Ir para conteúdo
Mochileiros.com
Augusto

Dicas: O que fazer em Minas Gerais?

Posts Recomendados

Augusto    0

[info]Tópico para compartilhar dicas sobre Minas Gerais

 

Participe!

Se vc conhece alguns lugares do Estado de MG e tem aquela dica de algum local muito bom para visitar, compartilhe com a gente. Pode ser também aquela dica de uma trilha, de uma cachoeira ou que só vc conhece e que pode ser um lugar perfeito para um passeio.

Poste aqui as indicações e divida essa experiencia com a galera.

 

Regras do Tópico

Neste tópico não serão aceitas perguntas, apenas dicas sobre o Estado de Minas Gerais. Perguntas devem ser postadas nos Tópicos de Perguntas e Respostas. Todas as perguntas postadas aqui serão deletadas pelo editor deste fórum.[/info]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Márcio/Sp    0

Colegas, fui em Conceição no começo de 2008 e adorei.

 

A cidade em si não tem nada de muito atraente, inclusive a prefeitura estava com as paredes todas rachadas

Lá tem a cachoeira do Tabuleiro que é a 3º maior cachoeira do Brasil, apesar do volume d'água ser pequeno compensa bela sua beleza.

Nas redondezas tem várias outras cachoeiras, a Rabo de Cavalo falam que é uma das mais bonitas, fui também na Três Barras, por sorte um pessoal de BH estaca praticando rapel e pude matar a vontade.

Atenção: Vá somente de carro, as cachus são distantes da cidade e acabei ficando nas mãos dos taxistas que cobram caro

Existe muita propaganda enganosa, a cidade é considerada Meca dos esportes radicais em MG, cheguei lá e não é nada disso, não tem nenhuma agência especializada ou coisa do tipo, pelo menos quando fui.

Hospedagem tem pra todos os bolsos.

Lugar muito lindo, vale a pena

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Augusto    0

A dica que eu deixo aqui é um lugar perfeito para quem gosta de cachoeiras e não muito longe de Sampa:

Bueno Brandão.

A cidade é bem pequena, mas com uma grande quantidade de cachoeiras. E tem para todos os gostos. Algumas cobram taxa de visitação e outras são bem selvagens, com acesso dificil.

São mais de 30. O problema é que tem de estar de carro.

Em um fds dá p/ aproveitar bem.

 

 

Abcs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
alexrosa    0

:lol: Pessoal, recomendo a cidade de AIURUOCA, no Vale do Matutu onde você desfruta de uma infinidade de cachoeiras e ainda a trilha que leva ao topo do Pico do Papagaio com mais de 2000 mts de altura:

 

http://www.triptobrazil.com/viagens/aiuruoca.htm

 

A cidade em si é uma típica cidadezinha mineira do interior, com igrejinha no centro, comércio e só!

 

Fica perto da região de São Lourenço, próximo a Baependi e Caxambu. Alias, quem vai de SP, tem que ir até Caxambu e esperar a expresso que parte para Aiuruoca.

 

Para quem não quer ir tão longe e mora em SP, ainda tem EXTREMA, primeira cidade de Minas para quem sai de SP pela Fernão Dias. A cidade é um pouco maior, mas tem vários mirantes de fácil acesso, saltos de Para-quedas e algumas cachoeiras, umas aliás ainda escondidas que se pode encontrar dentro da fazenda do pessoal

 

Minas aliás é um lugar fantástico para viajar. Gosto muito desta terra! ::hahaha::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, sou aqui de BH, recomendo a cidade MACACOS ... Maravilhosa !

No inicio da cidade tem alguns bares conhecidos aqui em MG ... Logo após tem uma divisão, de um lado sitios e do outro o caminho para as cachoeiras.

No inicio todos ficam meio "constrangidos" pelo fato que a primeira queda d'agua a ser vista tem cerca de 2 metros com um pequeno filete de água.

 

O segredo é explorar: trilhas mata a dentro te levam a cachoeiras mais distantes, onde a maior parte dos turistas não frequentam por terem que andam um pouco.

 

Vale a pena conferir ... Além do mais, caminhar mata a dentro para nós mochileiros é facil ... :D

 

 

Abraços !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
little_bia    0

Estrada real.

 

Passa por cidades lindas, e tem paisagens incriveis.

