Ir para conteúdo

Inesquecíveis 8 noites em Curaçao e 3 em Aruba


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

[t3]Curaçao - dia 7 - Santa Cruz, Jeremi, mais Lagun e Reveillón[/t3]

 

Último dia de viagem e já começava a bater a saudade. Escolhemos passar rapidamente pelas praias que mais gostamos, felizmente eram todas próximas. Começamos por Kenepa e seguiriamos para Lagun, onde ficamos por um tempo. Mas antes resolvi passar em Santa Cruz e Jeremi, duas praias próximas e que não chegamos a conhecer bem.

 

A primeira foi Santa Cruz, de onde saem alguns passeios de barco. Para nossa surpresa estava completamente deserta. Era cedo, mas nem tanto, acho que umas 9h30. Não sei se por ser reveillon, ou por naquele dia estar ventando mais do que normal, não sei.

 

IMG_1227.jpg.48c2b7cc95b8c5272bd3abf0104fa5a7.jpg

 

Chegou a ser um pouco assustador. Fiquei com receio de entrar na água, de alguém estar sabendo que tinha correnteza, sei lá... mas todas as paranoias foram embora quando olhei para o mar e vi uma cabecinha fora d'agua. Tartaruga! Lamentei por toda a viagem de que muita gente diz que viu e nadou com tartarugas e eu passei mais de uma semana lá e não tinha visto nenhuma, certamente em grande parte por ser preguiçoso e nunca ter visto o mar antes das 8 da manhã. Mas ali eu tinha visto e já achava que era alucinação, hahaha. Parti pro mar com a câmera e não quis nem saber.

 

Para minha decepção, o mar estava bastante turvo, a visibilidade era muito pequena. Não sei se aquela praia é sempre assim ou se foi pela chuva forte do dia anterior, fiquei um pouco desapontado. Talvez por isso a praia estivesse vazia. Mas consegui ver o bicho! A filmagem ficou horrível e editei um pouco, acho que deu o suficiente para ver.

 

[media]

[/media]

 

Quando estávamos para sair começou a chegar mais gente. Dali fomos para Jeremi, a famosa praia com placas que enganam turistas. Outra decepção. Praia pública bem vazia, tem umas sombrinhas, mas o visual era mais fraco do que nas demais. O snorkel também foi bem fraco, há poucos corais. Mas lá chegamos a ver um ou dois peixes diferentes, que ainda não havíamos visto.

 

IMG_1188.jpg.014935968b6af922f571d766d476fce7.jpg

 

Passamos por Kenepa e ficamos mais um tempinho em Lagun, uma das que mais gostei. Voltamos para o ap, almoçamos e partimos cedo para o Centro, para pegarmos bons lugares para estacionar e curtir o Reveillón.

 

Foi legal chegar cedo, pois pudemos explorar com calma e ver a cidade. A festa nas ruas lembrava a ideia que fazemos do Caribe, músicas típicas e muita gente dançando, gostamos muito dessa energia.

 

[media]

[/media]

 

Estava próximo do pôr do sol e deu para fazer ótimas fotos.

 

DSC_0001.jpg.728b289753b667e0bf1cbeabb0ea5cf5.jpg

 

DSC_0009.jpg.7f39ec9d4de2fe0b7888980b14f29142.jpg

 

DSC_0020.jpg.d4bcfa49fef6946e18b1eb156af01ddd.jpg

 

Anoitecia e a cidade começava a se iluminar

 

DSC_0074.jpg.28460daa23ca0f7379dad31f01152ff8.jpg

 

DSC_0045.jpg.d570727258c34aeb6bf45298aeca9b03.jpg

 

DSC_0054.jpg.cf416e272c9cc640e97229c9e83eb90b.jpg

 

Em Otrobanda, na praça principal (onde fica a bandeira) havia um show de graça, com bandas locais. Ficamos ali um tempinho, apreciando a cultura do lugar.

 

DSC_0072.jpg.3df71ec0913a6366f87d569c83664dec.jpg

 

Mas não ficaríamos ali por muito tempo. O lugar mais legal para se ver os fogos é da ponte móvel e lá começa a encher rapidamente.

