Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Europa medieval e de belezas naturais - 28 noites

Postado
  • Membros

Para muitos, o que interessa é o relato em si, então as partes introdutórias serão ocultadas por "spoiler". Para vê-las, basta clicar em "mostrar".

[t3]Planejamento:[/t3]

[mostrar-esconder]Mais uma vez a Europa. A oportunidade surgiu de uma super promoção da Iberia e eu não podia deixar de aproveitar.

Montei o roteiro seguindo algumas premissas:

- destinos medievais ou muito bonitos, com foco em regiões e não países

- sem deslocamentos aéreos, tudo de ônibus, trem ou carro

- deslocamentos curtos, preferencialmente limitados a 2h30 por trecho

- mínimo de 2 noites em cada lugar, meta de pelo menos 3

- máxima economia em tudo, mas sempre mantendo um padrão de qualidade

- possível flexibilidade para mudar durante a viagem, de acordo com as circunstâncias

- foco em atividades "outdoor" (ao ar livre), como caminhadas, contemplação da natureza, arquitetura e exploração. Pouca coisa indoor, paga.

Por inúmeros motivos não consegui seguir à risca todas elas e a ordem do roteiro poderia ter sido melhor, mas foi o que deu para fazer. No geral, ficou muito bom, com poucas exceções a essas diretrizes. O que realmente ficou ruim foram uns 3 dias de deslocamentos longos e um aéreo, mas novamente por questões alheias à minha vontade teve que ser assim.

Então os aspectos macro do roteiro ficaram bem satisfatórios, a divisão de tempo, as escolhas e a harmonia do roteiro, os deslocamentos entre cidades, as reservas, etc. Mas pequei no micro planejamento, parte que acho mais chata e ora fiquei sem tempo para fazer, ora com pura preguiça. Ficou legal na maior parte do tempo, mas em alguns lugares eu simplesmente dei uma lida por alto e deixei para descobrir como fazer na hora. Pagamos o preço por isso, pois daria para ter economizado ainda mais os três principais recursos de uma viagem – dinheiro, tempo e energia, como vocês vão ver ao longo do relato.[/mostrar-esconder]

[t3]Cronograma inicial:[/t3]

[mostrar-esconder](80-90% cumprido). Cidades entre parênteses significam o objetivo do dia. A última cidade listada, fora dos parênteses, é onde dormimos no dia.

Dom 27/4 Veneza-Verona

Seg 28/4 Verona-Munique

Ter 29/4 Munique (Mittenwald e Garmisch-Partenkirchen)

Qua 30/4 Munique (Füssen)

Qui 1/5 Mittenwald (Salzburg)

Sex 2/5 Munique (cidade)-Nuremberg

Sab 3/5 Nuremberg (Bamberg)

Dom 4/5 Nuremberg (Rothenburg ob der Tauber)

Seg 5/5 Nuremberg (ver cidade)-Praga

Ter 6/5 Praga (cidade velha)

Qua 7/5 Praga (distrito do castelo)

Qui 8/5 Praga-Cesky Krumlov (passeio pelo rio)

Sex 9/5 Cesky Krumlov (ver cidade)

Sab 10/5 Cesky Krumlov-Linz-Koblenz-Cochem

Dom 11/5 Cochem (cidades do Reno e passeio de barco)

Seg 12/5 Cochem (Burg Eltz e Cochem)

Ter 13/5 Cochem (Trier e Luxemburgo)

Qua 14/5 Cochem-Amsterdam

Qui 15/5 Amsterdam (Keukenhof e Delft)

Sex 16/5 Amsterdam (Volendam e Marken)

Sab 17/5 Amsterdam (ver cidade)

Dom 18/5 Amsterdam-(Antuérpia)-Bruges

Seg 19/5 Bruges

Ter 20/5 Bruges (Ghent)

Qua 21/5 Bruges-(Bruxelas)-Trieste-Bled

Qui 22/5 Bled (excursão Karst– castelo Predjama, cavernas Skocjan e Piran)

Sex 23/5 Bled (Lagos e Garganta Vintgar)

Sab 24/5 Bled (Ljubljana), trem pelo Rio Soca, Veneza

Dom 25/5 Veneza (aeroporto às 16h30)[/mostrar-esconder]

[t3]Dia 0 – conexão em Madri, chegada em Veneza, trem para Verona[/t3]

Um longo dia, mas até que não foi tão cansativo quanto esperávamos. Como nosso voo foi de noite, foi uma ótima oportunidade de começarmos a nos adaptar ao novo fuso e não chegamos tão detonados assim.

A imigração foi basicamente “bom dia” e carimbo no passaporte. Foi tudo rápido e deu tempo de dar uma volta no centro de Madri, algo que não estava planejado. Não sabia nem que metrô pegar, nem onde era bom saltar para ver os pontos turísticos. Por sorte, uma família espanhola nos ajudou indicando qual estação saltar e avisando que havia uma taxa turística para retornar ao aeroporto.

