Ir para conteúdo

[Review] Marmita Kit de Alimentação M31 de 1984


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Marca: Uso Militar Exército Alemão

 

Modelo: Marmita Kit de Alimentação M31 em alumínio de 1984

 

Prós: Segura, Resistente, Versátil, Anatômica, Leve, Alça com trava

 

Com a marmita M31 Você terá no mesmo item 3 funções

- Recipiente menor pode ser utilizado como caneca, ou para levar ao fogo

- Tampa com alça que serve como panela ou prato

- Compartimento maior de 1 litro, ideal para fazer maior quantidade de comida, transporte ou captura de água, ferver líquidos, transporte de comida, etc.

 

Essa marmita é variação do modelo anterior, já utilizada na Primeira Guerra Mundial. Item normalizado em 1931 na Alemanha, sobreviveu a Segunda Guerra Mundial, e é utilizada desde então por seu exército e alguns aliados.

 

A que mostro aqui foi fabricada em 1984. Comprei há alguns anos atrás e desde então é utilizada quinzenalmente. Nunca me deixou na mão, transporto nela 90% do alimento que vou consumir em um acampamento de 2 dias. O que eu mais gosto nesse item é sua robustez, costumo pendurá-la no tripé e a deixo dentro da fogueira. Ela também se comporta muito bem em fogareiros, principalmente o Esbit tradicional, mas dependendo do fogareiro pode desperdiçar calor da chama. E como quase tudo relacionado ao militar, não é a mais leve e confortável, mas a durabilidade é imensa.

 

esbit.jpg

 

Com a alça da tampa você pode retirar os outros compartimentos do fogo e juntar a marmita em uma só, facilitando o manuseio. Sua alça trava dando maior segurança na hora de retirar do fogo ou manuseá-la.

 

Contras: Aproveitamento do calor da chama em fogareiros comuns

 

Conclusão: Item ideal para quem gosta de acampamentos mais primitivos, ou com disciplina militar, permite que transporte uma boa quantidade de alimento dentro dela, e sua versatilidade permite que dispense outros itens de seu kit

 

Nota: 9

 

Fotos:

 

marmita-exercito-alemo-modelo-m31-segunda-guerra-mundial_MLB-F-5080148568_092013.jpg

marmita-exercito-alemo-modelo-m31-segunda-guerra-mundial_MLB-F-5080148397_092013.jpg

 

 

 

DSC06472.JPG.8ade308c8c92dd305102b2e2694139a4.JPG

DSC06465.JPG.083e1538a15e938017465ffa8d7cf5dd.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olá gvogetta, tudo bem? Essa marmita permite que prenda os modelos de cantis que tenham grampo no passador superior da tampa, exemplo do alemão ou sueco. Tem um modelo de kit checo que tenho também que o cantil vai dentro da marmita e isso conserva a temperatura. Sempre levo em minhas viagem tbm, pois substitui uma panela média por exemplo. Segue um link dele http://www.coisadecolecionador.com.br/product/545196/kit-de-alimentacao-militar-do-exercito-checo-completo

 

Vou medir a capacidade do recipiente maior e coloco no review (valeu por lembrar), mas pela experiencia amigo acredito que entre 700 e 800 ml.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

So vejo contras... Se for adepto de pionerias e acampamento fixo no mato pode ser útil e só...

 

Se quer repetir a década de 80 perfeito... Mas para um montanhismo ou trekking atual 100% dispensável.

 

Primeiro peso, hoje temos panelas mais adequadas de menor peso.

 

Segundo formato.

 

Ruim caso se queira cozinhar qualquer comida mais elaborada, e um formato ruim de lavar durante uma trilha ou se deseja economizar água.

 

Péssimo no aproveitamento de combustível. Seu formato desperdiça uma quantidade absurda de combustível por não se adequar a nenhum fogareiro, boa parte da chama e do calor escapa pelos lados, a razão área aquecida/volume e péssima.

 

Usar como prato e péssimo porque o alumínio tem alta condutibilidade térmica ou seja ou come frio ou come com cuidado de não queimar a mão... Equivalentes hoje em materiais plásticos sao melhores e mais leves.

 

Isso e m equipamento militar obsoleto mesmo em nível militar, lembrando que há muitos anos mais de 20 não se usa mais equipamentos militares diretos e sim desenhados por montanhistas ou o máximo realinhados.

 

As necessidades militares sao muito diversas das esportivas outdoor atuais.

O inverso hoje e bem mais comum, técnicas de trekking e montanhismo sendo incorporadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Legal cara, mas não pratico trekking e montanhismo como deve estar achando.

Tenho formação militar, coleciono itens militares e gosto de levar para o mato. Gosto de ir para selva cara. Não ficar fazendo trilha.