 

DSC_0096.jpg.8929d0fc55d392f27afcaef69e8f3bb9.jpg

 

Gosto muito do Reveillón, pra mim é a data mais legal do ano. Essa energia, vontade de fazer melhor (mesmo que fique só na vontade), otimismo, bom humor, é muito bom e você quase não vê em nenhuma época do ano, nem mesmo no carnaval, que é mais restrito a quem gosta. No Reveillón de ricos a pobres, baladeiros solteiros e famílias, todo mundo está feliz e acredita, pelo menos por um dia, num mundo melhor.

 

DSC_0129.jpg.98b8a50dc754a658a7605ddae5bc3e37.jpg

 

A queima de fogos é fraquinha, quem vem do Rio pode ficar seriamente desapontado. Então vá com as expectativas certas, você apenas está passando uma experiência diferente. Por isso eu já esperava e não me decepcionei, não há Reveillón no mundo como o do Rio, creio.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

[t3]Curaçao - dia 8 - partida e considerações finais[/t3]

 

No dia anterior pedi ao Louis, da All West, para sair mais tarde do quarto, só na hora de ir embora e fui atendido. Como o vôo era apenas às 18h, pedi para sair de lá às 14h mais ou menos, já que ainda teríamos 1h de deslocamento até o aeroporto. Daria ainda para fazer um snorkel final pela manhã. Foi o que tentamos. Fomos para a Playa Forti, que era ali pertinho do hotel, mas acordei não me sentindo bem e acabei voltando para o ap. Almoçamos, passou.

 

Nos despedir do apartamento foi muito duro, já estávamos nos acostumando com aquela vida. Louis chegou para nos buscar e fomos conversando por toda a viagem, aprendemos coisas interessantes sobre Curaçao.

 

Esperamos bastante no aeroporto, pois a Avianca só abre o check-in faltando menos de duas horas pro vôo e não há um aviso sequer de onde é o balcão, pois é compartilhado com outras empresas. Mas deu tudo certo, o vôo partiu na hora e foi tranquilo.

 

Amamos Curaçao e quero voltar um dia para mergulhar, talvez levar mais gente, amigos, familiares, não sei. É lugar bonito demais pra guardar só pra mim, outras pessoas merecem conhecer. Não me arrependo de conhecer Aruba, tinha que ir lá para ver. Não gostamos tanto quanto Curaçao, é uma ilha que atende mais a outro tipo de perfil - é mesmo americanizada, muitos hotéis, tantos que você mal consegue achar a entrada para a praia (sério!). Em muitos casos você tem que passar por dentro da estrutura do hotel para chegar até elas, é como se os hotéis tivessem tomado todas as praias. Tudo é caro e há muita coisa pra fazer, para quem tem dinheiro. Curaçao é mais acessível, mais selvagem e culturalmente mais preservada.

 

Ficar no All West em Curaçao foi uma decisão acertadíssima, acho que foi a melhor escolha de hospedagem que já fiz na vida. Até hoje minha esposa lamenta não estar mais naquela varanda. Como diria ela, ali parece que todos os problemas vão embora. Também muito acertada a escolha do Cariñas Apartments, em Aruba, o tratamento ao hóspede é nota 10.

 

Recomendo muito para quem fizer como nós que vá por uma ilha e volte por outra, foi ótimo na volta não precisar pegar outro vôo de volta para Aruba. Recomendo também ir nas épocas fora de chuva. Lá chove e para rapidamente, mas em Curaçao as chuvas duraram mais tempo. Nenhuma durante o dia, felizmente, mas prejudica um pouco a visibilidade e a presença de vida marinha. Parece que as melhores épocas nesse sentido são entre fevereiro e setembro.

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Vá, sim, as ilhas são ótimas tanto para levar a família quanto só a esposa. Para mim, que fui sem filhos, foi a minha verdadeira lua de mel. Extremamente relaxante. E a família que encontramos lá, com filhos, resolveu ficar um mês não foi à toa. Tem para todos os gostos.

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Parabéns pelo relato.

 

Muito bem planejado!

 

Estou indo para Aruba dia 28/03, daqui uma semana ::otemo::

Irei ficar dia 29/30 e 31 em Aruba, depois irei fazer um cruzeiro pelas Antilhas de 7 noites, onde uma delas passa em Curaçao.

 

Volto para Aruba dia 07/04, onde tenho ainda mais 3 Noites...

