Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Facas... Qual comprar?

Postado
  • Membros

Oi pessoal!

Notei q mochileiros costumam gostar de facas!! (como eu)

então bateu a curiosidade e gostaria de saber quantas facas cada um tem, qual o tipo e tudo mais...

eu por exemplo tenho sete lâminas: uma de sobrevivência, uma bowe (n sei como escreve), 1 buterfly, 2 suíços e 2 canivetes comuns (só 1 lâmina).

só fico preocupado com a simbologia. hehehe, as lâminas simbolizam o "falo"...

• Respostas 4k
  • Visualizações 619.7k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Rmcolpani,   Pronto, com esta "inocente" dúvida ele tocou fogo no fruteiro!   Brincadeirinha!   Na verdade você está entre duas excelentes opções!   O Mestre VdM tem uma triflex e eu t

• Rmcolpani,   Não tenho uma triflex, mas tenho uma classic que se aproxima da 2080 em termos de geometria. Como não fiz battoning ou chopping com nenhuma das duas, não posso lhe dar uma opinião sólid

• Véio du Mato
    Véio du Mato

caro Rmcolpani,   como o velho cabral disse, a bushcraft 2010 tem a enorme vantagem de ser inox.... e a triflex enferruja ! para o preparo de alimentos isso é um grande diferencial. a única vantagem

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Frico, você está pensando em aumentar os furos para passar a corda? Se for fazer isto, pode pensar em fazer outros furos e melhorar a distribuição deles para não colocar tantos pinos e um pouco mais largos. Apenas uma idéia. ::cool:::'> :wink:

Abraço!

Postado
  • Membros
Frico, você está pensando em aumentar os furos para passar a corda? Se for fazer isto, pode pensar em fazer outros furos e melhorar a distribuição deles para não colocar tantos pinos e um pouco mais largos. Apenas uma idéia. ::cool:::'> :wink:

Abraço!

Acho que talvez não precise aumentar o diâmetro do furo para a corda passar.

Eu tenho um canivete que passa uma argola de 5mm de diâmetro tipo aro de chaveiro e por ela passa a corda.

Sobre os outros furos, eu acho que eles são mais estéticos e alinhadores das talas pois o pessoal por aqui estava apostando na epoxy para segura-las na faca e não estava rebitando ou parafusando os pinos para fixa-las.

Postado
  • Membros

Abraço!

Acho que talvez não precise aumentar o diâmetro do furo para a corda passar.

Eu tenho um canivete que passa uma argola de 5mm de diâmetro tipo aro de chaveiro e por ela passa a corda.

Sobre os outros furos, eu acho que eles são mais estéticos e alinhadores das talas pois o pessoal por aqui estava apostando na epoxy para segura-las na faca e não estava rebitando ou parafusando os pinos para fixa-las.

A questão é mais estética mesmo. Pensei que com menos pinos e um pouco mais largos a faca pudesse ficar mais interessante. Claro, uma idéia, e talvez trabalhosa. :wink:

Postado
  • Membros

Trupe!

Algumas fotos do perfil feito da segunda faca. Agora começarei os vazados das duas, preciso antes alguma coisa para usar de guia para a lima; improvisarei algo. ::cool:::'> ::cool:::'> :wink:

20120126175959.jpg

20120126174212.jpg

20120126174254.jpg

20120126175506.jpg

Queria lembrar quem for se aventurar nesta brincadeira, para tomar os devidos cuidados. Achei que fosse ser frescura quando comprei as luvas e os óculos, porém acabaram sendo imprescindíveis, principalmente da maneira improvisada que estou resolvendo tudo. É bem provável que eu não esteja utilizando todos os equipamentos necessários para a minha segurança, contudo achei que uma proteção para os olhos e para as mãos seriam o básico (um avental também ajudaria muito, só que este eu não comprei :roll: ).

