Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Chile mar-abr/09- Torres del Paine- Santiago-Região do Lagos

Postado
  • Membros

Relato sobre meu mochilão sozinho realizado entre os dias 21.03.2009 e 12.04.2009 ao redor do Chile passando por Santiago, Punta Arenas, Puerto Natales, Torres del Paine, Puerto Varas e Pucón.

1º dia 21.03.2009 - SP - Santiago

Embarquei logo cedo no aeroporto de Guarulhos com destino a Santiago. Vôo tranquilo, chegando a capital chilena por volta do meio-dia, um dia bonito e ensolarado me dava as boas-vindas.

Logo no vôo conheci a Raquel, uma brasileira que estava indo para ver o show do Iron Maiden em Santiago, juntos dividimos um táxi até nossos albergues (CHLP 15.000,00/ 7.500,00 cada). O taxista, meio louco por sinal, deixou ela primeiro no Andes hostel, no centro de Santiago e depois me deixou no EcoHostel (diária em quarto compartilhado CHLP 7.000,00).

Me estabeleci no albergue e encontrei o Paulo, também colaborador do site, juntos fomos encontrar a Raquel na Plaza de Armas e nos três fomos conhecer a Plaza de Armas, La Moneda (entrada no museu CHLP 600), Mercado Central, almoçando no ótimo Donde Augusto.

598d9e4b664f5_LaMoneda.JPG.ba9a41e2186c6ee24c31a4cfd3602d94.JPG

A noite um “happy hour” na Bela Vista, em um dos ótimos bares da Calle Pio IX, regado a Empanadas (nada mais que uns pastéis) e Pisco Sour (a caipirinha chilena).

2º dia 22.03.2009 – Santiago

Nesse dia encontrei cedo a Raquel e fomos conhecer o Cerro San Cristóbal, subimos e descemos pelo Funicular (CLHP 1.600), um lugar muito bonito onde se tem a vista toda de Santiago e no alto do Cerro há uma Imagem da Virgem de La Imaculada Concepcion, um local onde há muitos turistas e fiéis. O Paulo não nos acompanhou pois tinha ido para Punta Arenas.

Funicular.JPG.5231c2cc234cb6e3b92dce069d2d449b.JPG

598d9e4b6a9a9_CerroSanCristbal.JPG.e37a810bab278b911cfc9f6dc4827cab.JPG

Indo do Céu ao Inferno a tarde, convencido pela Raquel, fui ao Show Iron Maiden (CHLP 25.300), muito bom o show no Club Hípico de Santiago, ver Iron Maiden dois domingos seguidos é demais – já havia visto em Sampa no dia 15.03.2009.

3º dia 23.03.2009 – Santiago

Neste dia acordei cedo e fui atrás das minhas passagens aéreas para Punta Arenas, já havia tentado comprar pelo site, mas sem sucesso. Me dirigi ao escritório da Sky Airlines e consegui a passagem para meu destino já na manhã do próximo dia (Vôo Santiago/P. Arenas CHLP 90.390,00) e aproveitei também para comprar o vôo de Punta Arenas para Puerto Montt (CHLP 38.000,00).

O resto do dia gastei nas compras de equipamento para trekking e aproveitando para conhecer os bairros Providência e Las Condes, onde ficam as lojas da Tatoo, La Cumbre e Andes Gear, além do ótimo Mall Sport, um paraíso para quem gosta de qualquer tipo de esportes. A noite sai mais um pouco de pisco, voltando cedo para o albergue pois tinha um vôo pela manhã do dia seguinte.

4º dia 24.03.2009 Santiago-Punta Arenas

Acordei cedo, empolgado para voar para Punta Arenas, o meu transfer até o aeroporto (CHLP 5.000) deveria passar as 8:15 da manhã não passou, por volta das 9 horas acabei solicitando um Táxi (CHLP 12.000), pois se fosse esperar o transfer eu ia acabar perdendo o vôo, o Marcelo do staff do hostel me pediu mil desculpas por isso.

Após 5 horas de vôo cheguei em Punta Arenas, pegando um Ônibus até o centro da cidade (CHLP 2.000), não tinha reserva em nenhum hostel, no qual eu pretendia me hospedar não havia vagas e rodei um pouco com a mochila nas costas até me encher e ficar em um que havia vagas e o preço não era exorbitante, porém acabei por ficar em um quarto privado (Hostel Blue House quarto privado com café CHLP 12.000), porém depois me arrependi, não gostei do hostel.

A noite já era fria, temperatura perto dos 6º C, comprei umas coisas de equipamento que faltava e um pouco da comida, na manha seguinte iria para Puerto Natales.

5º dia 25.03.2009 Punta Arenas-Puerto Natales

Sai do albergue por volta das 8 horas, acabei comendo algo na rua e fui atrás de ônibus para P. Natales, a dona do hostel havia me informado que todas as companhias tinham ônibus as 10 da manhã, mas fui enganado por ela, saiam todos as 9 horas, sendo que perdi o primeiro e tive que esperar até as 13 horas. Comprei a passagem pela Fernandez (CHLP 4.000) e gastei o resto do dia visitando a cidade sem muitos atrativos e num dia chuvoso.

