Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

igudant

[Review] Marmita Kit de Alimentação M31 de 1984

Posts Recomendados

Marca: Uso Militar Exército Alemão

 

Modelo: Marmita Kit de Alimentação M31 em alumínio de 1984

 

Prós: Segura, Resistente, Versátil, Anatômica, Leve, Alça com trava

 

Com a marmita M31 Você terá no mesmo item 3 funções

- Recipiente menor pode ser utilizado como caneca, ou para levar ao fogo

- Tampa com alça que serve como panela ou prato

- Compartimento maior de 1 litro, ideal para fazer maior quantidade de comida, transporte ou captura de água, ferver líquidos, transporte de comida, etc.

 

Essa marmita é variação do modelo anterior, já utilizada na Primeira Guerra Mundial. Item normalizado em 1931 na Alemanha, sobreviveu a Segunda Guerra Mundial, e é utilizada desde então por seu exército e alguns aliados.

 

A que mostro aqui foi fabricada em 1984. Comprei há alguns anos atrás e desde então é utilizada quinzenalmente. Nunca me deixou na mão, transporto nela 90% do alimento que vou consumir em um acampamento de 2 dias. O que eu mais gosto nesse item é sua robustez, costumo pendurá-la no tripé e a deixo dentro da fogueira. Ela também se comporta muito bem em fogareiros, principalmente o Esbit tradicional, mas dependendo do fogareiro pode desperdiçar calor da chama. E como quase tudo relacionado ao militar, não é a mais leve e confortável, mas a durabilidade é imensa.

 

esbit.jpg

 

Com a alça da tampa você pode retirar os outros compartimentos do fogo e juntar a marmita em uma só, facilitando o manuseio. Sua alça trava dando maior segurança na hora de retirar do fogo ou manuseá-la.

 

Contras: Aproveitamento do calor da chama em fogareiros comuns

 

Conclusão: Item ideal para quem gosta de acampamentos mais primitivos, ou com disciplina militar, permite que transporte uma boa quantidade de alimento dentro dela, e sua versatilidade permite que dispense outros itens de seu kit

 

Nota: 9

 

Fotos:

 

marmita-exercito-alemo-modelo-m31-segunda-guerra-mundial_MLB-F-5080148568_092013.jpg

marmita-exercito-alemo-modelo-m31-segunda-guerra-mundial_MLB-F-5080148397_092013.jpg

 

 

 

DSC06472.JPG.8ade308c8c92dd305102b2e2694139a4.JPG

DSC06465.JPG.083e1538a15e938017465ffa8d7cf5dd.JPG

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá!

 

 

Parece ser um modelo destes que se encaixam aos cantis de uso militar, ou não? Qual é a capacidade do recipiente maior?

Abs!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá gvogetta, tudo bem? Essa marmita permite que prenda os modelos de cantis que tenham grampo no passador superior da tampa, exemplo do alemão ou sueco. Tem um modelo de kit checo que tenho também que o cantil vai dentro da marmita e isso conserva a temperatura. Sempre levo em minhas viagem tbm, pois substitui uma panela média por exemplo. Segue um link dele http://www.coisadecolecionador.com.br/product/545196/kit-de-alimentacao-militar-do-exercito-checo-completo

 

Vou medir a capacidade do recipiente maior e coloco no review (valeu por lembrar), mas pela experiencia amigo acredito que entre 700 e 800 ml.

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

So vejo contras... Se for adepto de pionerias e acampamento fixo no mato pode ser útil e só...

 

Se quer repetir a década de 80 perfeito... Mas para um montanhismo ou trekking atual 100% dispensável.

 

Primeiro peso, hoje temos panelas mais adequadas de menor peso.

 

Segundo formato.

 

Ruim caso se queira cozinhar qualquer comida mais elaborada, e um formato ruim de lavar durante uma trilha ou se deseja economizar água.

 

Péssimo no aproveitamento de combustível. Seu formato desperdiça uma quantidade absurda de combustível por não se adequar a nenhum fogareiro, boa parte da chama e do calor escapa pelos lados, a razão área aquecida/volume e péssima.

 

Usar como prato e péssimo porque o alumínio tem alta condutibilidade térmica ou seja ou come frio ou come com cuidado de não queimar a mão... Equivalentes hoje em materiais plásticos sao melhores e mais leves.

 

Isso e m equipamento militar obsoleto mesmo em nível militar, lembrando que há muitos anos mais de 20 não se usa mais equipamentos militares diretos e sim desenhados por montanhistas ou o máximo realinhados.

 

As necessidades militares sao muito diversas das esportivas outdoor atuais.

O inverso hoje e bem mais comum, técnicas de trekking e montanhismo sendo incorporadas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal cara, mas não pratico trekking e montanhismo como deve estar achando.

