Ir para conteúdo

Torres del Paine - circuito "O" (completo) - março/2009


Posts Recomendados

  • Membros
Renato parabens pela viagem, imagino que será inesquecivel ::otemo::

 

Estou indo ano que vem pra lá, quer dizer, pra varios lugares da patagonia, e quando passar por Torres, reservarei 3 dias pra fzr o circuito das Torres, a trilha Grey, e as trilhas Salto Grande e Lago Nordenskjold (pequenas essas 2 ultimas), e em seguida mais 3 dias para trekking em El Chalten.

 

Minha pergunta é, esses 6 dias de trekking que farei, será muito cansativo, ou da pra continuar a viagem legal?

Pois depois de Torres e Chalten, irei continuar minha viagem para conhecer mais lugares...

 

 

Obrigado :D

 

Fala aí Rafael, blz?

 

Se você já tiver o costume de fazer esse tipo de trilha com o peso nas costas, o desgaste não será tão grande... Pelo menos em Torres posso dizer isso, porque não tive a oportunidade de ir p/ El Chaltén, dizem que é mais selvagem!!! Mas, na pior das hipóteses, se sentir aquele cansaço depois dos seis dias, um dia na cidade bem descansado numa hospedaria e se alimentando bem e você já se recupera totalmente! Eu mesmo não estava acostumado, e um dia na cidade depois dos 9 acampando já foi suficiente... Reserve um dia a mais p/ essa emergência, caso queira lavar as roupas, descansar, tomar um belo banho, carregar as baterias da câmera... e seguir viagem "zerado", com as energias renovadas

 

Muito bom poder fazer essa viagem... Vai no início do ano que vem? Por onde mais você vai passar?

 

Abraço!!!

 

Pretendo ir la pra Fevereiro ou Março do ano que vem, o roteiro sera:

 

Buenos aires 2 dias

Ushuaia 3 dias

Torres 3 dias

Calafate 2 dias

Chalten 3 dias

e no final Peninsula Valdes/Punta Tombo 2 dias

 

so quero ver se vou aguentar o tranco hehe ::mmm:

Link para o comentário
  • Respostas 84
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Também tenho uma Artiach desde 1997 !! A minha é média montanha para 2 pessoas, usei ela em vários locais, inclusive TDP !! Muito valente !!

 

Desde 1997? Essa é valente mesmo!!!! A minha Artiach eu comprei em 2007, foi a primeira grande viagem com ela, no começo eu ficava meio desconfiado, mas agora tenho total confiança nela, aguentar aqueles ventos o tempo todo não é fcil não!!!

Se eu comprar alguma p/ duas pssoas, provavelmente será da Artiach também!

Link para o comentário
  • Membros
Oi Renato,

 

Eu e meu marido estivemos em TDP em abril de 2007 e ao contrário dos demais mochileiros que fazem o percurso completo ou o W, nós fizemos o "I" - refúgio Pehoé/refúgio Grey. Ler seu relato e ver as fotos nos levou de volta a nossa aventura no parque e ao tanto que não vimos por falta de condições físicas mas pretendemos voltar e completar mais uma perninha do circuito.

Minha primeira pergunta se refere a sua barraca - qual marca, modelo, desempenho em meio aquele vento que acho que só existe lá, chuva, etc?

Como você calculou a comida a levar?

Nós erramos feio nesse quesito levando muito mais do que precisávamos.

 

Olááá!

É, cada pedaço do TDP tem algo de especial e único!!! Que bom que vocês chegaram ao ref. Grey, particularmente gostei muito do Refúgio Grey, tanto que passei um dia a mais só lá, curtindo a paisagem e o sossego! Mas confesso que penei para fazer essa volta, as vezes chegava moído de cansaço!!! rssss Mas já estou com saudades de lá...

