Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Grupos de Viajantes X Paraísos Ecológicos

Postado
  • Membros

Se você simpatizou com a palavra Mochileiro, saiba que esta forma de viagem é feita de maneira independente, sendo assim evite participar de excursões ou adquirir pacotes de turismo de massa. Grupos que organizam viagens com ônibus fretados com destino a paraísos ainda preservados devem levar o nome de FAROFEIROS!

Pessoas que compram pacotes de empresas como CVC também estão contribuindo para a "farofização" do turismo no país. O turismo de massa está destruindo tudo o que resta e gerando receita apenas para as grandes operadoras. A CVC por exemplo passou pelas mãos da Carlyle Group, o mesmo fundo de grandes investidores que patrocinou e lucrou com a guerra do Iraque entre outras barbaridades. ( http://www.reuters.com/article/us-cvc-brasil-equity-offering-idUSKCN10M0VP) - https://www.theguardian.com/business/2003/mar/23/iraq.theobserver

É isso que você quer financiar com o seu mochilão e ainda acha que isso é "cagação de regra"?

Essas pessoas conseguiram acabar até com a idéia do Ecoturismo, que poderia ser uma alternativa de preservação e emprego para as familias de baixa renda das localidades preservadas, mas as entidades mais sérias já utilizam o termo "Turismo Sustentável", pois o "ECO" virou a marca registrada da esculhambação.

Um exemplo de farofa é a seguinte:

Um Spammer entrou no site e colocou um anúncio de uma excursão para Ilha Grande, queria encher um ônibus com 50 pessoas e seguir pra lá. Eu fico decepcionado quando vejo uma turma deste tamanho indo para um lugar como a Ilha Grande. Quem leva 50 pessoas para passear é a CVC e acho que é o que há de pior no turismo nacional.

Quando viajo pelo Brasil a coisa mais feia que vejo, é o pessoal da CVC chegando nos lugares. Sempre em fila correndo... almoçando todos no mesmo restaurante, visitando os mesmos lugares e andando pelo mesmos caminhos. Tudo é mais caro pra eles, o coco de 1 real "pros CVC" como dizem os locais, fica 2 reais! Os guias são lamentáveis e ganham comissões pra levar os coitados pra almoçar nos restaurantes que pagam mais. Todos experimentam os mesmos temperos.

A verdade é que eles "passam" pelos lugares e não conhecem nada!

Uma turma de 20 pessoas em um refúgio já pode ser considerado turma grande. Mais que isso, na minha humilde opinião, é o mesmo que faz a CVC.

Quem já passou várias horas em uma trilha sem ver ninguém, nem um único ser humano, apenas a natureza e suas surpresas, sabe o prazer que satisfação isso dá, aí eu penso... Já pensou dar de cara com 50 pessoas no caminho?

A discussão aqui é a seguinte:

Você quer ter todas as facilidades e manter o mesmo conforto que tem na sua casa quando for visitar refúgios e paraísos ecológicos que ainda resistem a destruição do patrimônio natural do planeta?

Se a resposta for SIM, você é um dos responsáveis por essa destruição. É simples assim!

Para aproveitar uma viagem para um destino destes, você deve ter um encontro com a natureza de uma forma íntima, e a palavra é exatamente esta, íntima.

Se quiser ver gente, escolha outro destino! É outra vibração. Boa também! São Paulo para um grupo de 100 pessoas não faz diferença!

Agora... No seu habitat, na sua casa, quem aguentaria conviver com 50 pessoas de todos os tipos e por quanto tempo?

Devemos pensar, se um mesmo padrão de comportamento pode ser multiplicado sem agressão ao meio ambiente. Esta é a matemática da sustentabilidade.

Exemplo:

Se um fulano visita Jericoacoara e leva um balde de areia da duna pôr-do-sol pra casa com ele como recordação,não acontecerá nada ao meio ambiente, mas se este mesmo padrão de comportamento for multiplicado por todos que visitam o local, em quanto tempo não teremos mais a duna?