A viagem para Puerto Natales é muito bonita, mas como eu sou um cara sortudo o ônibus quebrou e fiquei uma hora esperando o “resgate”.

598d9e4b7628b_Onibusquebrado1.JPG.3a746be0321cbd01aee64fd244eb51d6.JPG

Chegando por volta das 18 horas no meu destino também sem reserva o hostel que pretendia ficar (Erratic Rock) não tinha mais vagas e o dono me indicou o simpático Hostel Alma Gaúcha (Quarto compartilhado sem café CHLP 5.000) do chileno, neto de irlandeses, Johnny, um sujeito muito engraçado e meio maluco. Comprei o resto da comida e montei a minha mochila, deixando o excesso de bagagem no depósito do albergue pois no dia seguinte iria iniciar o principal objetivo de minha viagem “Torres del Paine”.

Editado por Visitante

• Respostas 62
  • Visualizações 29.1k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros
Considero irresponsável e ridículo neguim que dá mais importância à farra do que honrar seus compromissos, coisa de adolescente... ::hahaha:: ::hahaha:: ::hahaha::

Tô sabendo PauloBR... ::lol4::::lol4::::lol4::

Marcão, relato lido por completo...esse pediu até uma pipoca, eu disse "PIPOCA" :mrgreen:

Ficou show...

Abraço

Postado
  • Autor
  • Membros

heheh Valeu Haole! Abraços, espero que o próximo sobre Torres del paine vc faça parte dele!

Postado
  • Membros

Eu também...hehehehehhhehe

Abraço

Postado
  • Membros

Parabéns Marcos! ::otemo::

Ótimo relato, lindas fotos, viagem muito legal! Adorei a do refúgio Dickson e a da Manaslu no bosque com neve.

Além disso sempre aprendemos ao ler um relato. Aprendi que na hora de passar por um touro devemos abaixar a cabeça e evitar mirá-lo!!!!! Já tinha ouvido que encarar um animal é considerado por ele como um ato de desafio. Vc parece que confirmou a tese.

Você foi no fim da estação de trekking (final de março). Por isso encontrou condições mais duras, inclusive neve no passo John Gardner (embora mesmo no alto verão isto possa ocorrer – é imprevisível). Acho que tomou a decisão acertada, pois subir uma montanha com neve no joelho é muito exaustivo (devemos utilizar aqueles snowshoes – raquetas nos pés).

Ao menos não encontrou o parque lotado!!

Suas info. serão muito úteis no dia que tentar o circuito completo. Mas não sei se faço primeiro TDP ou a Travessia dos vulcões, que começa na encosta do Villarica (pertinho de onde vc iniciou a subida, com a agência de Pucón.

Curiosidade:

1) Não exigem que vc tenha companhia para fazer o circuito TDP completo? Ouvi dizer que os guarda-parques só admitem trekkers no parque se eles forem ao menos dois.

2) Com quanto peso na mochila vc começou o trekking? Vc se programou para levar toda a comida ou utilizar os restaurantes nos refúgios que dispunham deste serviço?

3) Que saco de dormir vc levou? Deu conta do recado?

Abraços, Peter

Postado
  • Autor
  • Membros

Obrigado Peter.

Realmente a viagem foi muito boa. Dessas para ficar na memmória para sempre. O refugio dickson é de fato um dos lugares mais bonitos dessa parte do circuito que consegui atingir.

Essa do touro foi motivo de risadas por muito tempo...rs... Ainda bem que me lembrei dos meus tempo de infância no sitio de meu avô.

QUanto ao Paso John Gardner, eu acho que não tive outra opção, não tinha experiência na neve, foi a primeira vez que vi neve caindo e o maior problema era a orientação, pois nesse ponto não há trilha demarcada, pois é um caminho sobre rochas, são estacas que marcam a direção. Com a visibilidade comprometida não era possivel avistar a proxima estaca. E sozinho os riscos aumentam.

Torres del Paine é um lugar unico, que vale muito a pena, tanto que voltarei no proximo verão, me senti derrotado e quero terminar o circuito. Essa travessia dos vulcões tbm está nos meus planos, mas num futuro meio distantes ainda..rs.

Respondendo as suas perguntas:

1) Não exigem que vc tenha companhia para fazer o circuito TDP completo? Ouvi dizer que os guarda-parques só admitem trekkers no parque se eles forem ao menos dois.

Não exigiram isso de mim não, nem ao menos perguntaram, aliás encontrei mais pessoas andando sozinha e o PauloBR fez sozinho tbm uns dias antes.

2) Com quanto peso na mochila vc começou o trekking? Vc se programou para levar toda a comida ou utilizar os restaurantes nos refúgios que dispunham deste serviço?

