Ir para conteúdo

Mochila... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

um real por cada um que vai comprar mochila pra trilha inca! heheheh

 

juliana, olhe nos tópicos anteriores sobre mochilas femininas. e tb no sub-fórum das mochileiras, lá tem um tópico só sobre mochilas femininas:

mochileiras-qual-a-mochila-mais-adequada-t24467.html

até eu aprendi muito lá.

 

 

e não esqueça do básico:

manual-de-compra-mochila-cargueira-t31604.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

OK li pra caramba mas permanece uma questão.. vcs dispensam rapidamente as mochilas 'urbanas' como as traveler.. claro, não são adequadas para trekking pois são muito largas e pesadas etc...

 

Mas e o modelo Quantum da Deuter? de cara já da pra perceber que ela é mais estreita - no estilo saco mesmo.. será que esta seria uma boa opção para uma mochila 'curinga' que encara até uma caminhada longa mas terreno tranquilo - TDP por exemplo?

 

O peso dela (2750) é equivalente a uma Air Contact PRO 55+15 SL (2950g).. então porque vocês não consideram esta mochila apropriada para trilha?!?!?!?!?! o que falta nela que é tao essencial numa mochila adequada pra trilha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

katish.

 

dependendo da trilha ela encara, algumas trilhas não são exatamente uma trilhas.... mas caminhos abertos, alguns com graus de inclinação e etc, mas largos, no geral.

 

trilhas aqui no brasil são pauleira (trilhs tropicais tendem a ser no meio da mata, acidentadas, com muita vegetação), é difícil fazer algumas trilhas com uma mochila de armação externa, por exemplo, pq a gente tem que praticamente se arrastar - ao contrário dos americanos em geral, cujas trilhas são bonitinhas, como as trilahs da patagonia, por exemplo. eu já tive que jogar mochila de cima de degrau alto (uns 6 metros) e rebocar a mochila paredão abaixo. e eu não sou da turma da escalada, só tava fazendo trilhinha básica brasileira....

 

a própria deuter coloca a quantum nas opções de mochilas pra viagem. encara trilha sim. mochila mala também. mas não tem como pendurar uma barrca do lado de fora, se for preciso. ou ter que carregar 8 litros de água mais a tralha toda.

 

via de regra, mochilas de trilha não usam mais essa mochilinha acoplada do lado de fora. pq depndendo do que se coloca, esse detalhe faz a mochila te puxar pra trás, mudando a transferência de peso.

 

além disso, tem o conforto. mochilas de viagem não ficam muitas horas nas costas de ninguém. mochilas de trekking ficam até 18 horas nas costas, por diversos dias seguidos. então há uma preocupação muito maior como conforto, e sobre conforto, fala-se não só no desenho de alças, por exemplo, mas também da capacidade de transferência de peso.

 

mas se fosse ter que escolher dos modelos da deuter de viagem, seria a quantum, que dá pra fazer uma trilha de vez em quando.

 

agora, se vc olhar bem, verá diferenças. o peso pode ser igual, mas a quantum tem aqula mochilinha a mais. a air contact pró tem as tiras de compressão direcionadas de modo a juntar o peso bem próximo às costas e pra cima da barrigueira. até os tecidos que a deuter usou são diferentes. é só observar na decrição das duas mochilas no site da deuter mesmo.

 

mas coo vc citou, são mochilas pesadas. eu prefiro mochilas mais leves, mais espartanas. a minha preferida de trilha pesa só 1,2 kg. a que mais uso pra viagens pesa 2,6.

 

e se vc tiver a oportunidade de ir à argentina, dá uma olhada nas mochilas da huemul. fazem sob medida, são muito boas. talvez melhores que as da deuter - afinal, algo sob medida é sempre excepecional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Meninos.. talvez seja isso mesmo....