Cálculo da comida? Errei um pouco também... pros 9 dias, levei 7 macarrões instantâneos, e um moonte de barras de cereais e de proteínas, um chocolate, e vitaminas em comprimidos... Achei que faltou comida, tudo isso me sustentaria sim em situações normais, mas gastando energia o tempo todo foi pouca comida... No último dia não comi nada e passei fome, qdo cheguei em Puerto Natales de volta corri pro restaurante!

Acho que na próxima vez eu acerto! Mais comida e menos roupas! rssss Barras de proteínas são uma mão na roda para os fins das trilhas!

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Renato,

 

Sensacional o seu relato, está de parabéns !!!! A sua viagem foi show !!

 

Parabéns pelos perrengues também, tenho certeza que aprendeu bastante, sem eles não crescemos.

 

Uma dúvida, a sua mochila Curtlo é de quantos litros ? Estou pensando em fazer essa mesma rota com uma Deuter Aircontact 60 + 15 lts.

Você usou quais meias ? de lã ? duas meias por pé ?

 

Forte abraço.

 

Márcio.

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

Muito bom renato!

 

só uma pergunta: vc mencionou que o acampamento italiano estava fechado. Como assim? era proibido acampar por lá? putz, só me faltava essa...querem deixar abertos somente os acampamentos pagos!? brincadeira.... ::bruuu::

 

Jorge, discordo de ti quanto a parte de el chalten ser mais selvagem que torres del paine! as trilhas principais, estilo laguna de los tres e laguna torre tem mais gente que em torres del paine.

 

Mas........... ambos os locais ainda possuem lugares MUITO SELVAGENS: exemplos? valle bader, fundo valle frances, valle do silencio e muitos outros lugares em torres del paine. Em el chalten eu poderia falar mais especificamente da zona da laguna del desierto, muito pouco explorada ainda...sem contar no lago toro, loma del pliegue tumbado, etc...(sem falar nos gelos, né...).

 

mas....compartilhando da sua opinião, da pra iniciantes irem para torres del paine sem drama algum! lembro da Ana, em meados de 2002...ela e uma amigo, sem NUNCA TEREM FEITO UMA CAMINHADA COM MAIS DE UM PERNOITE NA VIDA, foram para torres del paine e fizeram o circuito completo! ajudei elas em tudo, não tinham idéia de nada, foram com equipamento razoável sim... e compeltaram sem nenhum grande problema.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Trotatorres,

 

No final de março o Seron, Dickson, Los Perros, Chileno e outros também já estavam fechados ou fechando. mas em nenhum está proibido de acampar, só não tem a estrutura de banheiro etc abertas para uso dos caminhantes.

 

Também penso que qualquer iniciante faz TDP tranquilamente, é um passeio no parque. A única coisa que acho que pode dificultar são condições de clima mais extremas em alguns pontos, formando muito charco e neve, cobrindo a trilha ou dificultando a caminhada. Mas sem, absolutamente, impedir o trekking, apenas deixando-o um pouco mais cansativo.

 

Acredito que para alguém passar perrengue lá (excetuando acidentes), só se estiver muito mal preparado de equipos e comida - o que pode acontecer com pessoas muito inexperientes. E não vai ser um perrengue de verdade, apenas um um desconforto bem grande.

Link para o comentário
  • Membros

olá, Renato. Muito bom seu roteiro!

Estou tentando fechar minha viagem para Patagônia, incluindo 2 ou 3 dias em TDP.

Minhas dúvida é a seguinte: refúgio e camping, são coisas diferentes, ok?! Apesar de ficarem nos mesmos lugares?

Estou pensando em ficar em refúgio. Tem como alugar o saco de dormir no próprio refúgio, é caro? Para quem vai ficar pouco tempo como eu, e pensando na localização, qual vc acha mais recomendável? O Torres ou o Grey? Você lembra o preço do refúgio? Vi que vc colocou o valor do camping. É necessário reservar o refúgio, como faço isso? Estou pesquisando muito, mas essa parte é enrolada....

Desculpe tantas perguntas.

Rafaella

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...