 

Será que nessas 3 noites eu consigo passar 1 em Curaçao e 1 em Bonaire?

Sei que é muito corrido, mais a proximidade entre as ilhas deixa a gente sonhar rsrs...

 

Referente aos deslocamentos, é facil conseguir voos nos teco-teco?

 

Desde já Obrigado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Imagino que pela proximidade você já tenha o cruzeiro contratado, ou eu proporia antecipar o cruzeiro e deixar mais noites livres no final da viagem.

 

Acho inviável passar apenas 1 noite em cada, vai perder tempo demais com deslocamentos, espera em aeroportos e passagens por imigração. Bonaire só valeria a pena se seu interesse for mergulho e assim mesmo a diferença não é tanta assim, segundo os habitantes de Curaçao. Eu ficaria essas 3 noites em Curaçao - durante o cruzeiro você conhece o centrinho (atraca bem ali) e nas outras 3 noites você curte as praias. Mas só recomendo se estiver de carro.

 

Acho que Aruba é conectada a outras ilhas do Caribe, dê uma pesquisada. Se carro não for uma opção em Curaçao, talvez você encontre outra ilha em que não dependa de carro.

 

Há vários vôos diários entre as ilhas. O problema é que o "teco-teco" comporta pouca gente, acho que não dá nem 15 pessoas. Isso significa que talvez os melhores horários esgotem rapidamente, ou fiquem mais caros. Pensando nisso, eu já reservei tudo antecipadamente.

 

Caso reserve na hora, lembre-se que você precisa se dirigir a um guichê em separado para pagar a taxa de embarque.

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Colaboradores

Ótimo relato e lindas fotos!!! Que máquinas foram utilizadas? Quando às estradas, com a tecnologia dos smartphones (vulgo Waze), será que é tranquilo assistir o pôr-do-sol cada dia numa praia e voltar à noite para o centro depois? (pretendemos ficar em Punda)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi, Samy, que bom que gostou. A maioria foi com a Nikon D5100 e lente 18-200 VRII, mas algumas foram com a compacta Canon S95 (já saiu de linha, a sucessora é a S110). A filmadora é a Gopro 3 Black.

 

Quanto aos GPS de smart, o que muita gente diz é que GPS em geral não funciona bem lá. Como não testamos, não posso confirmar - só passei a usar GPS de smartphone recentemente.

 

Eu acho arriscado logo no primeiro dia tentar ver um pôr do sol e a chegada até Punda não é das mais fáceis para quem vai pela primeira vez. Então pelo menos no primeiro dia ou talvez no segundo, dependendo da sua capacidade de adaptação, eu evitaria arriscar. Vá às praias e se planeje para já estar perto de Punda antes do pôr do sol nesses primeiros dias.

 

Aí dá tempo de testar o GPS e aprender um pouco os caminhos no caso do GPS falhar. Andar na região das praias do oeste na verdade é bem fácil, o problema é não estar acostumado com as referências quando anoitece. É tudo bem deserto e com pouca iluminação.

 

PS: o pôr do sol visto do centro também é bem bonito, como você pode ver em algumas fotos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Obrigada pelas dicas. É que os mapas funcionam mesmo sem rede e basta traçar a rota antes de sair do hotel, enquanto tiver wi-fi. No Uruguay fizemos assim e funcionou muito bem. Nossa preferência não é dirigir à noite, mas...com esses sunsets tão convidativos será difícil resistir hehe

 

PS = parece ser uma excelente máquina! Estamos pesquisando, pois teremos stop over no Panamá ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

To sabendo, usei muito um similar (Here Maps) na última viagem para a Europa e funcionou muito bem. Mas países europeus e Uruguay são bem diferentes de Curaçao, que é um país que ainda está sendo "descoberto" pelo turismo mundial. Lá é mais selvagem, praticamente não há resorts e são poucos os vôos diretos para lá vindo de EUA e Europa. No entanto, talvez o seu GPS já esteja mais atualizado e não haja problema algum, o lance é testar. Se na ida o GPS funcionar bem, provavelmente funcionará na volta, já que boa parte do caminho será o mesmo - as estradas são de mão dupla.

 

Com relação às câmeras, dependendo de quanto você dispõe para gastar, já há melhores. Se precisar de ajuda para escolher, poste lá no tópico o que você procura e o orçamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...