Obrigado pela dica mas dispenso levar plástico. Esse modelo de marmita foi criado em 1931 e ainda é utilizada até os dias de hoje, pelo exército alemão. Não estão obsoleta como disse. E se são tão ruins assim porque os alemães tão ricos em tecnologia e engenharia ainda a utilizam? Não a utilizo em fogareirinhos de montanhista eu a coloco direto na fogueira e ela resiste. Quando se trata de selva cara, melhor resistência que frescurites. Você deve ter utilizado muito esse modelo para conhecer tão bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Usei sim quando era escoteiro mas isso entra 1982 e 1988. Para simulações militares sao interessantes, mas como uso geral não... Taticamente e interessante se vc e militar tem de carregar os itens desta forma. Mas para uso em campo existem formas mais leves, praticas e adequadas.

 

Para simulações militares sao legais...

 

Mas quando precisa de performance vai bem longe do ideal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Olá Bullseye,

 

 

Pegue leve, rsrs! Na SUA opinião há muitos contras ou SÓ contras, mas a opinião continua sendo SUA.

Itens deste tipo, como mostrados pelo Igudant costumam ser muito empregados ainda hoje nas forças armadas de muitos países e por um motivo bem simples: ROBUSTEZ! Soldados conseguem detonar muito rápido qualquer coisa, não falo desta forma para desmerecê-los (também tenho formação militar) mas a realidade ali é completamente diferente do uso esportivo. As condições são mais duras e menos técnicas. Concordo contigo quando diz que existem vários inconvenientes, mas ficou parecendo que houve um certo prazer em desmerecer o post e/ou a opinião do colega forista. Você mesmo reconheceu em seu post, a certo momento, que as necessidades militares são bem diversas do uso esportivo. Os produtos, especialmente itens simples como peças de cozinha devem ser muito robustos e simples, ainda que sejam mais pesados, volumosos ou menos eficientes. Ponha um cookset com fogareiro da MSR ou da Primus na mão de um soldado, geralmente com baixo nível de instrução e "bruto", numa mochila desajeitada, sobrecarregada, sujeita a pancadas, tiroteios, travessias de rios e etc! Vai ter sorte se durar uma semana! É por aí a conversa...

Claro que o Igudant também apelou um bocado quando afirmou que se trata de "um item indispensável para qualquer tipo de acampamento"... ::quilpish::

 

Abraços e paz!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Bom dia Getulio. Grande colaborador e irmão de armas. Fiz algumas alterações no review, e tentei deixar o apego por ela de lado. Achei muito engraçado quando diz:

"Ponha um cookset com fogareiro da MSR ou da Primus na mão de um soldado, geralmente com baixo nível de instrução e "bruto", numa mochila desajeitada, sobrecarregada, sujeita a pancadas, tiroteios, travessias de rios e etc! Vai ter sorte se durar uma semana! É por aí a conversa...", é bem por aí mesmo. E foi mal aí pelo indispensável! rsrsrsrs concordo contigo que fui noob. ::tchann::

 

Quero muito colocar meus relatos, vídeos, colaborar de verdade com a comunidade. Principalmente questões de segurança e sobrevivência. Essa modalidade de acampamento que pratico, está cada vez mais em alta aqui no Brasil. Esses programas da TV estão motivando uma geração inteira a ir se aventurarem. Então acho de extrema importância, o trabalho de muitos amigos que estão gravando suas experiencias e criando canais no youtube, e ensinando o negócio de verdade e não como os shows estão mostrando e matando muito gente mundo a fora. Quero transferir meu conhecimento para essa comunidade, mas percebi que a quantidade de resistência contra coturno e fogueira aqui é imensa. rsrsrsrs !! Um rapaz membro do fórum, provavelmente escoteiro, fez um review legal sobre fogueira e teve algumas páginas de gente polemizando, colocando o menino na fogueira. Então percebi que tem muitos membros aqui, que nunca fizeram um review, nunca escreveram um relato, mas em compensação criticou e torrou muitos membros por aqui. Então isso já me deixou puto logo de entrada.

Se possível veja se o post ficou melhor com essas alterações.

Já coloquei em meu calendário as últimas dicas que me enviaste por e-mail.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Boa Igor!

 

 

A nova versão ficou mais isenta, sem dúvida. ::otemo::

 

Suas intenções serão sempre bem vindas aqui no Mochileiros.com. A ideia por aqui é justamente compartilhar informações e há uma grande quantidade de pessoas interessadas em bushcraft e sobrevivência. Fico feliz que esteja imbuído deste espírito!

 

Sobre a questão das fogueiras, é um assunto por si só polêmico e desperta paixões violentas. Não vou mexer neste vespeiro aqui por não ser nem o momento e nem o tópico apropriado para isso.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
. Então acho de extrema importância, o trabalho de muitos amigos que estão gravando suas experiencias e criando canais no youtube, e ensinando o negócio de verdade e não como os shows estão mostrando e matando muito gente mundo a fora. Quero transferir meu conhecimento para essa comunidade, mas percebi que a quantidade de resistência contra coturno e fogueira aqui é imensa. rsrsrsrs !!Abraços

Não deixe de postar seus conhecimentos e de seus amigos aqui no fórum, todo conhecimento é válido !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...