Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Hoje chegou a minha aço mola do Tahar, ela foi paga dia 21/12 e o envelope foi postado dia 29/12.

A faca foi arrematada por US $14.26 e o frete pago foi US $15.00 (USPS First Class Mail InternationalTM).

No envelope bolha, o preço pago aos correios foi US $9,14. Ao contrário da outra, o S/H teve um ágio de 5 dólares.

A faca veio envolta em óleo e papel manteiga, embrulhada junto com uma bainha muito boa e de couro (ao contrário da anterior) que também foi embrulhada em plástico.

O cabo é composto: nó de madeira, papel vulcanizado, metal, osso. A guarda e os pinos são de latão.

A lâmina de aço mola está polida como espelho, é espessa como a D-2 anterior mas veio perigosamente afiada, o que dá para compreender dado o tipo de aço.

O modelo de lâmina é reto, mas tem muita "gengiva" para o meu gosto

 

http://www.ebay.com/itm/120830892495?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1439.l2649

 

agora vou "positivar" o Tahar e ficar de olho em outra barbada como essa. ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bela faca...pelo preço então!!!

 

Até agora só paguei menos de US 20 em uma faca!

 

E só volto a comprar dele quando chegar as que paguei na hora e ele faz o favor de não dar notícias sobre o envio!!!! ::grr::::grr::::grr::

 

Viu, é sério essa debandada do Cabral????? Oxê....vorta aí rapaz! Suas opiniões valem muito pra todos aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Bela faca...pelo preço então!!!

 

Até agora só paguei menos de US 20 em uma faca!

 

E só volto a comprar dele quando chegar as que paguei na hora e ele faz o favor de não dar notícias sobre o envio!!!! ::grr::::grr::::grr::

 

Eu costumo fazer isso, só compro novamente do mesmo vendedor quando chega a última coisa que comprei dele. É bom para disciplinar a gente quando o vendedor tem muita coisa boa e para ele não querer cobrar frete individual e enviar em bloco :)

 

Viu, é sério essa debandada do Cabral????? Oxê....vorta aí rapaz! Suas opiniões valem muito pra todos aqui.

 

Não sei, não acompanhei os acontecimentos que levaram ao monte de desculpas de todo mundo e confesso que não quero saber. Eu tomei uma chamuscada grátis de alguém, dei uma resposta do mesmo nível e fui viver a vida enquanto é tempo.

 

Ontem acordei cedo e fiquei medindo minhas facas com o multímetro e quando voltei pra relatar, tava tudo de cabeça pra baixo.

 

Espero que ele volte porque queria saber se ele viu alguma diferença na D-2 entre a parte "original" e a parte que ele esmerilhou para comparar com as manchas de oxidação do fio da minha.

 

Do tahar eu "tô de butuca" nessa aqui:

 

http://www.ebay.com/itm/SG-12J-Custom-made-D-2-DIE-steel-knife-BURL-WOOD-/120847994490?pt=Collectible_Knives&hash=item1c231a0e7a

 

mas alguém com 1189 pontos de experiência já deu um lance inicial... :( Vou dar mais uma ciscada nestes outros dois de quem comprei recentemente:

 

http://myworld.ebay.com/ecue_jacky/?_trksid=p4340.l2559

 

http://stores.ebay.com/PremiumKnifeSupply

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Trupe!

 

Semana passada resolvi procurar algum aço para fazer minha primeira faca. Desbastando, claro, não sei quando será possível forjar, mas tenho vontade; e muita curiosidade.

Em três lugares diferentes, consegui três tipos de feixes de molas: uma de fusca e um pedaço de uma de caminhonete que me foram dadas e uma de kombi, a que queria em primeiro lugar, pela largura, paguei 10 reais. Achei que valia a pena pela experiência. :wink::wink:

 

A mola de fusca (à esquerda) tem 955mm de comprimento por 21mm de largura e 3mm de espessura; a mola de kombi (à direita), tem 975mm de comprimento, 31mm de largura e 3mm de espessura. Posso dizer que são 5160, mas sem certeza absoluta. É uma velha discussão, alguns fabricantes usarem outros aços, mas até onde sei, muitos são feitos com o 5160 mesmo.

 

20120123200635.jpg

 

O pedaço de mola de caminhonete tem 340mm de comprimento, 60mm de largura e 6mm de espessura. Uma jumenta! ::ahhhh::::ahhhh::::lol3:: Esta vai ser para um outro momento, a peça é bem maior e levemente encurvada, o que necessitará de umas boas marteladas e decidir entre o desbaste de 6mm de espessura e forjá-la. ::otemo:::wink:

 

Vista inferior:

20120123192542.jpg

Vista lateral (ou quase :P ):

20120123192705.jpg

 

Primeiro passo: recozer as molas de fusca e de kombi. Resolvi trabalhar em duas facas ao mesmo tempo. Até porque será bom eu já reduzir os feixes, são grandes para levá-los comigo se for necessário. Este processo foi um improviso total, mas já estou com novas soluções para as futuras etapas. Para quem não conhece o processo de recozimento, serve para deixar o aço mais mole para poder desbastá-lo com mais facilidade: se aquece o aço até a temperatura crítica (não magnética) e o deixe resfriar o mais lentamente possível.

 

Com o aço 'mole', cortei o máximo do tamanho que consegui aproveitar do recozimento e redimensionei os desenhos escolhidos, entre vários esboços, montei novos bonecos ('mock-up'), para ver se os tamanhos estavam bons, tanto da lâmina como da empunhadura, copiei numa folha sulfite, recortei e colei nas barras. As envolvi com fita adesiva transparente para servir de guia no desbaste.

