.

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Ainda no tour, na volta para Cusco (os locais são um pouco afastados da cidade), o ônibus ainda parou em uma residência onde o pessoal vendia tecidos de Alpaca (dizem ser melhor que os outros). Como não sou de gastar $ com isso só desci para conhecer e tambem consegui fazer com que a patroa voltasse de mãos vazias (tudo bem, confesso que tive que voltar outro dia kkkk).

 

Fim do tour, chegamos em Cusco e ainda precisávamos decidir sobre como iriamos fazer para a visita do vale sagrado no outro dia. Como eu não gostei das opções de tour para o vale sagrado fornecidos pelas agências (eu queria abranger mais lugares em um dia) , fomos fechar com uma das agências de aluguel de moto que já haviamos pesquisado antes. Todas que encontrei estão na mesma rua: Calle Saphi (acesso da plaza de armas). A moto que alugamos é da primeira agência de motos nesta rua (à esquerda de quem vem da praza de armas, antes de chegar a uma pequena pracinha com a estatua de umas llamas). Não me lembro o nome, mas as outras 2 são à direita, e não gostei do atendimento e dos valores. Como estavamos em uma viagem economica, alugamos uma scooter (poderia ser uma tornado). Só lembrando que eu não dirijo moto e minha namorada havia dirigido a ultima vez há uns 5 anos. Mas era a unica opção para fazermos o tour pretendido pelo vale sagrado: Tipon, Piquillacta, Pisac e Ollantaytambo (veja o desfecho no proximo dia). Fizemos então a reserva para o primeiro horario disponivel: as 8:30 da manhã.

Fomos finalmente para o hostel tomar banho. De banho tomado fomos comer na cia de uma nova amiga que fizemos no hostel.

Mesmo com o dia intenso que tivemos, na volta para o hostel ainda curtimos um pouco a festança que estava tendo na plaza de armas, e nos surpreendeu o quanto é trabalhoso para conservar a cerveja gelada lá.

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Dia 4 - 21/06/2013 : Moto tour vale sagrado (top)

Local: região de Cusco

Atividades: Tipon, Piquillacta e Pisac

Acomodação: Hostel Pisko & Soul

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Acordamos cedo e demos prejú no café da manhã do hostel (mesmo sendo simples).

Com um atraso do combinado, só conseguimos pegar as motos às 8:45, e definitivamente sair às 9:10.

 

Primeiro destino: Tipon

Pegamos a saida de Cusco, pela Avenida de la Cultura. Até chegar na avenida perdemos mais meia hora não programadas por causa que muitas ruas estavam fechadas para as festanças e o trânsito estava mais caótico do que se possa imaginar.

Andamos bastante até chegar até a visualização das placas indicando Tipón.

A partir do trevo da estrada, ainda tem uma subida em uma estradinha bem perigosa, mas asfaltada, e com uma vista deslumbrante (veja foto abaixo de quando voltavamos).

Chegando em Tipon, deixamos os capacetes com os seguranças gente boa, carimbamos nossos boletos turísticos e fomos curtir o parque arqueológico. Este era um local para agricultura, e compensa passar um tempo e caminhar por toda a trilha. Pegamos beira no guia de outros turistas que estavam de taxi, pois infelizmente não encontramos guias na entrada.

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Piquillacta: Vale a pena conhecer este local pré-inca. Tambem nao conseguimos guia, mas alguns locais nos contaram algumas daquelas historias. Na entrada há um morro pra subir para se ter uma panorâmica muito interessante do local, que ao subir, lembra um pouco a muralha da China. A parte da cidadela está bem deteriorada, mas talvez com um guia oficial explicando seja interessante.

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Próximo destino: Pisac

Para chegar a Pisac, é preciso voltar um pouco da rodovia que se veio, e pegar um trevo, no qual se seguirá à direita (viemos de Cusco à esquerda). ESTA FOI A RODOVIA MAIS FANTÁSTICA QUE PERCORREMOS EM TODA A VIAGEM. Você vai beirando o rio (acho que de nome Vilcanota) e no meio do vale sagrado. É simplesmente indescritível e impossível ver a beleza real nas fotos. A moto-trip valeu por este pedaço, pois nenhum dos pacotes prontos das agências de viagem passa por aqui.

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Pisac: Chegando à cidade, passamos direto e fomos direto pela estrada que leva às ruínas. Pois já era por volta de 13:30 e nem havíamos comido. No estacionamento das ruínas, agora sim pela primeira vez do dia conseguimos um guia, o Dario Ccapa. A primeira pergunta que ele nos fez foi qual tour gostaríamos de fazer: o rápido ou o completo. Explicamos a ele que ainda queríamos terminar o dia com Ollantaytambo, mas foi aí que tivemos que mudar nosso roteiro, pois ele nos disse que as ruínas lá fechavam por volta de 17:00. Já eram quase 14:00 e o tour completo demoraria por volta de 2 horas, então tivemos que descartar Ollantaytambo do dia, pois no fim realmente não iria dar tempo. Pagamos 20 soles cada pelo tour completo.

Ruínas de Pisac: esta é a segunda ruína que mais me agradou, pois combina muita história, com um espaço muito grande e com uma vista surpreendente do vale sagrado (Para quem optar pelo tour completo. Se puderem façam isso!). Esta vista chegou a me emocionar mais que Machu Picchu para se ter noção (mas que como ruína realmente tem a minha primeira posição). A trilha realmente foi um bom exercício, mas nada impossível; haviam até pessoas de idade fazendo ela.

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Símbolo muito importante na cultura inca. Cada camada (de cima pra baixo) representa um "mundo", e é representada por um animal: acima o mundo dos deuses representado pelo pássaro Condor, no meio o mundo dos humanos representado pela Puma e abaixo o mundo dos mortos representado pela Serpente.

