Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Galera, boa tarde!

Já há algum tempo ando de olho num Therm-a-Rest ProLite, e agora sugiu a possibilidade de comprar um no exterior, mais especificamente na Alemanha.

Alguém poderia indicar equipo com as mesmas características, mas que fosse europeu (Deuter, Lafuma, etc)?

 

Grato!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bullseye, gostei da sua sugestão referente ao Big Agnes Q Core SL, este modelo além de ser muito superior, tem um melhor custo benefício que o Light Mat da Camp, ao qual estava inicialmente interessado.

A minha dúvida fica por conta da escolha da largura, tendo em vista a sua altura de 9 cm. Será que ao dormir de lado os braços e as pernas não ficariam pendurados numa largura regular de 51 cm? A minha esposa acha mais confortável o tamanho LW, com a largura de 63cm, porém o peso dele aumenta de 480g para 650g! Uma alternativa seria o Therm a Rest Neoair Xlite no tamanho LW, mas com o peso de 450g, porém parece que a Rei não envia esta marca ao Brasil. Outra dúvida fica por conta da facilidade de enchimento dos colchões a ar, vc acha necessário comprar aquele saco (pad pump) para facilitar o enchimento? Será que este modelo da Big Agnes já vem com ele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ola... Braço pendurado nunca acotece porque vc ta dentro do saco de dormir! Assim fica encapsulado lá dentro.

 

O meu nunca tive desconforto nenhum, talvez o modelo retangular seja melhor nisso por dar mais mobilidade ao dormir. Mas geralmente e completamente desnecessário visto que estará cansado de jornada de 6,7,8 ou mais horas de caminhada. Você chega come e logo o sono ja vem...

 

A maioria das pessoas não tem muita experiência e não consegue contestualizar o uso com o objeto... Muda muita coisa na montanha.

 

O therm a rest eu acho bem legal pessoalmente eu não curto duas coisas nele, primeiro a lâmina de mylard que ele tem para ficar mais quente. Deixa barulhento demais para meu gosto e principalmente ele ser algo fino, eu sou side sleeper e nele quando testei deitar de lado a crista ilíaca batia no chão as vezes se o colchão tava inflado medianamente que da mais conforto. Isolantes infláveis tem seu ponto perfeito que muda de acordo com peso e compleição de quem vai dormir. Muito inflado fica duro demais e desconfortável, meio inflado o ponto perfeito, vazio fica batendo os ossos.

 

Olha todos os infláveis sao mais chatos de encher... Por isso a desvantagem em relação ao auto infláveis que vc so da o ajuste final soprando. O meu acho que deve ser umas 20-30 infladas demora uns bons 4 minutos soprando. Tem gente que reclama. Mas eu acho que carregar 400gramas a mais nas costas por 6 horas e vários kilometros muito pior que soprar 5 minutos.

 

A bolsa para inflar e estupidez na maioria dos casos... Você compra um puta isolante ultralight e arruma um saco extra com mais peso para não ficar soprando? Acho incongruente e desnecessário.

 

Ela e legal em camping estruturado ou acampamento base. Mas aí o peso a mais do autoinflavel e irrelevante e se leve ele pelo conforto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ok bullseye, entendi as suas considerações relativas as condições que são enfrentadas na montanha. A minha experiência em campo se resume aos EVA, deste posso dizer que é incômodo tanto na espessura quanto na largura, entretanto sou um neófito em matéria de colchões infláveis e as vezes fico imaginando chegar de uma jornada cansativa em montanha, ter que montar barraca, as vezes mais de uma e ainda precisar ficar enchendo colchão de ar, não somente um, mas vários para toda a família! Embora concorde contigo que é uma incoerência gastar uma fortuna com um modelo "ultralight" e depois ter de carregar vários penduricalhos que acabam aumentando o seu peso. Acho que o "pad pump" não influiria muito neste caso, devido ao fato dele pesar somente 1,5 onças, equivalente a uns 42,5 g, além do que poderia ajudar a tornar mais fácil e rápida a tarefa de enchimento dos colchões. Com relação aos auto infláveis, experimentei um modelo da Quechua na Decathlon e o achei bem prático, por este motivo é que me interessei pelo Light Mat da Camp que parece ser o que temos de melhor por aqui, apesar dos seus 670g. Qual seria a sua opinião a respeito dos auto infláveis?