Se você vai pra ilha Grande com sua turma sempre em 50 e este padrão de comportamento for multiplicado por várias turmas, inclusive a da "farofa hardcore". Quanto tempo durará a Ilha Grande como um destino preservado?

Se o padrão for de 50 em 50 e não de 2 em 2, o lixo será de 50 em 50; não o lixo na trilha, porque aí já é caso de polícia, mas o lixo que sai pela privada e pelo tanque do camping de 50 em 50.

O lixo dos 50 em 50 dos barcos que não param de chegar na Vila do Abraão pra poder descarregar cerveja, refrigerante e mantimentos para os grupos de 50.

Vão transformar o Abraão em um esgotão a céu aberto em quanto tempo?

Aliás, a praia do Abrãao não é mais apropriada para banho. Sabem me responder o porquê?

Porquê se for de 5 em 5, 10 grupos são 50. E ser for de 50 em 50, 10 grupos são 500!

Este tópico é muito importante para a compreensão do Turismo Backpacker no Brasil e para não acabar como fizeram com o ecoturismo.

O termo ECO já se transformou em algo tão puramente comercial que as entidades que o utilizam já estão falando em "Turismo sustentável" .

Tanto que até o programa de certificação agora é de Turismo Sustentável e não de ecoturismo

O reis da carne seca querem é o que está nesta matéria aqui abaixo:

http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT556566-1664,00.html

Os donos de pousadas são obrigados a fazer o gosto do cliente senão passam fome. Conversei com mais de 1000 donos de pousadas e todos dizem a mesma coisa. Todos clientes querem piscina, mesmo em pousadas de frente para o mar e se não tiver não fecham negócio. Os que tem piscina, dizem que todos pedem mas apenas poucos usam.

Todos querem o conforto de suas casas no meio da mata, ficam escandalizados quando encontram um inseto no quarto, mesmo hospedados no meio da floresta Amazônica!

Se você é assim vá para Londres e deixe o que está no meio do mato em paz!

Pense nisso quando for organizar uma farofa no paraíso!

Silnei

• Respostas 134
  • Visualizações 31.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Viva o administrador!!!

Parabéns pela iniciativa e por ter aberto este tópico... este é um lugar para pessoas trocarem informações e, eventualmente, encontrar companhia decente para viajar e não para formarem uma nova CVC (PELAMORDEDEUS!!)...

Estou ficando cada vez mais chata e ranzinza quando o assunto é a exploração desordenada de belezas naturais... ultimamente tenho tido muito trabalho para não sair comprando briga nas trilhas que eu faço.

O fim do mundo seria ver o MOCHILEIROS.COM servir como fonte de mais degradação!!! ::grr::

Até a pessoa mais cuidadosa causa impacto em um ambiente... várias ou muitas pessoas pode ser desastroso!!!

Por isso, valeu pelo tópico!! Valeu pela iniciativa!! ::otemo::

Postado
  • Membros

Grande Silnei!!!

Parabens pelo topico, conciso, curto e grosso, só sendo assim rpa nos fazermos entender hoje em dia.

Creio que o nome do site é bastante claro, bem como sua proposta. Quem promove o turismo de massas num ambientes desses deve ser excluido, e quem quer ganhar dinheiro em cima do site criado por outro, na minha opinião ta cometendo crime (que na maioria dos casos, ultrapassa os limites de patente do site e termina em crimes ambientais), como podemos observar em grandes grupos (ou pequenos destruidores), que nao conseguem pasar por lugar nenhum sem deixar seu maldito rastro de lixo.

Tenho 3 exemplos recentes de lugares outrora paradisiacos que vêm se tornando "destinos da moda baladeira"

S.T. das Letras: o pico do cruzeiro, em feriados prolongados parece um lixao, e o povo que frequenta se diz hippie e descolado... ...hippie a meu ver: raça mais vagabunda que ja existiu na face da terra, querendo imitar o movimento beatnick mas sem vontade de mover a bunda rpa fazer porra nenhuma. Ah e se dizem tao politizados e desprendidos que fazem aqueles artesanatos ridiculos pra vender em tudo o q é lugar falando que estao "acima do sistema", quando na verdade querem é manter sua fonte de renda, que faz comprar o sagrado fumo de cada dia...