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Na volta já se via a lua

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Voltamos a Cusco anoitecendo e exaustos. Percurso longo, e chegamos pela mesma rodovia do tour do dia anterior, o que significa que passamos novamente na residência onde se vendia roupas, e desta vez tive que parar por ordens da patroa para comprar um sapato o qual ela gostou. Em Cusco, devolvemos a moto e fomos para o hostel para um merecido banho quente.

Como dia 23 era nosso dia de Machu Picchu, amanhã 22 iamos a Aguas Calientes, onde o hostel já estava reservado. Mas sem perder o costume, aproveitando o máximo de tempo. Por isso fechamos o pacote pronto (na Qorianka Tours) de Moray, Salineras de Maras e Chinchero. Sendo que não iríamos fazer Chinchero completo (passam na ida e na volta) porque iriamos descer em um trevo na volta para irmos a Ollantaytambo pegar o trem (15:30). Como nos falaram que estariamos neste trevo por volta de 12:00, calculamos que tambem seria possivel visitar as ruínas de Ollanta antes de pegar o trem (o que mais um vez não foi possível, veja amanhã).

 

 

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Dia 5 - 22/06/2013 : vale sagrado + ida Aguas Calientes

Local: Cusco -> Ollantaytambo -> Aguas Calientes

Atividades: Moray, Salineras de Maras, trem Ollantaytambo -> Aguas Calientes

Acomodação: Hostel Ecopackers

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Com as malas aprontadas no dia anterior, tomamos o café e fomos até a agencia esperar os procedimentos para o tour.

Para não perder o costume destes tours prontos, mais uma pequena atrasada, e mais uma locomoção da agência até algum ponto de encontro, que desta vez foi na Plaza Regocijo, que é perto da Plaza de Armas, tendo acesso pela Calle Espaderos ou Del Medio (antigamente era uma praça só).

 

Rumo a Moray, o tour para em uma casa de teceleiras em Chinchero. Lá é oferecido um chá quente e pode-se acompanhar a explicação das moças sobre os processos de constituição da malha, que por sinal é bem interessante. Após a explicação, enquanto o pessoal ficou olhando as roupas, aproveitamos para nos abastecer com água e alguns complementos energéticos para utilizarmos no tour.

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Outra parada antes de se chegar a Moray é somente um mirante para um pico nevado, com a cidadezinha de Urubamba abaixo.

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Moray: este era outro local inca tambem mais voltado para a agricultura, mas completamente diferente de Tipon.

Com suas conhecidas formas redondas, um curiosidade é que existem 3 destes no sítio arqueológico, mas sempre se vê foto somente de um. Desce-se até este local principal, mas o tour não chega a descer os degraus, algo que fiquei curioso pois daria um foto legal no ângulo inverso. Não tenho certeza se não é permitido descer ou se foi pelo tempo.

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Salineras de Maras: prepare-se para uma aventura para chegar até este local. O ônibus percorre uma estrada super-estreita com um desfiladeiro enorme do seu lado. Este local é bem interessante, por se pensar que o sal armazenado lá, vem de dentro das montanhas.

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Finalizando nosso tour, seguiamos rumo ao trevo onde desceríamos (com toda nossa bagagem) para pegar um transporte para Ollantaytambo. Para variar o tempo passou mais do que o esperado, e onde éramos para estar às 12:00, já eram quase 14:00. Resumindo, o planejado de conhecer as ruínas de Ollantaytambo teve que ser cancelado novamente. Tambem tivemos que pegar um taxi, pois existe a opção de ir de onibus, mas tinhamos que estar na estação de trem até as 15:15 e nao sabiamos a regularidade de horarios do onibus.

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Chegamos em Ollantaytambo por volta de 14:40 na plaza de armas de lá. Pegamos um 'marmitex' (não sabiamos se era servido algo no trem e estavamos famintos) e fomos para a estação de trem o mais rapido possivel (em motinhas-taxi, acho que 5 soles).

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Na estação nosso trem já estava lá, mas ainda estavam desembarcando passageiros. Em uns 10 minutos pudemos subir e nos livrar dos pesos das nossas mochilas. Abrimos os marmitex com os talheres descartáveis e mandamos ver no nosso almoço (no fim até serviam alguns lanchinhos no trem). O trem era um VistaDome, e tem vagões com janelas superiores onde é possivel ter uma visão privilegiada das montanhas. Algo que descobrimos durante a viagem, é que os trens VistaDome da volta de Machu Picchu, contam com uma apresentação de dança típica, o que me deixou curioso pois meu trem de volta não era VistaDome (trem Expedition).

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Chegamos em Aguas Calientes já quase anoitecendo, e fomos para o hostel. Fomos passear pela cidade com a intenção de conhecer as águas termais, mas ao chegarmos na porta vimos umas fotos e desanimamos com relação ao que esperávamos, e tambem pelo preço e o horário. Mas valeu o passeio pois a avenida Pachacutec é bem interessante cheia de restaurantes.

Agilizamos a janta para podermos dormir o mais cedo possível pois a idéia de dormir em Aguas Calientes é justamente para subir para Machu Picchu o mais cedo possível.

PS: a ansiedade para amanhã era tão grande que eu li uma dica mas esqueci de realiza-la. COMPREM SUAS PASSAGENS DE ONIBUS PARA MACHU PICCHU NO DIA ANTERIOR !

