Ir para conteúdo

Torres del Paine - circuito "O" (completo) - março/2009


Posts Recomendados

  • Respostas 84
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros
Parabéns Renato, pelo relato, fotos e principalmente, pela coragem!!!

Ir sozinho p/ um lugar desses e enfrentar esse vento e chuva e tudo o mais (só quem já foi pode saber o q é aquilo!) não é p/ qualquer um...

Estive lá num dia q o vento estava acima da média, a 95km/h e, no dia seguinte, aquele vento somado à chuva, dei graças a Deus por não ter marcado nenhuma trilha rsrsrs...

Abs, Larissa

 

Oiiiiii! Valeu pelos elogios!

Mas admito que, se eu soubesse por tudo que iria passar, eu iria mais preparado! hehehe As ezes pequenos detalhes podem nos causar enormes problemas! rssss

Então você já passou pelo parque também... que legal! Ficou quantos dias por lá? Tem fotos?

Realmente, o vento lá é algo absurdo de forte, tinha hora que dava medo até!

 

Abraço!

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Parabéns Renato, pelo relato, fotos e principalmente, pela coragem!!!

Ir sozinho p/ um lugar desses e enfrentar esse vento e chuva e tudo o mais (só quem já foi pode saber o q é aquilo!) não é p/ qualquer um...

Estive lá num dia q o vento estava acima da média, a 95km/h e, no dia seguinte, aquele vento somado à chuva, dei graças a Deus por não ter marcado nenhuma trilha rsrsrs...

Abs, Larissa

 

Nao entendi o fato de ir sozinho implicar necessariamente coragem, sendo q o q + se vê lá sao gringos e tiozinhos..sozinhos! Tb ja fiz o circuitao completo (idos de 2003) e francamente é bem "passeio no bosque" diante de td fuzuê q ouvi dizer aqui previamente.. Lá vc ja tem q ir tb preparado pra ter as 4 estacoes num dia só, e vc nunca estará sozinho pq tem sempre getne na trilha. Nao tem como se perder! So falta ter farol! Idem pra Travessia do Pati, na Chapada Diamantina. Quer se ver sozinho numa pernada? vá pra El Chalten e fique zanzando dentro, mas abasteca-se antes no povoado, pq a infra é bem precaria. Ta bem do lado, é muito mais selvagem e barato q TDP! E mto mais emocionante! E mais bonito até!

Em tempo, parabens pelo relato ao autor e pelo know-how atual pra andar nessas bandas. Vi q muita coisa mudou desde entao, mas em suma agora ta mais caro e com bem mais facilidades q outrora.

Link para o comentário
  • Membros

Oi Jorge...

Fiz os comentários em relação ao relato do Renato me baseando por mim... sei q vcs aventureiros tem outro espírito, mas qdo estive lá, peguei um tempo péssimo (com exceção do começo do 1o dia q estava bonito), com vento demais q mal dava p/ andar... nossa guia disse q estava pior do q de costume aquele dia... no 2o dia, além do vento, chuva! Fiquei imaginando um casal de portugas q conhecemos no dia anterior e q nesse dia horroroso iriam fazer a trilha até as torres (e fizeram, debaixo de neve, chuva, vento e tudo mais! Li depois no blog deles...).

Sei qo tempo lá é imprevisível, e todo esse clima especial é q garante parte do atrativo, mas estar sozinho, escalando, com os calcanhares detonados, vento e chuva? Acho q é preciso coragem sim!

 

Renato, minha fotos estão no orkut, mas bloqueadas apenas p/ os amigos... pode me adicionar por lá se quiseres... procura por Larissa B

 

Abraços, Larissa

Link para o comentário
  • Membros

Nao entendi o fato de ir sozinho implicar necessariamente coragem, sendo q o q + se vê lá sao gringos e tiozinhos..sozinhos! Tb ja fiz o circuitao completo (idos de 2003) e francamente é bem "passeio no bosque" diante de td fuzuê q ouvi dizer aqui previamente.. Lá vc ja tem q ir tb preparado pra ter as 4 estacoes num dia só, e vc nunca estará sozinho pq tem sempre getne na trilha. Nao tem como se perder! So falta ter farol! Idem pra Travessia do Pati, na Chapada Diamantina. Quer se ver sozinho numa pernada? vá pra El Chalten e fique zanzando dentro, mas abasteca-se antes no povoado, pq a infra é bem precaria. Ta bem do lado, é muito mais selvagem e barato q TDP! E mto mais emocionante! E mais bonito até!

Em tempo, parabens pelo relato ao autor e pelo know-how atual pra andar nessas bandas. Vi q muita coisa mudou desde entao, mas em suma agora ta mais caro e com bem mais facilidades q outrora.

 

Olá Jorge!

 

Esse foi o meu primeiro grande trekking, admito que cometi alguns erros que tornaram os 9 dias mais árduos, especialmente por causa dos calcanhares... Mas estamos aqui para aprender, e esses erros não cometerei mais!

Realmente lá não tem como se perder, as trilhas são bem sinalizadas, se ficar estranho basta procurar pelas estacas, fitas amarradas nas árvores... Mas um bom preparo físico é necessário sim, para os sobe-e-desces, com toda a carga nas costas, especialmente no lado mais vazio do parque... Alias, partindo de Laguna Amarga, eu encontrava nas trilhas duas ou 3 pessoas por dia, no máximo!!! Só passei a encontrar mais pessoas a partir do refúgio Grey, aí sim a trilha ficou movimentada... Mas até lá são uns 5 dias! Não sei como era quando você foi, ou em que época você foi, mas comigo foi assim... Passava o dia inteiro sem ver ninguém, e os ventos estavam anormais, especialmente entre o acampamento Paso e o Los Guardas... Pode parecer passeio no bosque para você, mas para quem não tem muita experiência (que nem eu) não podemos subestimar essas dificuldades...