Tenho formação militar, coleciono itens militares e gosto de levar para o mato. Gosto de ir para selva cara. Não ficar fazendo trilha.

Obrigado pela dica mas dispenso levar plástico. Esse modelo de marmita foi criado em 1931 e ainda é utilizada até os dias de hoje, pelo exército alemão. Não estão obsoleta como disse. E se são tão ruins assim porque os alemães tão ricos em tecnologia e engenharia ainda a utilizam? Não a utilizo em fogareirinhos de montanhista eu a coloco direto na fogueira e ela resiste. Quando se trata de selva cara, melhor resistência que frescurites. Você deve ter utilizado muito esse modelo para conhecer tão bem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usei sim quando era escoteiro mas isso entra 1982 e 1988. Para simulações militares sao interessantes, mas como uso geral não... Taticamente e interessante se vc e militar tem de carregar os itens desta forma. Mas para uso em campo existem formas mais leves, praticas e adequadas.

 

Para simulações militares sao legais...

 

Mas quando precisa de performance vai bem longe do ideal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Bullseye,

 

 

Pegue leve, rsrs! Na SUA opinião há muitos contras ou SÓ contras, mas a opinião continua sendo SUA.

Itens deste tipo, como mostrados pelo Igudant costumam ser muito empregados ainda hoje nas forças armadas de muitos países e por um motivo bem simples: ROBUSTEZ! Soldados conseguem detonar muito rápido qualquer coisa, não falo desta forma para desmerecê-los (também tenho formação militar) mas a realidade ali é completamente diferente do uso esportivo. As condições são mais duras e menos técnicas. Concordo contigo quando diz que existem vários inconvenientes, mas ficou parecendo que houve um certo prazer em desmerecer o post e/ou a opinião do colega forista. Você mesmo reconheceu em seu post, a certo momento, que as necessidades militares são bem diversas do uso esportivo. Os produtos, especialmente itens simples como peças de cozinha devem ser muito robustos e simples, ainda que sejam mais pesados, volumosos ou menos eficientes. Ponha um cookset com fogareiro da MSR ou da Primus na mão de um soldado, geralmente com baixo nível de instrução e "bruto", numa mochila desajeitada, sobrecarregada, sujeita a pancadas, tiroteios, travessias de rios e etc! Vai ter sorte se durar uma semana! É por aí a conversa...

Claro que o Igudant também apelou um bocado quando afirmou que se trata de "um item indispensável para qualquer tipo de acampamento"... ::quilpish::

 

Abraços e paz!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia Getulio. Grande colaborador e irmão de armas. Fiz algumas alterações no review, e tentei deixar o apego por ela de lado. Achei muito engraçado quando diz:

"Ponha um cookset com fogareiro da MSR ou da Primus na mão de um soldado, geralmente com baixo nível de instrução e "bruto", numa mochila desajeitada, sobrecarregada, sujeita a pancadas, tiroteios, travessias de rios e etc! Vai ter sorte se durar uma semana! É por aí a conversa...", é bem por aí mesmo. E foi mal aí pelo indispensável! rsrsrsrs concordo contigo que fui noob. ::tchann::

 

Quero muito colocar meus relatos, vídeos, colaborar de verdade com a comunidade. Principalmente questões de segurança e sobrevivência. Essa modalidade de acampamento que pratico, está cada vez mais em alta aqui no Brasil. Esses programas da TV estão motivando uma geração inteira a ir se aventurarem. Então acho de extrema importância, o trabalho de muitos amigos que estão gravando suas experiencias e criando canais no youtube, e ensinando o negócio de verdade e não como os shows estão mostrando e matando muito gente mundo a fora. Quero transferir meu conhecimento para essa comunidade, mas percebi que a quantidade de resistência contra coturno e fogueira aqui é imensa. rsrsrsrs !! Um rapaz membro do fórum, provavelmente escoteiro, fez um review legal sobre fogueira e teve algumas páginas de gente polemizando, colocando o menino na fogueira. Então percebi que tem muitos membros aqui, que nunca fizeram um review, nunca escreveram um relato, mas em compensação criticou e torrou muitos membros por aqui. Então isso já me deixou puto logo de entrada.

Se possível veja se o post ficou melhor com essas alterações.

Já coloquei em meu calendário as últimas dicas que me enviaste por e-mail.

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa Igor!

 

 

A nova versão ficou mais isenta, sem dúvida. ::otemo::

 

Suas intenções serão sempre bem vindas aqui no Mochileiros.com. A ideia por aqui é justamente compartilhar informações e há uma grande quantidade de pessoas interessadas em bushcraft e sobrevivência. Fico feliz que esteja imbuído deste espírito!