Madri é até bonitinha, mas na visão superficialíssima que tivemos não nos impressionou. Almoçamos num restaurante “all you can eat” por 10 euros cada, basicamente você coloca o que puder no prato e tem bebida inclusa, à sua escolha. Razoável, embora o preparo da comida fosse bem meia boca.

IMG_1345.jpg.2f99b2068f8ec961b0ea68d41aefee2d.jpg

IMG_1340.jpg.bab1f1bbc93f494b7f64b25c2fa0631b.jpg

O retorno ao aeroporto foi sem problemas, pegamos o vôo para Veneza, o ônibus do aeroporto para Mestre e compramos na hora o trem para Verona, onde chegamos bem tarde, já com tudo fechando. Acabamos nos virando com o que tinha no frigobar, pois tudo nos arredores da estação fecha às 22h.

Editado por Visitante

• Respostas 102
  • Visualizações 27.9k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• MarcosPereira
    MarcosPereira

[t3]Dia 14 - Trier e Cochem[/t3]   Nesse dia o tempo já estava mais feio. O passeio de barco no Reno ficaria prejudicado e decidimos por Trier. Esta é considerada a cidade alemã mais antiga e sua hi

• MarcosPereira
    MarcosPereira

[t3]Dia 1 - Verona[/t3]   O dia começou cinza e frio, com uma chuva fina que ia e vinha toda hora. Começamos pela Arena, que descobrimos estar fechada naquele horário e só abriria de tarde, quando j

• MarcosPereira
    MarcosPereira

[t3]Dia 2 – Munique (Neuschwanstein)[/t3]   A chegada, de noite, foi meio tensa. Nosso hotel ficava nos arredores de Munique, um pouco afastado da estação do s-bahn, trem de superfície alemão. Penam

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Ficou com muitas fotos nessa página. Vou segurar um pouco o post de Ghent, ou ninguém vai conseguir ler o relato.

Postado
  • Membros

segura não, vai postando que seu relato está muito foda

quero que chegue logo na eslovênia hehehe

Postado
  • Membros

Eu estou acompanhando também, apesar de ter passado pela maioria dessas cidades, é muito legal revê-las com fotos de outros.

Aquela última foto ficou muito bonita. Qual lente você usou? tem cara de ser uma 18mm

Postado
  • Autor
  • Membros

Luiz, valeu! A parte da Eslovênia já tá chegando, mas adianto que não vai ser tão informativa quanto eu gostaria que fosse. O tempo não colaborou em um dia e acabamos deixando de conhecer Ljubljana, depois explico.

Postado
  • Autor
  • Membros

Valeu, Davi! A lente que eu usei é Nikon 18-200mm VRII, na distância focal 18mm. Acho que poderia ter ficado ainda melhor enquadrada porque parte do reflexo na água saiu cortado, mas eles deixam uns barcos ali na margem (no canto inferior direito tem um pedaço de um deles) e eu preferi cortá-los para não prejudicar muito a composição.

Postado
  • Membros

Pra mim ficou bom sem o reflexo todo, se não o horizonte estaria bem no meio, e perderia o assunto principal que é a casa em si. O restante do reflexo está subentendido, então não dá impressão de cortado.

Postado
  • Autor
  • Membros

Que bom, também fiquei satisfeito com o resultado. Fotografo sempre sem tripé e é difícil fazer fotos nítidas de noite, ainda mais numa abertura f/3.5. Então só de ficar nítida e razoavelmente bem enquadrada fiquei satisfeito.

Postado
  • Autor
  • Membros

Antecipando as impressões gerais sobre a Bélgica

[t3]Bélgica - impressões gerais[/t3]

Tenho a impressão de que muitos vão à Bélgica simplesmente porque está ali, do lado da Holanda e é conveniente ao visitar os países vizinhos. Afinal, a cidade belga mais famosa é Bruxelas, que para muitos não é lá essas coisas. Mas foi na terra do chocolate que vimos duas das cidades que mais gostamos em toda a viagem, Bruges e Ghent.

O país é belíssimo, é muito mais bonito pessoalmente do que vi nas fotos antes de viajar. O sistema de transporte achei melhor do que na Holanda, menos confuso, porém com os mesmos defeitos de falta de passes locais ou descontos para turistas.

A limpeza geral é boa, bem melhor do que na Holanda. As pessoas são educadas e parecem mais relaxadas nesse lado dos países baixos. Mas talvez seja pelo fato de que dessa vez ficamos apenas no interior e não passamos pela capital.

O custo de vida é alto como na Holanda e isso é especialmente válido para Bruges. Já em Ghent notei que os preços são mais razoáveis, certamente por essa não ser tão turística quanto aquela.

