Ir para conteúdo

o maravilhoso roteiro: PERU/BOLIVIA/CHILE - out/2013 (19 dias, "sozinha")


Posts Recomendados

  • Membros

Com certeza, junho será o melhor mês para viajar este ano kkkk tb queria fugir da copa...

 

com relação a sua dúvida de por onde começar, todo mundo diz pra deixar o lugar que mais quer conhecer por último - a cereja do bolo. Eu digo o contrário: faça primeiro rsrs. No final da viagem você estará cansado e moído, dependendo da situação, quase falido rs. Então, escolha o lugar que mais quer ir e siga a partir de lá. Bom, é só uma sugestão.

 

Quanto a viajar sozinho, não se preocupe mesmo. Eu posso dizer que nos 19 dias, fiquei sozinha nas andanças pela cidade de Santiago. O resto, estava com alguém todos os dias. Basta estar aberto pras pessoas :) Até nos momentos de perregue, vai ter alguém pra te ajudar (veja o meu caso, que passei muito mal na noite anterior a MP e os peruanos ficaram comigo, me ajudaram.... lá nas ruinas, os guardinhas me auxiliaram e estavam atentos. Nunca estamos sozinhos onde existem pessoas... putz, maior filosofia de buteco. mas é verdade kkkk).

E, mesmo se escolher ficar sozinho, é super seguro e você vai estar livre pra fazer as coisas do seu jeito.

 

Que bom que está gostando do relato. Obrigada!!! É bom saber que está ajudando.

 

Que sonho!!!

 

Estou adorando seu relato. Estou pensando em fazer o mesmo caminho em junho/julho 2014, para fugir da Copa. Porém nem sei bem por onde começar. Nunca viajei para fora do país. Viajar sozinho é um risco que não sei se estou preparado, mas seu relato é encorajador.

 

Parabéns.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 89
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Santiago em 2 dias

 

Você deve estar se perguntando: mas só 2 dias??? pois é... era pra ser 3, pouco tb, mas daria pra ver o que queria. Porém, o atraso do ônibus de SPA-Stgo e a alteração do meu vôo de volta pro Brasil (obrigada LAN. #sóqnão), fizeram com que eu tivesse apenas 2 dias pra curtir Santiago e o último dia para descer até Valparaiso/VinadelMar. Explico: o ônibus deveria chegar em Santiago as 15:30. Como escurece beeem mais tarde, daria pra aproveitar o restante da tarde e a noite. Mas eu só consegui chegar em Santiago a noite, como relatei antes. No caso do voo de retorno, a data não mudou. Mas o horário sim. Meu voo seria as 17 e alguma coisa. Logo, teria a manhã toda livre. Só que a LAN cancelou meu voo de volta no dia anterior (seria por ela de Stgo até SP). Aí a TAM conseguiu me encaixar num vôo próprio mais cedo, cerca de 12:15h. A outra opção que a companhia me deu seria dois dias depois... sem chances, pq eu teria que estar no BH na segunda sem falta. Então, tive que vir no anterior mesmo. Vôo internacional, tem que chegar mais cedo e o aeroporto era longe... perdi a manhã. :evil:

 

Eu tinha feito reserva no Eco hostel por email. Pra primeira noite, só tinha um quarto com poucas camas feminino. Era 8000pesos. O misto estava 5000pesos. Então, combinei de trocar de quarto nas 3 próximas noites. No feminino, só tinha eu e uma alemã. O que era ótimo ter o quarto vazio.

O café da manhã do hostel é excelente. Um dos melhores que já vi em hostel, incluindo uns muito bons na Europa (só perdia pro de Berlim pq lá tinha nutella kkkkkkkkkkkkkk). Tomei um café bem reforçado pra não sentir fome tão cedo. Peguei um mapa na recepção e tracei meu roteiro do dia.

 

598dae32ed2ad_STGO1dia003.jpg.6d4c87b2754ffb85a25d20f894ba2321.jpg

O hostel fica a 10min do Serro Santa Lucia, onde fica o Castelo Hidalgo. Foi minha primeira parada. De lá, andei por toda a região turística ao redor com paradas por mais tempo no Palacio Moneda, Plaza de Armas, Catedral e Museu Histórico Nacional (vale muuito a pena. não deixem de ir). Fiz um pequeno lanche atrás do Museu, em direção ao Mercado Central próximo à estação Mapocho. Achei que o mercado fosse interessante visitar, mas não é não... é bem muvuca e é mais açougue e sacolão mesmo rs. Passei num supermercado e garanti o jantar pelos próximos dias no hostel hehehe.

