Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Fala ai, Divanei! Belo perrengue, hein? Parabens pelo relato (q so tive tempo de ler agora), como sempre! Vao apenas algumas consideracoes tecnicas sobre ele:

Nessa pernada vc emendou duas trilhas: a antiga Travessia da Serra Negra, q sai do Alsene, bordeja a Serra Negra e desce pra Maromba; e a Trilha "Rui Braga", trilha oficial do Parna pra parte baixa. Atualemtne o Parna reabriu a "Rebouças-Mauá" (mediante agendamente, guia e blábláblá), mas nao a original, q atravessa va todo o parque de fato! Ele praticametne emendou 1/3 da "Rebouças-Mauá" original com a "Travessia da Serra Negra", q vc fez! A "Rebouças-mauá" original passava pela cachu e nascentes do Aiuruoca, pela Pda do Altar, pelos Ovos da Galinha, pelo Vale dos Dinossauros e pelo Rancho Caído! Essa sim atravessa td miolo do parque e nao contorna!

Recentemente fiz a pernada do S. Beck, aquela q sobe de Engº Passos via "Pinhal", passa pela Casa da Risoleta, Massenas e Macieiras (sao dois refugios proximos e nao distantes, como mencionou) e dali pega a "Rebouças-Mauá" original.. igualmente pernada fantastica e punk, mas cujo relato nao devo postar por razoes mais q obvias. É uma travessia proibida.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Grande Jorge !!!!!

É isso mesmo, você está certíssimo. Quando eu fiz a travessia eu já sabia dessa nova variante que o Parque abriria.Eu ainda quero fazer esta travessia que você fez . Eu até tentei faze-la um anos atrás, mas o mau tempo me fez desistir depois de umas 3 horas de caminhada. Caiu uma tempestade gigantesca. Se escrever algum relato só para guardar de lembrança, não esquece de passar pro amigo aqui. Um abração!!!

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Blz Divanei.

 

Muito bom o relato.

Parabéns.

 

Será que se alguém entrar lá pela sede baixa do PNI consegue fazer essa travessia no sentido inverso?

Com toda a burocracia, será que vale a pena fazer esse roteiro?

 

A travessia da Serra Negra eu já tinha feito ela, mas no sentido inverso ao que vc fez. Não achei a trilha tão dificil não.

Qdo vc passou ali pela Cabanas do Aiuruoca, não pensou em pegar a bifurcação que segue subindo o rio, pela esquerda e vai terminar lá nas nascentes e nas cachoeiras do Aiuruoca?

 

 

 

Abcs

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Grande Augusto !!!!

 

Em primeiro lugar , para fazer a segunda parte desta travessia, que é a Trilha Rui Braga será preciso você conseguir uma autorização da administração do Parque Nacional. Até aí, nada de mais, o grande problema é que esta trilha só pode ser feita partindo la da parte alta do Parque e você sabe muito bem o “pé no saco” que é chegar la encima sem um automóvel. E se você for de carro é pior ainda, depois terá que resgata-lo. Resumindo, parece que o Parque liberou esta trilha com a intenção de ninguém faze-la. Seria fantástico poder emendar da portaria baixa até a parte alta e depois seguir pela nova variante da Serra Negra ou mesmo poder seguir pela clássica Rebouças –Mauá. E só uma coisa, você até pode tentar entrar pela parte baixa, burlando a fiscalização, impossível não é, mais acho um trampo muito grande e talvez não valha a pena.. O que te aconselharia, se é que um cara como você precise de conselhos(rsrsrsr) é subir pela Serra Negra e quando chegar nas cabanas do Aiuruoca, seguir o rio acima até a cachoeira e depois, já com a autorização em mãos seguir pela Rui Braga. O outro roteiro é melhor ainda : Suba de Mauá pela travessia clássica(Rebouças-Mauá) e depois com a devida autorização desça pela Rui Braga. È claro, como você já deve estar careca de saber, a Travessia clássica ainda está proibida( será que é algum problema ?,rsrsrsr)

Um grande abraço, se precisar de mais informações é só dar um grito.

 

20100121155514.jpg

20100121155514.jpg

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Blz Divanei.

 

Será que o pessoal do PN não concede a autorização, entrando lá pela parte baixa?

O roteiro seria o que vc falou: entraria pela parte baixa, seguindo pela Rui Braga e do Rebouças seguiria p/ a cachoeiras do Aiuruoca e depois emendaria com a Serra Negra, terminando lá em Maromba.

A trilha lá na parte baixa tá bem facil de visualizar?

 

No sentido inverso, como vc disse, será que é possivel sem passar pela portaria lá da parte alta?

Dessa autorização eu nunca precisei.

Só usei a da Bocaina, onde vc tem de assinar a autorização ao entrar no Parque, mas no caso do Itatiaia, eu não estaria estaria passando pela portaria principal.

 

Usar a Rebouças-Mauá não está nos planos não.

O visual ali do vale do aiuruoca é demais. Volto lá algum dia. É demais passar por ali.

 

 

Valeu

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Segundo a administração do parque a regra é clara, só é dada a autorização para fazer a Rui Braga partindo la da parte alta e a nova variante da Serra negra também. Quanto a vir pela Serra Negra e depois subir o rio quando chegar a cabana do Aiuruoca e depois passar pela cachoeira e depois descer pela Rui Braga é possível sim, mais tem um porem : A trilha Rui braga acaba no poço da Maromba ,na parte baixa do parque, e é justamente ai que está o primeiro posto de fiscalização e , é claro irão te pedir a autorização. Mesmo que você consiga burlar esta portaria, irá encontrar mais umas 3 pela frente e será difícil escapar delas. Viu quanta encheção de saco. Por isso meu amigo é melhor ligar no parque e pegar só a autorização para a Rui Braga. A da Serra Negra da para fazer na faixa.

Quanto as condições da Rui Braga, a localização é tranqüila. Fique atento apenas nas imediações do abrigo Massenas, pois a trilha parte meio para o norte e só depois parece virar de vez para leste. Depois que você encontrou a trfilha , não tem mais erro.

20100122135723.jpg

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Esse roteiro que vc fez tá muito bom Divanei.

Mas subir até a portaria e pegar todo aquele trecho por aquela estrada até o Rebouças é de matar hein.

Por isso que penso em, ao chegar nas Cabanas, pegar a variante até as cachoeiras do aiuruoca.

 

Essa autorização foi bem facil?

Como é o esquema?

 

Qdo vc solicitou a autorização já fez o pagamento antecipado dos pernoites?

 

 

 

Abcs

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Então Augusto,

Funciona assim : Você liga para o parque e eles te indicão o e-mail que você deve usar. Você passa o e-mail e o responsável te manda a resposta de volta confirmando a autorização. Depois você imprime este e-mail e tem que apresentá-lo lá na portaria superior do Parque Nacional . Assina um monte de baboseira e paga as devidas taxas, uns 20 ou 30 reaios. Então como você se viu , não tem geito terá que ir até a portaria.Foi assim que tive que fazer, mas pode ser que a coisa tenha mudado , é questão de você ligar la no Parque para saber.

Tudo isso parece ter sido criado para dificultar mesmo. Se aquele não fosse um lugar tão especial eu já teria deixado aquele lugar as moscas. Mas como é um Parque nacional e de propriedade de todos os brasileiros temos que insistir e não fazer o joguinho deles, se não fechão de vez mesmo.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...