 

 

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Dia 6 - 23/06/2013 : Machu Picchu

Local: Aguas Calientes

Atividades: Machu Picchu

Acomodação: Hostel Ecopackers (saída de madrugada)

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Acordamos cedo (=~ 5:30) e tomamos um super-café no hostel, inclusive pagando a parte por um omelete completasso que poderia ser um almoço. Saimos somente com 2 mochilas menores, levando água grande e comida para o dia inteiro.

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Chegamos por volta de 06:00 para o ponto de onde saem os onibus para Machu Picchu e foi aí a hora que eu arrependi de ter esquecido de comprar as passagens antecipadas. A fila estava grande e muito devagar. Como eram duas filas (uma pra comprar e outra para embarcar), a Juliana foi antecipar na fila do embarque enquanto eu fiquei na fila para comprar. Na bilheteria voce pode escolher se quer só ida, ou ida e volta. Escolhí ida e volta direto para não perder mais tempo na volta (não sei qual pode ser a vantagem de escolher o outro).

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Subimos mais um desfiladeiro não tão apavorante quanto o das Salineras de Maras, mas muito mais longo. No onibus conhecemos mais um casal de brasileiros, o qual chamamos para se juntarem a nós para dividirmos o guia: Fabio e sua namorada. Chegamos na portaria e pra mim serviria um guia em espanhol, pois dá para entender, mas o pessoal quis contratar um guia que falasse portugues, o que no final acabou valendo muito a pena, pois nada ficava sem entendimento. O nome do guia é Marco, e pelo que eu me lembre o total foi 120 soles (ótimo para um tour privado para 4 pessoas). Meu conselho é que pelo menos aqui contratem um guia. Mais uma dica que eu havia lido e que esqueci era a de levar o passaporte, pois na entrada há como carimbar machu picchu nele.

 

Enfim estavamos entrando oficialmente no parque arqueológico de Machu Picchu. Fizemos um percurso até o local da vista panorâmica e onde já dá pra se emocionar com a beleza do lugar (que antigamente deveria ser mais ainda com todas as árvores que tinha). Lá tiramos fotos e recebemos as primeiras explicações da história. Neste início do tour, eram 07:00. Neste local que estavamos tambem é onde é possivel visualizar a forma de face humana deitada que é formada na montanha.

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No tour, percorremos toda a cidadela com explicação dos pontos, o que obviamente não dá para resumir, mas vou disponibilizar o vídeo que fizemos em uma segunda oportunidade em que fizemos o mesmo percurso filmando (link mais a frente). O tour terminou por volta de 11 horas (4 horas bem aproveitadas e compensadoras).

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Depois do tour voltamos à portaria para ir ao banheiro (1 ou 2 soles) e comer algo. Como haviamos levado lanche, nem foi preciso pedir nada da praça de alimentação, então sentamos nas mesas junto com nossos parceiros e comemos o que tinhamos (eles pediram o que comer na praça). Enquanto comiamos e descansavamos, convidei-os para após o almoço irmos fazer o caminho para a porta do sol (intipunku): local de acesso gratuito e onde o pessoal da trilha inca chega. Planejei este local pois não íamos subir Huayna Picchu, e tambem porque me interessou bastante. O outro casal animou de nos acompanhar, apesar de que tinham comprado o ingresso com a subida para Machu Picchu (tambem nome da montanha que originou o nome da cidadela), mas tivemos informação de que a subida para lá é muuuito longa. Descansamos na praça de alimentação até umas 12:30 e entramos novamente no parque.

 

No início da trilha para a porta do sol, era possível ver a extensão desta trilha, e somando ao calor que estava (13:00), fez com que o casal desistisse de nos acompanhar pois a namorada dele não estava bem. Após seguirmos, logo encontramos várias llamas reunidas, onde diferentemente de Cusco, não é preciso pagar para tirar foto com elas, então aproveitamos e fizemos uma sessão de fotos e vídeos com elas.

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Visão no meio do caminho:

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Demoramos uns 30 minutos para fazer o percurso com tranquilidade. Chegamos por volta de 13:30

Porta do sol vindo de Machu Picchu:

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Porta do sol pra quem chega pela trilha inca:

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Vista na porta do sol:

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Ficamos por lá até umas 14:20 e começamos a descer engrenados. Descemos em 20 minutos ou menos.

O plano agora era tirar mais fotos no "cartão postal" e depois percorrer a cidadela novamente (esta hora já estava bem mais vazia). Exploramos cada canto que conseguimos, até começar a anoitecer. Fomos para vários pedaços onde não haviamos ido no tour guiado.

Ao percorrer a cidadela novamente fizemos o vídeo que foi comentado anteriormente (caminho do tour).

 

Por fim, o que eu havia planejado que iamos sair do parque somente às 17:30 que é quando começa a fechar, um pouco antes das 17:00 já esperávamos o onibus para voltar pois não havia mais o que explorar e já estava escurecendo. Se eu soubesse talvez teria escolhido o trem de volta no mesmo dia, mas ficar descansando em Aguas Calientes depois deste dia cansativo acabou sendo ótimo (sairiamos de madrugada).

Ao chegar tomamos banho e fomos comer (18:00), em um merecidíssimo bom restaurante: Toto's. Fomos dormir cedo pois nosso trem amanha era bem cedo, às 05:30 (com todas nossas malas novamente).

 

 

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Dia 7 - 24/06/2013 : volta pra Cusco + Inti Raymi

Local: Aguas Calientes -> Ollantaytambo -> Cusco

Atividades: inti raymi

Acomodação: Kokopelli Hostel

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A comemoração do inti raymi, compreende 3 etapas:

1) Começam cedo no Qoricancha

2) Desfile na Plaza de Armas

3) Encenação em Sacsayhuaman (o que eu mais queria ver). Para este pode-se comprar as cadeiras oficiais do evento (90 dólares) ou arrumar um lugar dentre os vários que dão visão para a cerimônia.