Mas tentem fugir um pouco do roteiro comercial, pq são hotéis carissimos, e é mais focado em gringos e turistas mais velhos. A dica é pesquisar as cidades e ir fazendo roteiros alternativos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tha_bh    0

eu recomendo o parque estadual do ibitipoca !! lugar extraordinario ..sem descriçoes !!

vale a pena conhecer ! e a estrada real tmb , um passeio maravilhoso !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Dickens    0

Eu recomendo o roteiro Diamantina/Serro/Milho Verde. Duas cidades históricas e um lugarejo mágico roeado por cachoeiras. O Serro é extremamente mimoso, vale a pena. Hospedagem em conta em todos os lugares.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou em busca de respostas para essa pergunta - O que fazer em Minas Gerais?

Estou em Uberlândia e querendo aproveitar os últimos dias das minhas férias viajando de carro, meu esposo e eu. Se alguem souber de algum destino interessante, que tenha algo mais p fazer que não sejam só trilhas até cachoeiras, distante mais ou menos uns 500km de Uberlandia...

Abraços...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
marcioebc    0

Oi Flávia,

 

Também moro em Uberlândia, deixa eu tentar ajudar. Bom, como sabe, a região aqui é bem limitada não tendo muitas atrações próximas.

 

Não sei quanto ao seu tempo disponível, mas os roteiros que sugiro são:

 

Circuito das Cidades Históricas - Ouro Preto, Mariana e Tiradentes (Aprox. 622 km): É uma região incrível, arquitetura barroca, muito artesanato, igrejas da época, museus, passeios turísticos, restaurantes, passeio de locomotiva (Ouro Preto x Mariana), onde cada cidade conta um pouco da nossa história, além do visual muito bonito das serras e montanhas. Próximo a Ouro Preto tem o Parque Nacional do Caraça também. Se quiser mais informações dê uma olhada aqui: circuito-das-cidades-historicas-ouro-preto-mariana-tiradentes-sao-joao-del-rei-sabara-t31792.html.

 

Ouro Preto - Foto sobre a cidade e Mirante de Ouro Branco

20100103002723.JPG20100103001658.JPG

 

 

Região da Serra da Canastra ( Aprox. 343 km por Delfinópolis): Pelo que vejo, você não está muito a fim de encarar trilhas para visitar as cachoeiras. De qualquer forma, a Serra da Canastra é muito conhecida pela beleza, quantidade de cachoeiras e fauna local, além de dispor de atrações ao redor da serra, sem muita caminhada. Em Delfinópolis, pode visitar o complexo do Claro com algumas trilhas bem próximas as cachoeiras que são lindas, as trilhas para as cachoeiras do complexo do Claro levam de 5 min. até a primeira cachoeira e 20 minutos até a sexta ou sétima cachoeira, muito light. Um pouco mais a frente do complexo do Claro (continuando na mesma estrada de terra) tem outro ponto de cachoeiras que você para o carro na portaria e anda somente uns 6 minutos até a primeira cachoeira que é a mais linda de todas na minha opinião, um poço verde, rodeado por pedras vermelho-amarelas, que não suja nem os pés, coisa classe A. Depois de visitar Delfinópolis você pode passear de carro pelas margens da represa de furnas (MG-050) que é muito lindo também. As margens da represa de furnas você pode visitar o complexo Paraíso Perdido e dormir por lá, pois o local possui diversos chalés. Mais a frente pode passear de barco pelos Cânions da represa de furnas, lindíssimo, o passeio é pela Chalana do Turvo e custa por volta de R$ 30 por pessoa. Veja fotos abaixo:

 

Paraíso Perdido - Nesta foto, bem a frente, está a pousada, veja que o rio passa ao lado, você pode mergulhar nas águas cristalinas e pegar um sol. Não tem lama, só pedras e areia.

20100103000439.JPG20100103000605.JPG20100103004003.JPG

 

Passeio Chalana do Turvo pelos Cânions da represa de Furnas

file.php?id=2297

 

Caldas Novas - Goiás: Provavelmente você deve conhecer, é o destino padrão de todo Uberlandense, eu pessoalmente não gosto, entretanto o pessoal daqui visita bastante além de ser muito prático, pois todo mundo aqui de Uberlândia conhece o lugar e pode dar dicas a você das melhores pousadas.

