Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Eu vi, depois que perguntei, o mapa da enchente no sudeste e GV está no rolo, também.

 

Enquanto isso, no RS, a defesa civil pede para decretar estado de emergência pela seca desde setembro....

 

Aqui eu estou em estiagem moderada desde maio, perdi um monte de espécies que trouxe de viagens (o outro vício, junto com as facas) e plantei achando que ela ia embora em outubro, nada, secou direto e encheu de pulgões.

 

O que escapou é porque deixei em vasos de garrafa PET que posso controlar melhor e alguns (só alguns) cactos. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cabral, stay safe! Não baixa a guarda.

 

Lá em Ubá(onde fica o sítio) também está complicado, Guidoval, uma minúscula cidadezinha que fica a poucos kms na estrada de terra que passa em frente quase sumiu do mapa, as pontes todas caíram.

 

A única coisa positiva que se pode tirar disso é que agora ninguém me acha mais paranóico quando eu digo que os preparativos deveriam levar em conta uma capacidade de autosuficiência de pelo menos uma semana. ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

André

Eu imagino o que o cabraljr tá passando, quando eu tinha 7 anos teve uma grande enchente na cidade e nos fundo de casa passava um riachinho que desaguava num outro maior atravessando uma tubulação sob uma rua. Pois o riachinho virou macho e subiu, derrubou a rua e continuou subindo, entrou no nosso terreno e continuou subindo. Morávamos num chalé sob calços de tijolos de 60 cm e a água chegou a bater no piso. Quase foi a família inteira dormir nos galpões que a prefeitura arrumou para os flagelados, por sorte a força do riacho alargou o rombo na rua e ele baixou de nível. É muito estressante essa coisa de não dormir, ficar de olho, tentar prever se fica ou dá o fora, etc.

Quando você falou da auto-suficiência, eu lembrei que tem umas duas religiões que os fiéis se abastecem com alimentos para mais de 30 dias, mas não sei se isso é usado por eles nessas situações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Tem gente que não tem noção, hoje fui mostrar prum amigo o vendedor das facas de cerâmica que comprei e tomei um susto:

 

3-Pack 6"+5"+4" Ceramic Knife knives Set Kitchen Chic Chefs Black+White Item condition: New Price: US $128.85

 

sorte que o EBay guarda a memória da transação:

 

he listing below has been updated by the seller, but you can see the item you purchased

 

e clicando volta:

 

3-Pack 6"+5"+4" Ceramic Knife knives Set Kitchen Chic Chefs Black+White Item condition: New Sale date: Dec 07, 2011 Price: US $28.85

 

o cara "cornetizou" o preço de tal forma que as Kyocera tão competindo com ele....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

O chinês descobriu que vende coisa boa, mas errou na dose.

 

Facão, para mim, tem que ter o fio para cortar no golpe (e aí o peso da lâmina conta), além disso ele fica difícil de afiar e de manter o fio. Vamos esperar o cabraljr dar a dica para afiar a ponto de fazer a barba com o facão :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Trauco, também não deixo rapando cabelo, senão estraga na prrimeira porrada, só vou deixar bem afiada uma pequena porção junto ao cabo, que nunca recebe impactos.

 

A dificuldade é que ele veio muito sem fio, na verdade não há qualquer chance de alguém se cortar com aquilo. ::lol4::

 

O ângulo de bisel está absurdamente aberto, você vê a face onde deveria ser o fio com facilidade. Vou levar muitos dias passando o facão na minha pedra de mesa pra chegar onde quero, tô pensando em apelar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

André,

 

Esses facões são vendidos com um fio terrível, mais parecem bastões ::lol4::

 

Para trazer eles a luz e curar-lhes dessa cegueira use uma lima grossa (ou um afiador de carbeto de tungstênio *, eles comem aço que é uma beleza), depois pedra carborundum parte grossa, depois fina - pode parar por aí, mas gosto de dar uma passada na chaira lisa de metal mesmo (se tiver de cerâmica é uma boa) para dar um acabamento na fio, não precisa de strop com óxido de cromo. Se usar um fio de 20-25º não vai cegar muito rápido. uma boa ideia é fazer um fio convexo usando lixa e uma espuma de EVA, para facão dizem que é o melhor fio, eu ainda não o fiz por pura preguiça, e como ultimamente não tenho usado muito o meu facão ele está meio de lado.

 

Eu tenho um da Bellota que o Cabral não pode nem ouvir falar dele que já vai praguejando ::carai:: , parece até que é coisa do tinhoso :?: mas existem uns gadgets de carbeto de tungstênio com angulo pronto, parecendo com aqueles de cerâmica que andaram sendo comentados no fórum.

 

inté...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Um velho ditado falado por todos diz: QUEM ESPERA SEMPRE ALCANÇA!

 

Olhem aí o que chegou hoje para mim, comprada em 14 de Outubro do ano passado. Já tinha pensado que não viria, mas a esperança nunca se foi:

 

 

Buck (xingling), custou a bagatela, em leilão, de 4,75U$, mais 5,00U$ de frete.

 

Tem um cabo de "micarta", com parafusos e muito boa pega, e uma lâmina em forma de skinner, com 3,0mm de espessura de lâmina full, em aço inox (tem escrito na lâmina 480). Na lâmina tem escrito a laser "Rocky Mountain ELK Foundation".Tem também dois orifícios em forma de pegadas de alce que dão um toque bem bonitinho à ela. A bainha é de cordura e encaixa bem à faca.

 

p1060032u.jpg

 

p1060033l.jpg

 

p1060034.jpg

 

A outra, também arrematada na mesma data, é a Hudson, da Condor.

Grande faca, nos dois sentidos. Grande e imponente.

Acho que não necessita muitas informações:

 

p1060035wg.jpg

 

p1060036o.jpg

 

p1060037c.jpg

 

p1060042.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
André,

 

Esses facões são vendidos com um fio terrível, mais parecem bastões ::lol4::

Eu morei numa chácara onde só valia a lei do facão durante o verão, dava pra ouvir o capim elefante crescendo sob o sol depois da chuva, depois mudei pruma casa de fundos que também era praguejada por isso e mamona. Nas duas eu respondi com uma machete de canavieiro que eu afiava com uma "lima de enxada" como dizem nas ferragens daqui e depois dava uma ajeitada na pedra. Agora moro do lado de um vizinho natureba que não corta capim elefante nem mamona da calçada! um perigo pra quem chega de noite pois cabem ums três manos embaixo do mato dele. Aí,comprei um facão cego desses aí de 13 reais, dei uma rapidinha nele e em seguida zerei o matagal da calçada até uns 5 metros do meu portão.

 

O VdM falou tudo, é uma lima para definir o fio e depois um refino dele e da-lhe faconada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...