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Pegamos o trem, e chegamos em Ollantaytambo às 07:30.

Estavamos com pressa este dia pois queriamos aproveitar o maximo do Inti Raymi possível, apesar de que não foi possível recuperar todas as energias com a meia-noite de sono.

Em Ollantaytambo, muitas pessoas do trem estavam com passagens de onibus compradas e nós não, mas logo após a saída da estação, à esquerda fica um monte de van autorizadas, que fazem o percurso por 8 soles, sem nenhum problema. A única coisa que estranhamos é que eramos quase somente nós 2 de turistas e todo o resto eram locais. Chegamos em Cusco por volta de 10:00, sendo que a van para na Plazoleta San Pedro.

 

Agora iriamos ficar em outro hostel, o Kokopelli. Deixamos nossas malas lá, tomamos banho e saimos já prontos para ir nas comemorações do inti raymi.

 

Cusco já estava em festa. Um pouco antes da plaza de armas (Plazoleta Comandante Ladislao Espinar) nos assustamos com a quantidade de pessoas.

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Na plaza de armas o desfile ainda estava acontecendo, sendo que pegamos o finalzinho.

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Mas nem paramos e fomos direto almoçar em um restaurante que tinha menu economico e dava visão para a plaza de armas (esquina da calle procuradoes). Se fosse para ver o desfile daqui seria perfeito mas já havia terminado, portanto fica a dica pra quem for nesta época e não quiser ficar espremido lá embaixo (procure outras opções com vista tambem).

Às 12:00 já haviamos almoçado, e os guardas nos deram uma péssima notícia para quem já estava cansado: neste dia a multidão é tão grande, que é mais rápido subir até Sacsayhuaman a pé do que de táxi. O maior problema na verdade era o calor e o sol que no dia estavam massacrantes.

Chegamos no local da apresentação às 12:30, e a maior multidão estava em um local sem sombra alguma (inclusive as cadeiras compradas), mas encontramos um local com uma boa sombra, mas uma visão não tão boa mas aceitável.

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A apresentação começou um pouco antes de 14:00.

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A cerimônia é toda na lingua Quechua, e sem alguem para explicar, fica bem enjoativo depois que você vê um pouco (mas é bonito).

Depois de um tempo nos deslocamos e fomos passear um pouco, aproveitando para ver a apresentação de outros angulos.

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Fomos embora umas 16:00, e eu um pouco decepcionado, mas valeu a pena presenciar este dia.

 

 

 

 

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Dia 8 - 25/06/2013 : passeios em Cusco

Local: Cusco

Atividades: museu inca, zonaX, templo da lua

Acomodação: Kokopelli Hostel

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Finalmente um dia para um pouco de descanso e sem nenhum compromisso para acordar cedo.

 

Detalhe da campanha que estavam fazendo para incentivar o uso da faixa de pedestres. Homens e mulheres mascarados e com o chicote na mão. Se alguem atravessasse fora da faixa ... chicotada pra assustar !

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De manha fomos ao museu inca (10 soles por pessoa).

Muitos registros históricos, que completam algumas histórias ouvidas nos passeios. Vale a pena.

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Pela tarde, eu nao tinha pensado em nada, e a Juliana nos deu uma idéia de um roteiro que ela havia gostado: passeio a cavalo. Este é um dos daqueles pacotes que se encontra em qualquer agência e depois se juntam os grupos. No roteiro estão: zona-X e templo da lua. Compramos o passeio sem direito a volta de taxi, 30 soles. Desta vez sem atrasos, um taxi nos pegou na porta da agencia e nos levou até o ponto onde era para ter alguem nos esperando com os cavalos, proximo ao Sacsayhuaman. Onde ele nos deixou a pessoa ainda não estava, mas havia uma conhecida que nos indicou o caminho. Fizemos o passeio somente nós dois , mais duas americanas e o dono dos cavalos que servia minimamente como um guia.

 

Primeira parada: zona-X. Este local é um dos mais fascinantes e interessantes de toda a viagem ! Não sei como não é mais difundido pois é muuuuuuuito legal ! São rochas enormes, com passagens e túneis internos GIGANTESCOS. É um labirinto dentro de pedras !

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Bem pertinho do local anterior está o Templo da lua. Fomos a cavalo mas tem gente que vai a pé.

Este é um local mais voltado a cultos religiosos, e é praticamente um "cômodo" só. Creio que o entendimento tenha ficado meio vago por falta de mais explicações.

Formato da cabeça de llama:

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Dia 9 - 26/06/2013 : Ollantaytambo exclusivo

Local: Cusco -> Ollantaytambo -> Cusco

Atividades: ruinas de Ollantaytambo

Acomodação: Kokopelli Hostel

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Como falhamos 2 vezes em visitar as ruínas de Ollantaytambo, e tinhamos acabado de confirmar nosso tour para Choquequirao para o proximo dia, reservamos este dia para irmos a Ollanta.

Fomos para pegar as mesmas vans que pegamos na volta de Ollanta. Elas saem de um ponto, na Calle Papitos. Acabou que chegamos lá e havia um taxi saindo com um casal mais de idade, com rumo a Ollanta (iriam descer em Chinchero), e ele nos abordou e nos fez um desconto até Ollanta por 20 os dois (de van seria 16).

 

Toda Ollantaytambo era civilização inca, e andando pela cidade (mesmo fora das ruínas) é possível perceber alguns resquícios da arquitetura. Dizem que esta é a cidade que mais preservou os traços originais.

 

Chegamos às ruinas por volta de 12:00, achamos um guia e mais uma turista para raxar os custos (total 90 tour completo).