 

Vou fazer um W "manco" em TDP daqui algumas semanas, mas fora isso, não vejo nenhum outro trekking a vista tão cedo... e a mochilinha atras foi justamente o que me interessou ja que na maior parte do tempo vou andar é com ela nas costas. Por isso fiquei em dúvida entre 3 modelos:

Quantum 55 - gostei do costado e da mochila em si, mas não gostei de não ser muito versátil.. como vc comentou, não da pra colocar a barraca pelo lado de fora...

Kailash 55 - achei o costado ruim pois não tem apoio lombar, imagino que depois de 1 dia com ela nas costas va ficar realmente desconfortável

Mountaineer 55 (dá pra comprar e acoplar separado uma mochilinha de 10l) - gostei da mochila e gostei da opção da mochilinha de ataque..só achei feia! :P

 

HAHAH bom, lendo o que eu mesma escrevi vou acabar ficando com a Mountaineer já que tem a melhor relação custo/benefício.. é dificil tomar uma decisão racional e não emocional, sabia!?!?!?! tá difícil me convencer do que é certo!!!

 

bjs a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Esqueci.. existe alguma relação entre peso da carga e litragem da mochila? Tipo, uma mochila de 50 litros carregada com as coisas normais necessárias pra um trekking/camping selvagem de 4 dias vai pesar mais ou menos quanto?

 

Me falaram pra não passar de 10kg de jeito nenhum.. mas a mochila por si só já tem 2-3kg.. mais a barraca será uns 2kg..to preocupada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

katish,

 

vou facilitar sua vida.

 

kailash tem má fama aqui e na argentina. perdem a forma. risque da sua lista.

 

curtlo: melhor relação custo benefício, é mais mochila de trekking, mas muuuuuuito utilizável em viagens. acesso frontal total, toda em cordura.

 

 

essas mochilinhas de ataque acopláveis costumam ser muito pequenas. na prática muita gente deixa de usar, ou usa como necéssaire..... leve uma outra mochila de ataque, um pouco maior, em torno de 20 litros. uma boa é a bionassay 22 da quéchua, encontrável na decathlon, boa, barata, com compartimento pra cantil flexível, e uma barrigueirinha que, junto com a placa de eva interna (que serve de armação) permite que se use essa mochilinha de ataque como uma cargueirinha (ou eja, com o peso na cintura) se se quiser.

 

ou da deuter mesmo, a hocus pocus, que é uma pochete que vira mochila, mais versátil impossível.

 

e claro, a quantum, mais cara, menos voltada pra trilha.

 

 

agora, não conheço que vá estear na patagônia e não fique meio tentado a fazer outras trilhas por aqui mesmo. tripo petrô-terê, pico paraná, serra fina, tabuleiro-lapinha.... vc tá fazendo o caminho invertido, mas se a gente aprende a gostar de trilha, a gente passa a reincidir.... e daí dá pena de jogar uma mochila de 800 pilas pedra abaixo... hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Esqueci.. existe alguma relação entre peso da carga e litragem da mochila? Tipo, uma mochila de 50 litros carregada com as coisas normais necessárias pra um trekking/camping selvagem de 4 dias vai pesar mais ou menos quanto?

 

Me falaram pra não passar de 10kg de jeito nenhum.. mas a mochila por si só já tem 2-3kg.. mais a barraca será uns 2kg..to preocupada!

 

úia, agora que eu vi a outra mensagem.

 

vamos lá, estamos mais ainda na mnha praia e na do batata! hehehe

 

primeiro, a mochila é de acordo com o que se vai levar. não dá pra usar uma mochila de 200 gramas (existem! olha em: http://www.zpacks.com/) pra carregar 20 kg de carga.

 

segundo, se vc vai levar absolutamente tudo pra 4 dias em uma mochla de 50 litros, ou vc é ninja, ou devia estar brincando em outro tópico, o super-leve (esse aqui: superleve-backpacking-light-t28654.html).