Na foto também tem um modelo de grampo bem leve que prende muito bem. :wink::wink:::otemo::

20120126174528.jpg

Ah! Peguei emprestado uma morsa pequena que me ajudou muito no final deste segundo perfil. Vou comprar uma destas menores para mim. Teria me ajudado muito mesmo na primeira e até a metade da segunda faca que fiz sem nada, eu pisava para segurá-las quando precisava de algum apoio. ::putz:::D:D:D

Abraço!

Postado
  • Membros

Frico, eu usaria o esquema da segunda ou então da terceira foto sugerida pelo nosso amigo tartaruga.

O resto é pino demais na minha opinião.

P.S.: Sábado entrego a Cheffona ao Crivella e escolho a micarta, se possível. Com sorte semana que vem pego e uso! ::otemo::

Postado
  • Membros
Trupe!

Algumas fotos do perfil feito da segunda faca. Agora começarei os vazados das duas, preciso antes alguma coisa para usar de guia para a lima; improvisarei algo. ::cool:::'> ::cool:::'> :wink:

20120126175959.jpg

Abraço!

(E): gostei mais dessa aí, a lâmina ta ótima e da para colocar cabos naquele estilo que eu mostrei aqui e que o pessoal não gostou porque eram de chifre e osso. Tenho pensado em comprar um blank assim do premiumknifesuply só para colocar um cabo daqueles.

http://www.ebay.com/itm/Knife-Making-High-Carbon-Blank-Period-Mountain-Man-camp-knife-1-/250979499468?pt=Collectible_Knives&hash=item3a6f8b3dcc

Para os meus trabalhos manuais, a morsa sempre foi essencial, eu tenho uns sargentos desses mas a morsa faz difereça, mas precisa duma bancada boa, coisa que eu não tenho por aqui ::putz:: e tenho procurado pra comprar.

Postado
  • Membros

Eu tenho um mini torno de prender feito moedor de carne, ele gira a base facilitando a posição de trabalho. Ele fica numa bancadinha para trabalhos em madeira, daquelas que fecham.

Postado
  • Membros

Bom dia povo!

(E)

Mas já ta estão bem adiantadas não??? Parabéns novamente. Se você tivesse mais ferramentas então...já estaria leiloando no Ebay! ::lol4::

Por falar em leilão, ontem arrematei uma espécime que cobiçava muito:

20120127085405.jpg

Feita em aço com 0,8% de Carbono e dureza de 59 HRC. Cabo de madeira, full tang e bainha de couro.

Faca do tipo Puukko feita pela oficina de Matti Koski "Kauhavan Puukkopaja" em Kauhava na Finlândia! A Meca das facas Puukko ao que me consta.

Assim que chegar prometo que farei um review.

Abraços

Postado
  • Membros
Bom dia povo!

(E)

Mas já ta estão bem adiantadas não??? Parabéns novamente. Se você tivesse mais ferramentas então...já estaria leiloando no Ebay! ::lol4::

Por falar em leilão, ontem arrematei uma espécime que cobiçava muito:

20120127085405.jpg

Feita em aço com 0,8% de Carbono e dureza de 59 HRC. Cabo de madeira, full tang e bainha de couro.

Faca do tipo Puukko feita pela oficina de Matti Koski "Kauhavan Puukkopaja" em Kauhava na Finlândia! A Meca das facas Puukko ao que me consta.

Assim que chegar prometo que farei um review.

Abraços

Desse estilo eu tenho uma Marttini que comprei da Oakcutlery, o aço carbono dela é chamado de Carbinox:

http://www.marttiini.fi/in_English/Product_Information/Materials.iw3

Segundo o fabricante, o fio final é feito manualmente e a minha veio extremamente afinada.

Outra coisa que eu gosto nela é a bainha, tanto o modelo inteiro quanto o tipo de costura que é o que eu pretendo fazer para aquela D-2 do Tahar que tem uma bainha frouxa demais (parece feita para uma lâmina bem maior)

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.