Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros
Trauco,

 

Se você estiver interessado eu espero estar enganado, mas esta última skinner que você postou acho que não sai por menos de 35/40 USD.

 

Se sair por menos, é um bom negócio ( como sempre digo, não fosse minha munhequitude, até na casa dos 50/60 USD considero estas peças pela qualidade, bons negócios ), ficando abaixo da média que normalmente alcançam.

 

Uma boa dica é ficar de olho em peças cujo leilão finaliza no dia do super-bowl.

 

Vou procurar saber qual será esse dia!!! ::hahaha::::hahaha::::hahaha::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cabral, você que já botou a mão na massa, sabe dizer qual o tamanho dos pinos para aqueles dois furos maiores da cheff?

 

Estou decidindo entre estas duas talas de G10 abaixo, e queria aproveitar e mandar vir junto os pinos de inox...

 

http://www.ebay.com/itm/Knife-Scales-Olive-Green-CANVAS-408-micarta-blade-/300650769505?pt=Collectible_Knives&hash=item46002eac61

 

ou

 

http://www.ebay.com/itm/Knife-Scales-Double-OD-Green-CANVAS-1-4-micarta-blade-blank-handle-making-/260938576660?pt=Collectible_Knives&hash=item3cc126b314

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

( E )

 

Te dou razão que o forum serve para debater idéias e compartilhar idéias, e como eu disse, leio o forum praticamente todos os dias porque acredito que o pessoal aqui sempre apresenta coisas novas e informativas ::otemo::::otemo::::otemo::

 

Antes de ser bombeiro fui metalúrgico (fazia machados e martelos por desgaste e forjamento), sem gostei de lâminas, participei de torneios de corte (machado e faca, mas no machado era melhor), e agora só uso lâminas por hobby (exceto no serviço), e por isso vim partilhar minha opinião.

 

Quase todo modelo de faca (exceto as puramente artísticas) possuem muita utilidade, depende apenas da tarefa e do operador.

 

E como você disse, a expressão custo/benefício ficou tão comum que acabamos por usar de uma forma não muito adequada, pois para avaliar o custo benefício deve ser considerado também quem vai usar e no que, tanto que por ler este forum acabei comprando uma mora 748 (em 12c27 pelos argumentos apresentados pelo cabraljr) para usar em casa, e pude perceber que é excelente faca para se trabalhar com precisão, principalmente porque não flexiona, e da uma boa precisão de corte, mas nem imagino qualquer bombeiro usando uma dessas no serviço de salvamento terrestre (mergulho não sei mesmo pq ainda não me especializei).

 

Eu leio muita coisa aqui, e na maior parte aprendo alguma coisa nova, acrescento algo ao que eu já sabia um pouco, e poucas vezes não concordo mas me mantenho quieto por não ter tantos argumentos técnicos ou práticos para debater, e no caso de facas desse tipo me senti na condição de argumentar pois a uso quase todos os dias no trabalho (pouco todos os dias para falar a verdade, mas sempre com muita utilidade) e sei das vantagens de uma ferramenta como essas para as atividades que eu exerço.

 

Para acabar com todo esse meu blá blá blá, eu acabei interferindo pois leio um monte de coisas por ai, e acompanhei a discusão em outro forum (inclusive foi apresentado aqui) sobre a impossibilidade de se afiar facas zakharov e ela começou como sendo MUITO difícil de se afiar facas em aço VC 131 temperado, dai difícil virou "quase impossível", e ficou "impossível" rapidinho, isso para várias pessoas que lidam com afiação todos os dias, e tenho certeza que sabem que não é assim as coisas, e ninguém falou nada, mesmo outros cuteleiros, simplesmente porque um cara novo argumentou falando várias coisas desnecessárias e e pessoal passou a acreditar nisso só para esculachar o cara, até uma suposta afirmação de que o Flavio Duprat afirmou que só dava pra afiar metais tão duros usando diamantes ::putz:: e aqui do jeito que a historia começou ia acabar se criando a "verdade", de que facas desse tipo não prestam e ponto, e não é bem assim...

 

Quanto a imbel eu nunca usei e nem vi ser utilizada, mas o seu desenho me seria muito útil, assim como a lobo-guará me é muito útil ::otemo::

 

E quanto ao preço, eu comprei logo que ele acabou de determinar o modelo definitivo, e paguei R$200,00, ela tem 10 polegadas de lâmina, 5mm de espessura, e usa aço Cromo-Vanádio com 0,80 de carbono, com o cabo em celeron.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Andre,

 

Você me pegou pelo pé agora... eu só fui na minha "caixinha" e testei alguns pedaços de varetas de aço "inox" que nem sei que aço é, e uma delas entrou justo, justo.

 

Mas fazendo uma medida aqui o mais acurada possível com uma régua ( o paquímetro está no consultório ), é 3/16.

 

Sabia que você ia gostar do G-10 "listras de tigre"...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Trauco,

 

Se você estiver interessado eu espero estar enganado, mas esta última skinner que você postou acho que não sai por menos de 35/40 USD.

