Ir para conteúdo

Deserto do Atacama de carro - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros

Olá a todos!

 

Bom, como fazemos há três anos, eu e mais cinco amigos estamos planejando nossa viagem de final de ano.

Dessa vez pretendemos ir até Iquique, ao norte do Chile, e gostariamos de obter a maior quantidade possível de informação. É a primeira vez que vamos fazer uma viagem internacional, e por isso estamos com muitas dúvidas.

A viagem será feita numa Kombi, sairemos de São Paulo, e teremos cerca de um mês disponível para ela.

Vou colocar abaixo algumas dúvidas que temos, e se alguém puder ajudar, agradecemos bastante.

 

- Qual seria a melhor rota a ser traçada (a mais econômica, mas que possamos traça-la com segurança)?

 

- Há necessidade de carteira de habilitação internacional?

 

- Quais são os itens obrigatórios a serem levados no carro (macaco, chaves, ferramentas, etc)?

 

- O que devemos levar para a viagem (barracas, roupas de frio, etc), para que tenhamos o menor gasto possível?

 

- Existe problemas frequêntes com o policiamento rodoviario nos países por onde passaremos?

 

- Existe problemas em relação a assaltos, etc (Poderiamos passar uma noite, por exemplo, dormindo dentro da Kombi num posto de combustível)?

 

Essas são as dúvidas que me lembro agora. Provavelmente muitas outras surgirão com o andamento do projeto, mas ai voltamos a discutir! Serão muito bem-vindos comentários pertinentes à viagem, que não foram citados nas dúvidas acima!

 

Muito obrigado,

Bruno Godoy.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Certamente o Luckylu terá muitos outros complementos, mas aí vão algumas dicas iniciais:

 

- Qual seria a melhor rota a ser traçada (a mais econômica, mas que possamos traça-la com segurança)?

- A que segui foi passar por Uruguaiana (RS) para Paso de Los Libres, de lá a Resistência e Salta (uma boa tacada) e, após alguns dias de passeios, segui pelo Paso de Jama até San Pedro de Atacama, Calama, Tocopilla e Iquique. Talvez não seja o menor caminho, mas foi bem tranquilo, com apenas um trecho de uns 20 Km com defeito logo após Pampa Del Inferno. Respeite os limites de velocidade e passe beeeemmmm devagar nos postos de fiscalização.

 

 

- Há necessidade de carteira de habilitação internacional?

- Não, nos países dos Mercosul e no Chile precisa somente a carteira de identidade (emitida há menos de 10 anos), carteira de habilitação e Seguro Carta Verde (fiz pelo HSBC +-R$ 170,00 e valia por 30 dias para o mercosul e para o Chile também). Se os policiais quiserem $$$, pedirão carteira internacional, passaporte, etc., até a tal "roseta" descrita a seguir, mas aí não tem muito o que fazer.

 

 

- Quais são os itens obrigatórios a serem levados no carro (macaco, chaves, ferramentas, etc)?

- Além das ferramentas usuais, é obrigatório 2 triânglos de segurança e cabo de reboque na Argentina. Fui de Siena e os pneus sem câmara permitiram um remendo, feito por mim mesmo em 10 min, sem tirar o pneu. Acho um acessório interessante). Dependendo da autonomia, pode ser necessário um galão de combustível extra (para o Isluga tive quase 600 Km de sobe e desce sem postos de gasolina).

 

 

- O que devemos levar para a viagem (barracas, roupas de frio, etc), para que tenhamos o menor gasto possível?

- Tendo espaço leve tudo que puder, uma boa caixa térmica com refrigerante à mão, e muito, repito, muito agasalho (contra frio e vento) se você pretende acampar em algum local alto. No chile, pode-se acampar em qualquer praia que não tenha uma sinalização expressa proibindo (lá a hospedagem é bem carinha), na Argentina tem bons hotéis e excelentes campings (inclusive em Rio Hondo, com terma a AR$ 8,00 p.p.) a preços muito em conta.

 

 

- Existe problemas frequêntes com o policiamento rodoviario nos países por onde passaremos?

- Quase certeza que terá algum "mordedor" querendo uma gorjeta, no meu caso fiquei conversando quase 40 minutos, muito educadamente e até submisso, porém disposto a seguir até a delegacia, etc, etc... para "regularizar" o meu carro, pois segundo o policial, eu não tinha a "roseta", que seria uma espécie de vistoria do automóvel, etc..., obviamente tudo balela, no final acabou me liberando.

 

 

- Existe problemas em relação a assaltos, etc (Poderiamos passar uma noite, por exemplo, dormindo dentro da Kombi num posto de combustível)?

- Sempre é bom ter algum cuidado, também dormi no carro em posto de gasolina, e não tive qualquer problema ou mesmo qualquer suspeita, parece que neste aspecto de segurança o Brasil está muito mais atrasado...

