Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Verdade Trauco, mas para cozinha, onde água e sabão é uma realidade diária, o aspécto fica terrível, optaria por um material sintético sim. André, vai de micarta ou G-10.

 

inté...

 

Acho que é necessário rever esse mantra.

 

Madeira, osso e chifre na cozinha (ou barco,cais, trilha) são tão apropriados quanto qualquer material sintético e degradam na mesma velocidade, ou até menor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Koioz

Outro dia falaram em caça de javali aqui no tópico e eu fui perguntar prum pelotense amigo meu sobre a realidade disso. O cara me retornou uma matéria sobre um pessoal da região dele que formou um time de extermínio com apoio do IBAMA que atende pedidos de agricultores e pecuaristas para dizimar a praga. Na matéria que ele passou, esse time (qeu conta com um agente do IBAMA para controlar o que é abatido) tinha vindo aqui pra São Paulo dar palestra sobre abate de javalis (eu nem sonhava que esses bichos já haviam subido tanto).

 

O que isso tem a ver com as facas?

 

Tem a ver que os caçadores da matéria aparecem de roupa de frio comum, com armas comuns e, heresia!, botas tipo 7-léguas até perto do joelho, nada de gore-tex camuflado, nada de layer-2, 3, etc, nada de magnum, de .30-30 de bowie D-2, eles trabalham com cães, binóculos e armas comuns. E matam javalis adoidado. Aqui em SP se enroscaram porque o bicho se esconde em canavial, mas na terra deles, usam a vergonha da vergonha do mochileiros.com: vira-latas, armas comuns, roupa de lã, bota de borracha, etc.

 

Acho que a vida profissional de caçadores, seringueiros, caiçaras, passsa muito longe do nosso papo aqui e do uso das nossas facas,

você nos mostrou a demanda da sua profissão, eu achei que você não podia ter escolhido ferramenta melhor. Eu conheço outras experiências profissionais que reforçam a sua mas não cabem aqui.

 

Só quis dar o exemplo do pessoal que mata javali profissionalmente com equipamento que por aqui seria considerado totalmente "amador", e olha que nem vi as facas que os "amadores" usam para esfolar e carnear os bichos, mas aposto que não chegam no chinelo do que a gente considera profissional aqui.

 

Emfim, o bom aqui é conhecer novidades e aprender o nível de bizarrices que o colecionismo e o TOC pode atingir ::hãã::::hãã::::hahaha:: ::hahaha::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Koioz e E,

 

Por amor ao debate estamos todos nós aqui, perdendo o tempo e ganhando sabedoria! posto aqui minha "humilde" opinião, de um velho trilheiro e montanhista que já trilhou boa parte dos biomas brasileiros, e me acho na obrigação de compartilhar a minha experiência. Costumo recomendar para turma facas pequenas, confiáveis e com melhor preço possível, pois sei que a mulecada mochileira é dura mesmo. uma mora, parece ridícula mas é usada pelo exército sueco, lógico que um bombeiro vai precisar de coisa mais parruda para forçar uma porta ou abrir uma janela, se esmerilhasse a ponta, arredondando-a, seria ideal para cortar cinto de segurança, cortar uma calça jeans ou mesmo descascar uma laranja depois do almoço. Um mochileiro trilheiro ou montanhista não é mateiro, deve andar pelas trilhas já marcadas, e no máximo usar um facão leve de meio quilo, pois já está com uma mochila pesada e cada grama cobra o seu preço numa trilha morro acima como serra fima ou Petrópolis-Teresópolis. Falo pelo peso, sei como é difícil arrumar uma mochila para uma travessia longa e tentar manter o seu peso abaixo de vinte quilos. no tópico light e fast se briga por 100g no saco de dormir ou se paga um absurdo por uma barraca de 1,5 quilos. A lobo gará sem dúvida é uma faca fenomenal, mas ela é 500g mais pesada que uma condor hudson bay de 9" e custa o dobro do preço, fazendo um paralelo, o trabalhador da construção civil uma uma furadeira profissional com martelete da Bosch de 900W e para mim basta uma Bosch hobby de 400w para fixar uma pratilheira na cozinha.