EU não sei ao certo quanto pesava minha mochila, mas acredito que estava com uns 25KG, me programei levando comida sem utilizar os restaurantes que são caros demais e só no circuito W que estavam funcionando. Aliás me programei errado e levei muita comida, quase o dobro do necessário.

3) Que saco de dormir vc levou? Deu conta do recado?

Eu usei um Hanah Sherpa que comprei em Santiago, ele tem zona de conforto meio confusa (+13/-3 C), aguentou muito bem, no dia da neve meu termometro marcava 3ºC dentro da barraca e eu dormi somente com uma calça de algodão fina (tipo ceroula da hering), uma camiseta de manga curta e um fleece 100. e não senti frio. aliás no primeiro dia não ageuntei dormir dentro dele, usei somente como coberta.

Bem agora qdo voltar para TDP pretendo dar uma esticada para chalten, seguindo aquele seu ótimo relato.

Abraços

Postado
  • Membros

Valeu Marcos!

O paso é o trecho mais difícil. Sem visualizar a trilha e sozinho, então...

De Puerto Natales para Calafate/El Chaltén a passagem deve estar em torno de US$ 45. Em El Chaltén vi anúncios de ônibus que iam direto para Puerto Natales. Possivelmente há no sentido inverso. Creio que são 6 horas de viagem.

Se me decidir ir para TDP ainda neste final de ano aviso vc.

Abs, peter

Postado
  • Autor
  • Membros

É fácil ir de onibus de Natales a Calafate, e não sai nem 20 dolares. Tem onibus que sai direto do Parque tbm.

Muito legal Peter eu devo retornar em fevereiro ou começo de março, e possivelmente com dois amigos que são aqui do site tbm.

Me avise sim e o que precisar de ajuda pode contar comigo.

Abraços

Postado
  • Membros

Caraca Marcão, vou ter que focar mais nesse trip ai!!! Já estava afim de fazer TdP, agora "correr o risco" de conhecer Chalten.... ::hahaha::::otemo::

Postado
  • Membros
Valeu Marcos!

O paso é o trecho mais difícil. Sem visualizar a trilha e sozinho, então...

Abs, peter

Relaxa, Peter..isso é pura lenda.. O Paso Gardner nao é nada mais q um selado de ligacao (dos Cerros Blanco e Amistad) q leva ao Glaciar Grey tal qual como qq regiao serrana daqui. A diferença é q pelo fato de ser a regiao + alta do circuito, nao raramente la vive nevando (qdo fui tava tempestade mesmo!).. Mas mesmo assim nao tem erro e o sentido é óbvio, afinal qdo vc chega ao pé desse selado com trilha cascalhada nao tem outra direcao a nao ser subi-lo, pq de ambos lados tem penhascos ou paredoes! Com neve ou nao basta subir ao pto + alto e pronto, nao tem segredo! Dali vc ja tem uma visao do Glaciar Grey e basta ir em seu encontro, derivando um pouco pro bosque de lengas ao lado, onde vc reencontra a picada (enorme e cheia de marcacoes) descendo aos refugios sgtes.

Em tempo, sou chileno, conheco de cabo a rabo td a patagonia (chilena e argentina) e te garanto q o Circuitao do Paine é tao baba qto a Trav. do Vale do Pati, na Chap Diamantina. É td bem sinalizado e sempre tem gente circulando por la. As picadas sao obvias e visiveis. Só se perde lá quem usa bengala e cão guia. Qdo estive la (faz muuito tempo, num verao) fiz essa bagaça em 9 dias sussas, com ataques as Torres e Vale Frances numa boa. O q pega realmente é o peso da mochila pq vc deve se abastecer pra tds os dias necessarios da pernada, pq os precos dos mantimentos nos refugios sao proibitivos! Mas se vc for esperto, nos acampamentos cole junto das enormes barracas de agencias gringas pq geralmente sempre sobra rango deles, e eles ou jogam fora ou dao pros guarda-parques. Faca como eu e na cara dura pegue essas sobras, assim mantem seu estoque de rango duradouro na sua mochila..hehehe..e nao passa fome.. Qto a roupa e saco de dormir, nao ha necessidade de nada de ponta ou abaixo de zero graus. Vá com o basico, ate pq na Serra Fina passei bem mais frio do q lá.

Se puder, fique mais tempo dando rolês em El Chalten, regiao q acho muito mais bacana q TDP e mto mais barata. Longe de ser turistada é mto mais selvagem q o parque chileno e nao raramente vc cruza com pumas lá. faca o Circuitao q engloba o Cerro Torre e o Fitzroy, o do Lago Eletrico e das Laguna Mde e Hija. E se quiser algo mais casca grossa, faca a Travessia dos Gelos Continentais.. q é algo realemtne surreal digno de pernadas no Artico. Isso pq nao mencionei os roteiros (turisticos ou nao) no Pq Nacional Los Glaciares e os menos conhecidos la de Ushuaia..

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.