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Terminamos o tour perto das 14:00.

Almoçamos um pequena mas gostosa pizza no Tawachaki, tomando uma merecida e gelada Cusqueña e acompanhando o jogo do Brasil X Uruguai na copa das confederações.

 

Voltamos para Cusco de van (desta vez pegamos na plaza de armas ao inves de proximo da estação).

Dormimos cedo novamente pois amanhã iria começar o grand finale da viagem: tour/trekking para Choquequirao.

Desta vez não levariamos toda a bagagem, e deixamos algumas bagagens no depósito do hostel.

 

 

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Dia 10 - 27/06/2013 : Choquequirao

Local: Cusco -> Cachora -> trekking

Atividades: trekking

Acomodação: camping

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Tour para Choquequirao: 200 dólares no local mais barato (Qorianka Tours). Incluso transportes, refeições, guia, arrielo e mula (interessante levar um saco de dormir próprio, unico item não incluso). Nosso guia-cozinheiro foi o Alex.

Lembrando que planejei fazer o passeio por conta própria (ver link do mochileiros), mas não foi possível pois só estava eu e minha namorada, e em toda viagem perguntamos mas não conseguimos juntar mais pessoas para formar um grupo de pelo menos 4 pessoas. Outra coisa que eu queria ter feito mas tambem não foi possível é o circuito completo com volta por Huanipaca, ao inves de voltar pelo mesmo caminho de Cachora. Mas este acesso a Huanipaca estava interrompido, sendo que não consegui ter uma certeza de qual a razão exata, mas uns dizem ter sido a queda de uma ponte e outros dizem que foi um deslize que impediu a utilização do acesso. Não sei se o caminho voltará a ser liberado, mas fica a dica de perguntarem se é possível realizar desta forma (a Mariela do Qorianka Tours vai conseguir buscar as informações).

Mesmo contratando por agência foi difícil pois tentavamos juntar grupos para 26 a 29 desde que chegamos e não estavamos conseguindo. Acabou que só fomos confirmar o tour no dia 26, quando surgiu o casal que foi conosco, fechando então o tour para 27 a 30.

 

Uma observação que acho interessante, é que não fizemos as paradas nos campings mais comuns.

O roteiro que havia ouvido falar e que parece que muitos fazem é:

Dia 1) Cachora > Chiquisca

Dia 2) Chiquisca > Marampata

Dia 3) Marampata > Choquequirao > parada em Marampata > Chiquisca

Dia 4) Chiquisca > Cachora

 

O roteiro que fizemos:

Dia 1) Cachora > Playa Rosalina

Dia 2) Playa Rosalina > almoço em Marampata > Choquequirao > Marampata

Dia 3) Marampata > Camping Coca Masana (aprox 3 km depois de Chiquiska)

Dia 4) Coca Masana > Cachora

 

Trilha salva (somente ida):

http://www.everytrail.com/view_trip.php?trip_id=2202672

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Um carro nos pegou cedo no hostel, pegou alguns mantimentos em outros lugar, e depois nos deixou na rodoviária, nos apresentando ao nosso guia Alex, o qual iria nos acompanhar por toda a viagem. Alí na rodoviária tambem conhecemos o casal que iria fazer a aventura conosco, eram alemães e muito gente boa. Nos comunicamos em ingles (até serví de tradutor espanhol-ingles algumas vezes).

 

A ida para Cachora, é através do onibus convencional que vai para Abancay (é necessário deixar avisado que quer descer no trevo para Cachora).

Salkantay visto do onibus:

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Aproveitando para comprar um super-milho-peruano para a patroa pois a estrada estava interditada (o que já estava atrasando nosso roteiro).

 

Depois de descer no trevo, pegamos um crazy-taxi para Cachora. No meio do caminho o cara simplesmente perdeu o controle do carro ao assustar com uma van que estava subindo, travou o freio e batemos levemente em uma árvore (ainda bem pois senão era ladeira abaixo).

Chegamos à Cachora, no ponto de onde saem o arrielo e as mulas, e lá almoçamos.

Saimos para iniciar a jornada, às 13:30:

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Amostra de parte do que iriamos ter que subir no proximo dia:

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Este primeiro dia é tranquilo, mas pegamos noite no finalzinho devido aos atrasos do onibus e do acidente.

Ao passar pelo camping Chiquiska, descansamos um pouco e seguimos para acampar em Playa Rosalina, mais a frente, na beira do Rio. Por incrivel que pareça não estava frio (diferentemente de toda a viagem). Apesar de um dia não tão cansativo, como é muito descida, meus pés ficaram um pouco machucados perto do tornozelo devido aos "pulos freados".

 

 

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Dia 11 - 28/06/2013 : Choquequirao

Local: trekking -> Choquequirao

Atividades: Choquequirao

Acomodação: camping

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Acordando cedo (06:00) e tomando um café preparado pelo nosso guia-cozinheiro Alex, ajudamos a empacotar as coisas e seguimos a jornada.

 

Hora de atravessar o rio (07:00):

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A antiga ponte está desativada, e atravessa-se por esta gaiola. Bem divertido e não dá medo (mesmo eu que tenho panico de altura).

 

Já estavamos preparados para o pior, pois tudo que ouví falar foi desta subida. Pegamos uns troncos para servir de apoio, e fomos embora, devagar e sempre, em um bom ritmo. Neste dia acho que a ansiedade de conhecer Choquequirao nos ajudou.

Chegamos em Marampata 10:30. Iriamos almoçar aqui, conhecer Choquequirao e voltar para Marampata. Almoçamos e fizemos a digestão até umas 12:30 e seguimos.