Uma coisa é certa, esse lugar é extremamente democrático e eu sou o primeiro a fazer questão que todos participem, só indignei com a recente exploração comercial deste espaço.

 

inté...

VDM! Esta é a troca que o fórum proporciona! Diferentes experiências, diferentes necessidades. ::otemo::::otemo::::otemo:: Com certeza este tipo de faca não é o melhor conselho para este tipo de trilheiro e montanhista como colocou. E eu também não sou de gastar horrores para satisfazer minha 'gula'; se tenho a real necessidade não poupo mesmo, mas se é por luxo, me desculpem pela franqueza, é contra minha maneira de viver. Gosto da simplicidade e gosto mais ainda do que eu posso meter minhas mãos, aprender para fazer. Quando vejo este tipo de equipamento eu logo penso: como eu a faria? Precisaria uma igual e partir para uma adaptada; portanto, como eu faria uma igual apenas para chegar na que eu preciso realmente. Sei lá, muitas vezes isto não sai das idéias, outras me arrisco um pouco mais. Já postei aqui no Mochileiros.com uma espiriteira [ construindo-uma-espiriteira-fogareiro-a-alcool-t12994-810.html#p661272 ] que venho adaptando cada vez mais um pouco para a minha necessidade (não estou dizendo que só minha, muitos podem partilhar da mesma); principalmente, gosto do processo da descoberta.

 

Este fórum como outros, e a literatura sobre aços e lâminas que acompanho me inspiram. A troca aqui é muito sadia e rica, por todos até o momento, e entendo o cuidado do Koioz para não deixar que uma opinião forme as demais apenas por insegurança de cada elemento do grupo (que fique claro que eu disse do cuidado para que isto não aconteça, não que acontece!). Admiro, tanto sua coragem e personalidade para se impor contra esta atitude que tornaria o espaço monótono quanto sua ousadia de cutucar a argumentação no comentário que percebeu tal atitude. As respostas demonstram se condiz ou não com sua percepção.

 

Faca grande, faca pequena, canivete e facões, caro e barato, tudo é válido dependendo da necessidade. Como eu disse antes, seria ridículo comer uma maça com uma faca 'Rambo' destas sentado no sofá da sua casa. É como comprar uma prancha de surf para ficar remando na piscina. ::lol4::::lol4:: Nada contra quem faça isto, eu não me sentiria bem. Como também não me sentiria bem com duzentas facas em casa apenas por gostar de lâminas. De novo, nada contra com quem faz isto, cada um com suas prioridades! E até gosto de saber que alguém as tem (as prioridades) diferentes das minhas; defendendo seu ponto de vista com paixão; aí encontro algo em comum comigo, total comprometimento. Já de quem bajula outros por falta de opinião não me faz falta; sem maldade, apenas não me identifico com este grupo. Antes alguém de qualidade para uma calorosa discussão do que muitos seguidores babões! ::lol3::::lol3:::D Não nasci para ser guia de ninguém. ::bruuu::

 

Concordando com você, seremos democráticos nas sugestões de equipamentos, da mesma maneira com uma faca cara e pesada como com uma faca barata e leve. Leve e cara, pesada e barata. Facas em D-2 normalmente são caras, são mais que trilhas e montanhismos assim precisariam, mas são de qualidades e fazem parte do assunto. Parte do desejo de quem aprecia lâminas. Da mesma maneira que quem trabalha com elas necessitam algumas mais especificas, e algumas vezes custando um pouco mais: compartilharemos destas também!

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Trauco,

 

Basta puxar a gaveta de facas da minha cozinha e olhar para as facas velhas de cabo sintético e para as de madeira, não precisa de nenhum ensaio físico-químico para atestar essa evidencia.

 

inté...