 

Sobre a questão das fogueiras, é um assunto por si só polêmico e desperta paixões violentas. Não vou mexer neste vespeiro aqui por não ser nem o momento e nem o tópico apropriado para isso.

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
. Então acho de extrema importância, o trabalho de muitos amigos que estão gravando suas experiencias e criando canais no youtube, e ensinando o negócio de verdade e não como os shows estão mostrando e matando muito gente mundo a fora. Quero transferir meu conhecimento para essa comunidade, mas percebi que a quantidade de resistência contra coturno e fogueira aqui é imensa. rsrsrsrs !!Abraços

Não deixe de postar seus conhecimentos e de seus amigos aqui no fórum, todo conhecimento é válido !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


  • Conteúdo Similar

    • Por Birovisky
      Análise em Vídeo e Dica de Como Moer um Bom Café (texto abaixo):
       
      Promoção: https://www.magazineluiza.com.br/moedor-de-cafe-manual-em-inox-com-mecanica-em-ceramica-4182-eu-quero-presentear/p/dcjg8k1048/ud/mocf/?&utm_source =google &utm_medium =pla &utm_campaign =PLA_marketplace&partner_id=35333&1=1&seller_id=euqueropresentear&product_group_id=365259877437&ad_group_id=48543697675&gclid=CjwKCAjwwYP2BRBGEiwAkoBpAvseF91f2NyjTq-7TJvN7lKf14MsFj3CagCjDlY2xRl6dIOrqlmexxoCU2kQAvD_BwE
      Quando a esmola é muita, o Santo desconfia... E foi com esse pensamento que comprei este moedor de café manual inox da marca Livon no site da Shoptime. Estava muito barato e resolvi arriscar.
      Motivação
      Há tempos queria um para de vez em quando "esquentar a cabeça" e perder alguns minutos fazendo meu próprio café, seja em casa, no rancho ou em algum lugar com muito verde acampando. Agora só falta a minha muda de café desenvolver e cultivar meu próprio café!
      Preço
      R$40,00, com frete podendo variar dependendo a cidade que você mora.
      Pontos Positivos
      Material em Inox escovado, ou seja não enferruja. O moedor interno é de cerâmica.
      Ajuste de espessura do pó.
      Portátil, pode ser levado facilmente para qualquer lugar sem ocupar muito espaço ou ser pesado (bem melhor que aqueles antigos que precisavam ser presos na mesa igual morsa).
      Fácil montagem e desmontagem, tornando-se ainda mais fácil para limpeza.
      Visor em vidro de quantidade de grão moído.
      Preço excelente.
      Pontos Negativos
      Aparentemente frágil, a impressão que dá é que se usado todos os dias pode quebrar rapidamente, no entanto, como vou usá-lo de vez em quando, em manhãs nubladas ou com sol favorável, por hora, tranquilo.
      Resumo da Obra
      Recomendo fácil. Principalmente se você curte fazer aquele cafezinho mateiro no meio do nada com sua espiriteira.
    • Por Birovisky
      Cinéfilo? Campista? Procura conforto em sua casa? Não deixe de ver essa análise review com as vantagens e desvantagens, para você comprovar se vale a pena ou não comprar uma Poltrona Cama de Luxo Intex e um inflador Bestway Sidewinder, afinal de contas, você vai precisar de um inflador elétrico, uma vez que encher com uma bombinha manual vai transformar o que era para ser um momento de lazer em cansaço e stress.
      Vídeo com review completo:
       
      Motivação para compra da Poltrona Inflável Cama de Luxo

      Um assento confortável para levar nas acampadas, uma vez que minha esposa está grávida e necessita de algo confortável para relaxar, seja em casa assistindo filmes ou nas acampadas.

      Preço da Poltrona Inflável Cama de Luxo Intex:
      R$299,00.

      Pontos Positivos Poltrona Inflável Cama de Luxo Intex

      Qualidade do material e bastante espaço, até para uma pessoa grande. Dimensões: 221 cm x 107 cm x 66 cm | 42" x 87" x 26".
      Possui dois encostos para o pé, permitindo que a poltrona se transforme em uma cama ou que a poltrona possua almofadas mais reforçadas, concedendo ainda mais conforto. Os encostos são individuais, ou seja, necessitam ser enchidos separadamente da poltrona, isso é bom e ruim, bom porque se um fura, não influencia em nada, ruim porque perde-se muito tempo enchendo um de cada vez.
      Possui porta copos (nem meu sofá tem isso!!!).
      Extremamente confortável, fácil de montar e desmontar. Pode ser levado para qualquer lugar, tanto vazia como cheia é muito leve.

