Ir para conteúdo

Arquivo - Passes de Trem na Europa


Posts Recomendados

  • Respostas 441
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Belsweety,

 

Vc não disse que já foi à Itália ano passado e comprou os tickets na hora? Eu fui lá em out/2009 e comprei os tickets (sempre e todos) naquelas máquinas de atendimento automático. Se havia alguma taxa de reserva, já veio embutida no preço, porque nenhum fiscal empombou comigo. E ainda assim os preços eram semelhantes aos do site (acho que os mesmo, até). O que alguns trens permitiam era eu marcar o assento.

 

 

Sandman,

Desculpa eu te abusar, cara, mas eu estou sentindo como se essa minha experiência na Itália não vá servir de nada no Benelux+França.

 

Olha só: eu pesquisei o preço dos trechos que pretendo fazer pelo site raileurope.com (há alguma outra malha ferroviária, não coberta por esse site?). Os 6 dias de trajetos, que num passe Eurail Regional me custariam US$455/R$715, se comprados pelo raileurope sairia a US$375/R$590. Já que o custo da reserva independe de ser passe ou não, então isso não pesa na escolha.

 

Mas fiquei em dúvida quanto a alguns pontos:

- Alguns trens em trajetos que pesquisei para Junho vinham com a observação "últimos lugares". Esse aviso vale pras vendas pelo site ou quer dizer que o trem já está lotando mesmo, com 2 meses de antecedência?

- Há máquinas de venda automática nas Estações da Holanda/Bélgica/Luxemburgo/França?

- Eu já quero sair do Brasil com as cidades-base definidas, com os hotéis reservados. Portanto, datas de chegada e saída definidas. Mas o horário, se possível, eu prefiro escolher na hora conforme a conveniência, distância estação-hotel, etc. Da mesma forma os bate-e-volta de um dia, fazer no dia que me der na telha. Assim eu fiz na Itália. Não dá pra fazer isso nos trajetos Amsterdam>Bruxelas e Bruxelas>Paris pagando os preços informados no site raileurope? Ou pelo menos comprando a passagem no dia anterior à viagem?

(Meu raciocíno é o seguinte: se um viajante com um passe pode chegar no balcão, pedir uma passagem e achar lugar, o mesmo deve acontecer com quem chega com o dinheiro na mão, não?)

 

 

 

Se não houver problemas em comprar no dia ou na véspera e os preços forem os mesmos, aí é que eu não vejo vantagem mesmo nos passes de trem (a não ser se todos os trechos forem realmente longos)

Um passe desses de 6 dias dá uma média de 52 Euros por dia de uso. :o Por outro lado, na Itália em 2009, pelas contas que fiz, minha média por dia de uso de trem deu 37 euros. A média para os dias que planejei, pelos preços do raileurope dariam 42 euros.

 

Eu tô confuso. ::essa::

 

 

Edit

Só pra complementar: Vou sozinho, tenho mais de 26 anos e não me enquadro nas categorias de desconto que vi por lá. :wink:

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Um bom site para saber sobre trens é o seat 61: http://www.seat61.com/Europe-train-travel.htm

 

Nele, eu encontrei a explicação para a mensagem de tudo lotado.

 

Timetable changes in June & December...

 

European rail operators change their timetables twice a year, on the second Sunday in June and in December. Online enquiry systems usually hold timetable & reservation data for dates up to the end of the current timetable. So do not be alarmed if an enquiry for 7 June (or 7 December) brings up lots of trains, but an enquiry for 20 June (or 20 December) shows either no trains running at all (or even more confusingly, only a few trains at strange times of day because odd bits of data for the new timetable have been loaded). Just wait, and the timetable for dates after the timetable change will appear in due course. Online booking systems will not sell tickets for any date after the timetable change until the new data has been loaded into the database. That means the normal 60 or 90 day booking period can get squeezed around June and December. It's a particular problem for Christmas travel. For example, in one typical year, bookings for travel in France between 10 December and 10 January didn't actually open until 16 October. Just be patient, remember that no-one else can book until reservations open, either! If you just want to know train times or prices for a date after the June or December timetable change, just pick a date before the timetable change and assume that very little will change.

 

 

Verão em rota turística o bixo deve pegar... mesmo pq eles tem mto turismo interno e o pessoal do hemisfério norte costuma planejar as coisas c antecedência.

Vc está certo quanto a analogia. Dinheiro e passe é a mesma coisa.

 

Bem, meu conselho é, se você quer fazer viagens curtas e que não necessitem fazer reserva, tudo bem vc ir sem a reserva (se vc n se importar em ficar sem assento). O máximo q vai acontecer é vc ter q ficar sentado no corredor ou vagão restaurante. Se n me engano vc pode deixar pra comprar o ticket no trem, mas pelo menos o ticket é bom ter c antecedencia.

Da uma pesquisada melhor pq eu n sei como funciona pra viajar sem o passe e sem o ticket, pq nunca fiz isso. Mas teoricamente é OK.

Link para o comentário
  • Membros

...e a minha ideia não é nem de chegar em cada estação na hora que eu bem entender, com a mala e cuia debaixo do braço, e ir entrando no primeiro trem que eu ver pela frente.

(exceto naqueles bate-e-volta em que a viagem mal chega a uma hora)

 

 

Minha ideia, como fiz na Itália, é: um dia antes de partir de Amsterdam, dar uma passada na estação e comprar a passagem pra Bruxelas pro dia seguinte. Idem de Bruxelas pra Paris ou Luxemburgo, conforme ficar a ordem final de meu roteiro.