 

eu já consegui empacotar tudo pra 2 dias (de roupa a comida, com saco de dormir, espiriteira e o q mais precisar) em uma mochila de 20 litros (incluindo-se 2 litros de água). mas não tava levando barraca (e sim uma rede e um toldo) e o isolante tava por fora. pra não dizerem que minto, tá aí o relato: pico-parana-em-solitario-a-tres-t31244.html

 

pra vc não passar de 10 kg pra 4 dias, inclusive com comida, numa região fria, vc vai ter que converter-se ao fast and light, vai ter que economizar cada grama de peso. a mochila é um deles.

esta mochila pesa menos de dois kg, e tem versão feminina (inclusive em rosa! heheh):

http://www.conquistamontanhismo.com.br/produtos/poincenot.php

 

precisa ver que barraca está levando, que saco de dormir, que roupas, que fogareiro, tudo isso tem que ser pensado muito bem antes de um trekking longo.

 

eu gosto de peso leve, pois como diz o batata, em sua santa sabedoria: "peso mínimo, máxima diversão".

 

carregar 15 kg é cansativo. a gente fica mais lento. gasta mais energia. lesiona-se mais facilmente.

 

em quatro dias, o padrão normal é 75 litros, ou 560+15, 60+10.

 

a experiência faz a gente ir reduzindo o tamanho das coisas e o peso delas. o mesmo serve pra viagens. minha namorada, na primeira viagem comigo, pra 3 dias, precisou de 80 litros... na segunda, pra uma semana, já foram cerca de 60. na terceira, com os mesmos 60 ela passou duas semanas, e pra dois dias vi uma mochila de 25 litros e olha lá. mas não é trekking é só viagem mesmo.

 

descereva direitinho a lsita de coisas que tem que levar, vamos ve ro que dá pra diminuir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ogum, caramba, vc é um poço de sabedoria haha ::cool:::'>

 

Olha.. eu sei ser bem versátil quando quero! E pra fazer o W, dá pra deixar algumas coisas no alberque em Puerto Natales. Bom minha listinha de coisas ta assim.. vou tentar listar absolutamente tudo que vou levar!

 

Coisas que vou alugar lá..

barraca
therma rest
bastoes de caminhada
fogareiro (e gás)
panela
COMIDA vou comprar por lá.. imagino uns 3kg de comida pros 4 dias - sopas, macarrão instantâneo, salame, queijos, barras de cereal etc

Coisas que ja vou levando daqui ou compro no meio do caminho..

saco de dormir deuter orbit 500
1 par de bota impermeável
(me falaram pra levar um sapato extra, não sei ainda..)
2 pares de meia forclaz 400
1 papete
2 blusas segunda pele
2 calças segunda pele
2 ou 3 calças-bermuda (sendo que uma delas é de sarja)
2 ou 3 fleece
5 calcinhas
2 soutiens
4 blusinhas dry fit (poxa, nem ocupa espaço!)
1 hard shell (devo comprar por lá, ta carésimo aqui, na faixa de 400 reais!!!!)
1 calca impermeável
luvas e gorro, talvez um cachecol
mini shampoo, mini creme, mini desodorante, mini hidratante, protetor labial, mini perfume (!!!)
escova de cabelo
pasta e escova de dente
lenços umidecidos
medicamentos diversos/prmeiros socorros
piranha/tic tac/prendedor de cabelo
óculos de sol
cobertor de emergência
garfo faca e colher de plástico (um da sea to summit)
abridor de lata e garrafa
lanterna
toalha daquelas super absorventes bem pequenininhas
máquina fotográfica e 8 pilhas extras pro W
celular (que eu nem sei se vai funcionar)
bloco de anotações e caneta

Eu não esqueci da água, vou pegar uma garrafinha de 500ml por lá mesmo e ir enchendo ao longo do caminho.. ah sim.. purificante de água!

 

bom eu acho que é isso.. não é possível que isso tudo não vai caber dentro de 50l (ou 55l) mais 10l (ou mais 15l) HAHAHAH morro de rir com essas litragens doidas! :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...