Chegamos em Choquequirao às 14:00. Conhecemos tudo. Andamos muito para conhecer as pedras com as llamas, pois era para ter um caminho de volta por lá que estava interditado (fomos mesmo sabendo disso).

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Fomos regressar somente às 17:30.

 

Diferentemente do dia anterior, passamos a noite mais congelante de toda a viagem (Marampata).

 

 

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Dia 12 - 29/06/2013 : Choquequirao

Local: trekking

Atividades: trekking

Acomodação: camping

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Acordamos congelados, mas prontos para iniciar o regresso.

Este dia o sol estava muito forte, mas o começo do percurso descendo até o rio foi suportável.

Depois de atravessar o rio e começar a subida (almoçaríamos em Chiquiska), eu e Juliana estavamos exaustos. Parávamos em cada mínima sombra e tentando nos virar com a água que tinhamos. Chegou ao ponto de liberarmos o guia e os alemães que estavam subindo tranquilos, pedindo que não nos esperassem, assim iam adiantando o almoço. Quando menos esperávamos, a uns 2 km de Chiquiska, nosso arrielo veio nos socorrer com um galão de água gelada, que jogou em nossas cabeças e ajudou bastante. Praticamente nos ressuscitou mas ainda assim continuavamos devagar. Este dia foi o mais sofrido. Em Chiquiska nos recuperamos um pouco, nos hidratando o máximo possível, jogando água por todo o corpo, e comendo frutas enquanto o almoço nao saia.

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Ainda nao tinhamos terminado o percurso do dia, e após um bom descanso após o almoço, esperamos o calor dar uma maneirada e seguimos. Esta hora até a Juliana tinha melhorado, mas eu ainda sofria com uma exaustão fora do normal, atrasando o grupo.

Fomos até um camping, depois que termina a subida matadora, que fica alguns metros depois da cachoeira: Camping Coca Masana. Tomamos banho na cachoeira mesmo (não havia outra forma).

Fomos dormir após a janta preparada pelo Alex.

 

 

 

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Dia 13 - 30/06/2013 : Choquequirao

Local: trekking -> Cachora -> Cusco

Atividades: trekking

Acomodação: Kokopelli Hostel

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O último dia foi o mais tranquilo de todos. Sem descidas demais e sem subidas demais. Praticamente quase todo plano sem grandes dificuldades.

Eu e Juliana tomamos café rápido e começamos o trekking antes, às 06:00, para evitar a insolação e tambem sabendo que os alemães e o guia nos alcançaria sem problemas.

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Chegamos em Cachora às 10:00, e a partir daí começamos todo o regresso. Descansamos, almoçamos e subimos até o trevo de taxi (desta vez sem surpresas) para pegar o onibus para Cusco.

Fomos chegar em Cusco já anoitecendo e da rodoviária fomos todos no mesmo taxi, descendo na plaza de armas. Nos despedimos e agradecemos as ótimas companhias que tivemos na aventura e seguimos para o hostel.

 

 

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Dia 14 - 01/07/2013 : volta por Lima

Local: Cusco -> Lima

Atividades: feira de artesanatos e rápido city-tour em Lima

Acomodação: hotel barato perto aeroporto

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Nosso voo para Lima era somente às 15:40, então de manha deu tempo de ir na feira artesanal comprar uns presentes.

Almoçamos no Bembos, um fast food de lá, que me surpreendeu bastante (não sou fã deste tipo de comida).

 

Pegamos o voo no horario definido, e chegamos em Lima perto das 17:00. Como nosso voo Lima-SP só era no outro dia, queriamos achar uma maneira com melhor custo-beneficio para um city-tour em Lima. Foi aí que apareceu Jesus, o taxista que nos fechou um preço camarada para fazer um city tour conosco pela área mais central de Lima e ainda nos deixar de volta em um hotel economico mais próximo ao aeroporto (nao me lembro o nome).

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Dia 15 - 02/07/2013 : retorno ao Brasil

Local: Lima -> SP -> Udi

Atividades: retorno

Acomodação: onibus

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Conforme combinado no dia anterior, Jesus nos buscou no hotel e nos levou ao aeroporto.

Pegamos o vôo Lima-SP às 09:00, e chegamos em São Paulo perto das 16:00. Tivemos a opção do no-show para o voo que ainda iria para o Rio de Janeiro, pelo fato de já estarmos com as malas retiradas para passar pela alfandega.

Como tinhamos vindo de Uberlandia com os ultimos pontos fidelidade, tivemos que improvisar a volta neste dia. E a solução foi voltar de ônibus, a um preço absurdo que me fez ficar com raiva de não ter planejado de outra forma.

 

Fim da viagem

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Muito massa :)

Que fruta é essa ? (Pinha, fruta do conde, atemóia ?) Como eles a chamam por lá ? :)

 

É graviola !

Lá eles chamam de MASASAMBA

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Oi Romulo, valeu pelo relato, ficou muito bom! ::otemo::

Vc lembra o valor do aluguel da moto? Tô viajando na terça pra Cusco e achei bem interessante fazer um passeio assim :wink:

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Oi Romulo, valeu pelo relato, ficou muito bom! ::otemo::

Vc lembra o valor do aluguel da moto? Tô viajando na terça pra Cusco e achei bem interessante fazer um passeio assim :wink:

 

Se não me engano ficou 60 soles depois de muito choro (era 70). Não precisou abastecer mas no final tem que entregar com tanque cheio ou +20 soles.

A moto maior é na faixa de 100-120 soles. Para pessoas que andam de moto no dia-a-dia eu recomendaria esta. Só peguei a scooter porque nem eu nem minha namorada tinhamos prática.