Bonete: fui pra lá uma unica vez, no carnaval de 2009... ...chegando realmente encontrei um paraiso, mas com o passar do dia foram parando lanchas e mais lanchas com pseudo ricos que incomodavam todo o ambiente local com seus barcos barulhentos, sua musica alta, indo embora no fim do dia para repetirem o ciclo no dia seguinte, sem falar de um quiosque de hippies (ora pois!) que contratou uma banda de reggae que se diziam em harmonia com a natureza quando na verdade deixavam um festival de latas de cerveja na areia, sem falar que o som atrapalhava e muito a fauna local.

Praia Branca - Guarujá: o pessoal que frequenta a praia hoje tem a moral de pichar as pedras (sim, pichar as pedras), nao vou me estender sobre isso.....

qualquer mané gosta de copiar as frases do Amyr Klynk, fica embasbacado assistindo natureza selvagem, diarios de motocicleta.... ...quero ver é ter culhao pra passar 1/10 do que os protagonistas desses filmes e o Amyr Klynk passaram em suas expediçoes, bem como tantos outros anonimos o fazem. Costumo dizer que é muito facil escalar o everest tendo como mulas de carga centenas de cidadaos locais que por extrema necessicade acabam por coniver com essa exposiçao ao ridiculo e humilhaçoes sem tamanho....

Postado
  • Membros

Nem me fala em Prainha Branca.

Pretendo, se Deus quiser, não voltar mais lá!

Infelizmente!

Postado
  • Membros

Esse tópico está muito interessante e com certeza é um assunto importantíssimo, não só como "movimento anti-farofeiros", mas principalmente como forma de preservar nosso planeta, pq se o turismo inconsequente continuar a vida na Terra vai deixar de existir...

Eu já tive oportunidade de viajar tanto sozinha quanto em grupos de amigos (JAMAIS CVC OU COISA DO GENERO!!!! Tô foooooora!!!!), inclusive com grupos de mochileiros daqui. No feriado de Pascoa, fomos pra Trindade, e sinceramente nunca mais volto pra lá em alta temporada/feriados! A trip só foi bacana porque as pessoas que estavam comigo eram SUPER DO BEM, meus amigos agora, e posso falar por todos do grupo que ninguem deixou "rastros" pelo caminho, mesmo porque não deu pra ir pra muitos lugares devido à super lotação na vila... Eu queria conhecer várias trilhas, cachoeiras, etc, mas depois de ir até o Cachadaço e me deparar com um verdadeiro "piscinão de Ramos", desisti. Peguei minha canga, arranjei um canto na areia e fiquei curtindo o sol, a lua, o mar e as estrelas, na companhia de amigos.

Viajar com amigos é sempre muito bom, mas concordo que pra conhecer, ver e sentir a essência do lugar e das pessoas, a trip tem que ser "solo", e sempre na baixa temporada! Fiz minha primeira viagem sozinha em set/2006, planejei tudo com a ajuda dos mochileiros aqui, e posso dizer que foi a melhor trip da minha vida! Passei 20 dias no Nordeste em camping, hospedaria, quarto de pescador, casa de amigos e de desconhecidos, andei de avião, barco, jipe, moto, carona, pau-de-arara... Viajei sozinha, mas o que eu menos fiquei foi sozinha! Conheci pessoas maravilhosas pelo caminho, e o mais importante, conheci a mim mesma!

Fiz outras viagens com 1 ou 2 amigas também. Já viajei com mala de rodinha, mas mesmo assim me considero mochileira, porque como já disseram, mochileiro é estado de espírito, e não só ter uma mochila nas costas! (apesar de que minha próxima aquisição vai ser uma boa mochila! rs). Tenho consciência ambiental, procuro fazer a minha parte todos os dias, separando lixo, economizando água e luz, não desperdiçando alimentos... e não só cobrando das autoridades! Se cada um fizer a sua parte, aos poucos as coisas começam a melhorar! Pelo menos a sua casa, seu bairro e seu escritorio vão ficar mais limpinhos e ecologicamente corretos!

