Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Divanei, parabéns pelo seu relato.

 

Só agora que pude ler e diferente do que você disse sobre não herdar o dom de escrever, achei muito bem escrito e interessante. Além do belo "perrengue".

 

Realmente fazer uma travessia dessa sozinho não é para qualquer aventureiro, requer uma boa dose de auto confiança, responsabilidade e experiência.

 

Até hoje não encontrei uma água gelada como a de Maromba. Fui em Abril do ano passado (se não me falha a memória) e eu simplesmente não consegui ficar mais do que 3 minutos na água. Impressionante.

 

Sobre aquela padaria, falaí Sandrovisky, o café expresso é bom, mas o barbudo lá .....

 

Intééé

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Alessandro,

Não fui impedido de entrar sem guia no Itatiaia, mas isso acontence por centenas de parques , principalmente os estaduais . Para melhorar tudo isso que você disse, poderiam apenas exigir os equipamentos minimos de segurança, para quem vai fazer alguma travessia . Só isso já resolveria boa parte boa parte dos problemas. Outra coisa seria o mapeamento e sinalização das trilhas. Mas isso já é coisa de "primeiro mundo" e parece escapar a competência dos administradores dos Parques do Brasil.

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • Membros de Honra

Olá Divanei!

 

So hoje é que li este tópico quando pesquisava aqui no Fórum sobre o Itatiaia...

Mais um relato emocionante! Baita aventura! Gostei mesmo e fiquei imaginando os detalhes da sua façanha...

 

A modéstia é uma virtude que te inspira! O relato está muito bem escrito, realmente me deu "água na boca" de fazer a mesma pernada, especialmente por conhecer muito pouco o PNI.

 

A propósito, soube esta semana que foi liberada a Travessia Rebouças-Mauá, via Rancho Caído, a famosa travessia da parte alta, que esteve proibida por mais de 15 anos... Sem dúvida é um grande passo para a revitalização do PNI e para o montanhismo em geral. Parabéns ao pessoal da CTME de Itatiaia, FEMERJ, FEMESP, GEAN e pessoas como Daniel Toffoli e Luiz Coslope, funcionários do PNI; Rodrigo Giovanetti, ex-coordenador da CTME; Fátima Chaves, associada do GEAN e a todos os demais voluntários que trabalharam nos levantamentos.

 

Grande abraço e, quando aparecer aqui no PR para alguma trip dá um toque!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Então, caro amigo Gevogetta.

Alem da abertura da Rebouças-Mauá, o parque liberou a subida da parte baixa até a parte alta, o que da para emendar a Rui Braga com as outras 2 trilhas . Foi um avanço e tanto, agora acho que já podemos começar chamar aquele lugar lindíssimo de Parque nacional, porque por enquando era só feudo de meia dúzia.

Quanto ao Paraná, estive neste feriado fazendo a travessia Fazenda Bolinha- Fazenda Pico Paraná, passando pelo Ciririca,Cerro Verde,Itapiroca. Aproveito de ante mão para agradecer as dicas dadas pór você. O Paraná é realmente o melhor lugar para se caminhar no Brasil : Trilhas sinalizadas, nenhuma burocracia e respeito aos montnahistas e pelos montanhistas, sem lixo nas trilhas, coisa de primeiro mundo mesmo. Quando tiver tempo escrevo um relato sobre a travessia, um abraço.

20110628170247.jpg

Link para o comentário
  • Membros de Honra
.............. Quanto ao Paraná, estive neste feriado fazendo a travessia Fazenda Bolinha- Fazenda Pico Paraná, passando pelo Ciririca,Cerro Verde,Itapiroca. Aproveito de ante mão para agradecer as dicas dadas pór você. O Paraná é realmente o melhor lugar para se caminhar no Brasil : Trilhas sinalizadas, nenhuma burocracia e respeito aos montnahistas e pelos montanhistas, sem lixo nas trilhas, coisa de primeiro mundo mesmo. Quando tiver tempo escrevo um relato sobre a travessia, um abraço.

20110628170247.jpg

Legal!!! ::otemo::::otemo::::otemo::

Quero ver o relato!!! E com muitas fotos...

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros de Honra

Olá Divanei!

 

Muito bacana saber da tua pernada novamente aqui na terrinha e perceber a devoção que tens pelas nossas montanhas... Espero que um dia possamos fazer alguma trilha por aqui em tua companhia pois deves ter muito a compartilhar.

 

Essa travessia Ciririca - Cerro Verde - Itapiroca é muito show! Dá para ver que gostou!

 

Abraço,

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Oi Getúlio,

Cara, o Paraná é realmente diferente. Parece que ainda não está contaminado com essa praga mercantilista que tomou conta de São Paulo e do Rio de Janeiro. Inventeram burocracia para tudo. Em muitos lugares só se consegue caminhar com um guia pendurado nas costas, nada contra nenhum guia , mas quero ter o direito de andar com minhas próprias pernas.A maioria das áreas foram transformadas em Parques Estaduais e Nacionais, com administradores medíocres. Dizem que é para proteger as áreas naturais. Olhando o modelo adotado pelo Paraná, vejo um equívoco tremendo nesses métodos de proteção aqui no sudeste. As montanhas paranaenses estão todas limpas e boa parte das trilhas são sinalizadas e em muitos lugares há proteção. E isso sem ter nenhum guarda florestal enxendo o saco de ninhguem. Sem ser necessário conseguir autorização prévia. Acho que é por isso que a galera paulista tem preferido ir para o sul do que frequentar o próprio quintal de casa.Quem sabe esse modelo paranaense de administrar as coisas um dia caia nos ouvidos dos nossos administradores paulistas e cariocas, apesar de achar difícil, pois a maioria são de burocratas e engravatados, que não conhecem nem os proprios parques que administram . Um abraço.

20110707143651.jpg

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...