Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros

Bom dia à todos!

 

Em primeiro lugar me desculpo com todos. Meus dois defeitos principais ( além dos outros trocentos, é claro ) que são a prolixidade e a danada da ênfase que tendo a dar em tudo.

 

Vejo que de forma não intencional forcei e torci a barra para um lado, e por isso causei justificados desconfortos que até então não se faziam presentes aqui neste espaço.

 

Não é justo e nem correto que só porque não tive tato, todos se contaminem e paguem por isso.

 

A partir de agora estou dando um tempo no Mochileiros.com.

 

Voltem ao ambiente anterior, não de conformismo ou concordância, mas de aprendizado mútuo.

 

Todos aqui sabem muito e todos aqui aprendemos muito!

 

Volto um outro dia; e parafraseando um certo Véio que tem nestas trilhas deste mundão: Inté...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Total perda de energia!!!!!!!!!!! ::putz::::putz::::putz::::putz::

 

Isto é o mais comum nos fóruns do mundo afora: levar para o lado pessoal.

 

Vamos parar com isso turma, voltemos às discussões sadias e RELEVANTES, OK?

 

Temos em nossas telas mais de 170 páginas de informações das mais variadas e com um conteúdo único no nosso idioma. VCS QUEREM ESTRAGAR ISTO?? ::kiss::

 

Bom, o que sabem sobre a United Cutlery?

 

Tenho estas duas peças chinesas daí:

facas009.jpg

 

Comprei pensando em usá-la como uma pequena machate mas não é legal. É desbalanceada e o fio é de um lado só da lâmina.

facas011.jpg

 

Esta, pelas imagens, achei muito bonita e potente, mas também decepcionou pelo mesmo motivo da outra: o cabo é mais pesado que a lâmina

 

Comentem.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Bom dia à todos!

 

Em primeiro lugar me desculpo com todos. Meus dois defeitos principais ( além dos outros trocentos, é claro ) que são a prolixidade e a danada da ênfase que tendo a dar em tudo.

 

Vejo que de forma não intencional forcei e torci a barra para um lado, e por isso causei justificados desconfortos que até então não se faziam presentes aqui neste espaço.

 

Não é justo e nem correto que só porque não tive tato, todos se contaminem e paguem por isso.

 

A partir de agora estou dando um tempo no Mochileiros.com.

 

Voltem ao ambiente anterior, não de conformismo ou concordância, mas de aprendizado mútuo.

 

Todos aqui sabem muito e todos aqui aprendemos muito!

 

Volto um outro dia; e parafraseando um certo Véio que tem nestas trilhas deste mundão: Inté...

Bom dia, Cabral! Que isto, meu caro, até agora foi enfatizado justamente esta troca. Apareceu um caso excepcional de uma pessoa que trabalha e depende de um instrumento que muda o ponto de vista utilitário da discussão. Acho a conversa se enquadra perfeitamente sobre 'qual faca comprar'. Por seu ângulo, defendia um tipo de faca que foi APARENTEMENTE rejeitada aqui.

 

Não se sinta assim e pelo contrário, entenda um envolvimento do pessoal pelo tema. ::otemo::::otemo::

 

Abraço!

 

[editado daqui para baixo ;)~]

 

Total perda de energia!!!!!!!!!!! ::putz::::putz::::putz::::putz::

 

Isto é o mais comum nos fóruns do mundo afora: levar para o lado pessoal.

 

Vamos parar com isso turma, voltemos às discussões sadias e RELEVANTES, OK?

 

Temos em nossas telas mais de 170 páginas de informações das mais variadas e com um conteúdo único no nosso idioma. VCS QUEREM ESTRAGAR ISTO?? ::kiss::

 

Bom, o que sabem sobre a United Cutlery?

 

Tenho estas duas peças chinesas daí:

facas009.jpg

 

Comprei pensando em usá-la como uma pequena machate mas não é legal. É desbalanceada e o fio é de um lado só da lâmina.

facas011.jpg

 

Esta, pelas imagens, achei muito bonita e potente, mas também decepcionou pelo mesmo motivo da outra: o cabo é mais pesado que a lâmina

 

Comentem.