Ola... Braço pendurado nunca acotece porque vc ta dentro do saco de dormir! Assim fica encapsulado lá dentro.

 

O meu nunca tive desconforto nenhum, talvez o modelo retangular seja melhor nisso por dar mais mobilidade ao dormir. Mas geralmente e completamente desnecessário visto que estará cansado de jornada de 6,7,8 ou mais horas de caminhada. Você chega come e logo o sono ja vem...

 

A maioria das pessoas não tem muita experiência e não consegue contestualizar o uso com o objeto... Muda muita coisa na montanha.

 

O therm a rest eu acho bem legal pessoalmente eu não curto duas coisas nele, primeiro a lâmina de mylard que ele tem para ficar mais quente. Deixa barulhento demais para meu gosto e principalmente ele ser algo fino, eu sou side sleeper e nele quando testei deitar de lado a crista ilíaca batia no chão as vezes se o colchão tava inflado medianamente que da mais conforto. Isolantes infláveis tem seu ponto perfeito que muda de acordo com peso e compleição de quem vai dormir. Muito inflado fica duro demais e desconfortável, meio inflado o ponto perfeito, vazio fica batendo os ossos.

 

Olha todos os infláveis sao mais chatos de encher... Por isso a desvantagem em relação ao auto infláveis que vc so da o ajuste final soprando. O meu acho que deve ser umas 20-30 infladas demora uns bons 4 minutos soprando. Tem gente que reclama. Mas eu acho que carregar 400gramas a mais nas costas por 6 horas e vários kilometros muito pior que soprar 5 minutos.

 

A bolsa para inflar e estupidez na maioria dos casos... Você compra um puta isolante ultralight e arruma um saco extra com mais peso para não ficar soprando? Acho incongruente e desnecessário.

 

Ela e legal em camping estruturado ou acampamento base. Mas aí o peso a mais do autoinflavel e irrelevante e se leve ele pelo conforto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eu usei pouco os autoinflaveis por sempre achar o peso alto. O conforto e bem legal, pela estrutura interna dão mais conforto com menos espessura quando comparados com os infláveis, tipo 2,5cm neles e vc não bate os ossos dormindo de lado. Mas perde no peso.

 

Eu estou bem ultralight no momento, na minha opinião 45 gramas por 4 minutos de sopragem eu troco, quando se quer andar abaixo de 4,5kg de peso seco tem de ser muito rigoroso e os únicos itens de luxo mais pesados que levo sao o isolante infláveis e câmera fotografia melhor.

 

Uma saída intermediária em conforto e peso e o isolante da therm a rest Z ele e em espuma de célula fechada sanfonado em casca de ovo. Ele e muito mais confortável que o isolante de EVA que eu acho desconfortável demais, outras espumas são melhores, e bem leve.

 

Se acha os de EVA desconfortáveis na largura vai achar os infláveis piores pois como a borda e redonda tem uma largura pratica de 2 a 3 centímetros menor pela borda redonda.

 

Mas tem o efeito berço, quando se deita ele fica côncavo com o peso do corpo e deixa o dormir mais estável. Sinceramente acho que so vc testando. Isso nunca me atrapalhou mesmo usando o isolante múmia que e o mais instável nisso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Eu usei pouco os autoinflaveis por sempre achar o peso alto. O conforto e bem legal, pela estrutura interna dão mais conforto com menos espessura quando comparados com os infláveis, tipo 2,5cm neles e vc não bate os ossos dormindo de lado. Mas perde no peso.

 

Eu estou bem ultralight no momento, na minha opinião 45 gramas por 4 minutos de sopragem eu troco, quando se quer andar abaixo de 4,5kg de peso seco tem de ser muito rigoroso e os únicos itens de luxo mais pesados que levo sao o isolante infláveis e câmera fotografia melhor.

 

Uma saída intermediária em conforto e peso e o isolante da therm a rest Z ele e em espuma de célula fechada sanfonado em casca de ovo. Ele e muito mais confortável que o isolante de EVA que eu acho desconfortável demais, outras espumas são melhores, e bem leve.

