Ir para conteúdo

Mochila... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Oi, preciso da ajuda de vcs!!!

 

Vou começar a fazer mochilão e preciso comprar os equipamentos...!!

 

Qual mochila seria ideal? tenho 1,73 e 74kg!!! pretendo ficar pelo menos um mês pela bolivia, chile e argentina!!!

 

não vou levar equipamentos para acampar, pois ficarei em albergues.

 

Alguma sugestão?!? (posso gastar até uns 600... se for preciso..pode ser mais um pouco)

 

obrigado.

 

cara, não existe mochila "ideal", existe mochila adequada. pruma viagem longa, levando-se em conta que vc tem dimensões comuns aos brasileiros, 99% das cargueiras grandes servem - excetuadas as mochilixos, tipo náutika, yins, fit, e etc.

 

então praticamente todos os modelos grandes da trilhas e rumos, os modelos grandes da equinox, da curtlo, da poc, da altoestilo, da deuter, da doite, da casa do montanhista, da conquista, da quechua e de outras marcas tb. é umq questão de procurar e, principalmente, aprender a usar. pq não adianta a mochila mais maravilhosa desregulada, ela seráum inferno nas tuas costas. e a melhor mochila tb com a arrumação interna mal feita, tb arrebenta com tudo o que vc tem dentro tb.

 

precisar gastar mais de 600 vc não precisa. e se não vai fazer trilha depois, pode coprar uma mochila mala ou uma mochila mais pesadona sem problemas. se não tem idéia do que vai fazer com a mochila depois, mas tem a inteção de fazer mais outras viagens, eventualmente algumas que tenha que andar bastante com a mochila, compre uma bem versátil.

 

agora, cada modelo tem suas especificidades. umas têm um zilhão de bolsos, outras não. umas tem acesso só por cima, outras por cima e por baixo outras por cima, por baixo e pela frente, outras por cima e pela frente, até embaixo. exemplos, na ordem, de acesso: conquista alpina ssl 77 lts, altoestilo cordilera 115 lts, casa do montanhista karakorum 80 lts, equinox elevation 90/145 lts.

 

primeiro defina bem o que vc vai fazer, depois poste aqui. receberá recomendações dos mais diversos estilos, daí vc faz uma comrpa com calma. mas pra mochilão vc tem opções no brasil de pouco mais de 200 pilas (trilhas e rumos montanha 75 lts) até cerca de 1400 reais (lowe alpine tfx wilderness 65+15)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Concordo com o Ogum.

Fuja de Nautika e Fit (que são o mesmo fabricante).

Mochila com preços em torno de $150,00 é p/ desconfiar. Isso p/ modelos de cargueira acima de 50 litros.

 

T&R é uma boa marca, além de tem um pós venda muito bom.

o Modelo que eu tenho é a Crampon 68. É um dos modelos mais caros da marca, mas vale a pena.

 

Curtlo e Deuter são quase o dobro do valor de uma similar ao da T&R. Na minha pinião as vezes vc tá pagando pela marca e não pela qualidade.

P/ que gastar um valor tão alto em uma mochila?

Eu tenho a minha quase 1 ano e meio e já fiz quase 10 trilhas com ela. Peguei chuva torrencial, agua do mar, mata fechada e tá novinha ainda. É só conserva-la.

Se vc for fazer uma comparação com essas 3 marcas, verá que o modelo da Crampon 68 é o que vem com mais opcionais.

Vá em uma loja e verá.

 

E ela serviu perfeitamente p/ a minha esposa (só foi mudar algumas regulagens). A mochila de ataque que vira uma necessaire quebra um galhão também.

 

 

 

Abcs

 

 

 

dudu, tem gente usando t&r nesse fórum, adoidado. um dos mais experientes trilheiros aqui, o augusto, usa uma t&r.

a montanha 75 é o modelo de ntrada de muita gente no mundo das trilhas. não necessariamente vc precisa ter o mais caro. veja o caso do leo aí em cima. vendeu a deuter que tinha. e usa adoidado essa de armação externa. o leo é um cara com expeeriência em gelo como poucos aqui no fórum.

 

o que vc precisa é da mochila adequada, dentro do que pode pagar. o que não pode é gastar dinheiro com mochila da náutika, fit, yin´s e etc. o resto é uma questão de gosto pessoal e de possibilidade de comprar, que nem sempre se resume a dinheiro. a mohcila mais confortável do brasil parou de ser fabricada esse ano, é uma que tá fora, portanto, da sua possibilidade de compra. e nem era a mais cara.

deuter e curtlo são marcas excelentes, mas uma mochila bem regulada é sempre boa. hoje ainda regulei uma curtlo adventure prum colega que acabou de comprar. tava achando a mochila desconfortável. mas tava toda desregulada.