A comida é o seguinte, frutos do mar, waffle, batata frita e chocolate. Precisa de mais alguma coisa? Os chocolates são realmente muito bons. Provamos um Leônidas e achamos mais ou menos, mas o Godiva é muito bom. Mas o melhor que achamos melhor foi um artesanal, que compramos em Ghent. Portanto, não se prenda às grandes marcas, os artesanais são mais baratos e podem ter qualidade superior.

Uma curiosidade sobre a língua e diferenças étnicas, muita gente acha que na Bélgica se fala majoritariamente francês. A resposta é: depende. Antes de viajar, li um bom FAQ de uma funcionária do centro de turismo de Bruges falando sobre essa questão da língua, dizia que em alguns lugares há uma certa rixa entre belgas e franceses, ao passo que em outros os belgas se consideram franceses. Então notei que em Ghent e Bruges as pessoas falam muito o idioma local e não ouvi uma palavra sequer em francês. Já no aeroporto de Charleroi (perto de Bruxelas) eu só ouvi francês. Na primeira vez que falei com alguém no aeroporto, dei bom dia em inglês e fui ignorado. Quando a funcionária abriu a boca, falou apenas em francês e aí entendi na mesma hora o porquê da falta de educação (embora não justificasse). É a mesma regra da França, quem fala francês odeia que você comece um diálogo em inglês, como se a pessoa tivesse a obrigação de saber. Dali em diante as pessoas falavam francês, eu respondia "pardon, je ne parle pas français" e o diálogo seguia em inglês, sem problemas.

Postado
  • Autor
  • Membros

[t3]Dia 22 - Ghent[/t3]

Gostamos tanto de Bruges que quase desistimos de ir a Ghent, mas resolvemos arriscar. E foi uma ótima aposta. A cidade é surpreendente.

DSC_0001.jpg.2bc10ccaf1a653f14207eb3b51925a54.jpg

Saindo da estação, ficamos um pouco perdidos quanto ao que fazer, aonde ir, seguindo a política de roteiro aberto. Novamente nos esquecemos de conferir nos guias as dicas de como chegar ao centro, mas felizmente um senhor nos viu perdidos e nos orientou a pegar o tram número 1, a uns 200 metros na direção esquerda da estação.

DSC_0005.jpg.6808e999a1b034e3a11238a8b31ce34d.jpg

O GPS da Nokia (Here Maps) tem alguns pontos turísticos marcados no mapa e assim que nos aproximamos de uma concentração deles, descemos. De fato, fomos direto na boa. Mal descemos do tram e não sabíamos para onde olhar, tudo muito bonito.

DSC_0009.jpg.f29733703c2ed169af9599fec8bfcefa.jpg

DSC_0010.jpg.6d22f45835dccfa85f6d89311daca702.jpg

Caminhando mais um pouco, chegamos próximos de um rio, onde vários jovens ficavam sentados tomando sol e batendo papo nas margens. Ghent é uma cidade universitária, com vibe bem parecida com a de Leiden. Muita gente jovem, bonita e bem-humorada.

DSC_0032.jpg.5cd2267a47990a91b54cb50f528e1ea1.jpg

Não distante dali estava o Gravensteen, castelo que há poucos meses eu nem sabia que existia e não ouço muita gente comentar, mas foi simplesmente o mais legal que já visitei.

DSC_0034.jpg.2351a68f9f16bdb07a608d13440a4503.jpg

Mais uma música tocava na minha playlist mental, dessa vez,

. Gravensteen é o castelo medieval que eu sonhava conhecer, antigo, inóspito, uma fortaleza, algo que na história certamente fez os invasores pensarem dez vezes nos seus planos.

DSC_0042.jpg.0acc115b06ec20379e1ecf4b222c911e.jpg

Demos a sorte de chegar antes das excursões e assim que entramos não havia praticamente ninguém, o que colaborava para um clima de viagem no tempo.

DSC_0063.jpg.4a5dc958a13d7f048c61464d05b30d72.jpg

Se você espera um castelo bem decorado por dentro, não é para você. Até há uma pequena sala com armas medievais

DSC_0059.jpg.a38385e62b4db89ba3b13e324ac237ac.jpg

E algumas salas com equipamentos de tortura

DSC_0107.jpg.c2446abafcc28e08278848969c127e57.jpg

DSC_0113.jpg.779c163a09414fcbd812843c758642a6.jpg

Mas são as salas vazias que se destacam

DSC_0103.jpg.7666418902f47f33e437d3b812b06f61.jpg

DSC_0160.jpg.c4430bf8f2b914dea272756990dba6eb.jpg

Lá de cima também tem vistas legais

DSC_0069.jpg.3993929413dc17f9741d4deda51f28a5.jpg

DSC_0092.jpg.5f20df08828f2ae3272afb6a91820866.jpg

Também curtimos muito uma caminhada pelas muralhas

DSC_0134.jpg.93ce29f7a5455c9fbfb6576838e9dafa.jpg

DSC_0146.jpg.27bce58b7460842fcf8fba934a8d941a.jpg

Demoramos um bocado fazendo fotos e começaram a chegar várias excursões de adolescentes e crianças. As de crianças, como sempre, são as mais engraçadas

DSC_0118.jpg.f9a98235a0c05a426610ef51ced79f5b.jpg

Já era hora de nos despedirmos do Gravensteen e ver um pouco mais da cidade.