QUEM AMA, CUIDA!!! ::love::

Aliás, hoje é o Dia da Terra! Boa oportunidade para refletir e começar a fazer (ou continuar fazendo!) algo pelo nosso querido Planeta Terra!

http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./educacao/index.php3&conteudo=./educacao/artigos/diadaterra.html

É isso aí galera!!! Parabéns pelo tópico, que apesar das "discussões acaloradas" vai contribuir muito com o nosso... como é mesmo??? Turismo sustentável??? rs

Good vibes!!!

Erikinha

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Parabens ao administrador pelo tópico

É triste ver tantos paraisos naturais do nosso país, serem explorados de forma tão consumista, predatória, etc... belo exemplo o de Ilha Grande

Cabe a nós, passarmos adiante as pessoas, que existe uma forma de viajar e curti o ambiente muito melhor do que os "pacotes turísticos" ou sa "farofadas"

Postado
  • Membros

Ola a todos

tem muitas questões interessantes levantadas nesse tópico.

Bem particularmente acredito que um dos motivos para a devastação /"farofização" :D de ambientes antes considerados paradisíacos (Michaelis

adj. Relativo ao paraíso ou próprio dele; celeste, divino, paradisíaco.
) seja o fato que o nível econômico(poder aquisitivo) da população antigamente dita "mais carente" aumentou bastante, não que ricos sejam pessoas preservadoras e os pobres devastadores.

Mais a questão principal é que esse aumento de poder aquisitivo, faz com que muito mais pessoas tenham condições de viajar, hoje em dia é muito fácil ir a Ubatuba, Trindade, Paraty, Ilha Bela.

Um exemplo, quando era garoto, nossos pais tinham uma enorme dificuldade em comprar um carro próprio,artigo de luxo na época, poucas pessoas tinham.

Hoje em dia, você ve "moleque" de 15 anos com moto de não sei quantas cilindradas, 0-10 Km/h m x segundos.Familias com 3,4 Carros.

Então esta muito mais fácil, pegar seus carros 1.0 que faz vários kilometros c/ 1 Litro de gasolina/Álcool, num grupo de 15 a 20 pessoas, infestar as praias de regiões lindas como o litoral norte de São Paulo, ainda bem que muitas praias, ainda ficam fora dessa rota facilitada. Mais vejam como exemplo Ubatuba que sou fã de carteirinha daquela cidade, qual a diferença entre a Praia Grande de Ubatuba e o Municipio de Praia Grande - SP ?(tão famoso pelos farofeiros)

Na minha opinião a diferença é a quantidade de pessoas, porque o espírito das mesmas, é o mesmo, a pessoa prefere andar no "calçadão" do que fazer uma trilha, prefere praia lotada do que uma praia deserta, acho que essas pessoas deveriam frequentar baladas noturnas, não praias. ! Quer agito, vai pro Show Do Fat Boy Slim, vai no Skol Beats, deixem Nossas praias em paz ! ::vapapu::

Acho que infelizmente o cenário tende a piorar, pois a questão da degradação esta inerte na natureza do ser humano ( isso daria até um debate religioso) , mais creio que nossa geração não verá o fim de Trindade, ubatuba, Ilha Grande, mais isso de fato acontecerá e o "gatilho" já foi acionado, ainda acredito que ecoturismo ainda não é bem aceito pelas pessoas com perfil de "Turista" já comentada no tópico.Talvez por isso citei que acredito que não veremos o fim de lugares incríveis que visitamos.

Uma Solução para o retardamento dessa destruição, é o monopólio, pensem duas vezes para quem você vai comentar sobre aquela trip fantástica que você fez, o aquela praia linda que visitou.

Acredito que minha opinião seja bem polêmica.