Abraços.

Olá, Guimarães! Com certeza! :wink:::cool:::'>

 

Quais são as espessuras das lâminas? E do que são feitas?

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Koioz

Outro dia falaram em caça de javali aqui no tópico e eu fui perguntar prum pelotense amigo meu sobre a realidade disso. O cara me retornou uma matéria sobre um pessoal da região dele que formou um time de extermínio com apoio do IBAMA que atende pedidos de agricultores e pecuaristas para dizimar a praga. Na matéria que ele passou, esse time (qeu conta com um agente do IBAMA para controlar o que é abatido) tinha vindo aqui pra São Paulo dar palestra sobre abate de javalis (eu nem sonhava que esses bichos já haviam subido tanto).

 

O que isso tem a ver com as facas?

 

Tem a ver que os caçadores da matéria aparecem de roupa de frio comum, com armas comuns e, heresia!, botas tipo 7-léguas até perto do joelho, nada de gore-tex camuflado, nada de layer-2, 3, etc, nada de magnum, de .30-30 de bowie D-2, eles trabalham com cães, binóculos e armas comuns. E matam javalis adoidado. Aqui em SP se enroscaram porque o bicho se esconde em canavial, mas na terra deles, usam a vergonha da vergonha do mochileiros.com: vira-latas, armas comuns, roupa de lã, bota de borracha, etc.

 

Acho que a vida profissional de caçadores, seringueiros, caiçaras, passsa muito longe do nosso papo aqui e do uso das nossas facas,

você nos mostrou a demanda da sua profissão, eu achei que você não podia ter escolhido ferramenta melhor. Eu conheço outras experiências profissionais que reforçam a sua mas não cabem aqui.

 

Só quis dar o exemplo do pessoal que mata javali profissionalmente com equipamento que por aqui seria considerado totalmente "amador", e olha que nem vi as facas que os "amadores" usam para esfolar e carnear os bichos, mas aposto que não chegam no chinelo do que a gente considera profissional aqui.

 

Emfim, o bom aqui é conhecer novidades e aprender o nível de bizarrices que o colecionismo e o TOC pode atingir ::hãã::::hãã::::hahaha:: ::hahaha::

 

Trauco, acho que fui eu quem puxou o assunto dos javalis, tenho vários amigos que os caçam regularmente, tanto em SC quanto no RS. Este bicho já invadiu boa parte do nosso país. MG está quase criando uma portaria do Min da Agricultura permitindo o abate, a exemplo dos estados citados. Aqui no Rio, municípios como Mendes padecem do mesmo mal, em SP tem demais também, já há indícios que tenham chegado à Bahia! ::dãã2::ãã2::'>

 

Meus amigos e os amigos deles tem equipamentos de primeira sim, de fuzis dedicados a facas de caça das marcas top ou custom, roupas compradas na Cabelas, camera de trilha, feeder, e sensor laser de presença que dispara uma luz infravermelha quando a vara sai do mato pro campo limpo. Tem dois tipos de caçada comuns, uma com cachorros e a de espera, modalidade adotada neste exemplo por um grupo de amigos.

 

Na verdade a caça está ditando até mesmo o MEU equipo, visando visitas em breve. Assim que meu CR de caça for renovado, pretendo comprar/ montar um fuzil pra encarar a porcada. A bowie vai do meu lado, óbvio. ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
André,

Não estressa muito com ser "orgânico" ou não. Madeira, osso e fibra capilar (cabelo, unha, chifre) são as coisas que sobram em qualquer tumba milenar. Aqui em casa só T*tina e as duas Mora tem cabo sintético, o resto é madeira, osso ou chifre e nenhum deles degrada mais depressa que as lâminas que os usam como cabo.

Eu acho que o sintético oferece mais opções estéticas e fáceis de trabalhar e por isso ando de olho neles, mas no fim acho que vou morrer num cabo de madeira mesmo ::hãã::

 

Estresso não, só me interessei pelo visual mesmo. Eu tenho dos dois mundos aqui em casa. ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Bom dia à todos!