 

598dae3370c3f_STGO1dia014.JPG.3cad9b6ae6b18886a07798b5606cb461.JPG

598dae33d3dd6_STGO1dia021.JPG.dce0a570e40cf1d164dda3a85f13ecc6.JPG

598dae342c58e_STGO1dia029.JPG.eec253378034a4f83057875b789b3ac2.JPG

598dae34a3dd6_STGO1dia044.JPG.87c34da91b4dd75fe799675f839f14c4.JPG

598dae3602861_STGO1dia054.JPG.591be6c03b387e682c012adf8086b4b0.JPG

598dae3668063_STGO1dia107.jpg.7684fae50fc8c0c5c0aa8319e514f230.jpg

De volta ao Hostel, depois de andar o dia todo, fui preparar o jantar e conheci um casal da Nova Zelândia que estava começando sua viagem. Tinham acabado de chegar em Santiago e viajariam por 2 meses e meio, terminando em Copacabana (RJ) em pleno reveillon. O Richie e Sara eram super simpáticos e queriam ir à Valparaiso, mas estavam com receio de ir sozinhos pq não falavam espanhol (estavam inseguros ainda pq tinham acabado de chegar mesmo e era o primeiro mochilão). Então, disse que também iria pra praia na sexta e combinamos de ir juntos. Eles estavam com dúvidas sobre algumas partes do roteiro deles, principalmente transporte. Eles não sabia da existência do Salar de Uyuni e quando disse que eles TINHAM que ir lá rs e mostrei fotos, eles empolgaram na hora. Também mostrei a ilha Grande no Rio e colocaram no roteiro. Eu vi as fotos de toda a viagem que eles postaram no facebook e realmente foram em Uyuni e Ilha Grande. A Ilha Grande, inclusive, colocaram na legenda que foi a praia mais linda que já viram na vida e a Sara queria ficar lá hahahaha. Terminamos a noite ajeitando o roteiro e fazendo pesquisas na internet haha. Nesta noite, estava tendo jogo da seleção chilena para a vaga na copa. Classificados, os chilenos foram em peso pra plaza italia comemorar. Os chilenos que estavam no hostel assistindo o jogo, amigos da recepcionista, chamaram pra ir tb. Mas acabei ficando no hostel mesmo com o Richie e a Sara.

 

No segundo dia, fui em direção ao tradicional Bellavista até a La Chascona (casa de Neruda e da Matilde). Até o Bellavista, fui caminhando pelo Parque Forestal, que dá uma visão do Serro Cristóbal linda. Depois de visitar a casa, fui de metro até a região do serro sta. lucia fazer cambio. De lá, resolvi ir a pé até a região universitária, onde fica o Museu Salvador Allende.

 

598dae370e08c_STGO2dia05.jpg.f7497ff27187c3d5c58444c6facbd75a.jpg

598dae36dc449_STGO2dia01.jpg.6fcf6fad196f8e0edd265bc4ad69bbf5.jpg

Putz, achei que fosse perto e caminhei debaixo de um sol terrível. Mas valeu a pena!!! Pra quem gosta de história e arte, é o lugar perfeito que reuni as duas coisas. Apesar de levar o nome do Allende, não necessariamente é um Museu sobre ele. É de arte contemporânea que retrata o período da ditadura chilena.

 

598dae374f738_STGO2dia49.jpg.015846eb8aac7254198eed90e5654cca.jpg

Depois peguei o metro e fui até o cemitério visitar o túmulo do Allende. Olha, eu sei que turismo de cemitério é meio macabro e que aquele não era nenhum Pere-Lachaise (roteiro turístico quase obrigatório em Paris). Mas eu queria nem era ver túmulo pelo túmulo. Era perceber que tipo de comoção ele provocava na atualidade nos locais (se realmente era visitado, homenageado, quais mensagens eram deixadas...). De lá, fui até a estação do parque Bustamante curtir o lugar e descansar um pouco.