 

Bonecos escolhidos (penso num cabo de madeira para a segunda :wink: ):

20120123194327.jpg

Desenhos coladas no aço já cortado:

20120123194353.jpg

Com alguns desenhos e bonecos:

20120123194456.jpg

As ecolhidas com alguns dos esboços de fundo:

20120123194529.jpg

 

As ferramentas que estou usando são bem simples mesmo. Seria bem útil uma morsa, mas até a mudança, não posso pensar neste tipo de peso.

 

Uma serra de arco, uma lima retangular, uma lima triangular e uma lima redonda. E muitos cortes nos dedos! ::lol4::::lol4::

20120123194630.jpg

 

Serrar e limar, basicamente é isso até se chegar ao formato. Passei uma parte bem mais chatinha do cabo de uma das facas, agora falta pouco para terminar o perfil dela. Com calma, depois dou um melhor acabamento, por agora, a intenção é alcançar a forma.

 

20120123195325.jpg

20120123195617.jpg

 

É isto aí até o momento! Para falar a verdade, a mão está um pouco cansada, mas minha cabeça quer muito terminá-la logo. :lol::lol::lol: Assim que fizer mais alguma parte postarei aqui; hoje, amanhã,..., sem pressa; só ansiedade! ::lol4::

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

(E)

 

Muito, mas muito bacana mesmo!!!!! ::otemo::::otemo::::otemo:: Acho que você me encorajou a tentar uma empreitada desta, o Problema vai ser fazer uma tempera que preste, no mínimo teria que improvisar uma fornalha com carvão insuflando ar com uma ventuínha ou um fole de couro bem medieval :lol: (perigoso eu tacar fogo em casa com essa ganbiarra!!!) acho que vai ser uma empreitada para as férias. enquanto isso vou sonhando e invejando o mu amigo(não se preocupe é inveja boa). O Koioz pode te dar umas dicas, ele já foi metalúrgico.

 

inté...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Muito legal (E), dá inveja, até.

Como você está fazendo para aquecer as barras e controlar/medir a temperatura? Pela cor/pirômetro ? Ou não precisa atingir temperaturas tão altas ?

Opa, Trauco! Quis postar durante o processo para levarmos juntos as soluções e experimentos. ::cool:::'> ::cool:::'> Com o 5160 as coisas são um pouco mais tranquilas neste aspecto, é um aço bastante recomendado para os iniciantes na cutelaria pois é fácil de recozer e dá menos problemas com a têmpera.

 

Usei carvão para aquecer o aço; precisa de um soprador, algo para jogar oxigênio por baixo da brasa (um sistema com uma ventoinha). Prestei bastante atenção na cor que foi ficando (pois o lugar que fiz não entrava muita luz; é melhor para julgar direito visualmente) e usei um imã também: se tocar o imã com o aço e ele não 'pegar', chegou na temperatura adequada, o ponto de desligar a ventilação, colocar bastante carvão por cima e deixar resfriando de um dia para o outro (talvez menos, achei melhor não arriscar tanto na primeira tentativa :? ). O resfriamento precisa ser muito lento, precisa usar o carvão ou outro meio para controlar a queda de temperatura, senão estará apenas normalizando o aço - que é chegando no ponto crítico e depois o deixando resfriar no ar -, e isto tem outra finalidade.

 

Ficou bem 'molinho' para cortar e limar. ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'> Parecia muito quando eu chanfrava cobre para fazer gravura em metal. ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
(E)

 

Muito, mas muito bacana mesmo!!!!! ::otemo::::otemo::::otemo:: Acho que você me encorajou a tentar uma empreitada desta, o Problema vai ser fazer uma tempera que preste, no mínimo teria que improvisar uma fornalha com carvão insuflando ar com uma ventuínha ou um fole de couro bem medieval :lol: (perigoso eu tacar fogo em casa com essa ganbiarra!!!) acho que vai ser uma empreitada para as férias. enquanto isso vou sonhando e invejando o mu amigo(não se preocupe é inveja boa). O Koioz pode te dar umas dicas, ele já foi metalúrgico.

 

inté...

Vai ser legal quando começar a empreitada também, VDM. Colocaremos fogo em tudo por aqui. ::lol3::::lol3:::wink:

Sei que a têmpera será o mais delicado de todo o processo e estou até melhorando a forja para que eu possa tentar uma têmpera seletiva deixando uma parte da faca chegar ao ponto crítico e outra não no próprio carvão. E preciso que a forja seja mais segura para espalhar bem o calor pelo aço. Esta primeira, para recozer, poderia ser bem melhor, mas deu certo. ::mmm:::mmm: Meu improviso não me agradou muito, o segundo será melhor. Mudar até alcançar o objetivo! Tomará que eu consiga. Postarei fotos da próxima para trocarmos idéias.

 

Pensei em fazer uma destas bem primitiva que vi neste vídeo:

 

 

A minha idéia é fazer um modelo simples sem depender de energia elétrica, poder fazer por aí, pelo mato. ::otemo:: Estou com algumas idéias e providenciando a tralha, vamos ver se dará certo.

 

Não precisa de inveja, vamos trocando informações e processos por estas minhas agora e quando começar já terá um certo tipo de experiência virtual. :wink::wink:::cool:::'>

 

O Koioz pode te dar umas dicas, ele já foi metalúrgico.

Estou ouvindo tudo, Koioz! ears.gifears.gifears.gif:D:wink:

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...