 

Se acha os de EVA desconfortáveis na largura vai achar os infláveis piores pois como a borda e redonda tem uma largura pratica de 2 a 3 centímetros menor pela borda redonda.

 

Mas tem o efeito berço, quando se deita ele fica côncavo com o peso do corpo e deixa o dormir mais estável. Sinceramente acho que so vc testando. Isso nunca me atrapalhou mesmo usando o isolante múmia que e o mais instável nisso.

Estive hoje na loja da Equinox e vi de perto o Light Mat da Camp, infelizmente não pude experimentar, mas outro dia testei um auto inflável da Quechua na Decathlon e gostei do conforto, só que a espessura dele acho que era de 3,5 cm e o peso então nem vou falar ...

Fiquei tentado para comprar os LM da Camp, tanto pelo preço de aproximadamente R$ 360,00 a vista, como pela facilidade de poder sair com eles embaixo do braço e já poder usá-los neste FDS. Na loja tinha somente dois e estou precisando de três! De qualquer maneira segurei as pontas, pois não tinha dinheiro no momento para isto, também estava aguardando a sua opinião sobre os auto infláveis, visto que penso parecido com vc, gosto de andar o mais leve possível, a minha coluna agradece! Todavia também tenho em consideração o que o Otávio Luiz disse aqui neste tópico, sobre estar chegando aos cinquenta anos e já está por merecer um pouco mais de conforto. Então pensei, bem eu já passei dos cinquenta anos acho que também mereço noites de sono melhores nas montanhas da vida.

Eis a dúvida cruel para encontrar um equilíbrio entre peso x conforto! Achei o Big Agnes no tamanho regular, uma proposta bem equilibrada dentro desta temática, tem bom peso (480g), o conforto imagino que também seja bom, pelos relatos que já li e também pela sua excelente altura (9 cm) e R-value (4,5).

O Therm a Rest Z tem uma proposta bem interessante, é uma espécie de meio termo entre os infláveis e os EVA, pena que a Rei não entrega aqui no Brasil, talvez possa encontrá-lo por um preço razoável no E-bay.

Se tivesse que escolher um isolante térmico entre o Z da Therm a Rest e o Q-Core SL Big Agnes, para fazer uma travessia tipo Serra Fina, qual vc levaria, considerando que ambos são ultralights?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Como fui citado também vou dar meu pitaco... :mrgreen:

Eu também estava comprado um Camp pela facilidade de comprar aqui no Brasil, mas pelo mesmo preço (na verdade um pouco menos) comprei um Therm-a-Rest de 6cm de altura e 226 gramas!!!! Tudo bem que ele tem apens 1,20m de comprimento, mas eu quero mesmo é livrar peso das costas.

O que eu quero dizer com tudo isso? Se puder, COMPRE LÁ FORA!!! Ther-a-Rest, Big Anes, Nemo, Alps, etc... se tem como comprar na gringolândia compre!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Como fui citado também vou dar meu pitaco... :mrgreen:

Eu também estava comprado um Camp pela facilidade de comprar aqui no Brasil, mas pelo mesmo preço (na verdade um pouco menos) comprei um Therm-a-Rest de 6cm de altura e 226 gramas!!!! Tudo bem que ele tem apens 1,20m de comprimento, mas eu quero mesmo é livrar peso das costas.

O que eu quero dizer com tudo isso? Se puder, COMPRE LÁ FORA!!! Ther-a-Rest, Big Anes, Nemo, Alps, etc... se tem como comprar na gringolândia compre!

Ok Otávio, sempre leio os seus posts, todos muito bons e instrutivos. Foi por este motivo que ilustrei o meu comentário utilizando uma citação vinda de uma pessoa experiente como você.

Vou aproveitar a sua sempre valiosa participação, para me ajudar a dirimir algumas dúvidas. Pelo seu relato ficou claro que a melhor alternativa é comprar lá fora mesmo! Então vou afastar este cálice da tentação pela compra mais fácil, em favor de um produto que agregue mais por um preço semelhante. O que me deixa confuso na hora de decidir é principalmente: o peso em contra ponto com o tamanho (largura e altura), não me preocupo tanto com o comprimento, acho que preferiria em termos de conforto usar um modelo menor que 1,83 m de comprimento, porém com maior largura. Acho que li tantos relatos dos gringos reclamando da largura dos seus colchões que fiquei meio cismado com isto!