 

598dae37763fa_STGO2dia98.jpg.678ee05907499241b672959b39704e13.jpg

Voltei pro hostel e estava tendo festa com churrasco (sim, no estilo brasileiro. A recepcionista do dia era brasileira e organizou tudo). Preparei meu jantar e depois fui curtir um pouco a festa. Mas como tinha combinado de ir cedo pra Valparaiso com o Richie e a Sara, fui dormir cedo. Ou melhor, tentei. Eu já havia trocado de quarto e estava no misto. Só que de madrugada, depois que a festa tinha acabado, alguns chilenos que estavam no quarto entraram fazendo uma zona... ascenderam a luz, conversavam alto e uma menina até começou a discutir com o namorado... tipo, 3 e pouca da manhã ::toma:: Daí quando vi que a coisa ia render e eu queria mesmo dormir, peguei a roupa de cama e voltei pro quarto feminino, que só tinha uma pessoa (é, tipo velha rabugenta). No dia seguinte, me registrei novamente no quarto pequeno feminino. Tomei birra daquela turminha rs.

 

Acordei atrasada e a Sara e o Richie já estavam prontos me esperando pra viagem até Vaparaíso :P

 

598dae37c2645_STGO2dia35.jpg.9356f662a812b1009ae3980a19aea441.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
olá. obrigada!

que bom que o relato está te ajudando. já sabe qdo vai?

 

Relato muito bom! Vai me ajudar a montar um roteiro!

Parabéns pela viagem!!

 

Ainda não sei quando vou arrumar tempo para ir, mas já vou preparar o roteiro com antecedência. E seu roteiro está demais!! Por enquanto são apenas planos... ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

muito bom! esse seu roteiro é exatamente o que eu estou buscando. E os valores são exatamente os que estou disposto a gastar também! kkk

muito bom mesmo! Logo logo espero estar fazendo o mesmo que você!

 

Você fez a viagem em que época do ano?

Não quero ir viajar e pegar chuvas pelo caminho.

Mas só terei condiçõe$ de fazer essa TRIP a partir de Janeiro de 2015 :\

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros
olá. obrigada!

que bom que o relato está te ajudando. já sabe qdo vai?

 

Relato muito bom! Vai me ajudar a montar um roteiro!

Parabéns pela viagem!!

 

Ainda não sei quando vou arrumar tempo para ir, mas já vou preparar o roteiro com antecedência. E seu roteiro está demais!! Por enquanto são apenas planos... ;)

 

Mas tenho certeza que não vai se "aquietar" enquanto não fechar o seu kkkkk. Como contei, a principio eu só ia em MP. Mas lendo vários relatos de viagem aqui no mochileiros, foi impossível não criar o meu logo e botar a mochila nas costas rs. Quando tiver decidido, posta pra gente dar "pitaco" kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
muito bom! esse seu roteiro é exatamente o que eu estou buscando. E os valores são exatamente os que estou disposto a gastar também! kkk

muito bom mesmo! Logo logo espero estar fazendo o mesmo que você!

 

Você fez a viagem em que época do ano?

Não quero ir viajar e pegar chuvas pelo caminho.

Mas só terei condiçõe$ de fazer essa TRIP a partir de Janeiro de 2015 :\

 

oi. que bom que está gostando do relato :)

 

antes das respostas preciso comentar: só vendo essa foto de perfil eu já fui com tua cara kkkkkkkkkkkk Morrison S2

 

eu fiz a viagem em outubro. achei a primeira quinzena do mês ideal e não me arrependi: fim do inverno, isto é, não estaria frio de matar. antes do início do período de chuvas do verão no Peru... o que poderia melar muitos passeio (depois do meio de outubro começa de fato o período das chuvas, podendo chover a qualquer dia e horário).

 

Janeiro, vai chover em algum momento da viagem rs... mas já li relatos aqui de pessoas que foram e não tiveram impedimentos pra fazer tour, mesmo com algum dia de chuva... sei que fevereiro e março é quase impossível, pois inunda mesmo no Peru.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

(200 anos depois)

Valparaíso e Viña del Mar

 

Eu me arrumei rapidão pra não atrasar mais o Richie e a Sara e fomos de metro até a estação rodoviária. A viagem para Valparaíso é tranquila e rápida (cerca de 1h). Como estava com neblina bem cerrada, não deu pra ver nada do caminho que deveria ser bem bonito.

 

Chegando em Valparaíso... CHUVA! eeehhh azar. É eu viajar pra praia que chove (sempre assim rs).

 

O Richie e a Sara iriam passar a noite por lá. Então, fomos no hotel que fizeram reserva deixar as malas deles pra depois andar um pouco. Pegamos o elevador Concepcion e de lá traçamos um roteiro seguindo as indicações do mapa turístico. Eu tive uma falha muito grande em programar minha visita a cidade, pois não procurei saber antes o que tinha, o que eu me interessaria pra ver... essas coisas. Então, foi praticamente seguir o mapa. E ficar perdidos em vários becos rsrsrsrs.