      Pontos Negativos Poltrona Inflável Cama de Luxo Intex

      Os bicos dos encostos poderiam ser com a mesma qualidade da poltrona, mas são aqueles bem simples. Fora isso nada a reclamar, talvez que o produto fosse um pouco mais barato.

      Resumo da Obra Poltrona Inflável Cama de Luxo Intex

      Vale a pena comprar. Se você procura uma poltrona confortável e que não ocupe muito espaço quando você quiser compactar sua sala, essa é a opção perfeita. Além do que, vou sempre levá-la nas acampadas, baita de uma aquisição.  Para assistir filmes ou maratonar aquela série então... nem se fala!
    • Por Birovisky
      Confiram o vídeo com técnicas para poda:
      https://youtu.be/JlASpbrrdxE
      Motivação
      Precisava para serviços básicos de marcenaria, podas das árvores frutíferas do quintal e serrar toras para fazer tábuas de churrasco.

      Preço
      R$ 40,00. Existem diversos preços para as mais variadas categorias e tamanhos. Por exemplo, só da marca Ramada existem diversos tamanhos para as categorias Diamante e Ouro, onde a Ouro possui uma afiação e resistência maior que a Diamante.

      Resumo
      Cumpre o que promete, no entanto para serviços mais pesados como serrar uma tora... o menino miou.
    • Por Birovisky
      Unboxing, Review e Como Escolher o Travesseiro Certo
       
       
      Como escolher o travesseiro certo?
      Meça com uma trena ou régua a distância da sua orelha até o final do seu ombro em linha reta. NO meu caso deu 16 cm a distância, ou seja, o travesseiro ideal para mim deve ser com 16 cm de espessura. É batata!
      Motivação
      Travesseiros já estavam surrados e minhas noites mal dormidas. E como sempre ouvi falar bem deste látex resolvi arriscar mesmo sendo bem mais caro que o convencional.
      Preço
      R$123,90 na Internet, em lojas físicas chegou a R$190,00.
      Pontos Positivos
      Confortável e que encaixa bem a cabeça ao dormir.
      Qualidade do material.
      Antiácaro.
      Não afunda.
      Vida útil maior que os concorrentes.
      Pontos Negativos
      Não tem ajuste de altura.
      Preço salgado, porém justificável, veremos a longo prazo.
      Para ser lavado requer cuidados maiores, inclusive com exposição a calores intensos por ser de látex.
      Resumo da Obra
      Só poderei ser mais claro daqui há pelo menos 6 meses. Um dos melhores que eu já tive foi da NASA com gel, mas depois de alguns meses ficou uma merda. Vamos ver esse. É como dizem, 1 ano dormindo com o travesseiro certo pode apostar que pode valer mais do que R$200,00, só quem tem insônia sabe do que estou falando.
    • Por YOB
      Galera, como a internet está meio falha de reviews vou falar rapido sobre o AZTEQ ZION ( pela Nautika: -4 conforto/-10 limite, por mim: +5 Conforto / 0 Limite)
      Esse saco de dormir sai por +-400 pelas promos na internet.
      as especificacoes tecnicas tem no site da Nautika ( https://www.nautikalazer.com.br/saco-de-dormir-zion-azteq-742310/p) , entao vou para a experiencia.
      Bom, primeiro ele nao vem com saco compressor, mas apertando ele, fica com  60-70% do tamanho que tem no saco... entao arrumando um saco compressor ele fica bem pequeno... e leve (1.1kg)!
      compramos ele, e fui para o Pico do Papagaio (dia 22/junho). Pegamos algo entre +2C e +5C de minima no pico, com vento e um chuvisco, e pegamos +5C minima no camping base (O Panoramico). Estava com uma barraca Naturehike cloud up 3 , e um isolante M50 (quechua, 0.5cm). 
      Nas duas noites, dormi com uma calça de moletom, meia (normal mesmo), camiseta, fleece e gorro. Fechei todo o Saco de Dormir, e coloquei o capuz dele.
      Dormi bem em ambas as noites. Mas senti que estava ja no limite do conforto... se fosse para 0C teria bastante desconforto.
      Na minha avaliacao está mais para  5C conforto /  0C Limite. Vou comprar um Liner e segunda pele. Com isso acho que daria para aguentar temperaturas ligeiramente negativas.
      Ele me pareceu muito bem construido, apesar do enchimento nao vir muito bem distribuido entre as regioes do saco de dormir. Dentre os sacos de dormir nessa faixa de preco, parece que é o que tem o menor peso e menor volume. um otimo CxB. Outros que eu considerei sao, ou mais pesados e maiores (Catskill) ou mais caros (Orbit e outros de pluma)
       
       


×
×
  • Criar Novo...