 

Resumindo, se quiser algo meio aventureiro eu recomendo os 2 primeiros destinos. Se quiser algo mais garantido eu sugiro Caldas Novas.

 

Quanto aos custos acho que os três são equivalentes. Depende de onde irão hospedar e onde comer. Nos dois primeiros roteiros vocês podem ficar desde hospedagens mais simples, chalés, até hotéis gringos que custam o olho da cara, então, depende.

 

Se tiver alguma dúvida é só postar.

 

Abs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

::cool:::'> Valeu pelas sugestões marcioebc...

Legal encontrar alguem de uberlandia por aqui...Eu entrei no google maps e o caminho para Delfinópolis, Serra da Canastra, é passando por Uberaba, Igarapava, Ituverava, Franca, Cássia e pegando uma balsa para Delfinópolis, esse é o melhor caminho mesmo?

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
marcioebc    0

Oi Flávia,

 

Sim, esse é o caminho. Entretanto, acredito que você vai pegar um pedágio se continuar pela MG-050. Uma outra opção é pegar a MG-428 que a estrada é boa e não tem pedágio, só que anda mais um pouco.

 

Logo,

 

Se você for de Uberaba a Franca pela 050 irá pegar 1 pedágio e percorrer 142 km. A estrada também é mais segura.

Se optar por Uberaba a Franca passando pela MG-428 não terá pedágio e irá percorrer 182 km. A pista é mão dupla.

 

Eu ficaria pelo roteiro que você descreveu, pegando a 050 na maior parte, pois o que vai andar menos pagaria parte do pedágio. Além de ser mais seguro.

Outra opção é ir por um lado (pegando a MG-428) e voltar pelo outro (pegando maior parte da 050, pois vai estar mais cansada). Eu fiz isso quando fui, assim conhece os dois trechos.

 

20100103145834.JPG

 

A partir de Franca é o que descreveu, vá para Cássia e pegue a balsa para Delfinópolis. A balsa passa a cada 30 minutos. Custa aproximandamente uns R$ 5 reais por travessia / veículo pequeno (ida ou volta).

 

Assim que chegar em Delfinópolis você pode procurar por hospedagens por lá, eu recomendo as hospedagens rurais, pois dá um ar mais natureza, tem o preço melhor, costumam ter refeições excelentes a um bom preço e muitas possuem atrações próximas. No centro da cidade tem restaurantes com bom custo / benefício também. Comida boa a preço bom.

 

De Delfinópolis ao complexo do claro você pode seguir o mapa abaixo e depois seguir um pouco mais de carro para visitar o segundo complexo de cachoeiras, que na minha opinião é o mais legal, pois os poços são lindos.

 

Esse trecho de Delfinópolis ao Complexo do Claro é de terra. Com as recentes chuvas eu não sei como vai estar a estrada, mas é um trecho curto, aproximadamente 4 kms. Acho também que não é algo para se preocupar pois a prefeitura tem o compromisso de manter as boas condições das estradas devido ao turismo local.

 

20100103151418.jpg

 

Você também pode conhecer São João Batista da Glória e Capitólio próximo a Furnas. Ainda não fui nestas cidades e vale uma pesquisada.

 

OBS: Não deixe de fazer o passeio de barco pela represa !!! :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Cristiane_    0

Minas é encantador! E quem a conhece, realmente não esquece jamais.

 

Alguns lugares que recomendo, além da Estrada Real e Macacos já citados pela galera.

 

Carrancas - Sul de minas

 

Pico da Bandeira - 3º pico mais alto do Brasil, fica localizado entre Alto Caparaó (Minas) e Ibitirama (ES)

 

Milho Verde - Entre Diamantina e Serro.

 

Lapinha da Serra - Serra do Cipó

 

Povoado de Tabuleiro - Onde se encontra a cachoeira mais alta de Minas com 273 metros de queda livre. 19Km de Conceição do Mato Dentro

 

Bjooos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Karenldc    0

Sugiro visita aos vinhedos da região de Andradas (Sul de MInas) .

 

A casta principal produzida na região é a Jacques, mas as vinícolas artesanais com o jeitinho mineiro de ser fascinam.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
jasper_udi    0
Estou em busca de respostas para essa pergunta - O que fazer em Minas Gerais?

