Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Acho que a questão e mais qual ganho de peso para ter maior conforto e isolamento térmico?

 

Eu pessoalmente penso que a pergunta a ser respondida é: 80 a 130 gramas a mais valem uma performance 65% melhor no isolamento? Vale uma espessura 50% maior?

 

Outra pergunta qual meu set. de equipamentos? Tenho como facilmente trocar esse peso? Esta nos meus itens de luxo?

 

No meu caso as respostas foram afirmativas. Fiz um conjunto de cozinha completo por 186 gramas com panela fogareiro combustível e colher. Me dei ao luxo de passar o peso para o isolante.

 

Meus dois itens de luxo no Pack ultralight sao maquina fotográfica e o isolante térmico. E algumas trilhas uma blusa de frio de expedição.

 

Uma questão não comentada e como e seu estilo de dormir. Eu bivaco muito o que ja impede ou dificulta muito o uso de isolantes de torso, aqueles curtinhos. No meu caso não da para usar. Mas se vc so acampa em barracas não pensa em usar tarpas pode ser útil...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Otávio, o Big Agnes na configuração LW seria perfeito caso existisse na versão feminina com 1,68 m de comprimento, de forma a compensar o seu peso. Já o TaR NeoAir XLite na versão feminina também seria perfeito se existisse numa configuração LW (1,68x0,63x0,063).

Mas como nem tudo é perfeito nesta vida, vou estudar qual deles tem o melhor custo X benefício. O que vc acha do TaR Xterm para uso no nosso clima tropical?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Acho que a questão e mais qual ganho de peso para ter maior conforto e isolamento térmico?

 

Eu pessoalmente penso que a pergunta a ser respondida é: 80 a 130 gramas a mais valem uma performance 65% melhor no isolamento? Vale uma espessura 50% maior?

 

Outra pergunta qual meu set. de equipamentos? Tenho como facilmente trocar esse peso? Esta nos meus itens de luxo?

 

No meu caso as respostas foram afirmativas. Fiz um conjunto de cozinha completo por 186 gramas com panela fogareiro combustível e colher. Me dei ao luxo de passar o peso para o isolante.

 

Meus dois itens de luxo no Pack ultralight sao maquina fotográfica e o isolante térmico. E algumas trilhas uma blusa de frio de expedição.

 

Uma questão não comentada e como e seu estilo de dormir. Eu bivaco muito o que ja impede ou dificulta muito o uso de isolantes de torso, aqueles curtinhos. No meu caso não da para usar. Mas se vc so acampa em barracas não pensa em usar tarpas pode ser útil...

Bullseye,quando o tema da discussão sobre isolantes térmicos se resume aos modelos da TaR e BA, acho que a resposta para esta questão tem um nome: BA Q Core SL, desde que este ganho a mais de peso não ultrapasse os 480 g do tamanho R, se tivesse do LW, seria perfeito para mim.

Com relação a segunda questão: Tenho sim como trocar facilmente este peso e ainda saio ganhando, se comparar com os equipos que utilizava a pouco tempo atrás.

Somente o conjunto de cozinha é que não é tão leve, devido ao material de titânio do spork e panela ambos da Snow Peak. Não fiz a medição mais deve ser mais pesado que o seu, porém este tema pertence a outro tópico. O meu luxo mesmo seria um isolante térmico mais confortável que o EVA. Como bem disse o Otávio, neste quesito estarei muito bem servido com qualquer um dos modelos em questão.

Eu também gosto de dormir preferencialmente de lado e somente acampo em barracas, foi por este motivo que pensei em "trocar" o peso do isolante, comprando um de comprimento menor para me dar ao luxo de ter uma largura maior, mantendo a mesma altura e R-value, sem perder a leveza!

Sobre a sua sugestão referente ao modelo Z daTaR, acho que seria um up em relação ao EVA, porém acho que o custo para trazer um destes pagando imposto de importação + frete, acabaria por não valer a pena. Se é para investir em equipo na gringolândia, que seja um de ponta! Além do mais a dona patroa não gostou do jeito dele, acha este modelo tipo casca de ovo incômodo, prefere colchão de ar mesmo.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Uma outra questão a ser discutida neste tópico seria a viabilidade ou não da utilização do footprint com a função de potencializar o isolamento térmico. Seguindo a teoria do uso de várias camadas como forma de aumentar a retenção de calor, isto em princípio ocorreria devido a introdução de uma camada de proteção entre o solo e o chão da barraca, raciocínio mais o menos igual ao da utilização de um sleeping liner num saco de dormir para aumentar a sua capacidade térmica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Não acho que o footprint vá aumentar o isolamento do chão não. Se quer dar um up no isolamento leve um EVA bem fininho, de 1mm, e use embaixo do inflável. Além do isolamento térmico protege o inflável de furos.

