Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros

Conheço essas facas do Burza. são muito bacanas e perece que são bem feitas. Quando fui em Tiradentes as vi numa vitrine, eram de cozinha e não as manuseei. Tem umas pequenas utilitárias boas para bushcraft (modelo 23 e 26). Para que gosta de faca custon é uma boa, eu as acho cara. Quanto ao aço, são da http://www.bohler-brasil.com.br/index.php , mas qual (?) eu não sei...

 

inté...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá pessoal.

É só me ausentar uns dias e já tem um monte de informações para ler.

Cabral, sua Condor é o bicho, muito legal. Eu encomendei a Hudson, mas não chegou.

Tenho uma novidade:

 

facas002.jpg

 

facas001.jpg

 

facas003.jpg

 

No primeiro momento que a vi na vitrine, pensei tratar-se de uma Muela, mas dois dias depois que voltei para comprá-la, vi que a marca era outra:

Tratá-se de uma CUDEMAN, modelo MT-1, feita na Espanha, em Albacete.

 

http://www.cudeman.com/es/novedades/ficha.php?idnovedad=31

 

Tem 11 cm de lâmina com 5 mm de espessura em aço Molibidênio Vanádio, muito afiada, cabo em micarta azul, bainha em couro com passadores de cinto na horizontal.

 

Tem um vídeo aqui:

 

 

Alguém comenta o aço?

 

Abraços.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Caras, deixe eu contar a última da dona patroa.

Chamei um eletricista pra consertar umas lâmpadas lá em casa. Quando saí pra pegar uma fita isolante e volto....eis que me deparo com o eltricista com uma coisa reluzente na mão desencapando fio. ::ahhhh:: O cara ta com a MORA na mão!! Respirei fundo, peguei uma faca de mesa e dei pra ele. Entrei e perguntei pra ela e ela falou: tudo num é faca? ::toma::::toma::::toma::::toma::

Resultado, uma mini fissura e totalmente sega (certamente foi o cobre do fio) ::vapapu::::grr::

Elas não entendem: faca, Carro, violão e mulher, naum se empresta (não necessariamente nessa ordem).

Agora quero tirar um dúvida. Qual a melhor forma de tirar as manchas da lâmina da MORA? ::hein: Carbono, velho e bom carbono.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Guimarães,

 

À primeira vista eu também achei que fosse uma Muela... :D

 

Infelizmente não dá para tecer comentário algum sobre o aço "molibdênio-vanádio" pelo simples fato que não é uma classificação de aço e sim a designação de elementos ligantes que entram em sua composição. É o mesmo caso da série Commander da tramontina... :x

 

A julgar pelo fato do fabricante ter um modelo mais "light" quase igual e em aço 440C, não deve ser difícil que o aço "molibdênio-vanádio" nada mais seja que o 440C com a adição de traços de vanádio. Sendo o fabricante espanhol e a Bohler uma fabricante sueca que vende para o mundo todo e estando alí pertinho da espanha, eu apostaria ou N688 ou no N690. Mas vá la saber... ::dãã2::ãã2::'>

 

598d9f3c8c3bd_44CxN688xN690.jpg.a540ffaeecc6baec663d85b3f19f8055.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Conheço essas facas do Burza. são muito bacanas e perece que são bem feitas. Quando fui em Tiradentes as vi numa vitrine, eram de cozinha e não as manuseei. Tem umas pequenas utilitárias boas para bushcraft (modelo 23 e 26). Para que gosta de faca custon é uma boa, eu as acho cara. Quanto ao aço, são da http://www.bohler-brasil.com.br/index.php , mas qual (?) eu não sei...

 

inté...

 

O preço delas cai na categoria "presente de casamento" pro André ou "bodas de prata" pra velharada cuteleira.... ::lol4::

 

Pelo que se lê no site da Bohler Brasil, ela importa os aços especiais da matriz na Aústria ou da Alemanha:

 

Nossos centros de produção localizam-se na Áustria e na Alemanha e nossos aços são distribuídos para os cinco continentes, através dos centros de distribuição espalhados por todo o mundo.

 

Aqui tem alguns pdf's sobre alguns deles http://www.bohler-edelstahl.com/english/3383_ENG_HTML.php

 

E este dá uma visão geral

 

http://www.bohler-brasil.com.br/br/files/VISAO_GERAL_DA_LINHA_DE_ACOS.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Sei que num é faca, mas tb corta e é bem útil pra "rolar" uns tronquinhos.

21VPKXQ27HL._SL500_AA300_.jpg

Estwing E24A Sportsman's Hatchet Metal Handle

 

o que acham? Alguma sugestão melhor? Essa tá 29 Obamas na Amazon.

 

Opa, gostei do preço! Já li em algum canto que estes machados são na verdade fabricados pela Husquvarna e timbrados com esta marca pra vender nos States. ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Frico,

 

Para tirar manchas do aço carbono basta polir. Como são só manchas ultra-superficiais ( pelo que eu entendi ) basta usar um pedaço de couro com óxido de cromo. ::cool:::'>

massa cabraljr!!!! Brigadão!

Qual é esse site que tem a análise dos aços?? Facilita muito nossa vida! srrsr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...