 

Se sair por menos, é um bom negócio ( como sempre digo, não fosse minha munhequitude, até na casa dos 50/60 USD considero estas peças pela qualidade, bons negócios ), ficando abaixo da média que normalmente alcançam.

 

Uma boa dica é ficar de olho em peças cujo leilão finaliza no dia do super-bowl.

 

Como eu comentei no post dos links errados, só vale a pena se operar a "gengiva" ::hãã::::hahaha::::hahaha::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

André,

Não estressa muito com ser "orgânico" ou não. Madeira, osso e fibra capilar (cabelo, unha, chifre) são as coisas que sobram em qualquer tumba milenar. Aqui em casa só T*tina e as duas Mora tem cabo sintético, o resto é madeira, osso ou chifre e nenhum deles degrada mais depressa que as lâminas que os usam como cabo.

Eu acho que o sintético oferece mais opções estéticas e fáceis de trabalhar e por isso ando de olho neles, mas no fim acho que vou morrer num cabo de madeira mesmo ::hãã::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Koioz e E,

 

Por amor ao debate estamos todos nós aqui, perdendo o tempo e ganhando sabedoria! posto aqui minha "humilde" opinião, de um velho trilheiro e montanhista que já trilhou boa parte dos biomas brasileiros, e me acho na obrigação de compartilhar a minha experiência. Costumo recomendar para turma facas pequenas, confiáveis e com melhor preço possível, pois sei que a mulecada mochileira é dura mesmo. uma mora, parece ridícula mas é usada pelo exército sueco, lógico que um bombeiro vai precisar de coisa mais parruda para forçar uma porta ou abrir uma janela, se esmerilhasse a ponta, arredondando-a, seria ideal para cortar cinto de segurança, cortar uma calça jeans ou mesmo descascar uma laranja depois do almoço. Um mochileiro trilheiro ou montanhista não é mateiro, deve andar pelas trilhas já marcadas, e no máximo usar um facão leve de meio quilo, pois já está com uma mochila pesada e cada grama cobra o seu preço numa trilha morro acima como serra fima ou Petrópolis-Teresópolis. Falo pelo peso, sei como é difícil arrumar uma mochila para uma travessia longa e tentar manter o seu peso abaixo de vinte quilos. no tópico light e fast se briga por 100g no saco de dormir ou se paga um absurdo por uma barraca de 1,5 quilos. A lobo gará sem dúvida é uma faca fenomenal, mas ela é 500g mais pesada que uma condor hudson bay de 9" e custa o dobro do preço, fazendo um paralelo, o trabalhador da construção civil uma uma furadeira profissional com martelete da Bosch de 900W e para mim basta uma Bosch hobby de 400w para fixar uma pratilheira na cozinha.

Uma coisa é certa, esse lugar é extremamente democrático e eu sou o primeiro a fazer questão que todos participem, só indignei com a recente exploração comercial deste espaço.

 

inté...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Koioz e E,

 

Por amor ao debate estamos todos nós aqui, perdendo o tempo e ganhando sabedoria! posto aqui minha "humilde" opinião, de um velho trilheiro e montanhista que já trilhou boa parte dos biomas brasileiros, e me acho na obrigação de compartilhar a minha experiência. Costumo recomendar para turma facas pequenas, confiáveis e com melhor preço possível, pois sei que a mulecada mochileira é dura mesmo. uma mora, parece ridícula mas é usada pelo exército sueco, lógico que um bombeiro vai precisar de coisa mais parruda para forçar uma porta ou abrir uma janela, se esmerilhasse a ponta, arredondando-a, seria ideal para cortar cinto de segurança, cortar uma calça jeans ou mesmo descascar uma laranja depois do almoço. Um mochileiro trilheiro ou montanhista não é mateiro, deve andar pelas trilhas já marcadas, e no máximo usar um facão leve de meio quilo, pois já está com uma mochila pesada e cada grama cobra o seu preço numa trilha morro acima como serra fima ou Petrópolis-Teresópolis. Falo pelo peso, sei como é difícil arrumar uma mochila para uma travessia longa e tentar manter o seu peso abaixo de vinte quilos. no tópico light e fast se briga por 100g no saco de dormir ou se paga um absurdo por uma barraca de 1,5 quilos. A lobo gará sem dúvida é uma faca fenomenal, mas ela é 500g mais pesada que uma condor hudson bay de 9" e custa o dobro do preço, fazendo um paralelo, o trabalhador da construção civil uma uma furadeira profissional com martelete da Bosch de 900W e para mim basta uma Bosch hobby de 400w para fixar uma pratilheira na cozinha.

Uma coisa é certa, esse lugar é extremamente democrático e eu sou o primeiro a fazer questão que todos participem, só indignei com a recente exploração comercial deste espaço.

 

inté...

 

Mais um equipamento que conheci e aprendi mais uma pouco ::otemo::::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...