Ir para conteúdo

Torres del Paine - circuito "O" (completo) - março/2009


Posts Recomendados

  • Membros
Renato,

 

Sensacional o seu relato, está de parabéns !!!! A sua viagem foi show !!

 

Parabéns pelos perrengues também, tenho certeza que aprendeu bastante, sem eles não crescemos.

 

Uma dúvida, a sua mochila Curtlo é de quantos litros ? Estou pensando em fazer essa mesma rota com uma Deuter Aircontact 60 + 15 lts.

Você usou quais meias ? de lã ? duas meias por pé ?

 

Forte abraço.

 

Márcio.

 

Olá galera! Obrigado e desculpem a demora p/ responder... fiquei uns dias sem acessar...

 

Marcio Ellis: A mochila que usei da Curtlo era de 60 litros, e mais uma pequena da Artiach de 15 litros que usava na frente prás coisas que precisam estar mais fácil de pegar a qq hora (água, filmadora, umas barras de proteínas...).

Ambas as mochilas foram totalmente lotadas, principalmente nos primeiros dias de trilha, mas confesso que levei muita coisa que acabei nem usando... Se você selecionar bem sua bagagem é mais do que suficiente. Não esqueça das capas de proteção p/ as mochilas, lá o tempo é totalmente instável...

Meias? Usei meias normais mesmo, o calçado deu conta do frio, até mesmo qdo improvisei meu tenis de corrida p/ continuar a trilha não tive problemas. P/ eu as meias foram importantes na hora de dormir, porque o saco de dormir não deu conta do frio... as meias de lã são recomendáveis sim, só não precisa de duas em cada pé, pelo menos na temporada entre outubro-março, que tem as melhores temperaturas!

ps: Concordo totalmente com você em relação aos perrengues! hahahaha

Abraço!

Link para o comentário
  • Respostas 84
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros
Muito bom renato!

 

só uma pergunta: vc mencionou que o acampamento italiano estava fechado. Como assim? era proibido acampar por lá? putz, só me faltava essa...querem deixar abertos somente os acampamentos pagos!? brincadeira.... ::bruuu::

 

Jorge, discordo de ti quanto a parte de el chalten ser mais selvagem que torres del paine! as trilhas principais, estilo laguna de los tres e laguna torre tem mais gente que em torres del paine.

 

Mas........... ambos os locais ainda possuem lugares MUITO SELVAGENS: exemplos? valle bader, fundo valle frances, valle do silencio e muitos outros lugares em torres del paine. Em el chalten eu poderia falar mais especificamente da zona da laguna del desierto, muito pouco explorada ainda...sem contar no lago toro, loma del pliegue tumbado, etc...(sem falar nos gelos, né...).

 

mas....compartilhando da sua opinião, da pra iniciantes irem para torres del paine sem drama algum! lembro da Ana, em meados de 2002...ela e uma amigo, sem NUNCA TEREM FEITO UMA CAMINHADA COM MAIS DE UM PERNOITE NA VIDA, foram para torres del paine e fizeram o circuito completo! ajudei elas em tudo, não tinham idéia de nada, foram com equipamento razoável sim... e compeltaram sem nenhum grande problema.

 

Valeu trotatorres!

Aliás, saiba que seu relato sobre o parque foi minha base para fazer essa viagem, muito bem detalhado, muito bom mesmo!

Concordo com o que você disse, todo parque tem as áreas maias selvagens e mais acessíveis... até mesmo no circ. completo que é muito conhecido, tinha dia que eu encontrava no máxino 4 ou 5 pessoas pelo caminho... por ex, de Los Perros ao Paso John Gardner. Quem sabe na próxima eu me arrisque um pouco mais? Aprendi muito nessa volta!

 

Respondendo sua pergunta, o acampamento italiano estava fechado sim, e não estavam deixando acampar, disseram que era p/ tirar o lixo e tal, mas acho estranho ficar mais de 1 mês fechado só por isso! O britânico foi a mesma coisa...

Um guia chileno me disse que estavam querendo fechar mais alguns acampamentos (assim como fizeram com o Corión) para filtrar um pouco o tipo de trekker que vai p/ lá, exigindo trekkers mais experientes e com ritmo mais forte... Mas pode ser mesmo isso que você disse, obrigando-nos a usar os acampamentos pagos! Mas, a verdade só vamos saber agora quando começar a temporara 2009-2010, com as primeiras pessoas que irão ao parque! Se souber de algo mais me avisem também ok? 8)

Obrigado!