 

598db0754d9f1_Valparaiso(1).jpeg.fc04f31bba541f81e9bef994de35c144.jpeg

598db0759d9fe_Valparaiso(1).jpg.b0df7967da2670b5f699f5fe71ed882b.jpg

Como estava com neblina e chovendo um pouco, não dava pra ter uma vista do mar de cima dos cerros. Então, depois de terminar o roteiro, decidimos descer até o porto e almoçar por lá.

 

598db075c29ae_Valparaiso(6).jpg.08cc2722ba6dfd1205e16dec38b02b68.jpg

598db075e46bd_Valparaiso(8).jpg.6c73a245d7407b8d79004b6274723b47.jpg

Procuramos saber qual seria o jeito mais fácil de ir pra alguma praia e nos indicaram Viña del Mar mesmo. Os funcionários do metro nos indicaram descer na estação Viramar, que tinha a praia mais perto.

 

Da estação, seguimos a avenida até o relógio de flores e pronto, PRAIA!!!

 

598db0761198c_Vinadelmar(2).jpg.ac93f99c7c84d70355a5119be9a4e3fe.jpg

598db0762eb40_Vinadelmar(5).jpg.770ebcbcd8b23e980fb3c5d6a6a55345.jpg

Já era parte da tarde e a chuva já tinha parado. Deu pra curtir a vista a beira do mar :)

TInha uma galera nadando, mas o clima frio me desanimou rsrsrs

 

Depois de um tempo, fomos andando pela orla em direção ao Castillo Ross, Palácio Presidencial e o famoso Cassino.

 

598db0765160a_Vinadelmar(7).jpg.47b4ddfafa2db2017308546c2ced67db.jpg

598db07693ad5_Vinadelmar(9).jpg.2223dc855d3bf6f7b04c52ea4032449c.jpg

598db076b7a75_Vinadelmar(17).jpg.0d5ad9ab54545953ce021b4f87ca034d.jpg

Como disse, não sabia nada sobre o lugar e, com o tempo corrido, nem fui conhecer a Igreja das Carmelitas, que só fui saber da sua história e de como ela é linda depois que já tinha voltado pro Brasil. :cry::cry: Fica pra próxima rs

 

(é aquela velha filosofia: sempre deixe algo sem conhecer numa cidade pra vc ter um desculpa pra voltar um dia rsrsrs).

 

Voltamos para Valparaíso quase 19h, pois eu tinha que voltar pra Santiago. O Richie e a Sara continuaram passeando por Valparaiso a noite.

 

Dia do Retorno

 

Como não daria tempo de passear de manhã, acordei com calma, arrumei a mochila e tomei um caprichado café da manhã.

O Aeroporto não fica longe como imaginei, mas demorou mais de 1h pra chegar, pois estava um transito terrível naquele dia.

 

Eu contei que, com o cancelamento do voo da Lan, fui colocada num voo da TAM. Só não sabia que seria num boeing 777 aewww. (pra vc talvez isso não faça nenhum sentido rsrs Mas é um dos aviões que sempre tive vontade de voar nele. Fiquei igual criança no parque kkkkkkk).

 

Bom, o resto foram horas de vôo e longas conexões até chegar em casa feliz e realizada por ter feito essa viagem MARAVILHOSA!!!

 

Espero que tenham gostado. Perdoem os erros, as histórias sem graça rs e as fotos não tão boas (fica a dica pra vc e pra mim num futuro mochilão: uma máquina melhor e que aguenta todo tipo de clima e altitude rs).

 

Até o próximo mochilão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oi moça,

 

Estou acompanhando e ajustando as minhas ideias pro meu roteiro em março. Ótimo relato.

 

Se quiser me ajudar e dar seus pitacos, aqui está:

 

roteiro-peru-bolivia-e-chile-marco-2014-t89991.html

 

Estou aguardando para saber sobre sua trajetória do Peru até a Bolívia.

 

Beijos!

 

Quando vc vai? Estou pensando em ir agora no final de Março....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Rutinhabh!

 

Amei seu relato... ::otemo::

 

Estou montando meu roteiro Peru > Bolívia > Chile com praticamente o mesmo tempo do seu. Surgiu uma dúvida em relação ao passeio aos Geysers del tatio. É passeio de uma manhã? Vi que saiu Em torno de 4h da manhã, mas o retorno foi +/- que horas, lembra?

 

Obrigada.

 

Bjs, Natalia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...