Boa viagem

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Oi Romulo, cara, seu relato é muito top, praticamente fiz cópia e cola para usar no meu roteiro ::otemo:: Estou indo para o Peru dia 01/05 ficarei em Lima 3 dias, depois Cuzco mais 2 dias, bate e volta em Machu Picchu e mais 1,5 dias em Cuzco e retorno dia 09/05, abençoada promo da Tam/Lan (R$ 800,00) que me fazem sair do trabalho (professor) no meio do processo de avaliações :lol::lol: .. Queria que vc me ajudasse em algumas coisas, primeiro, acho q vou para águas calientes no mesmo trem q vc, digo, mesmo horário, tbm saindo de Ollanta e no vistadome (me decidi por ele wuando vi o seu relato) será q indo nesse horário da tempo de ver alguma coisa em Ollanta? Vc acha melhor comprar essa passagem de trem já aqui no Brasil? Ou é tranquilo comprar lá mesmo nessa época do ano? Vi que vc não conseguiu por seu tour ter atrasado, será q em condições normas daria certo (o trem parte de Ollanta 15:37). Outra coisa, esse tour que você fez de moto pode ser feito de carro (somos 3 pessoas) não queremos locar o carro e sim conseguir um para o trajeto ou ir de taxi ou van a esses lugares, você acha que rola? Estou com outro problema, vou chegar a Cuzco se ter dormido quase nada, meu voo sai de Lima 5 da manhã e como temos q estar lá próximo das 3 decidimos não pagar uma diária de hotel para dormir tão pouco, vamos para o aeroporto próximo de meia noite e chegaremos cansados e se der azar só poderei fazer check-in depois de 12:00, logo terei muito tempo livre na manhã sem ter onde descansar, o que vc recomendaria fazer nesse período, mesmo cansado e com sono?! Estou indo eu (28 anos), um amigo (38) e uma jovem senhora amiga de 50 anos Rsrs.. ::essa::::mmm: Cara, sei que estou enchendo o saco, mas vou perguntar assim mesmo: o que você acha que eu deveria fazer em Cuzco, tipo, o que é imperdível?? Mesmo com pouco tempo vc acha que vale a pena o boleto turístico completo?? Acho que temos pouco tempo em Cuzco, veja como estou planejando e veja se vc pode me ajudar:

05/05 - chegada a Cuzco, compra de passeios e etc (preciso de um passeio simples até a hora do check in e um outro para a parte da tarde).

06/05 - ida para Águas Calientes a partir de Ollanta as 15:37, vou fazer nesse dia aquele tour que podemos descer próximo de Ollanta para ir para AC.

07/05 - Machu Picchu e volta para Cuzco (depois de ler o seu relato decidi voltar de lá no trem de 18:45 para aproveitar bastante o dia em Machu Pichu), o problema é que chego em Ollanta depois de 20:30, é tranquilo conseguir transporte de lá para Cuzco? Quanto tempo dura a viagem? Vi algumas pessoas dizendo que é super perigoso a estrada, etc,, verdade?!

08/05 - no último dia vou fazer o tour que vc fez no primeiro dia ou aquele que vc fez de moto, acho q o segundo me chamou mais atenção (ah vc não foi na feira de Pisac quando fez o tour de moto??)

09/05 - volta para o Brasil 9:00

 

Cara se você puder me ajudar a concluir esse roteiro será bom demais, to meio perdido com muita coisa para se fazer, pouco tempo e sem saber se vou por conta própria, de tour, de taxi, de van, enfim... mil dúvidas.. valeu aí, grato desde já.. ::otemo::

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Sim, é mesmo nossa famosa graviola! Tenho um pé desta fruta aqui em casa, e pelo menos duas vezes por mês vem alguém aqui me pedir para catar brotos da fruta, para fazer chá... dizem que controla a glicose de diabéticos e é a panacéia dos nefropatas...

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Oi Romulo! muito legal seu relato!!

Vou para a Festa do Sol esse ano e queria saber se as coisas ficam mais caras lá por causa dessa vista.. vc sabe se chegou a pagar mais caro nos passeios e tals por causa dessa festa??? e no hostel?

ahh outra coisa, em q site compro o bilhete de Ollanta para Aguas??

Obrigada!!

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Olá pessoal

Desculpem a demora mas eu achava que eu havia configurado alertas de resposta no meu email para este tópico.

Em breve vou editar este comentário com o que eu puder ajudar das perguntas não-respondidas acima (alexandreVSilva e TalitaFermino).

Abraços

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Oi Romulo, cara, seu relato é muito top, praticamente fiz cópia e cola para usar no meu roteiro ::otemo:: Estou indo para o Peru dia 01/05 ficarei em Lima 3 dias, depois Cuzco mais 2 dias, bate e volta em Machu Picchu e mais 1,5 dias em Cuzco e retorno dia 09/05, abençoada promo da Tam/Lan (R$ 800,00) que me fazem sair do trabalho (professor) no meio do processo de avaliações :lol::lol: .. Queria que vc me ajudasse em algumas coisas

Rapaz. Me desculpe pela demora. Vi que uma hora dessas você já está fazendo sua viagem, mas realmente só fui ter tempo de responder hoje.

 

Queria que vc me ajudasse em algumas coisas, primeiro, acho q vou para águas calientes no mesmo trem q vc, digo, mesmo horário, tbm saindo de Ollanta e no vistadome (me decidi por ele wuando vi o seu relato) será q indo nesse horário da tempo de ver alguma coisa em Ollanta? Vc acha melhor comprar essa passagem de trem já aqui no Brasil? Ou é tranquilo comprar lá mesmo nessa época do ano?