 

Em primeiro lugar me desculpo com todos. Meus dois defeitos principais ( além dos outros trocentos, é claro ) que são a prolixidade e a danada da ênfase que tendo a dar em tudo.

 

Vejo que de forma não intencional forcei e torci a barra para um lado, e por isso causei justificados desconfortos que até então não se faziam presentes aqui neste espaço.

 

Não é justo e nem correto que só porque não tive tato, todos se contaminem e paguem por isso.

 

A partir de agora estou dando um tempo no Mochileiros.com.

 

Voltem ao ambiente anterior, não de conformismo ou concordância, mas de aprendizado mútuo.

 

Todos aqui sabem muito e todos aqui aprendemos muito!

 

Volto um outro dia; e parafraseando um certo Véio que tem nestas trilhas deste mundão: Inté...

 

Dar um tempo de um forum é coisa corriqueira, seja porque voltamos nossa atenção para outros temas, seja porque o forum em questão anda parado e chato, seja porque o clima anda pesado e desagradável.

 

De qualquer forma, não esquenta. ::putz::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

De verdade pessoal, não queria ter causado nada de incomodo no ambiente do forum :(

 

Prometo que agora passo a mais ler do que escrever ::xiu:: (e sem causar bagunça)

 

Quanto ao Cabral, eu peço descula se fui xarope na minha argumentação, é sincero quando eu digo que não é pessoal com pessoal alguma, só não concordava com poucas coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Hoje eu resolvi montar uma traquitana usando um multímetro de 15 reais, uma cuba de plástico feita com o fundo de uma garrafa pet de água mineral, ~400 ml água da torneira com uma colher de chá de sal de cozinha. No jacaré do fio preto do voltímetro prendi, como referência, uma peça de latão, um T de linha de gás GLP, que lavei com detergente e uma buchinha e enxaguei bem e mergulhei uma extremidade na salmoura. No jacaré do fio vermelho do voltímetro, coloquei uma série de lâminas e medi a diferença de potencial, em milivolts. O resultado é o seguinte:

 

Aços Carbono

 

Mora Classic -360 mV

Tatu -310 mV

Martinni -240 mV

Opinel -230 mV

Lima de afiar enxada -220 mV

Lima de afiar serra -216 mV

Prego Gerdau -210 mV

Coqueiro -180 mV

 

Stainless e Inox

Mora filet +9 mV (~=0,0)

Ipê +20 mV

Coqueiro 0,000 V

Santoku -100 mV

Mora Sandvik -30 mV

D-2 -220 mV

 

 

A Mora Classic realmente é a mais vulnerável à ferrugem, e pinos ou guarda de latão devem ser um desastre em contato com a lâmina. A D-2 me surpreendeu, lavei tudo e refiz e ela continuou com o mesmo resultado embora não enferruje com uso normal. No entanto, desde que a patroa a usou para fazer dois furos em uma lata de azeite, ela apresenta duas pequenas manchas no fio nos locais onde isso aconteceu, embora não tenha feito dente nem nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Muito bom este tópico!

Muita informação legal aqui.

 

Deviam fazer uma lista das facas "BB" --> Boas e Baratas, haha

Só pra servir de guia para os usuários novatos que querem comprar uma faquinha pra usar na trilha, acampamento...

Boas facas que custam até 50 dólares, por exemplo.

 

Gerber Big Rock

Mora Buschraft Force (2060)

Mora Bushcraft 2010

Mora Bushcraft Triflex (2080)

Mora Companion 860MG

Mora 546

Mora 546G

Condor Rodan

Condor Bushlore

Condor Hudson bay

etc

 

Tem mais Moras interessantes, eu só citei algumas. Pelo que vocês já discuturam aqui e em outros tópicos tem facas para todos os gostos, de aços carbono e inoxidáveis.

Eu incluiria a Hultafors GK (pra quem gosta de aço carbono):

http://www.hultafors.se/www/live/gemensam/iframe.aspx?TreeID=23785

 

Tem 3 mm de espessura, 58-60 HRC e sai por 37 reais (incluindo o frete) na Heinnie.

 

 

E também a Condor Kumunga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...