Sobre sua dúvida na compra do isolante, é assim mesmo. Eu fiquei um bom tempo escolhendo qual comprar, e ainda penso se foi a melhor opção... vamos ver...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Otávio, esta indecisão é pior do que mulher em loja de sapato! Uma coisa que limita muito é a escassez de oferta de artigos importados para quem compra pela internet. O site da Rei não entrega os modelos da TaR, somente da BA, a Amazon tb não entrega os modelos mais interessantes da TaR, restando somente o Ebay com todas as suas limitações entre modelos e tamanhos. Cada vez mais me convenço de como é fundamental escolher bem o saco de dormir e isolante térmico! É uma coisa básica, tão pessoal quanto a escolha de uma mochila ou mesmo um sapato, entram em consideração vários elementos de caráter subjetivo, de acordo com a personalidade de cada um, mas que isso, devem também atingir nossas expectativas em relação ao seu desempenho em nossas aventuras.

Abs

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Vc vai bivacar? Nem bivacando usei foot print nem nada parecido.

 

O problema do isolamento térmico para o Brasil acho que 2,5 completamente adequado, porém não te da muita margem de erro ou flexibilidade. Por exemplo hj esta fazendo coisa so no Brasil mas em pouco tempo vai querer fazer algo no Peru e ja pode ser muito frio para um isolante menos potente. Aí mais uma compra...

 

Eu quando replanejei meu sistema de dormir coloquei como objetivo dois sacos. Um sintético peso máximo de 800gramas conforto masculino zero graus. E o segundo com peso máximo de 1200gramas e o mais quente que pudesse ter por esse peso abaixo de 400dolares. Acabei pegando um mountain hadware Phanton 0 com pena 800 hidrofugada em promoção. Ele e para menos 17 graus. Eu preciso de tanto? Não... Mesmo bivacando não espero pegar temperatura menor que -10 no Brasil e fora dificilmente iria bivacar.

 

Mas quais as outras opções? Eu vi com peso muito similar ou 200 gramas mais leve para menos 10...

 

Minha filosofia foi se pego um pouca coisa mais leve porém menos quente e se preciso usar em um clima pesado vou ter de comprar outro? Qual o peso a mais para ter um produto mais versátil?

 

A decisão caiu em ter um saco com mesmo peso, afinal 1,2kg e leve para a maioria dos sacos a venda por aí, porém podendo me dar ao luxo de usar quase em qualquer lugar. Ate mesmo ser pegar mais frio usar um liner tipo vapor barrier ja me adapta ele.

 

Um possível erro na sua analise que vejo e que comprar um isolante térmico e mil vezes mais simples que comprar um saco de dormir. Os pontos a serem estudados sao em menor número e menos preocupantes. Conforto no geral todos tem. A única questão e sidesleeper ou não. Se for side compre um mais espesso se não for os de 5cm ja bastam. Acima de r-VALUE de 3 ja encara qualquer coisa no. Brasil e 90% dos passeios nos andes. Tamanho importa mais no bivak que em barraca, nesta um que acomode bem o quadril e ombro ja basta se vc for bom dormidor.

 

Peso extremamente leve so se vc for querer fazer ultralight serio ou seja abaixo 4,5kg de peso seco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pessoal, vi aqui que a recomendação é guardar os isolantes auto infláveis abertos, para não danificar. Será que danifica se eu guardar entre o colchão e a base de uma cama box? Não consigo imaginar outro lugar em que eu possa guardá-lo aberto...

Grata ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Como eles são guardados depois de fabricados? Como as lojas deixam seu estoque guardado? Existe algum ponto dizendo isso pelos fabricantes?

 

Olha eu não acredito nisso. Se fosse assim as lojas guardariam eles abertos para evitar perder estoque.

 

Compro em lojas sérias, não essas do Brasil! Sao lugares onde tem cuidado com o que vendem, guardam os sacos de dormir estufados, no saco de guardar, onde não se põe material plástico e saco de dormir do lado de janelas, onde se tem vários sacos de peso com peso e volume marcados, loja seria.

 

E nunca vi nenhuma que guardasse o isolante aberto.

 

A grande questão do isolante e seu bico. E seu ponto fraco onde pode ser quebrado por pisar, fechar a gaveta em cima e outros. E também onde se ficar dobrando muito pode estressar o tecido e a cola.

 

Eu guardo o meu longe do sol enrolado em uma caixa onde guardo equipamentos de plástico.

 

Pessoalmente acho que deixar entre o colchão e a base da cama pode ser viável mas não deve ter nenhuma grande pressão no bico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

No site da Therm-a-Rest tem um vídeo aonde eles mostram pra guardar o isolante auto-inflável aberto... talvez seja um cuidado a mais, para o equipo durar...

Eu guardo embaixo da cama, mas não entre o colchão e o estrado/box, acho que vai danificá-lo assim, devido a pressão exercida, principalmente no bico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...