Link para o comentário
  • Membros
olá, Renato. Muito bom seu roteiro!

Estou tentando fechar minha viagem para Patagônia, incluindo 2 ou 3 dias em TDP.

Minhas dúvida é a seguinte: refúgio e camping, são coisas diferentes, ok?! Apesar de ficarem nos mesmos lugares?

Estou pensando em ficar em refúgio. Tem como alugar o saco de dormir no próprio refúgio, é caro? Para quem vai ficar pouco tempo como eu, e pensando na localização, qual vc acha mais recomendável? O Torres ou o Grey? Você lembra o preço do refúgio? Vi que vc colocou o valor do camping. É necessário reservar o refúgio, como faço isso? Estou pesquisando muito, mas essa parte é enrolada....

Desculpe tantas perguntas.

Rafaella

 

Oi Rafaella, obrigado!

Sim, refúgio e camping são diferentes, o refúgio oferece um pouco mais de conforto do que uma barraca, os pontos principais (e pagos) do parque oferecem ambos no mesmo lugar, o refúgio, e o acampamento logo ao lado.A opção depende do que você procura... se não for te doer tanto no bolso e você quiser um pouco mais de conforto o refúgio pode ser uma boa para você....

O valor de 1 diária no refúgio Grey por exemplo era em torno de 34000 pesos pensão completa por pessoa... Comida é caro por lá!

Aluguel de saco de dormir eu não me lembro do preço, fica em torno dos 5000 pesos por dia...

Acessa esse site aqui: http://www.verticepatagonia.cl/

São eles que administram os refúgios "Paine Grande", Grey, e Dickson, além do acampamento "Los Perros", e você pode fazer a reserva através do próprio site.

Humm, entre o Torres e o Grey eu ficaria com o Grey, se você der sorte de pegar uns dias bons o lugar é maravilhoso! E ainda tem o opcional de fazer o passeio do trekking no glaciar Grey, tudo pago, claro! rssss

Existe ainda o lodge "Paine Grande" que tem até bar! Usei apenas o camping, mas me rendi a uma boa cerveja no bar! O Lugar é muito bonito também, mas venta muito! rsss O site acima fala sobre esse lodge também...

Você vai fazer o trekking "W"?

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Fala renato! então querem que caras fora de forma como eu se ferrem em TDP? rsrsrsrrs isso ta me soando como papo furado de guia....

 

acampamentos como o britanico estão completamente fora do circuito mais usual "turistão". Me parece realmente que era uma falha burocrática de limpeza mesmo.

 

primeiro a chegar ao parque nessa temporada? me anoto! dia 31 de outubro estou lá!!!!!! depois de 8 anos...

Link para o comentário
  • Membros

Também achei que isso foi meio "papo de guia"... rs! Eu encontrei esse guia em quase todos os acampamentos em que fiquei, e nas trilhas também várias vezes... o cara era onipresente! hahaha

Paulo, então o Italiano já está aberto novamente? Isso é ótimo!

Afinal, fazer o caminho do acampamento "paine grande" ao Los Cuernos passando pelo Vale do Francês até o fim e sem o Italiano ou o Britânico no caminho, fica meio puxado! Sofri um pouco nesse trecho...

O pior depois é chegar no Los Cuernos totalmente lotado quase a noite e pegar os piores lugares p/ armar a barraca! kkkkk

 

Trotatorres, vai em Outubro então? Vai fazer o mesmo percurso da sua primeira ida ao parque e matar a saudade? Ou vai explorar alguma outra parte do parque? Vai fazer outro relato de lá? Boa viagem!!!

 

Abraço!

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Oi pessoal.

Renato, obrigada pela resposta.

Acho que só devo ficar lá uns 2 dias, tudo lá é caro! Ainda nem sei como farei para ir de Calafate para TDP! Estou enrolada! rs

Então, sendo esse tempo curto, pesquisei as hosterias.

A Torres é mto cara! Uma que tem o preço bom é a Cabanas Del paine. Vocês que já foram lá conheceram ou viram?

É mal localizado para fazer uns passeios? Que passeios poderia fazer para ir e voltar no mesmo dia?

Obrigada!!

Abs, Rafaella

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...