Olá viajante!
Bora viajar?
Bolívia, Peru e Chile (com trilha Salkantay) - 27 dias - Agosto/2013
- Respostas 67
- Visualizações 17.1k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
Felipe Ernesto 39 posts
-
Aletucs 5 posts
-
Mureelo 4 posts
-
Marrado 2 posts
Há alguns anos pensava em fazer meu primeiro mochilão pela América do Sul, e o Mochileiros.com foi minha fonte de pesquisa durante todo esse tempo. Li e reli inúmeros relatos de viajantes que me foram muito úteis e agora quero retribuir contando como foi a minha viagem por Bolívia, Peru e Chile (Chile na verdade apenas por algumas horas, mas mais pra frente explico) e, quem sabe, ajudar outros futuros viajantes.
Roteiro: São Paulo / Santa Cruz de la Sierra / Sucre / Potosi / Salar de Uyuni / San Pedro de Atacama / Arequipa / Cusco / Trilha Salkantay / Machu Picchu / Puno / Copacabana / La Paz / Santa Cruz de la Sierra / São Paulo
Duração: 27 dias (05/08 a 31/08)
05/08: São Paulo / Santa Cruz de la Sierra
06/08: Santa Cruz de la Sierra / Cochabamba / Sucre / Potosi / Uyuni
07/08: Salar de Uyuni
08/08: Salar de Uyuni
09/08: Salar de Uyuni / San Pedro de Atacama / Calama
10/08: Calama / Arica / Tacna / Arequipa
11/08: Arequipa
12/08: Arequipa
13/08: Canyon del Colca
14/08: Canyon del Colca / Arequipa
15/08: Arequipa / Cusco
16/08: Cusco
17/08: Cusco
18/08: Cusco
19/08: Trilha Salkantay
20/08: Trilha Salkantay
21/08: Trilha Salkantay
22/08: Trilha Salkantay
23/08: Aguas Calientes / Machu Picchu / Cusco
24/08: Cusco / Puno
25/08: Puno / Copacabana
26/08: Copacabana / Isla del Sol
27/08: Isla del Sol / Copacabana / La Paz
28/08: La Paz
29/08: La Paz
30/08: La Paz
31/08: La Paz / Santa Cruz de la Sierra / São Paulo
Gastos: levei US$ 1200 em dinheiro (gastei tudo) e fiz um saque de 300 bolivianos em um caixa eletrônico, já nos últimos dias de viagem. Não usei VTM nem cartão de crédito, levei tudo em espécie mesmo e não tive nenhum problema nem senti perigo em ser assaltado em nenhuma das cidades.
Cotação:
1 dólar = 2,35 reais = 6,90 bolivianos = 2,80 soles = 450 pesos chilenos
1 real = 2,90 bolivianos = 1,10 soles
Como seria meu primeiro mochilão tive que comprar praticamente tudo o que levei. Pra quem mora em São Paulo recomendo a loja Decathlon. Mesmo não tendo os melhores preços em todos os produtos lá você encontra tudo o que precisa, pois a loja é imensa. Tem em vários shoppings e acredito que tenham em outros estados também, qualquer coisa entrem no site e procurem os endereços
O que comprei (preços em reais):
- Mochila 50L: 200,00
- Moneybelt: 29,90
- Blusa 3 em 1: 199,00 (bem pesada mas extremamente útil, creio que se eu não tivesse ela teria passado muito mais frio do que passei)
- Segunda pele (blusa e calça): 100,00
O restante das coisas que levei foram camisetas (
, cuecas (
, meias (4 pares), bermudas (2), calça jeans (1), calça tactel (1), calça de moleton (1), blusas de frio normais (umas 3 acho), chinelo (1) e só. Isso tudo são roupas que uso no dia a dia, então nada de gastos.
Como estava planejando fazer a trilha Salkantay resolvi ir com uma bota velha que tinha aqui em casa e não levei outro tênis. Algumas vezes fez falta, principalmente pra sair a noite nas cidades porque ficar com a bota o dia todo, pra mim que não estou acostumado, às vezes incomodava, mas nada absurdo. Se preferirem, leve um tênis pra sair a noite ou pros passeios mais leves.
De resto, levei itens de higiene daqui de casa mesmo. Sabonete, pasta de dente, escova, lenços umedecidos (muito úteis, comprei aqueles de bebê, da Johnson e Johnson, e me salvaram várias vezes), uma cartela de Advil (pra dor de cabeça, com 2 comprimidos que tomei logo no início da viagem, depois não precisei mais), uma cartela de Benegrip (voltou fechada pro Brasil), protetor solar (perdi no primeiro dia e achei escondido num bolso quando tava desfazendo a mala já em casa), protetor labial (útil, mas eu sempre esquecia de passar), desodorante (útil pra você não ficar fedido), caneta, bloquinho de anotações e cadeados.
No Brasil comprei a passagem São Paulo-Santa Cruz de la Sierra ida e volta pela Gol, por R$ 550,00. Comprei também Santa Cruz de la Sierra-Sucre, só ida, pela BOA, por 420 bolivianos (R$ 120). Também comprei a passagem La Paz-Santa Cruz de la Sierra, só ida, pela Aerocon, num vôo horroroso mas que me fez ganhar um dia em La Paz (explico lá no final do relato). Esse vôo custou 520 bolivianos (uns R$ 170). De resto não reservei nada, nem hostel, nem passeio, nem transfer, nem nada. Todas as passagens aéreas comprei pelo site das companhias, com cartão de crédito.
Editado por Visitante