Termino com uma citação do Grupo de Rap Racionais Mc (embora não goste) da Musica Vida Loka Parte II

"Dinheiro é phoda, Na mão de favelado, é mó "guela" "

guéla

1- Fazer alarde sem-querer de alguma coisa que era para ficar em segredo. 2 - Avacalhar

3 - Demonstrar Culpa por ato errôneo

Abraços

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

¬¬

Que coisa... ultimamente tenho usado o Mochileiros.com mais para saber onde NÃO ir, do que para saber onde ir...

Já é a terceira vez que eu venho pesquisar nos tópicos sobre lugares que eu queria visitar e que acabo desistindo de ir depois de ver grupos grandes marcando para ir para o mesmo lugar, na mesma data... sobretudo grandes grupos que abusam do 'miguxês' nos tópicos e de frases do tipo 'vamos acabar com tudo lá' (mesmo que só figurativamente)...

Feia a coisa...

Bjs

Postado
  • Membros

Ola a todos,

KaSoleMar interessante sua linha de raciocínio, eu mesmo já li relatos de viagens por exemplo a praia do Bonete em Ilha Bela, e fiquei na dúvida se a pessoa tinha ido realmente ao Bonete ou a Trindade no Fim de ano, acho que pra quem quer um pouco de sossego a solução é viajar fora de temporada( O que acaba sendo mei dificil devido a trabalho, escola etc).

Eu Nunca fui ao Bonete, mais pelo que vi de fotos e ouvi de colegas é realmente um lugar especial, tenho medo de lugares como esses acontecer a mesma coisa que em Trindade, São Tomé das Letras etc.

Entra também muito na questão que eu citei, aumento do poder aquisitivo do povo, aumento da facilidade de chegada a esses paraísos.

Abraços

Postado
  • Membros
¬¬

Que coisa... ultimamente tenho usado o Mochileiros.com mais para saber onde NÃO ir, do que para saber onde ir...

Já é a terceira vez que eu venho pesquisar nos tópicos sobre lugares que eu queria visitar e que acabo desistindo de ir depois de ver grupos grandes marcando para ir para o mesmo lugar, na mesma data... sobretudo grandes grupos que abusam do 'miguxês' nos tópicos e de frases do tipo 'vamos acabar com tudo lá' (mesmo que só figurativamente)...

Feia a coisa...

Bjs

miguxês! hahaha

mas é:

1. manifestação infantil de poder.

2. reflexo do gafanhotismo típico do brasileiro.

agora, é fato que 90% das pessoas não consegue fazer relação entre seus atos e suas conseqüências. acrescente-se a isso um individualismo extremado (na linha "o que é meu ninguém tasca!" "cheguei primeiro"!!!), e nós temos o gafanhotismo instalado, que gera um monte de reações adversas.

havia esse processo em andamento no Pico Paraná. em reação, meio na louca, meia dúzia de extremados simplesmente serrou todos os degraus isntalados nas pedras, de modo que dificultou um pouco o acesso. fui e sou contra a medida, mas é fato que não se terá mais aqueles grupos de bocós gritando "uhú!" e acampando no cume!

uma outra coisa que carateriza o gafanhotismo é a existência dos ditos guias a quem se paga uma grana e se tem acesso a tudo. já aconteceu na serra dos órgãos, e então basta vc ter o equipo certo e uma graninha pra pagar um guia e vc vira "aventureiro"....

• 4 semanas depois...
Postado
  • Membros

Existem muito poucos lugares no Brasil onde o Turismo é feito de forma técnica e entendendo por técnico não a padronizaçãoe sim o melhor aproveitamento dos recursos sem denegrir o aspecto original da localidade.

Quando se começa a fazer turismo em uma localidade, sem que exista um plano organizado, sempre alguém sai ganhando e esse alguém muita svezes nem é da localidade, e quando é, faz como se o dinheiro fosse o que de melhor esta chegando por ali.

Em outras localidades, a farofa toma conta, mas se todos tem direito ao lazer, o que fazer? Quem sabe apoiar a sustentabilidade e criar organismos participativos para garantir não só o sossego local, mas a preservação do atrativo.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.