 

saber usar e o que usar é o mais importante.

 

há marcas menos conhecidas que possuem seus fiéis usuários. como a poc. há tb marcas que estão com produtos com uma faixa intermediária, mas com produtos de alta qualdiade, como a conquista.

 

tudo depende do que vc quer. se quer uma mochila ultra leve pra trilha, e conhece a antiga e hoje quase esquecida arte de arrumar uma mochila sem zíper por baixo, vá de alpina ssl 77 da conqusita. custa cerca de 250 pilas. se precisa de uma mochila estreita pra canyoning, confortável e bombproof, vá de itaimbezinho da poc. se precisa de uma boa cargueira com acesso frontal, pode ir de curtlo mountaineer. se precisa de uma mochila ultra versátil (embora pesada), que sirva de mochila pra fazer mochilão na europa numa semana, e na outra subir o aconcágua, pega uma elevation da equinox. tem mochila pra tudo quanto é gosto e uso no mercado brasileiro, embora haja quem sinta falta de alguns modelos. eu mesmo gostaria de 3 gringas: uma jandd goliath, uma kelty tioga, uma mariposa ultralight.... ah, claro, uma huemul lonko, tb... hehehe

 

se vc olhar no:

qual-a-marca-da-sua-mochila-t28405.html

vai ver que a grande maioria que votou usa t&r; tem muitas deuter votadas tb. pena que só dá pra votar numa marca.

 

inté!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi pessoal,

Quero comprar uma mochila mas estou muito indeciso...

Moro no RJ e quero uma mochila que seja útil tanto para viagens de 4 dias como viagens de 20 dias, pretendo comprar logo uma mochila grande, pois senão vou ter que comprar varias mochilas para cada tempo de viagem diferente. como a maioria das mochilas cargueiras da pra diminuir como vi vcs falando no forum, acho melhor comprar uma grande mesmo.

Mas me ajudem, quero uma mochila boa pra vida toda,em todas as viagens (4 ou 20 Dias) sempre vou acampar então levo saco e barraca etc. tenho 1,80e peso 63 kilos, sou magro mas aguento peso..

Escutei falar muito da Curtlo Mountaineer 60+15L e Mountaineer 75+15Le das da Kailash creator 55 e 75. o que me chama a atenção na da Kailash e a mochila de ataque que no meu caso seria muito util, pois muitas vezes tenho que deixar a mochila no ónibus e sair com caderneta de campo e agua para outro lugar. No caso da curtlo ficaria sem esse recurso, e vou ter que comprar uma daquelas pochetes que vai encarecer no preço final ( no caso comprando a curtlo.)

As da deuter ta fora de cogitação pois ta muito cara. ouvi falar na equinox e mont blanc e queria saber qual modelo ta no nivel da curtlo ou kailash que mencionei.

Entre as da curtlo será que a diferença da litragem é muito significativa, ou seja, vai me empedir de levar muito mais coisas, se necessário. Tambem penso nas da trilhas e rumos são muito mais baratas, e cabem mais como a de 80 crampom, mas quero uma mochila boa de qualidade e resistente. a da Curtlo Mountaineer 60+15L da pra levar a barraca e saco dentro, pois podia so levar o saco dentro da mochila e pendurar a barraca fora, ganhando assim mais espaço e não precisar comprar a de 75+15L. Ufa... falo muito

obs: tou visando muito as da curtlo, se pudessem me dar um panorama entre as duas que citei seri de muita ajuda..

 

abraços e saudações Geográficas....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

cara, as mochilas da kailash são meio polêmicas.

 

já vi algumas reclamações aqui, teve gente que mudou a armação e etc.

 

mont blanc e equinox estão acima dela na qualidade. e mochilinha de ataque tb é um troço meio polêmico. eu acho que bota peso puxando vc pra trás. mas é uma questão de gosto pessoal. tem uma boa mochila com mochilinha de ataque incorporada, é a crampon 68 da T&R que o augusto descreveu aí em cima. e que tem uma excelente qualidade e, como o augusto citou, resistente é.

 

mont blanc vc dificilmente achará alguma encalhada por aí. deixaram de ser fabricadas.