Vi que vc não conseguiu por seu tour ter atrasado, será q em condições normas daria certo (o trem parte de Ollanta 15:37).

Sem fazer o tour que fiz dá tempo de conhecer as ruínas de Ollanta sim. Se não me engano pelo site da PeruRai você consegue ver quantas vagas tem disponível, aí você pode calcular se consegue deixar pra comprar lá ou antecipar.

 

Outra coisa, esse tour que você fez de moto pode ser feito de carro (somos 3 pessoas) não queremos locar o carro e sim conseguir um para o trajeto ou ir de taxi ou van a esses lugares, você acha que rola?

Pode ser feito de carro sim, não houve nenhum lugar que passamos que só a moto passava, só optamos por este transporte pela economia.

Você pode conseguir um taxi/guia sim. Talvez no aeroporto consiga negociar preços melhores, por incrível que pareça. Inclusive não me lembro se relatei, mas encontramos com um casal em Tipon que estava fazendo o tour assim (só não foi igual o nosso).

 

Estou com outro problema, vou chegar a Cuzco se ter dormido quase nada, meu voo sai de Lima 5 da manhã e como temos q estar lá próximo das 3 decidimos não pagar uma diária de hotel para dormir tão pouco, vamos para o aeroporto próximo de meia noite e chegaremos cansados e se der azar só poderei fazer check-in depois de 12:00, logo terei muito tempo livre na manhã sem ter onde descansar, o que vc recomendaria fazer nesse período, mesmo cansado e com sono?!

A maioria dos passeios para os arredores de Cusco tem saídas a tarde, então eu sugeriria que desse um rolê pela cidade (de taxi senão vai cansar mais ainda) para ir se localizando, ou então nos arredores da plaza de armas mesmo, passear ou visitar o museu inca, talvez antecipar a visita à feira artesanal.

 

o que você acha que eu deveria fazer em Cuzco, tipo, o que é imperdível?? Mesmo com pouco tempo vc acha que vale a pena o boleto turístico completo??

Rapaz. O que é imperdível é bem pessoal, mas eu citaria Sacsayhuaman e Qorikancha.

Com pouco tempo realmente não vejo muito proveito do boleto completo não.

 

 

07/05 - Machu Picchu e volta para Cuzco (depois de ler o seu relato decidi voltar de lá no trem de 18:45 para aproveitar bastante o dia em Machu Pichu), o problema é que chego em Ollanta depois de 20:30, é tranquilo conseguir transporte de lá para Cuzco? Quanto tempo dura a viagem? Vi algumas pessoas dizendo que é super perigoso a estrada, etc,, verdade?!

Conforme relato meu, vim na van junto com os nativos, e muitos turistas tinham comprado algum transporte de onibus antecipado que não cheguei a ver qual era. Apesar de mais tarde, se tem horario de chegada de trem provavelmente terá as vans e o onibus. Se optar pela van dê uma agilizada na saída, elas ficam logo na saída em um espaço à direita. Mas não tem nada de perigoso não, ainda mais comparando com o que os motoristas do passeio para Salineras de Maras que aí sim eu senti frio na barriga.

 

08/05 - no último dia vou fazer o tour que vc fez no primeiro dia ou aquele que vc fez de moto, acho q o segundo me chamou mais atenção (ah vc não foi na feira de Pisac quando fez o tour de moto??)

Rapaz. Essa feira de Pisac realmente não chegamos a conhecer. Não me lembro se ela é só de manhã e quando chegamos ela estava sendo desmontada, ou se é porque passamos do lado dela e não vimos nada demais e seguimos para as ruínas.

 

 

Mais uma vez me desculpe por praticamente não ter lhe ajudado, mas espero que as respostas cooperem com outras pessoas com dúvidas parecidas.

Abraços e espero que esteja realizando uma ótima viagem

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Oi Romulo! muito legal seu relato!!

Vou para a Festa do Sol esse ano e queria saber se as coisas ficam mais caras lá por causa dessa vista.. vc sabe se chegou a pagar mais caro nos passeios e tals por causa dessa festa??? e no hostel?

Obrigado

Não notei muita diferença de preços não, talvez porque a maioria dos hostels eu já havia reservado antecipadamente via hostelworld. Os passeios com certeza mantiveram-se o preço de tabela. Creio que o único cuidado a tomar é com reserva mesmo, com perigo de ficar sem hostel na época mais em torno da festa. A cidade fica bem cheia mas é muito bom ver todos em festa.

 

ahh outra coisa, em q site compro o bilhete de Ollanta para Aguas??

Obrigada!!

http://www.perurail.com/

Veja que no meu relato têm todos os links (sublinhados). Clique neles segurando a tecla "Ctrl" para abri-los em novas abas enquanto continua a leitura.

Abraços e boa viagem

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Ola Romulo,

 

Seu relato é top!! *****

 

::otemo::

 

Parabéns... ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

 

 

Kra, que inveja!! Queria colocar esse mapinha na minha assinatura tbm.. ::lol3::::otemo::

 

Como faço isso?!?! rsrs..

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Romulo, seu relato me ajudou muito kra, valeu mesmo!!

Já fui, voltei e tô escrevendo o relato!! Agradecendo mais uma vez pela força..

Vou deixar o link do meu relato aqui pra galera que quiser mais algumas informações!

 

10-dias-por-lima-cuzco-e-mp-t97138.html

 

Abraço aí..

 

De nada cara. Aqui é uma troca mesmo. Veja que no início do meu tópico fiz referência a todos links q me ajudaram.

Se der pra colocar um link lá no seu seria legal também criar conexões pra quem tá procurando ter mais e mais fontes e navegar entre elas.

Vlw. Abraços

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