DSC_0179.jpg.3b2702d4c06920ad2f9a15d0a30eafa9.jpg

DSC_0181.jpg.855ea511e8fef5cba6bedc25ffd0eb17.jpg

DSC_0193.jpg.d52ff57674545128ba55de62c7bbfbdc.jpg

Olhe atentamente, temos companhia

DSC_0189.jpg.c62919eae18339ce71a7306a19d75cae.jpg

Além do passeio, comemos muito bem, como falei nas "impressões gerais". A previsão do tempo indicava forte chuva no final da tarde e resolvemos voltar um pouco mais cedo para Bruges. Decisão acertadíssima. Quando estávamos no trem caiu um toró de respeito.

Não vimos tudo que gostaríamos em Ghent, faltaram algumas coisas e certamente iremos voltar se a oportunidade aparecer.

Postado
  • Autor
  • Membros

[t3]Dia 23 - De Bruges a Bled[/t3]

Meio louco, né? A viagem era pra ter acabado na Bélgica, mas tive a oportunidade de prorrogá-la. Tinha 4 noites extras e ao final precisava chegar até Veneza, o que incluir?

Bem, a Eslovênia fica pertinho de lá e era um lugar que eu sempre quis muito conhecer. Perfeito? Quase. Faltava um pequeno detalhe, como sair de Bruges até alguma cidade eslovena.

Pesquisei vários voos de Bruxelas para Ljubljana, mas se me lembro bem ou não havia nenhum ou os poucos existentes seriam absurdamente caros. Logística é sempre algo muito trabalhoso e aqui bato sempre nessa mesma tecla, tem que planejar bem. Mas nada como a velha pesquisa, quem quer vai atrás e consegue. Achei um vôo da Ryanair de Bruxelas (Charleroi) à Trieste, cidade italiana que fica bem na fronteira entre a Itália e a Eslovênia. De Trieste eu descobri [urlwww.goopti.com]um shuttle que vai a muitas cidades eslovenas[/url]. Como Bled era a cidade onde escolhi me hospedar, deu certinho, ao menos em tese. De quebra, ainda programei um stopover em Bruxelas, pois o vôo era de tarde.

A Ryanair mudou o horário do vôo, antecipando muito e acabando com o stopover programado. É a vida, não havia outro vôo disponível. Saímos bem cedinho de Bruges e chegamos à estação central de Bruxelas, onde já havíamos agendado um ônibus que faz o percurso Bruxelas Midi (norte) ao Charleroi. Comprando antecipado como fizemos sai mais barato, 5 euros.

Havia um megaaa engarrafamento na estrada, devido a obras. Como sempre digo aqui, a gente não se teletransporta para os aeroportos e é por isso que cada aéreo que você inclui no roteiro é uma merda, você perde um tempão se deslocando para os aeroportos e ainda tem a espera pelo seu vôo, não dá para fazer nada apertado. Programamos tudo com bastante folga e não fomos afetados, mas o que teve gente perdendo voo não foi brincadeira. Já dizia a vovó, o seguro morreu de velho. Se a gente tivesse perdido o nosso voo teríamos que mudar todo o restante do roteiro e o prejuízo financeiro também seria grande.

O voo foi tranquilo, sem atrasos e chegamos até antes do horário previsto em Trieste. Felizmente o shuttle não se atrasou e nos transportou até Bled sem problemas.

Chegamos ao nosso apartamento e não dava tempo para muita coisa, foi um dia perdido por conta da alteração que a Ryanair fez no vôo. Como Bruxelas não era uma prioridade, mais uma vez não sofremos um grande impacto. Saí para fazer umas fotos na bela zona rural de Bled e depois fomos ao supermercado comprar coisas para o jantar.

DSC_0326.jpg.f152466326bb3939efc0944002e9e68e.jpg

Algumas fotos foram editadas em outro PC e ficaram com essa assinatura escrota padrão do Lightroom, mas fiquei com preguiça de ajeitar. Boa parte das fotos de Bled está assim.

DSC_0210.jpg.3d32feeca29eeee979e86738d09cf3ca.jpg

DSC_0332.jpg.69437d99f73a89706ed3df94565b0727.jpg

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.