O Bullseye afirmou que se sente confortável utilizando o modelo regular com 51 cm, esta informação foi relevante para tirar esta dúvida sobre a largura ideal de conforto. Na verdade o que estava pensando em termos de medidas e de peso ideais, seriam: comprimento de 1,83 m ou menos, largura preferencialmente de 63 cm e altura podendo variar, desde que não sinta os ossos baterem no chão, dentro do peso máximo estabelecido por mim de até 500 g, para que possa andar “relativamente leve”. Após pesquisa no site das lojas Rei e no Ebay, dentro dos parâmetros que estabeleci, foi apurado o seguinte:

1- Big Agnes Q Core SL: a sua configuração mais interessante é a regular c/ peso de 480 g, a opção petite não compensa, pois o peso é de somente 30g a menos. O R-value = 4,5 é muito bom e a altura é excelente = 9 cm.

2- modelo da Therm a Rest - Neoair Xtherm, com medidas de (1,96X0,63X0,063m) e peso de 560g (60 g a mais do que estabeleci como peso máximo e 80g a mais do que o modelo BA Q Core SL no tamanho regular). Este modelo é usado em ambientes mais frios, talvez não seja conveniente a sua utilização aqui no Brasil, todavia não tenho maiores referências sobre isto, porém o preço dele nesta configuração pareceu-me compensador em comparação com os demais.

3- modelo Therm a Rest NeoAir XLite: se enquadra no limite estabelecido de peso, nas medidas LW (1,96x0,63x0,063m) e peso de 460 g, ou o modelo regular (1,83X0,51X0,63m) com o peso melhor ainda de 350g, ambos com o R-value = 3,2. O único senão seria a aparente fragilidade do seu material em relação ao Xtherm, também li vários relatos sobre os ruídos do tipo sacos de batata frita que ele emite devido ao tipo de material térmico empregado. Também tem na sua opção com (1,19mX0,51X0,063), com peso excelente de 260 g! mas com desvantagem no comprimento e na largura.

4- Therm a Rest NeoAir XLite (modelo feminino): com a configuração de 1,68x0,51x0,063m, com valor de R = 3,9 e peso ultraleve de 320 g. Boa opção, caso não tenha preconceito com o fato dele ser rotulado como modelo feminino, basta ajeitar um travesseiro, colocando roupas no saco de material ou a mochila nos pés, se a sua largura fosse de 63 cm já teria me decidido por ele!

5- Therm a Rest NeoAir Trekker: na configuração regular, mais a sua vantagem em relação aos outros se resume somente ao preço.

6- Therm a Rest Prolite: tem um bom desempenho em relação ao peso no geral, (menos na medida LW), tem bom preço, porém o valor R dele é muito baixo = 2,2. As melhores opções são no tamanho regular c/ 460 g ou na versão S (119cmX 51cmX2,5cm) com 320 g. Sua maior vantagem está no fato de ser auto inflável.

7- modelo Prolite Plus: somente interessa no tamanho S, para um peso de 430 g. tem um bom valor de R = 3,8 e altura excelente de 3,8 cm, os demais tamanhos não compensam pelo seu peso. Vou reproduzir um trecho de um relato sobre ele na Rei: “Se você está procurando ser leve e com economia de espaço, este é um grande caminho a percorrer. Se você está procurando conforto e inflação mais rápida, continue procurando”.

Então eu continuo procurando, mas já tenho os meus favoritos que são os modelos Big Agnes Q Core SL e o Therm a Rest NeoAir XLite (modelos unissex ou feminino), estes encontram-se somente no Ebay.

Obs: Não conheço outras marcas gringas, mas aceito sugestões!

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
............................. mas já tenho os meus favoritos que são os modelos Big Agnes Q Core SL e o Therm a Rest NeoAir XLite (modelos unissex ou feminino), estes encontram-se somente no Ebay.

Obs: Não conheço outras marcas gringas, mas aceito sugestões!

Abs

Qualquer um destes será um ótima compra.

Como o Bullseye falou, confofto Big Anes, menor peso TaR.

As outras marcas conheço apenas de olhar nos sites gringos, tipo Nemo, Alps, etc... vai de BA ou TaR que é garantido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...