 

equinox elevation é a mochila mais versátil do mercado nacional atual: não é cara demais, tem a maior expansibilidade encontrada numa mochila à venda no mercado brasileiro (qual mochila tem 70 litros no corpo principal e chega a 145 com tudo extendido? apenas a elevation 90/145), é ultra-durável e resistente, e tem a acessibilidade ao que tá dentro como se fosse uma mochila mala, graças ao imenso zíper frontal. além disso, tem um zilhão de fitas externas, e dá até pra prender uma prancha de snowboard na frente, se for o caso. de um modo meio complicadinho, mas a tampa vira pocehete junto com a barrigueira. só não é leve. é a mochila que tenho usado semanalmente para viagens a trabalho, ralando em bagageiros de ônibus, e tá nova.

 

excelente pra viagens, e tb é usada numa aproximação ao aconcágua, por exemplo. aliás o modelo grande tem sido muito utilizado pra isso. a regulagem é uma questão de aprender a fazer direito. só isso.

 

o único senão que vejo atualmente, depois de anos de uso, é o peso, mas é impossível achar uma mochila com as mesmas qualidades que não seja tão ou mais pesada. e infelizmente os zíperes dos bolsos laterais não são bidirecionais. mas acho que esse detalhe um bom sapateiro especializado em bolsas pode acrescentar um cursor no zíper. ainda vou ver se é possível fazer.

 

e eu penso numa segunda, maior, caso necessário.

 

se vc vai teruma mochila só, minha escolah seria essa. mas mesmo tendo uma, acabei comprando outras. afinal, mochila nunca é demais, né? :roll:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pow ogum valew pela dica.

Vou a loja por nas costas pra ver, agora uma questão que queria ver se tu podia me ajudar é que a da equinox não vem com capa de chuva, e aqui no rio a elevation 90 ta saindo a 530 reais, a elevation 70 acho que tambem ia corresponder as minhas expectativas custa só 30 reais a menos ai acho que não vale a pena. olhando pelo vies da grana a da curtlo montanieer 75 + 15 sai a 560 só , 30 reais de diferença em relação a da equinox 90. vi tb que a da equinox parece não ter, pelo menos no site não diz nada, regulagem de altura para diferentes tamanhos. e estava lendo sobre a tal da CORDURA, e a da curtlo tem cordura 500 na parte superior e 1000 no fundo, a da equinox é toda de 500 eu acho. Pelas fotos no site o costado da curtlo parece ser muito mais agradável em relação a da equinox, que parece tambem não ter aquela ventilação que diminui a temperatura nas costas.

Mas o lance da pochete me ajudaria muito sem sombra de dúvidas, mas nada que uma bolsa tipo essas que vem os sacos de durmir dentro não resolva. bem caro amigo fiquei na dúvida entre essas duas Equinox elevation 90 e Curtlo montanieer, e já que vc falou em regulagem, qual seria a mais facil de regular ? o preço ta bem parecido. alguma sugestão....?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

a elevation tem regulagem da altura das alças sim, pra diferentes altura. é feita por trás da placa do costado. inclusive tem duas alturas de regulagem das fitas de estabilização da carga. as duas inserções das fitas estão na altura das armações tb.

 

quanto à ventilação, é efetivamente menor. mas não muito menor não. mochilas esquentam as costas, não tem muita saída não. na elevation as armações são curvas nas costas, o que afasta um pouco o costado das costas. mas não tem um túnel de ventilação.

 

quanto ao tamanho, eu tenho a menor, e ela é muito expansivel fica gigantesca quando toda estendida. no final do ano eu passei duas semanas na casa de minha família no sul, e ainda levei tralha de camping pq pretendia dar um pulo na ilha do mel (o que efetivamente fiz). e ainda trouxe, dentro dela, a minha mont blanc alpinist 60+10, que tinha ficado na fábrica pra um leve conserto). na volta coube tudo nela. é um monstrinho.

 

a diferença no corpo da menor pra maior é de 5 litros apenas. a 75 é uma 65 com mais 10 na tampa, e a diferença pra 100 (na verdade um pouco mais, uns 105) é nas extensões. a 90 é uma 70 no corpo com 20 lts na tampa e a diferença até 145 lts é nas extensões. e a única mochila nacional que tem extensão, além do pescoço, no próprio corpo, que e o painel que aumenta lateralmente o corpo da mochila quando vc abre os dois zíperes que estão escondidos pelas palas de compressão da mochila. faz uma idferença danada. eu prefiro usar essa extensão do painel do que a de cima, pois assim não aumento a altura da mochila, o peso fica mais embaixo.

 

vc tá no rio, não tá? vai experimentar as duas. a loja da equinox fica aí.

 

inté!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...