Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Norte Argentino, Atacama, Salar de Uyuni, Paso Jama e San Francisco

Postado
  • Membros

Olá galera do mochileiros.com, chegou a hora de mais uma vez retribuir todas as informações coletas neste site, então início o meu relato.

Este é o relato de uma viagem que eu e minha esposa realizamos e abril de 2014, pela Argentina, Chile e Bolívia. Viajamos de carro, um Honda City 1.5 Automático, por 9.061,8 km, onde não tivemos nenhum tipo de problemas. O carro apresentou uma média 14 km/litro, algo que faz muita diferença numa viagem longa, levando em consideração que atravessamos regiões com longos trechos sem abastecimento, o maior foi de 477 km, mas conto melhor ao longo do relato.

Como preparativos para a viagem, criamos uma planilha contendo todos os trechos junto com quilometragens planejados para a viagem, e outra planilha contendo as atrações que tínhamos para visitar em cada cidade, seguiu a mesma forma de planejamento da nossa ultima viagem, com algumas melhorias, sempre aperfeiçoando.

A documentação pessoal que levamos para viagem desta vez foi o Passaporte, notamos maior facilidade nas fronteiras com ele, mas toda a viagem é possível com RG e CNH, lembrando que a Argentina só aceita o RG como documento de identificação.

Para o veículo foram os próprios documentos do carro e a carta verde (seguro obrigatório para viajar no MERCOSUL), desta vez quando renovamos o seguro do veículo, nosso corretor nos apresentou uma proposta que ficaria uns R$ 100,00 mais caro do que já tínhamos e incluía o seguro carta verde para 1 ano, e se fizéssemos o seguro para os 20 dias da viagem custaria R$ 189,00, claro que aceitamos na hora, assim podemos utilizar futuramente. Levamos também um cambão e um triângulo adicional (exigências na Argentina), itens que já havíamos adquiridos ano passado.

Nossa programação inicial era de uma viagem de até 20 dias, mas realizamos em 18 dias sem muita correria e mantivemos todo o roteiro programado inicialmente, desta vez não tivemos imprevistos.

Abaixo há o mapa resumido da nossa viagem, só não aparece o tour que fizemos para o Salar de Uyuni com o carro da agência de turismo, até porque não há estrada definida pra lá.

598db7990de7d_MaparesumidodaViagem.png.86e54cf61445771b2293de55148ac7f5.png

Abaixo segue uma tabela com os gastos de combustível, hospedagem, alimentação e passeios, no mais são gastos com compras.

DESPESAS TOTAIS

DESCRIÇÃO VALOR R$

Combustível 2117,07

Refeições 932,79

Hotéis 1716,95

Pedágios 74,98

Compras (Presentes) 356,05

Passeios, Visitas e outros 2114,77

TOTAL 7312,61 406,26 / dia

Aqui vale algumas observações referentes aos gastos:

- Em relação ao ano passado o câmbio com o peso Argentino melhorou muito, ano passado pagamos R$1,00 = ARG 2,40 neste ano esta relação foi R$ 1,00 = ARG 3,70, chegando até em ARG 4,10;

- Os preços de alimentação e hospedagem na Argentina se mantiveram, mas a gasolina inflacionou muito, que antes era muito mais barata que a brasileira agora esta mais cara, pagamos uma média de R$ 3,50 por litro, mas a faixa de hospedagem foi entre R$ 60,00 e R$100,00;

- Já o câmbio Chileno piorou, ano passado pagamos R$1,00=CHL 235,00 este ano a relação foi R$1,00=CHL 220,00 e como no Chile tudo já era mais caro do que no Brasil com o câmbio pior tudo ficou mais caro, por exemplo a gasolina pagamos a média de R$4,00 por litro e hospedagem todas custaram R$181,00, por coincidência.

A seguir vou postar o diário de bordo da viagem, com fotos.

• Respostas 52
  • Visualizações 21.3k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Bom Galera.

Com o post anterior encerro o relato sobre nossa última viagem.

Se alguém tiver alguma dúvida estou a disposição, além de ter planilhas mais completas de gastos também há muitas outras fotos e detalhes que talvez não tenha lembrado de escrever.

Abraço.

Postado
  • Membros

Show Diego, que viagem maravilhosa, parabéns pelo Relato ::otemo::

Machu Picchu é show, vale a pena, estivemos lá de mochilão e queremos voltar de carro, mas é uma viagem pra uns 25 dias pelo menos, para aproveitar bem a região e o Lago Titicaca e ainda quem sabe esticar até Nasca e Ica e voltar pela Interocenica Sul entrando no Brasil pelo Acre ::otemo::

Postado
  • Autor
  • Membros
Show Diego, que viagem maravilhosa, parabéns pelo Relato ::otemo::

Machu Picchu é show, vale a pena, estivemos lá de mochilão e queremos voltar de carro, mas é uma viagem pra uns 25 dias pelo menos, para aproveitar bem a região e o Lago Titicaca e ainda quem sabe esticar até Nasca e Ica e voltar pela Interocenica Sul entrando no Brasil pelo Acre ::otemo::

Obrigado hlirajunior

Poisé estamos estudando, surgiu a possibilidade de realizarmos uma viagem indo pelo Paso Libertadores e voltar pelo Paso Agua Negra, mas ainda não temos nada definido.

Abraço.

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

olá Diego,

primeiramente, parabéns pelo relato, pelas fotos e pela fantástica viagem. Estou planejando um roteiro idêntico ao seu, para dezembro 14/janeiro 15, e surgiu uma dúvida que possivelmente vc poderá me ajudar. Quando vc foi ao salar de Uyuni, onde vc deixou seu carro? no hotel, na agência de viagem em estacionamento pago?

abs

Postado
  • Autor
  • Membros
olá Diego,

primeiramente, parabéns pelo relato, pelas fotos e pela fantástica viagem. Estou planejando um roteiro idêntico ao seu, para dezembro 14/janeiro 15, e surgiu uma dúvida que possivelmente vc poderá me ajudar. Quando vc foi ao salar de Uyuni, onde vc deixou seu carro? no hotel, na agência de viagem em estacionamento pago?

abs

Obrigado Paulinho

Deixei o carro no hotel, mas há hotéis que não aceitam você deixar o carro inclusive há relatos de alguns que cobram para você deixar o carro.

Mas quando fechei os pacotes na Colques já pedi uma indicação de um hotel que aceitasse deixar o carro sem custo, eles me indicaram o Quechua. Na verdade esta agência e o hotel tem alguma ligação, talvez até o mesmo proprietário, porque os veículos desta agência ficam estacionados sempre no hotel e algumas das expedições deles iniciam no próprio hotel.

É um bom hotel, com 6 quartos mas bem confortáveis, amplo estacionamento com sombra, café da manhã e wi-fi de qualidade, recomendo.

Qualquer dúvida estou a disposição.

Abraço.

Postado
  • Membros

valeu Diego,

obrigado pela informação e pela indicação. Vou entrar em contato com o Quechua para verificar as disponibilidades.

abraço

• 2 meses depois...
Postado
  • Membros

Otimo relato, otimas fotos, o passeio Gêiseres Del Tatio é possível ir de carro próprio? Carro com tração dianteira?

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.