 

Boa Viagem e não esqueça de tirar muuuiiitttaas fotos !

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Bruno, o Márcio já deu as principais dicas...

 

só o trajeto que eu fiz diferente:

 

Saindo de S.Paulo fui até Foz do Iguaçu e de lá p/ Posadas, Corrientes e de lá a Salta....

 

Não deixe de parar em Salta e em San Pedro de Atacama e conhecer as belezas ao redor dessas duas cidades...

 

Meu cunhado está querendo ir p/ Iquique tb, pois ele pratica Paraglider, e pelo que dizem, lá é um ótimo ponto para esse tipo de esporte (assim como surf tb..) além de uma Zona Franca com juitos produtos bem mais baratos que aqui no BRasil.

 

Abraços

Luckylu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala ai Pessoal,

 

Eu e mais 4 amigos doidos estamos querendo ir até o Atacama de

com veiculos 4x4.

Vamos em dezembro (17/12/2005), mas ja estamos colhendo

informações para que tenhamos menos surpresas.

Já Traçamos um pré roteiro e gostaria de informações principalmente

do trajeto entre iquique e arica e de salta a Uyuni que não tem

muita informação aqui no forum.

Outra duvida é quanto a entrada com veiculo na Bolivia.

Qualquer informação será bem vinda.

 

São Paulo - Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu - Salta

Salta - Uyuni

Uyuni - Calama

Calama - Arica

Arica - Calama

Calama - San Pedro do Atacama

San Pedro do Atacama - Salta

Salta - Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu - São Paulo

 

Pretendemos fazer o trajeto todo em 22 dias no máximo. Será que

fica muito corrido?

 

Um grande abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Dum...tem um tópico que fala (e muito sobre carros na Bolívia e pelo Salar de Uyuni....Procure "Macchu Picchu e Salar de Uyuni de carro - Dicas". Procure o mochileiro Issao...ele que fez essa viagem e pode te ajudar bastante!!!

 

Abraços

Luckylu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Iupiiii... consegui, depois de quase 2 meses, editar, finalizar, editorar e gravar o DVD da viagem (reduzido de 2:15 para 0:25...), deu um trabalhão aprender a mexer em tantas ferramentas diferentes, mas agora já temos um filme curto para assistir de tempos em tempos e para mostrar aos amigos !!!

Quem pretender ir ao Atacama e estiver por Curitiba, poderei exibi-lo com orgulho..., além das 530 fotos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala Marcio!

 

Eu bem sei o que você passou! rssss

Também penei pra editar minhas fitas de viagem.

Eu sei que está saindo um pouco do tópico mas me conta aí, qual o programa que você usou para gravar o DVD?

Eu uso o WinDVD Creator 2, mas não sei se por problema de mídia (estou usando DVD-R) ou na hora da gravação, alguns DVDs Player não rodam ou tocam uma parte e pulam outra.

O DVD do meu PC e o da minha casa rodam as mídias sem problemas mas alguns aparelhos não tocam redondinho.

 

Lucky, tá vendo porque eu não enviei seu presente de novo?!?!?! rssss

Já tava todo embaladinho quando resolvi testar em um aparelho de DVD de um colega meu. Adivinha? Deu pau!!!! Mas a luta continua, agora é questão de honra! rsssss

 

Abrasss a todos!

 

Issao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Rssss...Issao....acho que o problema é dos DVD's mais antigos....os novos rodam vários tipos de mídia e não empacam....

O meu é da marca Flinstones, tá ligado???? rssss

 

Abração

Lucky

 

*tá sumido....tá guardando grana pra próxima viagem já????

rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Tive o mesmo problema de rodar em alguns aparelhos e não em outros... resumindo... comprei um aparelho de DVD novo!

 

Pois bem:

- Usei o próprio Windows Movie Maker para fazer a captura da câmera

- Fiz os cortes no VitualDub

- A montagem com legendas, trilha sonora etc. foi no Ulead VideoStudio

- A autoração no PowerProducer Gold

- A gravação com o Nero Express.

 

Tenho certeza que deve ter uma maneira mais simples de fazer isso, mas como o meu PC não é lá grande coisa (Durom 1.3) foi a solução que eu consegui...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala Lucky!

Como andam as coisas?

Sabe que o meu DVD é velho pra caramba, mas toca? Comprei em 1999! Isso mesmo, no século passado! rsssss

 

Marcio,

Capturei, editei e montei no Ulead VideoStudio.

Queimei no WinDVD Creator 2.

O problema de não rodar em alguns players, principalmente os de mesa, é possivelmente incompatibilidade da mídia com o gravador. É preciso manter o firmware do gravador atualizado para que esse reconheça as mídias mais novas.

Fiz isso e parece que resolveu. Estou testando.

 

Mas essa mensagem já saiu do tópico e termino ela aqui, antes que eu seja moderado.

 

Abração a todos!

 

Issao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...