 

Já nos dias de bate-e-volta, seria mesmo chegar de cara lavada na estação e achar passagem pro próximo trem (ou no máximo pro seguinte) que vá de Bruxelas a Bruges ou Gent. E lá chegando já comprar passagem pra voltar no fim da tarde.

 

E sempre levo daqui anotados os horários e preços dos trens que partem de A pra B entre as 10h e o meio-dia, por exemplo.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Oi,André!

 

Então,fiz isso mesmo que você fez , comprava as passagens na estação de trem mesmo, um dia antes da minha próxima partida.

Só que eu precisei fazer isso umas duas ou três vezes só,e para distâncias curtinhas dentro da Itália,e desta vez, farei mais viagens de trem e para distância um pouco mais longas, daí a minha dúvida sobre usar o passe ou não.

Mas acho que chegarei à mesma conclusão que você, que é mais fácil e mais barato deixar pra comprar na hora mesmo - levando todos os horários anotados de trem, é claro- mas fazendo tudo por lá mesmo.

Eu também comprava nas maquininhas automáticas e se tinha reserva, vinha embutida mesmo.

 

Por quais cidades você pretende passar na Itália?

Link para o comentário
  • Colaboradores
Um bom site para saber sobre trens é o seat 61: http://www.seat61.com/Europe-train-travel.htm

 

Nele, eu encontrei a explicação para a mensagem de tudo lotado.

 

Timetable changes in June & December...

 

European rail operators change their timetables twice a year, on the second Sunday in June and in December. Online enquiry systems usually hold timetable & reservation data for dates up to the end of the current timetable. So do not be alarmed if an enquiry for 7 June (or 7 December) brings up lots of trains, but an enquiry for 20 June (or 20 December) shows either no trains running at all (or even more confusingly, only a few trains at strange times of day because odd bits of data for the new timetable have been loaded). Just wait, and the timetable for dates after the timetable change will appear in due course. Online booking systems will not sell tickets for any date after the timetable change until the new data has been loaded into the database. That means the normal 60 or 90 day booking period can get squeezed around June and December. It's a particular problem for Christmas travel. For example, in one typical year, bookings for travel in France between 10 December and 10 January didn't actually open until 16 October. Just be patient, remember that no-one else can book until reservations open, either! If you just want to know train times or prices for a date after the June or December timetable change, just pick a date before the timetable change and assume that very little will change.

 

Excelente esta informação,hein,Sandman!

Já que só viajo em agosto, vou me certificar dos horários e preços dos trens só a partir de junho!

Dica valiosíssima,valeu!

Link para o comentário
  • Membros

belsweety,

 

eu não estou indo para a Itália, mas sim para Holanda, Bélgica e Paris.

 

 

para a Itália eu fui em outubro/2009. Fiz Milão>Veneza>Florença(c/Pisa)>Roma(c/Pompeia).

 

De Milão pra Veneza cheguei de cara na estação e comprei passagem prum trem dali a uma hora.

De Veneza pra Florença, o hotel era perto da estação, comprei às 07h pro trem das 11h.

De Florença pra Pisa, cheguei do nada na estação e comprei pro trem que saía em 2 minutos. Quase nem pego, procurando a plataforma.

De Florença pra Roma diziam ser concorrido, comprei no dia anterior.

De Roma pra Pompeia, cheguei na Termini esbaforido às 7h12 pra comprar passagem pro trem de 7h15. E comprei.

 

Como vc vai em agosto, pode ser que vc não consiga essas artes de comprar pra mesma hora. Se seu roteiro estiver bem definido, acho que dá pra quando vc desembarcar numa cidade aproveitar que já está na estação e comprar a passagem pro dia que vc vai sair de lá pra cidade seguinte.

Link para o comentário
  • Colaboradores

belsweety,

 

eu não estou indo para a Itália, mas sim para Holanda, Bélgica e Paris.

 

 

para a Itália eu fui em outubro/2009. Fiz Milão>Veneza>Florença(c/Pisa)>Roma(c/Pompeia).

 

De Milão pra Veneza cheguei de cara na estação e comprei passagem prum trem dali a uma hora.

De Veneza pra Florença, o hotel era perto da estação, comprei às 07h pro trem das 11h.

De Florença pra Pisa, cheguei do nada na estação e comprei pro trem que saía em 2 minutos. Quase nem pego, procurando a plataforma.

De Florença pra Roma diziam ser concorrido, comprei no dia anterior.

De Roma pra Pompeia, cheguei na Termini esbaforido às 7h12 pra comprar passagem pro trem de 7h15. E comprei.

 

Como vc vai em agosto, pode ser que vc não consiga essas artes de comprar pra mesma hora. Se seu roteiro estiver bem definido, acho que dá pra quando vc desembarcar numa cidade aproveitar que já está na estação e comprar a passagem pro dia que vc vai sair de lá pra cidade seguinte.

 

André,

Como estava na Itália em agosto também, no ano passado,e consegui também comprar as passagens de hora,mesmo sendo alta temporada,acho que conseguirei sim.

Vou arriscar!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

O problema maior são trens que não tem alta frequência. Ou seja, trens noturnos e trens muito longos. A lógica é a mesma para ônibus aqui. Se vc pega um ônibus de 1 hora e o número de usuários aumenta muito, a de ônibus também aumenta. Já se vc pega um ônibus de 3 dias de São Paulo ao Acre daí n fique c a esperança de eles colocarem sequer 1 ônibus a mais por dia.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...