Você fez algum relato sobre o El Chaltén? Tem algum circuito definido? De quantos dias de autonomia você precisa? Com as coisas que levei na mochila, para comer, me virei por 8 dias!

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Oi Jorge...

Fiz os comentários em relação ao relato do Renato me baseando por mim... sei q vcs aventureiros tem outro espírito, mas qdo estive lá, peguei um tempo péssimo (com exceção do começo do 1o dia q estava bonito), com vento demais q mal dava p/ andar... nossa guia disse q estava pior do q de costume aquele dia... no 2o dia, além do vento, chuva! Fiquei imaginando um casal de portugas q conhecemos no dia anterior e q nesse dia horroroso iriam fazer a trilha até as torres (e fizeram, debaixo de neve, chuva, vento e tudo mais! Li depois no blog deles...).

Sei qo tempo lá é imprevisível, e todo esse clima especial é q garante parte do atrativo, mas estar sozinho, escalando, com os calcanhares detonados, vento e chuva? Acho q é preciso coragem sim!

 

Renato, minha fotos estão no orkut, mas bloqueadas apenas p/ os amigos... pode me adicionar por lá se quiseres... procura por Larissa B

 

Abraços, Larissa

 

 

Relax, Larissa.. fiz apenas o comentario calcado na minha experiencia solo por lá. Guias por lá tendem a edulcorar d+ a pilula de modo a valorizar o proprio mercado. Mas isso é em qq local. Tb peguei chuva, neve, ventos de furacao e fui forçado a acampar numa vala, no meio da trilha, pq o vento nao tava colabornado pra me manter me pé. Mas logicamente q eu ja tava calçado e bem munido qto essa possibilidade. E isso é o mais comum por lá, nao o tempo lindo e perfeitinho. Quiçá pra algum novato(a) se meter a uma aventura dessas, na louca e sem previo planejamento , provavelmente o termo "coragem" se aplique. Como tb se aplica o termo "doideira", os quais andam bem juntos e eu conehco mto bem..rs

By the way, minhas pics (hummm, algumas digamos!) tao no meu orkut.. Jorge Soto.. 'a vonts!

Link para o comentário
  • Membros

Renato parabens pela viagem, imagino que será inesquecivel ::otemo::

 

Estou indo ano que vem pra lá, quer dizer, pra varios lugares da patagonia, e quando passar por Torres, reservarei 3 dias pra fzr o circuito das Torres, a trilha Grey, e as trilhas Salto Grande e Lago Nordenskjold (pequenas essas 2 ultimas), e em seguida mais 3 dias para trekking em El Chalten.

 

Minha pergunta é, esses 6 dias de trekking que farei, será muito cansativo, ou da pra continuar a viagem legal?

Pois depois de Torres e Chalten, irei continuar minha viagem para conhecer mais lugares...

 

 

Obrigado :D

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Bom, equipamentos que usei:

Barraca "solo" (p/ uma pessoa) da Artiach, comprei em Mendoza(ARG) em 2007, é 4 estações, e muito resistente ao vento!

 

Também tenho uma Artiach desde 1997 !! A minha é média montanha para 2 pessoas, usei ela em vários locais, inclusive TDP !! Muito valente !!

Link para o comentário
  • Membros

Oi Renato,

 

Eu e meu marido estivemos em TDP em abril de 2007 e ao contrário dos demais mochileiros que fazem o percurso completo ou o W, nós fizemos o "I" - refúgio Pehoé/refúgio Grey. Ler seu relato e ver as fotos nos levou de volta a nossa aventura no parque e ao tanto que não vimos por falta de condições físicas mas pretendemos voltar e completar mais uma perninha do circuito.

Minha primeira pergunta se refere a sua barraca - qual marca, modelo, desempenho em meio aquele vento que acho que só existe lá, chuva, etc?

Como você calculou a comida a levar?

Nós erramos feio nesse quesito levando muito mais do que precisávamos.

Link para o comentário
  • Membros
Renato parabens pela viagem, imagino que será inesquecivel ::otemo::

 

Estou indo ano que vem pra lá, quer dizer, pra varios lugares da patagonia, e quando passar por Torres, reservarei 3 dias pra fzr o circuito das Torres, a trilha Grey, e as trilhas Salto Grande e Lago Nordenskjold (pequenas essas 2 ultimas), e em seguida mais 3 dias para trekking em El Chalten.

 

Minha pergunta é, esses 6 dias de trekking que farei, será muito cansativo, ou da pra continuar a viagem legal?

Pois depois de Torres e Chalten, irei continuar minha viagem para conhecer mais lugares...

 

 

Obrigado :D

 

Fala aí Rafael, blz?

 

Se você já tiver o costume de fazer esse tipo de trilha com o peso nas costas, o desgaste não será tão grande... Pelo menos em Torres posso dizer isso, porque não tive a oportunidade de ir p/ El Chaltén, dizem que é mais selvagem!!! Mas, na pior das hipóteses, se sentir aquele cansaço depois dos seis dias, um dia na cidade bem descansado numa hospedaria e se alimentando bem e você já se recupera totalmente! Eu mesmo não estava acostumado, e um dia na cidade depois dos 9 acampando já foi suficiente... Reserve um dia a mais p/ essa emergência, caso queira lavar as roupas, descansar, tomar um belo banho, carregar as baterias da câmera... e seguir viagem "zerado", com as energias renovadas

 

Muito bom poder fazer essa viagem... Vai no início do ano que vem? Por onde mais você vai passar?

 

Abraço!!!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...