Estou em Uberlândia e querendo aproveitar os últimos dias das minhas férias viajando de carro, meu esposo e eu. Se alguem souber de algum destino interessante, que tenha algo mais p fazer que não sejam só trilhas até cachoeiras, distante mais ou menos uns 500km de Uberlandia...

Abraços...

 

Uberlândia (e o Triangulo Mineiro de forma geral) é uma região muito fraca pra turismo. Tem muita cachoeira e igreja, mas pelo jeito só tem isso ::bruuu::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
thiagozuza    0

Sugestão para conhecer Minas Gerais é o Festival de Inverno de Ouro Preto.

 

Esse ano o festival ocorrerá de 8 a 25 de julho.

 

No festival, durante o dia acontecem diversas oficinas, como de fotografia, música, teatro, cinema, esportes de aventura, desenvolvimento sustentável, entre outras. Também ocorrem diversos shows na cidade durante o período.

 

Uma sugestão de hospedagem são as repúblicas estudantis, que cobram barato e ainda te orientam sobre o festival e geralmente fazem festas nos finais de semana.

 

Além dos monumento históricos, igrejas e museus, sugiro 2 pontos para conhecer na região:

 

Mina de ouro de passagem de mariana.

 

Uma mina de ouro, a maior aberta a visitação no Brasil, situada entre Ouro Preto e Mariana(outra cidade histórica da região). Desce-se a mina naqueles carrinhos de mineração e a possui diversas galerias. Parte da mina está alagada, pois foi atingido o lençol freático. Passeio muito interessante.

 

Lavras Novas

 

Distrito de Ouro Preto que conta com uma rua cheia de bares, restaurantes e pousadas, além de uma pracinha e uma igreja. Ao seu redor ficam diversas cachoeiras.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
vcoelho    0

Pessoal,

 

Os maiores atrativos de Minas são os parques florestais e as cidades históricas. Dentre os primeiros, recomendaria especialmente o Parque Estadual do Rio Preto (muito bonito e pouco comentado aqui no Mochileiros.com), o Parque Nacional da Serra da Canastra (possui uma fauna deslumbrante e também a nascente do Rio São Francisco) e o Parque Nacional do Caparaó (Pico da Bandeira: o nascer do sol mais incrível que já vi). Já entre as cidades históricas, as tradicionais Ouro Preto, Tiradentes e Diamantina são incomparáveis.

 

O Parque Estadual do Rio Preto está a menos de 50 km de Diamantina, então a dica é conhecer os dois numa mesma tacada. Quem se interessar, sugiro reservar pelo menos 1 dia para Diamantina e pelo menos 3 dias para o Rio Preto. Quem dispuser de mais tempo, pode continuar descendo a Estrada Real. Ela começa no Parque do Rio Preto, passa por Diamantina e segue pelas cidades mais bonitas do estado, incluindo aí Ouro Preto e Tiradentes.

 

Além desses, também vale muito a pena visitar a capital Belo Horizonte e as cidades do Circuito das Águas, no Sul de Minas.

 

Outra dica: o site http://www.descubraminas.com.br tem muitas informações sobre o Estado, deem uma olhada nele.

 

Abraços,

 

 

Vítor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
vazio    0

Para que gosta de um lugar bem tranquilo, com uma bela vista e uma ótima comida mineira, Serra do Cipó que fica a 90mk de Belo Horizonte (indo pela MG10) é um lugar que você vai encontar tudo isso.

Faz parte da estrada real, com muitos locais turisticos (outros mais escondidos) você vai encontrar belas cachoeiras muito sol e água gelada.

 

Serra do Cipó http://www.serradocipo.com/

Guia serra do Cipó http://www.guiaserradocipo.com.br/

Algumas fotos do local http://www.pbase.com/marciocabral/cipo

 

Boa Trip.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ludytoledo    0

Lugar muito bacana é São Tomé das Letras.

 

É uma cidadezinha muito simples, onde todas as construções são de pedra. É um lugar considerado cheio de energias místicas (considerada uma das sete cidades sagradas do mundo) e por isso acaba reunindo muita gente interessante, qualquer papo vira uma atração turística a parte. No alto de uma imensa rocha há uma pirâmide, que ninguem sabe de onde veio (dizem que foram os ETS).

Não bastasse tudo isso, é um cenário magnífico, com cachoeiras, grutas e trilhas pra caminhadas lindas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


×