 

O mesmo vale para a minha gaveta ou da dos meus pais, não sei porque a sua gaveta possa valer mais que a minha ou vice-versa caso tenhamos cabos com as mesmas madeiras, ossos e chifres. ::hãã::

 

Nem tinha pensado em ensaio físico-quimico ou não pois se a questão é estética, então o que vale é desfile na knife-fashion-week ::love::

 

A única coisa que faz sentido medir/ensaiar honestamente é para replicar carteiraço e argumento de autoridade e se livrar dessa pegação no pé. ::tchann::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
...

Para acabar com todo esse meu blá blá blá, eu acabei interferindo pois leio um monte de coisas por ai, e acompanhei a discusão em outro forum (inclusive foi apresentado aqui) sobre a impossibilidade de se afiar facas zakharov e ela começou como sendo MUITO difícil de se afiar facas em aço VC 131 temperado, dai difícil virou "quase impossível", e ficou "impossível" rapidinho, isso para várias pessoas que lidam com afiação todos os dias, e tenho certeza que sabem que não é assim as coisas, e ninguém falou nada, mesmo outros cuteleiros, simplesmente porque um cara novo argumentou falando várias coisas desnecessárias e e pessoal passou a acreditar nisso só para esculachar o cara, até uma suposta afirmação de que o Flavio Duprat afirmou que só dava pra afiar metais tão duros usando diamantes ::putz:: e aqui do jeito que a historia começou ia acabar se criando a "verdade", de que facas desse tipo não prestam e ponto, e não é bem assim...

...

Sei de qual discussão está falando. E se acompanha aquele fórum ou se tiver curiosidade, procure pelas discussões deles onde não se perdoam nenhum comentário que consideram errôneo. Não sei se ficaram quietos por concordarem com esta afirmação, ou se não achavam que tinham o conhecimento especifico daquela situação para uma contradição; ou também alguma outra razão, mas um complô destes seria bem difícil. É um espaço que junta muitos bons cuteleiros artesanais disputando atenção e conhecimento que se agregam aos seus trabalhos - não é um grupo que visa desenvolver o talento igualmente, apesar de trabalharem juntos pelo meio - quando o trabalho é desenvolvido por habilidades manuais, o importante não é alcançar uma determinada fatia de mercado, e sim prestigio! Pouco importa vender milhares de facas baratas, importa que suas facas sejam peças de interesse único, de leilões milionários! O processo artesanal é mais demorado e exige certas qualidades extravagantes ao contrário do processo industrial.

Já vi aquele espaço pegar fogo a ponto de achar que iriam encerrá-lo por tanta pancadaria. ::toma::::toma::::toma::::lol4::::lol4::

 

E quanto ao preço, eu comprei logo que ele acabou de determinar o modelo definitivo, e paguei R$200,00, ela tem 10 polegadas de lâmina, 5mm de espessura, e usa aço Cromo-Vanádio com 0,80 de carbono, com o cabo em celeron.

Nenhum olho da cara. Ao menos meus olhos valem um pouco mais. ::lol3::::lol3::::lol3::

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Trauco,

 

Não vale nem mais nem menos, só que eu não tenho acesso a sua nem a dos seus pais, a minha velha gaveta apenas expõe as feridas do tempo nas facas. Quando falei em estética, não me referi a algo "fashion", mas a um cabo deteriorado de madeira comparado a um sintético com marcas de queimado e arranhado. Para mim fica nítida a diferença de resistência a água e microrganismos (não que a minha cozinha seja contaminada) entre os materiais. Tenho uma daquelas mundial de cabo branco de açougueiro com mais de dez anos e nem se compara a tramontina de cabo de madeira e outras sem marca aparente com cabo de madeira.

 

Apenas não entendi a frase

A única coisa que faz sentido medir/ensaiar honestamente é para replicar carteiraço e argumento de autoridade e se livrar dessa pegação no pé. ::tchann::
??? espero que não seja comigo... que a única carteiraça que dou é pro porteiro do clube, mesmo assim, porque se não ele me barra!!!

 

inté...

 

já é tarde e amanhã levanto cedo para ir pra trilha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...